Universo recebe lançamento do livro sobre intérpretes de Libras

A universidade Salgado de Oliveira sediará do lançamento da obra Qualificação Profissional e o exame de proficiência do tradutor – Interprete de Libras, no sábado (13), a partir das 15h. De autoria da Dra. e professora da Universo, Dione Monteiro, o livro é baseado em pesquisas acadêmicas realizadas pela autora que apontam que a aprendizagem do estudante surdo requer adaptações que vão além da ordem espacial e material, por pautarem-se em uma questão linguística.

De acordo com a Dra Dione, o desempenho escolar de um aluno está diretamente associado ao nível de conhecimento adquirido. “No contexto de uma perspectiva educacional inclusiva, em que todos devem ter acesso à escola, independente de sua classe social, ética ou linguística, o intérprete destacou-se como ferramenta essencial. Com isso, ele deve refletir sobre sua atuação e as condições enquanto qualificação profissional e/ou proficiência em Língua Brasileira de Sinais para uma efetiva inclusão da pessoa surda”, comenta.

Tendo em vista essas questões, o livro tem como objetivo levantar questões sobre a qualificação dos intérpretes em relação à Linguística para um trabalho de proficiência em Libras. Para desenvolver a obra, a autora buscou subsídios para compreender os procedimentos adotados atualmente, para que a interpretação aos alunos surdos em seu processo educacional seja clara e objetiva.

Serviço:

Lançamento: Qualificação Profissional e o exame de proficiência do tradutor – Interprete de Libras

Local: Universidade Salgado de Oliveira – Av. Mal. Mascarenhas de Morais, 2169 – Imbiribeira

Data: 13/04/2019

Horário: a partir das 15h

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *