Tradição Junina é vivenciada nas escolas

Não é a toa que Caruaru faz o Maior e Melhor São João do mundo. Desde cedo, ainda nas escolas, os pequenos caruaruenses aprendem brincando a tradição cultural. Durante o mês junino, dezenas de unidades de ensino adotam a fábula dos santos homenageados desta época, Santo Antônio, São João e São Pedro, para planejar as aulas.

As programações são as mais variadas e evolvem redações, problemas matemáticos, quermesses e até as apresentações de quadrilhas juninas, que fazem parte do aprendizado das crianças e dos jovens.

Com o tema Meu São João é quentão, a Escola Municipal Guiomar Lira, por exemplo, tem como objetivo didático-pedagógico vivenciar o gênero textual receita. Durante os festejos, os estudantes e professores estão engajados em organizar apresentações culturais, ditados populares, trava-língua, exposições fotográficas, tudo destacando a tradição junina.

Já a Escola Sinhazinha propõe que os estudantes realizem pesquisas sobre o São João e tudo que diz respeito aos festejos juninos da nossa cidade, como a realização das comidas gigantes. Os alunos também irão confeccionar um livro de receitas de comidas típicas.

 

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *