Depois de um ano marcado por conquistas e desafios, a equipe do basquete feminino da UNINASSAU embarca para mais uma competição, a Liga de Basquete Feminino (LBF). Com alterações no elenco, o time se mostra preparado e confiante para o torneio nacional que começou nesta quinta-feira (15).
A grande estreia da equipe pernambucana será hoje (16), contra o Blumenau, em Santa Catarina, às 20h. O Ginásio Galeão será palco de um jogo cheio de expectativas: por um lado, o Blumenau chega como equipe novata no campeonato nacional e, por outro, a UNINASSAU se apresenta com novo nome, equipe e identidade.
Em outubro, a UNINASSAU foi destaque nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). A equipe foi a campeã do torneio, consagrando o elenco como um dos melhores times de basquete feminino do desporto nacional universitário.
Mesmo com toda confiança, o coordenador de Esportes da UNINASSAU, Hermógenes Brasil, acredita que o preparo é indispensável. “A gente vem treinando há mais de três meses para a estreia da competição. A equipe fez, inclusive, uma viagem aos Estados Unidos para participar de alguns amistosos. Competimos com times importantes do cenário universitário americano, como o Troy University, e conseguimos vitórias”, comenta.
Equipe reforçada
Apostando na LBF desde cedo e visando uma boa preparação da equipe para a competição, a UNINASSAU contratou em setembro a armadora cubana Ineidis Casanova, de 27 anos. A jogadora disputou a última LBF pelo Maranhão Basquete e ganhou destaque durante a competição. Não foi à toa, Casanova teve uma média de 4,41 bolas por jogo no quesito assistência. Além disso, foram 3,24 bolas recuperadas por partida.
A competição
Em sua sétima edição, a LBF nasceu com o propósito de contribuir para o renascimento do basquete feminino e devolver à modalidade ao lugar que sempre mereceu no esporte brasileiro. A liga foi fundada em maio de 2010 e, hoje, já é considerada como o principal torneio de basquete feminino do país.