Tocha Olímpica‏ também irá passar por Gravatá

Gravatá, está na contagem regressiva para a chegada da Tocha Olímpica. Faltando 28 dias para a chama olímpica estar no município, o trajeto que será percorrido foi divulgado. No dia 31 de maio, uma terça-feira, o evento terá início pontualmente às 7h50, chegando na Via Local da BR-232, nas proximidades do Terminal Rodoviário.

O percurso tem continuidade pela Rua do Norte, em seguida, Rua Estácio de Sá, Rua João Pessoa (em frente à Estação do Artesão), Rua Cleto Campelo (em frente à Prefeitura), de onde segue passando pelo Memorial Gravatá, Igreja Matriz, Ponte do Comércio, Avenida Agamenon Magalhães com destino ao Parque da Cidade, situado na Rua Joaquim Souto, bairro Nossa Senhora das Graças, local onde acontece uma breve cerimônia.

O Parque da Cidade será, portanto, o ponto principal de toda a estada da Tocha na cidade. Lá, a chama permanece por 15 minutos. Nesse período, autoridades, estudantes e grupos culturais participarão da solenidade de celebração.

Para acertar os detalhes, o gestor do município, Mário Cavalcanti, promoveu na manhã desta terça-feira (3), no gabinete da Prefeitura, no Centro, uma reunião com representantes das secretarias municipais de Turismo, Governo, Comunicação e Imprensa, Infraestrutura, Educação e Guarda Municipal, além da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, para alinhar e articular todo o processo para a realização do evento.

Gravatá é uma das 300 cidades brasileiras que irá receber a Tocha Olímpica, um importante símbolo na história dos Jogos Olímpicos, representando Paz, União e Amizade. Neste dia, Gravatá será a primeira cidade a receber a chama. Serão cerca de 40 condutores com identidade não divulgada, que, conduzirão a chama olímpica. A cada 200 metros acontece o revezamento em pontos não identificados. Nomes do esporte, cultura e tradição locais estarão presentes.

Todas as escolas das redes municipal, estadual e particular estão sendo mobilizadas para promover um grande momento de celebração e recepção da chama olímpica. De Gravatá, a Tocha segue para Jaboatão dos Guararapes e Recife, Região Metropolitana e Capital, respectivamente.

A Tocha chegou ao país nesta terça-feira (3), e seu revezamento começou 100 dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, em Olímpia, na Grécia. De lá, a chama Olímpica começa a trilhar o seu caminho rumo ao Rio de Janeiro, sua parada final.

A essência do revezamento é passar a chama olímpica de um condutor da Tocha para outro, envolvendo todo o país no clima dos Jogos. O processo de seleção dessas pessoas está encerrado e foi realizado pelo Comitê Organizador. A chama é conduzida através das tochas, em um grande revezamento que leva a mensagem olímpica para além da cidade-sede terminando com o acendimento da pira, na Cerimônia de Abertura dos Jogos. Como um dos principais atributos de inovação da tocha olímpica Rio 2016, os segmentos se abrem, revelando elementos de brasilidade: diversidade harmônica, energia contagiante e natureza exuberante, com o solo, o mar, as montanhas, o céu e o sol representados nas cores da bandeira do Brasil.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *