Um evento também impulsionador da economia local

Pedro Augusto

O resgate da realização de eventos carnavalescos não tem sido importante apenas para robustecer a cultura, mas também a economia local. Após a execução do projeto Carnaval Caruaru Cultural, que foi desenvolvido pela Prefeitura e tem como principal objetivo reforçar as tradições momescas na cidade, hoje, a Capital do Agreste encontra-se em outro patamar no que se refere à promoção de atividades em saudação à festa mais popular do planeta. Com tal fortalecimento, tem-se beneficiado todo mundo, ou seja, do micro ao grande empresário, e, em 2020, não deverá ser diferente. A expectativa é de que mais uma vez a Folia de Momo proporcione várias oportunidades de negócios para milhares de empreendedores caruaruenses, a exemplo dos atuantes do comércio.

Poucos dias antes da realização do Carnaval Caruaru Cultural 2020 – da próxima sexta-feira (14) até o domingo (16) -, a reportagem VANGUARDA esteve consultando alguns comerciantes de empresas que são bastante demandadas neste período pré-carnavalesco e, sem exceção, todos foram unânimes ao destacar que o evento novamente deverá propiciar bons resultados em termos de faturamento. No intuito de aguçar ainda mais o desejo de consumo da clientela, tais lojas afirmaram ter investido maciçamente em relação a novidades em relação a produtos. Sem fugir do espírito do evento, os preços dos itens praticados se encontram mais voltados para a linha popular, sem perder, é claro, a qualidade.

Na Avil Tecidos e Aviamentos, por exemplo, a demanda por produtos indispensáveis para cair na folia tem sido elevada desde o mês passado. Pelo menos foi que o confirmou a gerente Mauricéa Tabosa. “Tradicionalmente, a Folia de Momo sempre impulsionou as vendas da Avil, mas, após a criação do Carnaval Cultural, essa demanda, já elevada, saltou de forma considerável. Isso porque, agora, a cidade se encontra ainda mais animada em relação ao evento, que é sempre realizado nos fins de semana que antecedem o Carnaval. Ele tem estimulado as pessoas a irem às compras sem esquecer, é claro, dos demais eventos promovidos na região, que também têm as suas parcelas de contribuição no tocante ao incremento de vendas do período. Aqui a demanda por produtos se encontra alta desde janeiro.”

Na unidade da Avil da Rua 15 de Novembro, no Centro, os foliões podem encontrar gamas de tecidos e aviamentos para produções de fantasias e customizações de abadás. “Dispomos aqui dos mais variados tipos de tecidos e aviamentos para todos os gostos e bolsos. Os primeiros a partir de R$ 5 o metro, enquanto os segundos a partir de R$ 3 também o metro. Caprichamos bastante em relação aos produtos oferecidos e o resultado é de que já estamos observando elevação nas vendas em comparação com o ano passado. A procura se encontra intensa tanto no atacado como no varejo e a expectativa é de faturarmos ainda mais na próxima semana, quando estaremos mais próximos de vivenciarmos o Carnaval Caruaru Cultural.”

Embora em 2020, o Carnaval esteja confirmado para ser realizado um pouco mais cedo em relação ao ano passado, a projeção ainda é de faturamento elevado na JR Bijuterias. Foi o que destacou o gerente Rafael Cabral. “Em 2019, tivemos mais tempo para vender no que se refere ao evento, já que ele caiu em março, ou seja, diferentemente deste ano, que ocorrerá neste mês, mais precisamente na terceira semana. Mas, mesmo assim, estamos otimistas quanto às comercializações do período. Novamente contaremos com programações animadas não só em Caruaru, mas em outros municípios do Agreste, o que, sem dúvidas, mais uma vez promete estimular bastante as nossas vendas. O movimento já se encontra satisfatório e deverá aumentar ainda mais nestes próximos dias. Até agora, os artigos que estão sendo mais procurados são acessórios femininos e fantasias”, afirmou.

Nesta época de pré-carnaval, outra empresa caruaruense a já estar lucrando bastante é a Bijou Mark. De acordo com o gerente Carlos Menezes, a estimativa da loja é faturar cerca de 20% a mais em comparação com o mesmo intervalo de 2019. “Em paralelo à demanda por materiais escolares, que também esteve forte durante esta semana, já tem sido intensa a procura por produtos carnavalescos. Como demos uma inovada no estoque em relação há anos anteriores, em 2020 as vendas deverão ser superiores em comparação com 2019. Já sentimos a grande animação dos caruaruenses em relação ao período ao contabilizarmos um bom faturamento, no fim de semana passado, quando alguns eventos do tipo ocorreram na cidade”, avaliou.

Fantasias

Comerciantes que fabricam, vendem e alugam fantasias em Caruaru também se encontram otimistas quanto aos respectivos faturamentos que deverão ser obtidos durante a época carnavalesca. A microempresária Lene Cordeiro, por exemplo, que é proprietária da Top Chic, já perdeu as contas de quantas fantasias irá alugar. “A procura está tão grande que não estou mais pegando encomendas. O segredo é caprichar bastante nas confecções delas praticando preços atrativos. Carnaval é sempre um bom período para ganharmos um dinheiro a mais e, em 2020, a minha clientela mais uma vez não está decepcionando. Até a chegada das semanas pré-carnavalesca e do Carnaval em si, os expedientes vão ser de muito trabalho.”

Clientes

No outro lado do balcão, a animação devido à chegada de uma das épocas mais alegres do ano, como não poderia ser diferente, se encontra em ordem crescente. Prova disso é de que tem gente moradora de um dos principais celeiros da festa em Pernambuco vindo consumir e brincar a festa na Capital do Agreste. “Isso mesmo. Sou morador do Recife, mas vim hoje para cá (última segunda-feira, 3), a fim de comprar fantasias na Sulanca, com retorno à cidade marcado para o outro fim de semana, quando haverá o Carnaval Cultural. Caruaru é uma cidade tão agradável, que não pode ser visitada apenas no São João”, comentou o autônomo.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *