Taxa de inadimplência estima estabilidade para agosto

A taxa média de inadimplência de pessoas físicas deve ficar entre 4,74% a 5,21%, com média estimada de 4,96% para agosto, segundo projeção do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR). O valor segue estável se comparado a junho deste ano (4,99%), com uma queda de apenas 0,02 p.p., e implica em uma baixa de 0.76 p.p. em relação ao valor real de agosto de 2017.

Uma pesquisa divulgada recentemente pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) revelou que o Brasil atingiu 63,4 milhões de inadimplentes, o que equivale a uma “Itália” de pessoas com contas atrasadas. O dado é alarmante, pois, mesmo com o histórico positivo de queda nos últimos meses, segundo o IBEVAR, o número ainda é alto. Esse percentual corresponde a carteira de crédito livre com, pelo menos, uma parcela com atraso superior a 90 dias.

Sobre o IBEVAR

O IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo – é uma instituição sem fins lucrativos, que se propõe a produzir conteúdo no setor de Varejo & Consumo, promover networking entre executivos que atuam nessa área e gerar negócios entre os participantes. O IBEVAR conta com o apoio de conteúdo do PROVAR/FIA, que auxiliam na construção de conhecimento dos associados. www.ibevar.org.br

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *