Suco Casa de Vinhas entre os melhores do mundo

Foto Casa de Vinhas principal 2[1]

Ao unir tecnologia e tradição na fabricação de produtos que oferecem qualidade, a ASA Indústria e Comércio desenvolveu um dos sucos integrais de uva mais saudáveis do mundo: o ‘Casa de Vinhas’, nova linha de sucos da Palmeiron. Produzido no Vale do São Francisco, Sertão de Pernambuco, o ‘Casa de Vinhas’ é 100% natural, sem adição de conservantes ou aditivos, com elevada concentração de substâncias benéficas ao corpo, que garantem alta qualidade, e oferece um sabor diferenciado. Atualmente com um volume de cerca de um milhão de litros ao ano, a ASA Indústria e Comércio é responsável por quase 50% da produção de suco de uva, no Vale do São Francisco.

Os trabalhos de estudo para o cultivo e produção das uvas para o suco de uva integral ‘Casa de Vinhas’ foram iniciados em 2011, em cooperação técnica junto ao IF Sertão PE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano). Em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e a Universidade Federal de Santa Catarina, foram produzidos sucos com todas as variedades de uva plantadas na região, analisando diversos aspectos, principalmente 25 compostos fenólicos (substâncias bioativas que desempenham diversos efeitos benéficos à saúde) e a atividade antioxidante (capacidade que o suco tem de evitar danos oxidativos ao ser humano).

Para medir o grau de qualidade e benefícios, foram feitas comparações dos sucos de uva produzidos no Vale do São Francisco com as informações publicadas em todo o mundo. A conclusão foi de que os sucos de uva da região apresentaram maiores concentrações de substâncias saudáveis, como Resveratrol (que ajuda a desacelerar o processo de envelhecimento) e Procianidina B1 (um potente antioxidante), que os sucos de outras regiões do planeta. Em relação à atividade antioxidante, foi apontada também uma das maiores já registradas para sucos de uva. Esses estudos deram origem a um artigo na Revista Food Chemistry (15 de outubro de 2014), uma das mais renomadas publicações internacionais na área de alimentos.

Na etapa seguinte, foram estudados sucos produzidos no Vale do São Francisco, em diferentes condições de processo. O resultado apontou que a técnica utilizada para produção do suco de uva, na região, gera um produto de alta qualidade, concentração de compostos bioativos, e alta atividade antioxidante. Esse segundo estudo também foi aceito pela Revista Food Chemistry, e será publicado na edição de novembro de 2015. O trabalho contribuiu para a definição das técnicas de produção dos sucos ‘Casa de Vinhas’, garantindo a sua alta qualidade e adequando o processo as melhores práticas de produção de suco de uva integral no mundo.

As características de cor, sabor e aroma foram definidas através de estudo de blendagem de vários tipos tipo de uva até se chegar ao padrão distinto do ‘Casa de Vinhas’, garantindo sua qualidade e produtividade, desde o plantio até o envase do produto. A padronização de produção é obtida através de um rígido controle de qualidade, em todas as etapas, desde o plantio, colheita e processamento. Uma vez pasteurizado, o ‘Casa de Vinhas’ é envasado em garrafas de 300ml, 500ml e 1 litro. Conheça mais no site www.asanet.com.br

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

3 thoughts on “Suco Casa de Vinhas entre os melhores do mundo

  1. Carla de S. U. Brandão says:

    Comprei recentemente no mercado REDEMIX, no bairro Vila Laura (aqui em Salvador), um litro do Suco de Uva integral Casa de Vinhas, e hoje, quando fui beber a última taça deste suco, o fundo estava cheio de pedaços de coisas estranhas que eu não sei identificar. Quando vi isto cheguei a vomitar de nojo e imaginando que tipo de coisa é esta que está na garrafa e que eu consumi o seu conteúdo por quase uma semana. Pena eu não ter como enviar foto por aqui, mas vou levar a garrafa no mercado que eu comprei tal suco e, provavelmente, fazer uma análise laboratorial disto que eu encontrei.

    • Fábio Almeida says:

      Carla, o que você viu no fundo da garrafa são cristais de ácido tartárico.

      São sais minerais cristalizados, decorrentes do processo natural de elaboração do suco de uva, o qual utiliza somente a pasteurização para estabilização e conservação do produto na garrafa.

      O potássio ricamente presente no suco de uva, o qual pode-se dizer que é uma bebida saturada de potássio, com o passar do tempo vai se combinando devido a saturação e por atração química, forma moléculas de Bitartarato de potássio, que pesadas acabam por precipitar no fundo do vasilhame.

      O sal de potássio, que se acumula no fundo do recipiente do suco de uva, é um mineral que reforça as reservas alcalinas do corpo, ao mesmo tempo, estimula o funcionamento dos rins e regula as batidas do coração. O potássio, juntamente com o sódio, regula a quantidade de água no organismo e transporta os nutrientes da corrente sanguínea para dentro da célula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *