Vendas e negociação foram temas principais do Seminário Avança Agreste da Fiepe

unnamed (69)

A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), em parceria com o Sebrae -PE, encerrou seu calendário de capacitações do ano com a realização do Seminário Avança Agreste, no dia 30 de novembro, no Centro de Convenções Djalma Farias Cintra/Senac. Empresários e colaboradores que atuam em Caruaru e região foram capacitados para pensar o setor de vendas das empresas estrategicamente e aumentar a competitividade das empresas que representam no mercado. Para isso, conheceram segredos da negociação, através de técnicas fornecidas por dois especialistas no assunto: Eduardo Maróstica e Fabrício Medeiros.

O diretor regional da Fiepe, Andrerson Porto, falou da importância do conhecimento para superar o período de recessão da economia brasileira e seus efeitos negativos nos setores produtivos. “Discutir os temas vendas e negociação é muito importante para que as empresas do Agreste pernambucano não fiquem estagnadas, especialmente neste momento econômico que ainda estamos atravessando. O desenvolvimento somente é possível através do conhecimento e este é o foco da Fiepe com a realização do Seminário Avança Agreste”, destacou. A convite da Federação, o evento teve como mestre de cerimônia e mediador Diogo Veloso, da Aika Experiência Empresarial.

Dando início às apresentações, a diretora de Marketing do Grupo Moura, Andréa Lyra, compartilhou com os inscritos o case de sucesso da empresa que já tem uma história de 60 anos no mercado. A palestrante falou do trabalho do Grupo Moura para alinhar o crescimento da marca e, ao mesmo tempo, contribuir com a melhoria da cidade de Belo Jardim, onde está sediada sua fábrica. A cultura empresarial e a governança corporativa, que foram implantadas ao longo dos anos e auxiliaram na evolução da Moura, que vem sendo passada de geração em geração, também foram assuntos debatidos pela colaborada para servirem de referência às empresas participantes, principalmente as familiares, que são comuns na região.

Em seguida, sob o mote da “Inteligência Comercial em Vendas”, foi a vez de Eduardo Maróstica, que tem Pós-Doutorado na Flórida, é sócio-diretor de uma empresa de consultoria empresarial com experiência em Mercadologia e avaliador MEC para o Conselho Estadual de Educação. “As crises são históricas e afetam o mercado como um todo. Em momentos de dificuldade, o grande desafio é reinvestir nos negócios, mas, a maioria, opta apenas por reclamar. Se o gestor não está disposto e inclinado à mudança, o time dele não o fará. Então, os empresários, de modo geral, devem investir na companhia, fomentar novos relacionamentos, expandir os canais de vendas e capacitar as equipes. Falta, por parte das instituições, mostrar ao colaborador o que se espera dele e verificar o colaborador como um personagem ativo e não meramente um funcionário, prepará-lo, comunicar adequadamente, firmar uma parceria. Muitas vezes, quem está na linha de interação não é o gestor, e sim o colaborador, então ele tem que ser bem treinado”, alertou o consultor.

Encerrando o Seminário Avança Agreste, Fabrício Medeiros, abordou o tema “Vendas Express”. Conhecido como o “faca na caveira”, o especialista que é treinador internacional de Vendas do Facebook Go da América Latina e palestrante de Vendas e Negociação do Google Brasil, foi enfático: “O maior erro que os empresários comentem nos dias de hoje é achar que investir em capacitação é uma despesa. Na verdade, é um investimento que vai trazer retorno. Quanto mais o empresário investir na sua equipe, mas retorno ele terá. Os líderes precisam treinar as equipes para um melhor atendimento, uma venda mais técnica, mais consultiva. O que pode fazer a diferença é, justamente, as pessoas. É necessário também ampliar as vendas, através da abertura de novos canais. Hoje com a internet e a globalização, o mercado não precisa ser só o nacional, pode-se expandir. Às vezes, as pessoas se fecham nas suas produções e esquecem que o mundo se abre pra elas, através de clientes que podem ser conquistados em qualquer lugar. Pensem e em novos canais de vendas. Se seu produto é bom e tem um preço competitivo, por que se limitar?”, finalizou.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *