Vila Canaã será símbolo do governo

Após a posse do secretariado, Raquel Lyra, Rodrigo Pinheiro e vereadores da base visitaram a Vila Canaã, que fica localizada na divisa do município de Toritama, às margens da BR-104. Ela convocou ainda o prefeito de Toritama, Edilson Tavares. Lá, os dois assinaram um protocolo de intenções em benefício da comunidade. “Vamos fazer uma parceria entre as duas cidades que traga ações de infraestrutura urbana e que envolva pavimentação, drenagem, saneamento e iluminação, além de projetos que contribuam com as potencialidades locais e que gerem renda para a comunidade”, disse Rodrigo Pinheiro.

Raquel, que já esteve na comunidade há dois anos, falou sobre suas intenções com a Vila Canaã. “Esse projeto foi pensado, no nosso Plano de Governo, para que possamos mudar a situação de vida dessa localidade”, disse. “Ter a cidade de Caruaru representada na sua pessoa como parceira para cuidarmos dessa comunidade me deixa extremamente feliz,” complementou Edilson Tavares. “Estou muito feliz em saber que a prefeitura vai dar uma atenção maior aos moradores da Vila Canaã”, afirmou a agente comunitária de Saúde, Socorro Ribeiro, que recebeu a equipe da prefeitura na localidade.

A prefeita Raquel se sensibilizou com a situação do vilarejo em 2014, quando esteve no local acompanhada pelo senador do Distrito Federal, Cristóvam Buarque. Durante a visita, os dois viram as péssimas condições de infraestrutura e das pessoas que moram lá. Além de andar pelas ruas da comunidade, os dois foram na casa de uma família, que em 2004 foi visitada pelo então presidente Lula.

A ideia era ver como estavam aquelas pessoas dez anos depois e como a criação dos programas sociais, a exemplo do Bolsa Família, havia influenciado na vida dessa família. O destino parece ser o mesmo dos pais, com adolescentes deixando a escola para ter que trabalhar em busca do sustento. Alguns jovens viraram delinquentes, com um chegando a ser ferido em uma das rebeliões que ocorreram em 2014 na Funase.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *