Hemope faz campanha para ampliar número de doadores

Wagner Gil

Mais uma vez o Hemope Caruaru realiza sua tradicional campanha para garantir estoque de sangue durante o período carnavalesco, onde a procura aumenta de forma considerável por vários motivos. A unidade local, que funciona na Avenida Oswaldo Cruz, atende todas as 32 cidades ligadas à IV Regional de Saúde, além de municípios como Palmares e Limoeiro, que estão com seus bancos de sangue fechados. O de Palmares está desde 2010, quando ocorreu uma grande cheia, devastando parte da cidade.

De acordo com uma das coordenadoras na área de captação de novos doadores, Maria Menezes, existe uma necessidade maior pelos grupos sanguíneos negativos, onde os estoques estão mais em baixa. A-, B- e O- estão entre as prioridades, mas isso não que dizer que os outros grupos estão com o produto sobrando. “Pelo contrário, temos uma necessidade permanente de crescer a quantidade de doadores. Por isso estamos sempre procurando ampliar esse banco de doadores aqui em Caruaru. Atendemos a necessidade de toda região, além de cidades que estão fora de nossa área de cobertura”, argumentou.

Atualmente o Hemope tem uma campanha para ampliar o seu banco de doadores com o tema ‘As doações de sangue também precisam crescer’. No folder que é distribuído pela instituição, alguns números são apresentados, entre eles o aumento nos transplantes (84%), atendimentos de urgência (627%) e cirurgias (619%).

“Isso aqui (doação de sangue) representa mais que um gesto de solidariedade”, disse o representante comercial Ednaldo Ferreira, que há 20 anos é doador. A contadora Juliana Silva também deu uma pausa no trabalho para doar sangue. “Esta é a quarta vez e, sempre que tiver condições, estarei aqui para ajudar. Na primeira vez eu doei para ajudar uma pessoa que estava se operando. Depois vi a campanha e passei a vir espontaneamente”, comentou.

Funcionando de segunda a sexta, das 7h30 às 12h, e das 13h30 às 17h, o Hemope Caruaru recebe a maioria dos doares de forma espontânea. “Já faz dez anos que sou doador. Primeiro vim aqui porque um amigo iria se operar e fizeram uma campanha. Depois fiquei de voltar com assiduidade e sem esperar um chamado. É um gesto de amor”, disse o autônomo Fábio Gouveia. Ele faz uma média de três doações por ano.
CONDIÇÕES BÁSICAS PARA DOAR SANGUE

Para doar sangue é preciso estar com a saúde em dia, apresentar documento com foto e ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsáveis. Algumas recomendações são importantes para o dia da doação, entre elas não doar sangue em jejum, fazer um mínimo de seis horas de repouso antes da doação, não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes e evitar fumar pelo menos duas horas antes.

Alguns grupos de pessoas são proibidos de doar, entre eles quem tiver diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, mulheres que estejam amamentando e pessoas que tenham doenças transmissíveis como Aids, sífilis e doença de Chagas. O sangue doado é separado em diferentes componentes, como plaquetas, plasma e hemácias, e, desta forma, beneficia mais de um paciente com um único doador.
ESTUDANTES ENGAJADOS

Também com o intuito de ajudar o Hemope, principalmente nesta época de Carnaval, o projeto de extensão Doação e Ação, que é coordenado pelo professor Fabrício Andrade, realizou mobilização na última quinta-feira (23), no Marco Zero de Caruaru. A equipe, composta por estudantes dos cursos de Biomedicina, Enfermagem e Farmácia, atuaram na captação de doadores para a unidade local.
Saiba mais sobre as principais dúvidas dos doadores:

Qual é a quantidade de sangue coletada em cada doação?
Em cada doação, são coletados aproximadamente 450 ml de sangue.

A quantidade de sangue coletada a cada doação vai afetar minha saúde?
Não, porque na doação de sangue se retira menos do que 10% do volume sanguíneo total de um adulto, por esse motivo só é permitida a doação por pessoas acima de 50kg.

Quanto tempo demora para que meu organismo reponha a quantidade de sangue coletada na doação?
O plasma é reposto em algumas horas, as plaquetas se restabelecem em alguns dias, e as hemácias demoram alguns meses. Por esse motivo, a doação de sangue só deve ser realizada a cada 90 dias para os homens e 120 dias para as mulheres.

Por que os homens podem doar sangue a cada três meses e as mulheres a cada quatro meses?
Devido à reposição dos estoques de ferro, que nas mulheres é mais demorada em virtude das perdas durante os ciclos menstruais.

O que é doação de plaquetas por aférese?
É uma doação seletiva, onde um pequeno volume de plasma e, prioritariamente, as plaquetas são retiradas do doador através de uma máquina (separador celular). Esse procedimento pode ser realizado com intervalos de 48h. Não há prejuízo na doação de plaquetas sistemática, sendo possível ser realizado duas vezes por semana, quatro vezes ao mês e até 24 vezes ao ano, isso devido à perda plasmática durante a doação.

O material usado na doação de plaquetas é mesmo seguro?
Sim, todo o material usado, inclusive os kits são estéreis, descartáveis e apirogênicos (não causam febre).

Se eu doar sangue uma vez, sou obrigado a doar de novo?
Não. A doação de sangue é um ato solidário e voluntário que depende da iniciativa de cada cidadão, e o retorno é o entendimento de que só nós somos a única fonte desse produto.

Corro algum risco de contaminação doando sangue?
Não. Todo o material utilizado é estéril, de uso único e descartável.

Posso apresentar alguma reação doando sangue?
Raramente acontece e, na maioria das vezes, está relacionada com a ansiedade. As reações mais frequentes são queda de pressão, sensação de desmaio, náuseas e hematomas no local da punção. Mais raramente os doadores podem apresentar vômitos e convulsões. Caso haja alguma reação, no local da coleta de sangue há sempre uma equipe preparada para atender a qualquer intercorrência.

 

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *