TJPE inaugura Fórum de Bonito na sexta-feira (17)

O município de Bonito, no Agreste pernambucano, a 136 quilômetros do Recife, terá um novo fórum. A inauguração acontece na sexta-feira (17/5), às 15h, com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Adalberto de Oliveira Melo. O Fórum Juiz de Direito Plácido de Souza, tem como endereço a Avenida América, 500, Loteamento Jardim América.

O novo prédio tem 2,1 mil metros quadrados de área construída, num terreno de 5,9 mil metros quadrados, doado pela Prefeitura. A estrutura do antigo fórum possuía 250 metros quadrados de área construída. A obra, iniciada em outubro de 2017, foi projetada privilegiando a iluminação e a ventilação natural dos ambientes.

No edifício, serão instaladas inicialmente duas Varas, com espaço destinado para a inauguração futura de uma terceira. Há ainda a implantação de uma Vara Regional da Infância e Juventude. As unidades judiciárias possuem salas para secretaria, arquivo e audiências, além de espaço para assessores, oficiais de justiça e juízes. O prédio disponibiliza também um Salão do Júri para 109 lugares, com ambientes exclusivos disponíveis para jurados e testemunhas, e um setor de reconhecimento.

O Fórum também possui um setor de custódia, três salas técnicas, uma Central de Distribuição de Mandados (Cemando) e espaços para administração e um depósito. Ainda há salas destinadas aos membros da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Pernambuco (OAB-PE), do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), da Defensoria Pública (DPPE) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE).

Em relação à acessibilidade, o edifício possui rampa para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, tendo a rampa e a escada sinalização tátil para pessoas com deficiência, além de banheiros com instalações adaptadas. No estacionamento, com 30 vagas, há bicicletário que disponibiliza 20 espaços, e indicação das vagas reservadas a pessoas com deficiência física e idosos, seguindo as especificações da NBR 9050.

A comarca possui atualmente uma Vara Única, onde tramitam cerca de 5,8 mil processos que serão distribuídos entre as unidades judiciárias instaladas. A equipe que atua na unidade é formada por cinco servidores e um magistrado. Atualmente, o diretor do Fórum é o juiz Valdelício Francisco da Silva.

Serviço – Inauguração do Fórum Juiz de Direito Plácido de Souza
Data: sexta-feira (17/5)
Horário: 15h
Endereço: Avenida América, 500, Loteamento Jardim América, Bonito

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *