Vereadores de Caruaru vão à SDS pedir combate à violência

Wagner Gil

Na manhã da última terça-feira (21), uma comissão, formada por cinco vereadores – Marcelo Gomes (PSB), Bruno Lambreta (PDT), Galego de Lages (PSD), Sérgio Siqueira (PTdoB) e Pierson Leite (PSD) -, foi até a sede da Secretaria de Defesa Social do Governo do Estado, no Recife, pedir apoio e urgência no combate à violência em Caruaru. Entre os apelos estava a transformação do 4º Batalhão de Polícia Militar para ser exclusivo para a cidade.

Em Caruaru, nos dois últimos anos o número de homicídios vem batendo tristes recordes com 203 mortes em 2015 e mais de 230 no ano passado. Este ano já foram assassinadas quase 40 pessoas (37), até a manhã da quarta-feira (22), e, apesar da mudança de comando, a cidade não teve aumento de efetivo ou algum tipo de ação que ajudasse a diminuir os índices de violência.

“Foi uma reunião rápida, mas muito boa. O secretário da SDS, Ângelo Fernandes Gioia, nos atendeu muito bem, apesar de toda agitação que ocorreu no Recife devido ao assalto na sede de uma empresa de transporte de valores, onde foram levados mais de R$ 60 milhões”, disse Sérgio Siqueira.

Para Bruno Lambreta, o momento é delicado e a violência não está instalada apenas em Caruaru. “O crescimento da criminalidade está ocorrendo em todo país e nós precisamos dar um basta nisso. Acho que o aumento do efetivo na cidade já representa uma vitória. O secretário lembrou que está sendo concluído um concurso com 1,5 mil novos PMs e Caruaru vai ganhar um reforço no que diz respeito a efetivo”, comentou o pedetista.

Galego de Lages, que é aliado do deputado Tony Gel (PMDB), disse que tem conversado com o parlamentar sobre esse assunto. “Tony tem conversado com o governador e com o vice sobre a possibilidade de deixar o 4º BPM exclusivo para Caruaru, mas, antes disso, precisamos e deveremos ter ações que combatam a criminalidade. O combate à violência é uma prioridade de todos”, afirmou o edil.

Para o presidente da Comissão de Segurança, Marcelo Gomes, os vereadores estão procurando dar sua contribuição ao município e ao Estado, a partir do momento que a comissão foi criada. “Agora o Poder Legislativo está inserido no combate à violência”, finalizou.

A deputada Laura Gomes, que intermediou o encontro com a SDS, também participou da audiência na qual, mais uma vez, reforçou a necessidade da reabertura do plantão da Delegacia da Mulher nos fins de semana.

Segundo ela, a informação passada é de que a Delegacia da Mulher terá seus plantões restabelecidos assim que o Estado colocar em prática a contratação de policiais civis aposentados para atuar na burocracia da Polícia Civil e, assim, disponibilizar agentes para os plantões de fim de semana. “A lei já foi aprovada e agora se trata de viabilizar as contratações”, disse.

A melhor novidade destacada pelo secretário da SDS foi a ordem de serviço, em breves dias, para a reforma das instalações do Batalhão da Polícia Militar, a fim de abrigar a Rocam, a Cavalaria e a Companhia de Cães, com o objetivo de tornar a unidade de atuação exclusiva em Caruaru. O titular da pasta também informou que ainda neste semestre haverá reforço do contingente policial da cidade, com algumas centenas de soldados que, no momento, se encontram em treinamento.

 

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *