Silvio Filho defende autonomia do BC: “Não haverá ingerência política na condução monetária”

O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) foi nomeado, na última quinta-feira, pelo novo presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP), para ser o novo relator do projeto de lei complementar 19/2019, que dá autonomia para o Banco Central. O parlamentar pernambucano afirmou estar focado na construção do relatório para conquistar uma rápida aprovação da proposição no Congresso Nacional.

Segundo ele, a matéria é fundamental para que o País possa construir uma boa governança monetária. “Isso fica claro que não haverá ingerência política na condução monetária do Brasil”, disse Silvio Costa Filho.

A autonomia do Banco Central é um dos projetos prioritários do Governo Federal. A matéria já foi aprovada no Senado e a previsão é de que o texto seja votado na próxima semana. A expectativa do deputado Silvio Costa Filho é de que a aprovação da matéria abra caminhos para reformas no País, além de dar um sinal importante para o mercado nacional e internacional, gerando novos investimentos.

“A partir daí, vamos avançar na reforça tributária, na reforma administrativa, na agenda do ajuste fiscal”, defendeu Silvio. O deputado ainda explicou que está construindo um relatório com quatro frentes de trabalho. São elas: controle inflacionário, o controle da taxa de juros, a preocupação com o empregoe a internalização.

Reunião

O deputado Silvio Costa Filho se reunirá, na próxima segunda-feira, às 9h, com o presidente do Banco Central, Roberto Campos. À tarde, o relator participará de uma reunião com o Ministro da Economia do Governo Bolsonaro, Paulo Guedes.

“Eu quero ouvir os dois antes de apresentar o parecer final. Até a hora da votação, a gente pode fazer ajuste no relatório. Por isso é importante esse processo de escutar a todos para tentar escutar para entregar o melhor texto que de fato possa validar a autonomia”, ressaltou Silvio Costa Filho.

O deputado federal também apresentará o parecer, na próxima segunda-feira, para os deputados federais, com o intuito que a matéria possa ser distribuída a todos os líderes e nas comissões.

Folhape

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *