Que tal tirar um dia da semana para encontrar uma turma especial? Estão abertas as inscrições para participar dos grupos de jovens e de idosos do Sesc Ler Buíque. Neles, oficinas e atividade de vivência acontecem uma vez por semana com temas voltados para esses públicos. Os interessados podem se dirigir ao Ponto de Atendimento da unidade, que fica na Rua Projetada, s/n, no bairro Frei Damião. As mensalidades para o grupo de jovens são gratuitas; já para o dos idosos custa R$ 10 para os trabalhadores do comércio e seus dependentes e R$ 20 para o público geral (com gratuidade, caso a renda familiar corresponda até três salários mínimos).
O grupo de jovens tem reuniões todas as quintas-feiras, às 14h, e é direcionado para pessoas com idades entre 15 e 29 anos. Nos encontros semanais, os integrantes participam de palestras, oficinas de artes, atividades de lazer e passeios turísticos. Também são envolvidos na organização de encontros da juventude e de reuniões temáticas. O grupo está inserido no Programa de Comprometimento e Gratuidade, o PCG, por isso é gratuito.
O grupo Nova Vida conta com a participação de homens e mulheres com idades a partir dos 60 anos. Os encontros se realizam todas as quartas-feiras, às 16h, e têm na programação palestras com especialistas em diversos assuntos, oficinas culturais, rodas de conversa e passeios turísticos, todos com temas relativos aos direitos e deveres dos idosos. “Os grupos têm atividades que buscam fazer dos jovens e idosos protagonistas na sociedade”, explica Claudia Hofmann, assistente social do Sesc Ler Buíque.
Sesc – O Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 23 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo, e o Centro de Produção Cultural e Negócios do Sesc, em Garanhuns. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.