Tadeu Alencar faz encerramento da Semana do Advogado em Garanhuns

Socialista respondeu aos questionamentos dos participantes sobre a atual crise política (Foto: Divulgação)

As crises política e econômica no Brasil e a reforma política foram alguns dos assuntos que o deputado federal Tadeu Alencar (PSB) abordou em palestra na OAB/Garanhuns na noite de ontem. Com a casa lotada, ele respondeu aos questionamentos dos participantes sobre esses e outros temas numa conversa de mais de uma hora. O convite para a realização do encerramento da Semana do Advogado foi feito pelo presidente da entidade, Paulo André do Couto Soares.

“Vivemos um momento muito delicado no Brasil: menos empregos, empresas fechando em diversos Estados, aumento da inflação – colocando em risco a estabilidade – e ainda não vemos uma diretriz clara do governo federal para o resgate dessa situação”, afirmou Tadeu Alencar, no início da palestra. Ele lembrou ainda que, além da crise econômica, há uma crise política – percebida pelo baixo índice de aprovação da presidente República – e uma crise federativa porque os Estados e municípios, diante de uma concentração de recursos na União, não têm condições de dar sustentabilidade às políticas públicas e precisam se deslocar com frequência para Brasília em busca de recursos.

O deputado federal destacou ainda que, diante desse contexto, seria importante uma verdadeira reforma política, para diminuir a força do poder econômico nas eleições. Quando atuou como vice-presidente da Comissão Especial da Reforma Política na Câmara dos Deputados, Tadeu Alencar defendeu o financiamento público de campanha com a possibilidade de doações de pessoas físicas, já que o financiamento por empresas – com os seus próprios interesses – pode comprometer as ações futuras de um governo. No entanto, nesta semana houve votação na Câmara, o financiamento empresarial foi mantido e a proposta seguiu para apreciação do Senado.

Ao final do evento, o presidente da OAB/Garanhuns, Paulo André do Couto Soares, agradeceu a participação do deputado federal e pediu apoio contra a proposta que tramita na Câmara dos Deputados que prevê o fim do Exame da Ordem. Além disso, o presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento Legislativo, o advogado Carlos Eduardo Pugliese, falou que hoje Tadeu Alencar é um pensador no Congresso e, mesmo com pouco tempo de mandato, já é uma figura de destaque nacional.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *