A redação do Jornal VANGUARDA recebeu esta semana a visita do presidente da Astur (Associação das Secretarias de Turismo do Estado Pernambuco), Josenildo Santos. Na ocasião, o gestor, que também acumula a função de secretário de Cultura e Turismo de Agrestina, destacou as ações que têm sido colocadas em prática pela entidade com o objetivo de fomentar ainda mais o setor bem como ainda ressaltou o trabalho integrado com a Empetur (Empresa de Turismo de Pernambuco). Confira a entrevista concedida através de tópicos.
Pedro Augusto
Objetivos
Em 2016, a Astur completou 26 anos e ela tem como principal objetivo contribuir para com o desenvolvimento das atividades do setor de turismo de Pernambuco. Atualmente, a entidade possui 80 municípios associados, com freqüência média de 40 representantes nas nossas reuniões. Nelas, discutimos de uma forma integrada várias propostas e ações que vêm dinamizando esse que é um dos principais segmentos da economia estadual. Através também desse trabalho conjunto temos estudado, identificado e apontado alternativas para que o nosso turismo se sobressaía ante às dificuldades da crise. Haja vista que os gestores não podem ficar acomodados, mas sim atentos para aplicar as medidas necessárias para fortalecer o setor.
Medidas
Infelizmente, ainda hoje, observamos muitos secretários, diretores e técnicos da área de turismo voltados apenas para garantir a contratação de atrações de peso. Entretanto, um grande evento, que costuma dinamizar bastante o turismo e os demais setores da economia local, não se faz somente com grade artística. Nesses encontros que temos promovido justamente através da Astur, várias propostas vêm surgindo e algumas delas já estão sendo colocadas em prática com o objetivo de proporcionar uma maior infra-estrutura a todos os participantes. Outra medida que poderíamos destacar e que também já está surtindo efeitos positivos tem se referido a Rota 104. Através deste projeto, o qual foi elaborado na entidade, temos incentivado a interiorização das ações do turismo dinamizando ainda a cultura local. Hoje, a Rota é composta por oito municípios, mas já há possibilidade dela ser ampliada.
Parcerias
Nossa sede fica localizada na Empetur, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Com ela, mantemos uma grande parceria, o que já resultou no repasse de recursos provenientes do PRT (Programa de Regionalização do Turismo). Além disso, também possuímos uma relação estreita com a Secretaria Estadual de Turismo, que já vem adotando algumas medidas elaboradas pela nossa entidade. Ainda é importante ressaltar que hoje a Astur possui uma cadeira fixa no Contur (Conselho Estadual de Turismo). Isso quer dizer na prática que temos apresentado e solicitado as resoluções das demandas provenientes de municípios do Sertão ao Litoral. Desta forma, o Governo do Estado acaba tomando ciência dos investimentos os quais necessita fazer para qualificar ainda mais o setor de turismo de Pernambuco.
Importância
Infelizmente, também ainda hoje, observamos que vários prefeitos e secretários do Estado têm a pasta de turismo apenas como a responsável para se fazer festa. Mas não é bem assim. É claro que a realização de eventos é importante para se dinamizar a economia dos municípios, porém o turismo vai muito além tudo disso. Através justamente desses encontros propiciados pela Astur, os representantes das cidades vêm trocando idéias, discutindo problemas e apontando soluções para que haja o fortalecimento do setor. É imprescindível que esses representantes que ainda não abriram os seus olhos para a importância do turismo se associem e passem a freqüentar as reuniões da Astur.