O que tem se falado muito no mercado atual é sobre crise. O cenário que vivemos hoje é de muitas demissões e, devido a este motivo, os colaboradores que permanecem acumulam alguns serviços para se manter no emprego. A partir desta realidade, as ferramentas que podem ser suporte de alguma forma dentro das empresas têm sido bastante procuradas no intuito de dar uma renovada nos métodos antigos atraindo clientes e melhorando os serviços internos.
Pensando nisto, a Estrutura de Unidade de Negócios funciona como uma reorganização das áreas da empresa a partir de uma lógica que permite construir um novo padrão de qualidade, ou seja, uma estruturação baseada em correção de não conformidades e do aperfeiçoamento dos processos e dos profissionais, através da definição dos papéis, responsabilidades, metas e procedimento de cada cargo.
“É uma ferramenta de grande importância, pois proporciona a transparência nos processos de trabalho, contribuindo para o aperfeiçoamento, com a clareza das relações e no desenvolvimento da empresa”, comentou o consultor em Gestão da Estratégias & Resultados, Gilberto Alves. De acordo com Gilberto, para que os colaboradores conheçam de forma clara as atribuições que a organização espera de todos, é importante que se ajuste a distribuição de atividades por competência e viabilize a eficiência no desempenho. Assim a empresa se prepara melhor para enfrentar o mercado adverso.
“No mercado atual, onde a competitividade está mais acentuada do que antes, é de extrema importância para uma empresa uma estrutura de negócio que tenha como principal e fundamental objetivo gerar resultados. Seja para os sócios, para os colaboradores, para os clientes ou para todos eles”, finalizou Gilberto.