Tecnologia social brasileira foi apresentada na ONU

Empresário Elias Tergilene é o responsável pela iniciativa

Empresário Elias Tergilene é o responsável pela iniciativa

Na última sexta-feira (18), Elias Tergilene, presidente do Grupo UAI e Fundação Doimo, esteve na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, para a apresentação mundial da Favela Holding – conjunto de empresas que têm como objetivo o desenvolvimento econômico e social das favelas e de seus moradores. Durante sua fala, o empresário brasileiro apresentou uma nova forma de se fazer negócios, mas com o foco na diminuição da vulnerabilidade social dos moradores das favelas e no fortalecimento de ações que gerem empoderamento e protagonismo empresarial.

A Favela Holding é formada por empresas que prestam serviços nas áreas de finanças, produção audiovisual, pesquisa, distribuição, produção editorial, produção de eventos, assessoria esportiva e fabricação de móveis, uma mistura de ofertas voltadas para o universo da periferia. “Temos, por exemplo, o Favela Vai Voando, uma empresa de venda de passagens aéreas nas favelas e com um valor bem acessível. O morador pode realizar o pagamento até por carnê”, explica Tergilene.

Para o empresário, iniciativas como essa contribuem para tirar os cidadãos da dependência de programas sociais que apenas repassam o dinheiro, mas não ensinam a como ganhar por conta própria e a administrar essa renda. “Mostramos para a ONU que é possível ensinar o empreendedorismo e criar uma autonomia de trabalho para os moradores das periferias do Brasil e do mundo. Dessa forma, eles são emancipados socialmente por meio do trabalho”, reforça.

Elias Tergilene já possui grande experiência como empreendedor social. A Fundação Doimo, dirigida por ele, foi a responsável por criar a metodologia PRÉ-MEI, que visa capacitar e investir em empreendedores informais por meio de cursos, consultorias e atendimentos personalizados. Por isso, neste ano, foi inaugurado o primeiro Shopping Escola do mundo, localizado no Agreste Pernambuco, em Toritama (PE).

Dessa forma, os empreendedores que possuem loja nos shoppings da rede terão a oportunidade de desenvolver suas competências empresariais e, assim, aumentarem o lucro em suas vendas. O diferencial dos cursos oferecidos na metodologia está diretamente ligado a necessidade de cada empreendedor, além de atualização de acordo com as tendências do mercado. “Esta inovadora metodologia promove a emancipação social por meio do empreendedorismo na base da pirâmide, o que torna o Grupo UAI o único, no segmento de shopping popular, construindo uma cultura empresarial os empreendedores informais”, explica Tergilene.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *