Tony Gel solicita execução de programas para cidades do Polo de Confecções

e78d0fe4-8df1-4333-a970-27afe1376020

O deputado estadual Tony Gel (PMDB), solicitou ontem (28), ao governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara, e à secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lúcia Melo, esforços no sentido de viabilizar à execução dos projetos inscritos no Programa de Produção e Difusão de Inovações para a Competitividade de Arranjos Produtivos Locais do Estado de Pernambuco (PROAPL), no tocante ao setor de confecções que abrange as cidades do Agreste como Caruaru, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe e cidades circunvizinhas.

Tony Gel destacou que o Programa de Produção e Difusão de Inovações para a Competitividade de Arranjos Produtivos Locais do Estado de Pernambuco (PROAPL), desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco e viabilizado mediante contrato de gestão com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), é uma iniciativa bastante importante para o nosso Estado pelo papel de promoção do desenvolvimento regional, por meio do incentivo da integração, competitividade e sustentabilidade dos empreendimentos.

O parlamentar ressaltou que o Agreste de Pernambuco é considerado o segundo maior polo têxtil do País, com mais de 20 mil empresas instaladas, que geram cerca de 107 mil empregos e que com o risco de desemprego no setor, por conta da atual crise econômica, tem deixado a população daquela região bastante preocupada.

”É importante registrar que existem quatro projetos desse segmento que precisam ser atendidos pelo PROAPL. A Oficina da Moda, por exemplo, que tem por objetivo a promoção de ações de capacitação e consultoria para empresas do polo de confecções, custa cerca de R$ 1,5 milhão. Outra ação que merece destaque é a Rodada de Negócios da Moda Pernambucana, a qual tem por finalidade possibilitar o acesso das empresas da região a clientes de todo o Brasil e possui um orçamento de R$ 2 milhões. As outras ações são o Radar Mercadológico e a Rodada de Negócios de Grande Superfície. Tenho certeza de que as autoridades acima citadas não medirão esforços para viabilizar esses importantes projetos. São iniciativas que, certamente, vão contribuir com o desenvolvimento econômico de Pernambuco, consequentemente, fomentando a geração de empregos e renda, bem como o incremento na arrecadação do Estado”, disse Tony Gel.

 

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *