Times com objetivos diferentes nas retas finais dos Brasileirões

Pedro Augusto

A dez rodadas dos términos dos Campeonatos Brasileiros das Séries A e B, os representantes de Pernambuco nas competições vêm tentando alcançar objetivos distintos. Reoxigenado após a chegada do técnico Givanildo Oliveira, o Náutico está conseguindo permanecer na luta por uma das vagas de acesso para a 1ª Divisão 2017. Atualmente na 10ª posição, com 39 pontos, o Timbu encontra-se a três de entrar mais uma vez no G4. Para isso terá de vencer o Vasco, neste sábado (1º), a partir das 16h30, na Arena Pernambuco, e ainda torcer pelos tropeços de Avaí (4º colocado), Londrina (5º), Bahia (6º), Criciúma (7º) e CRB (8º).

Se não der para retornar ao tão almejado grupo dos mais bem classificados já nesta rodada, ao menos o hexacampeão pernambucano quer, com a obtenção da vitória, continuar seguindo na briga pelo acesso. Foi o que destacou o goleiro Júlio César. “Será um duelo de afirmação, de afirmar que a gente está em um bom momento, que está na briga de verdade pelo G-4. Além disso, servirá para dar confiança ao elenco, porque se ganharmos do líder, da melhor equipe que até agora tem sido o Vasco, mostraremos que poderemos ganhar das outras.”

Fazendo desde o início uma campanha irregular na Série A, o Sport segue tentando se distanciar ainda mais da zona de rebaixamento. Hoje na 13ª posição da competição, com 33 pontos, o Leão visita o Fluminense, neste sábado (1º), a partir das 11h, no Estádio Edson de Passos. Para este confronto, o técnico rubro-negro Oswaldo de Oliveira não poderá contar com o meia Diego Souza, que foi punido nesta semana com dois jogos de suspensão devido à confusão com o volante do Santa, Derley, no Clássico das Multidões do último dia 11 de setembro.

Em situação pior na tabela em relação ao arquirrival, o Santa Cruz precisa reagir nesta etapa final da Série A se quiser escapar da degola. Seguindo na vice-lanterna com apenas 23 pontos, a Cobra Coral enfrenta, nesta 28ª rodada, nada mais nada menos do que o Palmeiras, atual líder da competição, com 54 pontos. Otimista após a boa vitória contra Independiente Medellín-COL pela Copa Sulamericana – mesmo com a goleada o Santinha acabou sendo eliminado -, o técnico tricolor Doriva projetou uma reação maior na Primeirona.

“Neste último jogo contra o Medellín ficou estabelecido um parâmetro que pode nos ajudar muito na Série A. A postura e a agressividade demonstradas servirão de parâmetro para a gente. Se conseguirmos isso, poderemos reagir e nos livrar do rebaixamento no Brasileirão. Este jogo também serviu de ânimo para que a gente prossiga, porque temos uma série de jogos contra adversários duros, que estão na ponta. Atuações como essa faz com que a gente acredite mais.”

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *