UNINASSAU firma parceria com Centro de Referência em Doenças Raras de Pernambuco

A UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife firmou parceria com o Centro de Referência em Doenças Raras de Pernambuco. As clínicas-escolas de Fisioterapia e Odontologia da Instituição de Ensino Superior (IES) oferecerão atendimentos mensais gratuitos aos pacientes encaminhados pelo órgão.

O reitor da UNINASSAU, Antônio Neto, ressalta a importância de realizar esse tipo de acordo. “A nossa Instituição está sempre engajada em projetos que beneficiem a comunidade e disponibilizar esse serviço é uma forma que encontramos para contribuir com o estudo das doenças raras e a melhoria da qualidade de vida das pessoas que são acometidas por essas patologias”, destaca.

Entre as doenças raras que mais são notificadas em Pernambuco, estão a síndrome congênita do zika vírus, mucopolissacaridose, Doença de Niemann-Pick, amiotrofia espinhal progressiva, distrofias musculares e miopatias. As doenças raras são geralmente crônicas, progressivas, degenerativas e até incapacitantes, afetando a qualidade de vida das pessoas e de suas famílias.

Segundo a coordenadora dos cursos de Saúde da UNINASSAU, Nara Porto, esse público necessita de um acompanhamento periódico e de cuidados especializados. “Nossos estudantes e docentes estão preparados para realizar atendimentos de qualidade e com responsabilidade sobre o quadro de cada paciente. Nesse sentido, haverá uma troca muito rica de conhecimento entre os discentes e a assistência ideal para as pessoas com doenças raras”, explana.

Inauguração – O Centro de Referência em Doenças Raras de Pernambuco será inaugurado nesta terça-feira (14), às 13h. A unidade fica localizada na Rua Jener de Souza, 629, Derby. Esta é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com o Instituto Breno Bloise e o Hospital Maria Lucinda. O projeto é fruto da Portaria 199 do Ministério da Saúde, de 30 de janeiro de 2014, que prevê a instituição de uma Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *