Trabalhadores da EMPREL param por 24h nesta segunda

Os trabalhadores da Empresa Municipal de Informática (EMPREL) farão uma paralisação de 24 horas a partir das 6h desta segunda-feira (22). Na terça-feira (23), a categoria se reunirá em Assembleia na empresa e caso não haja nenhuma contra proposta da Prefeitura do Recife, deverá ser ratificada a deflagração da greve por tempo indeterminado, já aprovada em Assembleia anterior.

Com data-base em janeiro, a pauta de reivindicações foi entregue em novembro/2015, sem que houvesse nenhuma negociação até o final de janeiro. Sem um canal de negociações aberto e com a informação da Prefeitura de que o reajuste seria zero, os trabalhadores realizaram paralisações de uma hora em cada turno (manhã e tarde) dos dias 1º a 4 de fevereiro, com o objetivo de pressionar a empresa a iniciar as negociações.

“A pressão até surtiu um efeito parcial, porque tivemos uma reunião com a EMPREL, porém sem resultado positivo, porque a Prefeitura continuou adiando a negociação”, explicou o Secretário Geral do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Informática, Processamento de Dados e Tecnologia da Informação de Pernambuco – SINDPD/PE, João Fernandes Júnior.

A EMPREL presta serviços de informática para a Prefeitura do Recife e tem na sua estrutura aproximadamente 250 trabalhadores celetistas, quase na totalidade lotados na sede da empresa.

A categoria dos trabalhadores de Tecnologia da Informação faz parte do Fórum dos Servidores Municipais nas negociações da Pauta Geral dos Servidores da Prefeitura. No âmbito do Fórum aconteceram reuniões em dezembro, mas a gestão municipal não ofereceu qualquer proposta relacionadas às reivindicações econômicas e sociais.

Principais reivindicações

– Reajustes salariais de 15,75% resultado das perdas inflacionárias de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2016 (10,67%), adicionando o resíduo acumulado do período da última data base de março de 2013 a dezembro de 2014 (0,74%) e ainda, ganho real (3%);

– Reajuste do auxílio alimentação de R$ 14,00 para R$ 18,53 (valor mínimo baseado em pesquisas de valores da alimentação fora do domicílio).

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *