Pedro Augusto com informações da Secom
No terceiro final de semana do Maior e Melhor São João do Mundo, a animação tomou conta de todos os polos, ou seja, do São João da Roça até o Pátio do Forró. Este último, na noite da sexta-feira (14), foi palco de grandes apresentações, tendo como destaques os cantores Jorge de Altinho e Bell Marques. No sábado (15), o espaço principal do Parque de Eventos Luiz ‘Lua’ Gonzaga contou com shows dos altos quilates de Saia Rodada e Luan Estilizado.
Com uma carreira de mais de 20 anos de estrada, o cantor Raí, conhecido pela sua participação na Banda Saia Rodada, soltou a voz ao som de ‘Eu Acho Que Não’, atual sucesso do artista, que embalou seus outros hits do momento.
A pedido do público, a banda também tocou suas primeiras canções de sucesso, como ‘Eterno Amor’, ‘Não Vou Mais Chorar’, o que fez relembrar a época das drilhas na cidade, em que o grupo tocava em cima do trio elétrico e levava a multidão ao delírio. Para encerrar, Raí cantou canções do tradicional forró da terra, esquentando ainda mais o ritmo dos casais dançantes.
Luan Estilizado foi o responsável por encerrar a noite. Pela terceira vez em Caruaru, o cantor – apesar de trazer o ritmo estilizado ao som de sua sanfona – também agitou o público com canções que já fazem parte de seu repertório, como sucessos de Luiz Gonzaga e demais grandes intérpretes do forró. Luan ficou conhecido pela sua música ‘Pindaíba’, que também foi cantada no palco do Maior e Melhor São João do Mundo.
Domingo
O clima chuvoso e frio na Capital do Forró não foi o suficiente para os forrozeiros ficarem em casa. Em mais uma noite de shows, o responsável por iniciar foi o cantor Totonho. Nascido em Altinho, o artista também é compositor e apresentou para o público do último domingo (16) um show repleto de muito pé-de-serra e arrasta-pé, além de canções autorais e músicas de artistas que já fazem parte de seu repertório, como Jorge de Altinho, Petrúcio Amorim e Azulão.
A segunda atração e uma das mais aguardadas da noite, o artista Xand Avião levou a multidão a tirar o pé do chão. Com sucessos da atualidade como ‘Casal Raiz’, ‘Sábado à Noite’ e ‘Se Mordendo de Raiva’, o Pátio de Eventos Luiz ‘Lua’ Gonzaga foi pequeno para os forrozeiros de plantão. Encerrando seu show, o cantor ainda fez relembrar os sucessos cantados na época da Banda Aviões do Forró, na qual fez parte por muitos anos e foi sucesso em todo país.
Para fechar a noite do terceiro fim de semana de muita festa no São João de Caruaru, foi a vez do cantor Waldonys se apresentar no maior palco. Com músicas cantadas e conhecidas por todos, com repertório desde Lulu Santos, Zé Ramalho até Luiz Gonzaga, o músico encerrou com chave de ouro mais um domingo, levando ao palco a boa música nordestina, com canções do autêntico e tradicional forró raiz.
Noite Afro-Religiosa
Um espaço alternativo e que agrada todas as tribos, assim é o Polo Azulão, que, no último domingo, celebrou o sincretismo através da realização da Primeira Noite Afro-Religiosa. Centenas de adeptos às religiões de matriz africana participaram do evento.
A programação começou com o Xirê, que é uma roda utilizada para evocação dos orixás. Em seguida, a cantora Chirs Mendes subiu ao palco. “Este dia é uma vitória para nós que somos povos de terreiro. Eu fiz um show todo dedicado aos adeptos de religiões de matriz africana. Então, para mim é uma honra participar desse momento, pois, além de ter sido indicada pelo povo para estar aqui, eu ainda sou filha de Xangô”, destacou.
O encerramento da noite ficou por conta da Banda Jurema Preta, que deu um show à parte. A programação do Polo Azulão continuou nas noites das últimas quinta (20) e sexta-feira (21).
Vila de Peladas recebe São João na Roça
Centenas de forrozeiros arrastaram o pé no São João na Roça do sábado (15), na Vila de Peladas. Quadrilha e apresentação de bacamarteiros também esquentaram a programação, que começou logo cedo com o Trio As Fulô. Em seguida, o cantor Diego Henrique animou a plateia com um repertório diversificado.
A chuva não atrapalhou quem saiu de casa para prestigiar o evento. Para a agricultora Edna Batista, a descentralização do São João de Caruaru beneficiou diretamente as pessoas que moram na área rural. “Para ter diversão, tínhamos que ir para a cidade e o transtorno era grande. Agora podemos ter acesso à festa junina na nossa comunidade e isso é maravilhoso. Estou muito satisfeita”, garantiu.
A noite foi encerrada com o show da Banda Forró dos Bossas, que fez o público dançar aos ritmos estilizados e também raiz. O vocalista João Filho destacou a alegria de cantar na zona rural.
Na sexta-feira (21) foi a vez de Cachoeira Seca sediar a festa, com shows do Trio Tabajara, Banda Renovação Nordestina e Almir Rouche. No sábado, o arrasta-pé será na comunidade de Xicuru e a animação ficará por conta do Trio Vai Hoje, Banda de Pífanos Zé do Estado e Klever Lemos.
Comidas Gigantes
Bolo de Rolo
A Rua Barão de Caruaru, no Bairro do Salgado, comportou, na noite do último sábado (15), a 5ª edição da Festa do Bolo de Rolo Gigante. Organizado pelos irmãos Alda e Adalberto Carvalho, o bolo este ano teve 40 metros e 245 quilos. A mistura levou sete baldes de margarina, sete fardos de trigo, além de 60 quilos de açúcar e seis baldes de doce de goiaba.
A preparação da guloseima aconteceu durante toda a semana e quem foi saborear a iguaria comeu um bolo feito com muito amor. “Fazemos com muito amor e quem me ajuda durante toda a preparação é nosso Senhor. Foi um prazer receber todo mundo para comer do nosso bolo”, disse Alda Carvalho. Os homenageados deste ano da festa foram os radialistas Ivan Feitosa, da Rádio Liberdade, e Laís Florêncio, da Rádio Cultura, bem como a obstetra Cybele Novôa Faria e o empresário João Albertino, da Palco Show.
Maior Pipoca
Já na noite da terça-feira (18) foi a vez da Maior Pipoca do Mundo ser realizada no Bairro das Rendeiras. O evento faz parte da programação do São João de Caruaru há 20 anos e, atualmente, distribui para a população 15 mil saquinhos de pipoca, levando diversão à criançada e também aos adultos. Nesta edição, a prefeita Raquel Lyra foi uma das homenageadas, ao lado do presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Rubens Júnior.
Segundo o organizador da festa, Alexandre Oliveira, a ideia de criar o evento foi inspirada através das outras festividades do tipo que eram realizadas no bairro. “Graças a Deus deu certo e estamos até hoje. O pessoal da comunidade é quem mais frequenta a festa. O que vale para a gente é isso: eles gostarem do que estamos fazendo”, destacou.