Uma boa inspiração para quem planeja empreender

Pedro Augusto

Se o período é de crise financeira nada melhor do que a divulgação de bons exemplos para poder inspirar aqueles profissionais que estão pensando em investir num negócio próprio. A história de sucesso, que será descrita nesta matéria, iniciou há quase 15 anos. Embora seja de Caruaru, onde há a predominância por produções voltadas para a confecção, Adilson Caetano da Silva decidiu investir naquela época num nicho de mercado que até então jamais havia sido explorado pelo empresariado do Interior do Nordeste: a fabricação de produtos oriundos da Amazônia. Hoje, após ter enfrentado diversas dificuldades colocando para trás a habitual desconfiança que costuma rodear um empreendimento pioneiro, o empresário vem colhendo ainda mais os frutos de sua ideia visionária.

Com a sua Amazônia Mix, rede de fabricação, distribuição e franquia de produtos como açaí, xaropes de guaraná e sucos energéticos, Adilson tem mantido e gerado milhares de empregos diretos e indiretos em plena época de crise. A receita para o sucesso empresarial, conforme destacou o caruaruense, se refere ao prazer com aquilo que se faz. “Quando tive a oportunidade de trabalhar como representante comercial no Amazonas, verifiquei indígenas de idades avançadas com aparências muito jovens justamente por conta do consumo de suas frutas da terra, ou seja, o açaí, o cupuaçu, dentre outras. A partir daí, decidi trazer toda essa gama de produtos, com muito trabalho e dedicação, e os bons resultados começaram a surgir. Na medida em que se faz o que gosta a tendência é de se prosperar nos negócios.”

Se forem tomados como parâmetro os números contabilizados pela rede desde a sua fundação, a última afirmação do empresário caruaruense está mais do que certa. Se em meados de 2002, quando tudo começou, ele contava com uma simples loja na Travessa 7 de Setembro, no Centro, hoje Adilson possui 70 franquias espalhadas por todo o país, além de duas fábricas e uma rede de distribuição. “Com a parceria firmada com o empresário Iraldo Antônio Picim, em 2014, passamos a exportar a nossa linha de produtos para toda a Europa, bem como para países, a exemplo dos Estados Unidos e do Japão. Além da Amazônia Mix, também nos encontramos hoje nos mercados nacionais e internacionais através de outras marcas. Ainda vale ressaltar que a Amazônia Mix foi a primeira empresa com sede no Interior do Nordeste a ingressar no mercado de franquias do país.”

Diante da demanda cada vez mais elevada por estes tipos de produtos, o empresário vislumbra desempenhos ainda mais animadores no futuro. “Continuamos em ritmo de expansão, tanto é que em plena crise contratamos mais profissionais, bem como ampliamos recentemente as nossas estruturas físicas de produção. Ou seja, nos sentimos satisfeitos e realizados. Para a nossa felicidade, observamos que hoje não só os caruaruenses, mas também os brasileiros de uma forma geral têm introduzido o açaí como um dos seus produtos básicos de consumo, o que nos leva a crer que a demanda só tende a crescer”, acrescentou Adilson Caetano.

Prêmio

Hoje, conhecido em todo o país por conta de seu empreendedorismo promissor, Adilson está muito prestes de receber o título de comendador, assim como o prêmio de empresário do ano. As entregas serão feitas no próximo dia 19 de julho, em São Paulo. “Fui agraciado com estes dois prêmios e espero representá-los da melhor forma possível. Sou natural de Caruaru e faço questão de levar o nome da minha terra para onde for”, finalizou o empresário.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *