Uma data para colocar os sorrisos nos rostos

Pedro Augusto

Há quem ainda critique as datas comemorativas, chegando a dizer que elas só servem mesmo para alavancar as vendas do comércio. Dedução esta, no mínimo, precipitada, porque mal sabem elas que são justamente nesses dias que várias ações de solidariedade acabam sendo postas em prática, propiciando um pouco de dignidade para aqueles que já haviam até se esquecido de como é sorrir.
Um exemplo disso pode ser visto no domingo (14), quando, ao menos por um intervalo, dezenas de crianças em situação de quase miséria da Rua da Lata, no Bairro São João da Escócia, em Caruaru, vivenciarão momentos de muita alegria, esperança e amor ao próximo. Em conjunto, os projetos filantrópicos ‘Anjos da Noite’ e ‘3 em 1’ realizarão no local a tão esperada festa do Dia das Crianças 2018.

Na programação, muitas brincadeiras com a presença de palhaço, distribuição de lanches, roupas e brinquedos. Todo o volume garantido foi fruto da arrecadação de ambas as entidades, que, com os seus representantes, receberam a equipe de reportagem do Jornal VANGUARDA, na manhã da última terça-feira (3), no endereço da festa.

De acordo com a organizadora do ‘Anjos da Noite’, Monalisa Monick, o Dia das Crianças da Rua da Lata promete bastante emoção. “Pelo o que vocês observaram, a situação destas crianças é muito precária, então proporcionar um pouco de alegria para elas não têm preço. Durante o nosso mutirão, conseguimos arrecadar alimentos, vestuários, calçados, brinquedos e a festa está garantida, mas qualquer ajuda continua sendo muito bem-vinda, haja vista que as necessidades permanecem grandes”, disse.

E Monalisa sabe muito bem disso. Além de se encontrar engajada na organização da festa e de semanalmente realizar vários cortes de cabelo na sede do ‘3 em 1’, que fica também na Rua da Lata, todas as noites das segundas-feiras ela tem percorrido os bairros de Caruaru com o objetivo de matar um pouco da fome de moradores de rua. Para isso, vem contando com o auxílio de demais voluntários, todos engajados na distribuição de alimentos. “Sempre procuramos diversificar o cardápio, ou seja, numa semana sopa, na outra mungunzá e, assim, vamos tentando fazer a nossa parte. Os alimentos são provenientes de doações e as suas produções também. Embora o ‘Anjos da Noite’ tenha iniciado as suas atividades há pouco tempo, um bom volume de pessoas já tem sido beneficiada, o que tem nos deixado bastante felizes!”, destacou.

Felicidade em poder estar ajudando ao próximo também podem ser percebidos nos olhos e nas reações dos mantenedores do projeto ‘3 a 1’, Pedro Bernardino e Sicleide Vanuza. Eles se mostraram satisfeitos e orgulhosos com as ações desempenhadas em meio ao turbilhão de dificuldades a serem superadas diariamente. “O espaço é pequeno, mas aqui muitas crianças estão tendo a oportunidade de escutar a palavra de Deus, de se alimentar e de aprender música. Nas segundas e quartas-feiras, adultos também têm tido a oportunidade de serem alfabetizados através do trabalho voluntário da professora Ivana. Ela vem ensinando os alunos a ler e a escrever, o que tem possibilitado um novo enxergar de mundo para todos os beneficiados. Enquanto estivermos por aqui, faremos de tudo para ajudar a nossa comunidade. A situação é muito precária e só sabe quem convive por aqui!”, comentou Sicleide.

Ela é casada com Pedro, que já vivenciou na pele a dor de viver perambulando pelas ruas. “Quando criança, fui morador de rua e sei muito bem o que é passar frio e fome. Mesmo com todas as dificuldades financeiras possíveis, decidi criar esse espaço, juntamente com a Sicleide, para tentar evitar que outras pessoas passem por todo o sofrimento que tive de enfrentar durante essa época de infância. Com o apoio de voluntários, doadores e demais amigos, o ‘3 a 1’ vem caminhando, o que nos têm enchido de bastante esperança para continuar ajudando cada vez mais o próximo. Esta festa do Dia das Crianças, por exemplo, promete ser inesquecível para a meninada daqui e só temos a agradecer aos contribuintes”, afirmou.

Apesar da festa já estar garantida, toda contribuição possível é sempre muito bem-vinda. Dessa forma, não só o ‘Anjos da Noite’ como também o ‘3 a 1’ se encontram de portas abertas para que os interessados conheçam as suas atividades e realizem as suas doações no que se refere a alimentos, vestuários, calçados, cobertores, produtos de limpeza, brinquedos e livros. Os telefones para contato são: 98996-1181 (Anjos da Noite) e 99346-1305 (3 em 1).

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *