“Vestir ainda mais a camisa está entre as dicas”, diz consultor

eugc3aanio-sales

Se a crise econômica vem estimulando o número de demissões no território nacional, o mesmo também pode ser dito em relação ao quantitativo de companhias fechadas. De acordo com o último levantamento da Boa Vista SCPC, no intervalo de janeiro a abril deste ano, o volume de falências decretadas no país cresceu 30,8% no comparativo com os quatro primeiros meses de 2014. Em entrevista ao Blog do Wagner Gil, o consultor e palestrante empresarial, Eugênio Sales, recomendou uma série de medidas que devem ser colocadas em prática pelas empresas no intuito de espantarem a crise.

Pedro Augusto

Dicas

“Ao longo dos anos, o brasileiro sempre teve de superar algumas crises no país, entretanto todas elas são diferentes. A atual vem causando diversos efeitos negativos, em todos os setores econômicos, porém não é o momento de se desesperar. Ministro várias palestras para as empresas do setor varejista local e recomendaria a elas a uma dose a mais de injeção de ânimo. Não adianta tratar o funcionário mal, tampouco assustá-lo com a possibilidade de demissão, já que isso não vai levar a nada. O que tem de se fazer mesmo é estimulá-lo ainda mais para que ele o ajude a superar da melhor maneira possível essa situação.”

Investimentos

“Essa crise está forte e demorará certo tempo para acabar. Sendo assim, é importante que os comerciantes procurem adotar algumas ações que possibilitem o acréscimo nas suas lucratividades. Uma das formas mais eficazes se refere à realização de treinamentos, até porque na medida em que os trabalhadores são estimulados através do repasse de mais conhecimento, eles tendem a render ainda mais. Promoção de encontros motivacionais e a estipulação de metas mensuráveis também costumam ajudar. Em paralelo, o atender bem ao cliente continua sendo uma das principais armas para o comerciante obter êxito em sua atividade.”

Projeções

“Não adianta cortar tudo, ou seja, realizar demissões, não investir em novos produtos, deixar de fazer campanhas de marketing, pois os resultados não irão surgir. Para se obter resultados diferentes, necessita-se ter atitudes diferentes. O Brasil retomou um pouco do fôlego após o primeiro balanço da Petrobras e deve colher saldos mais animadores neste segundo semestre. Desta forma, é importante que os lojistas mantenham o foco em todos os aspectos já citados e continuem de mãos dadas com os seus funcionários. Até porque, mesmo com a crise, observamos que várias empresas têm faturado alto no cenário local, enquanto que outras estão à beira da falência. Isso porque, estas últimas não têm tentado fazer o diferencial.”

Trabalhadores

“Tivemos a oportunidade de recomendar algumas dicas às empresas, agora faremos o mesmo com os funcionários. Neste momento de turbulência, o ‘vestir a camisa’ está exercendo um papel ainda mais importante. Atender bem o cliente, manter o bom relacionamento com os demais colegas e tentar sempre manter-se otimista são outros aspectos que precisam ser adotados. De forma alguma se pode abaixar a cabeça.

Palestras

Como o cenário está difícil em todo o país, atualmente estamos rodando por todas as regiões, com palestras para tentar superar a crise. Uma delas corresponde ao “Atendimento de Alto Impacto”, que visa demonstrar a importância do cliente para o sucesso da empresa. Todos os proprietários e funcionários precisam respirar as suas necessidades. Quem tiver interesse de contratar os nossos serviços deverá entrar em contato pelos telefones (081) 3723-8256, 99936-7126 ou 99417-0454.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *