Uma parceria que mudou a realidade do Icia

DCIM100MEDIADJI_0085.JPG

Pedro Augusto

A poucos meses de completar 15 anos de fundação, o Icia (Instituto do Câncer Infantil do Agreste) tem muitos motivos para comemorar. Atualmente contando com a atuação de 89 funcionários, distribuídos nos mais variados setores, a entidade, que tem como principal objetivo salvar vidas, vem prestando serviços de saúde mensalmente para cerca de 280 pacientes acometidos de algum tipo de câncer. Além das doações individuais de populares, desde julho de 2015 que o Icia também vem conseguindo expandir o exercício de suas atividades em dia, por sinal com bastante qualidade, através da parceria firmada com o Caruaru da Sorte.

Grande parte dos montantes em dinheiro arrecadado a cada semana em decorrência dos sorteios de prêmios provenientes da venda de títulos de capitalização está sendo destinada para a execução de várias obras no instituto. O que tem feito, segundo o presidente do Icia, Antônio Romão Alves, uma diferença enorme na trajetória do instituto. “Essa parceria com o Caruaru da Sorte proporcionou uma nova realidade para o Icia. Após ela, alguns projetos de ampliação do nosso sistema de atendimento foram desengavetados e novas construções passaram a ser realizadas no nosso espaço físico. Os beneficiados? Justamente crianças e jovens de Caruaru e da região que têm recebido toda a assistência necessária para vencer a batalha contra o câncer”, disse.

Hoje, além de prestar serviços para pacientes de todo o Agreste, o Icia também vem absorvendo as demandas de jovens e crianças de outros estados, conforme ressaltou o gerente da entidade, Júlio César. “Se antes da parceria firmada com o Caruaru da Sorte, o Icia já era conhecido pelo seu bom atendimento, agora, com a propagação dela, o instituto vem se tornando cada vez mais referência na luta pela cura do câncer infantil. Atualmente, para se ter ideia, tem prestado serviços para pacientes não só de Pernambuco, mas, por exemplo, do estado da Paraíba. Tudo de forma gratuita, responsável e rápida. Se no âmbito nacional, um atendimento contra o câncer infantil leva em média dois meses, aqui no instituto, o procedimento costuma levar até duas semanas”, afirmou.

De acordo com o cálculo do Icia, hoje, aproximadamente 54% da receita obtida para a manutenção das atividades do instituto tem sido proveniente de doações individuais. Já o restante do rendimento vem sendo captado através da comercialização dos títulos de capitalização do Caruaru da Sorte. Segundo tipo de contribuição, esta que tem sido bastante gratificante, para os envolvidos na parceria. “Quando a Susep (Superintendência de Seguros Privados) modificou, em meados de 2015, a regulamentação a respeito da venda desses títulos, decidimos pesquisar uma entidade que se encaixasse no perfil de exercer grandes prestações de serviços em relação ao sistema de saúde e, de quebra, realizasse um trabalho bastante sério. Identificamos o Icia”, relembrou um dos sócios-proprietários do Caruaru da Sorte, Luiz Machado Filho.

“A partir da concretização desta parceria, atendendo, é claro, a todas as exigências da Susep, passamos a observar um avanço significativo no tocante às atividades do instituto. Mais pessoas passaram a ser atendidas e, consequentemente, curadas, mais empregos diretos foram criados, o sistema de saúde de Caruaru e da região ficou mais fortalecido, dentre outros avanços. Esperamos continuar por muito tempo com essa parceria que vem combatendo bastante o câncer infantil na região Nordeste, como também tem garantido vários prêmios a toda população. Sem falar na seriedade conforme todos os envolvidos vêm desempenhando para dar prosseguimento a ela”, acrescentou Luiz.

E tem mesmo. Anualmente, o instituto tem passado por auditorias rigorosas por parte da Audisa – considerada a maior empresa de auditoria do terceiro setor do Brasil -, com todas as contas sendo aprovadas. “Prezamos pela transparência em relação as nossas atividades, incluindo essa parceria com o Caruaru da Sorte.

Disponibilizamos as prestações de conta no nosso site, oferecendo acesso a todos que tenham interesse de verificá-las, em paralelo, demonstrando ainda todo o montante em dinheiro que se encontra disponível na conta bancária do instituto”, ressaltou Júlio César.

Com obras em andamento, as expectativas do Icia para o futuro próximo são as melhores possíveis. “A construção do bloco administrativo da entidade já se encontra em fase final, ou seja, deveremos inaugurá-lo no prazo máximo de dois meses. Em paralelo, nosso próximo desafio será instalar o bloco cirúrgico e a UTI. Para erguer estes dois últimos setores, precisamos captar um montante na ordem de R$ 20 milhões. Então, ressaltamos aqui a nossa torcida para que as pessoas continuem fazendo as suas doações e adquirindo os títulos de capitalização do Caruaru da Sorte para que possamos dar prosseguimento a este sonho, que é o de vermos o Icia cada vez mais atuante e prestativo para toda a sociedade”, finalizou Júlio.

Doações para a entidade podem ser feitas pelo telefone (81) 3727-7137 ou acessando o site www.icia.org.br. O instituto também realiza brechós durante todo o ano em Caruaru.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *