Zona Rural de Gravatá recebe mutirão de combate ao Aedes

unnamed (4)

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, realiza na comunidade rural de Telha Branca e no distrito de Russinhas, uma ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti. No local, os Agentes de Combate a Endemias fazem um mutirão de limpeza e disponibilizam tratamento com larvicida, bloqueando os focos do mosquito com a bomba de Ultra Baixo Volume (UBV).

O objetivo é acabar com os possíveis focos do mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus. Para isso, desde o ano passado, foi iniciada a campanha Gravatá na Luta contra o Aedes Aegypti.

Nas localidades rurais o número de casos registrados tem aumentado. Por isso, além do tratamento, a equipe está realizando um trabalho educativo com orientações e panfletos. No processo, a ajuda dos moradores, quanto a manutenção da limpeza das áreas onde, atualmente, existem entulhos, é de fundamental importância.

A secretária de Saúde, Adelaide Caldas, falou sobre a ação que é realizada em toda a cidade e tem combatido os focos do mosquito. “Nós iniciamos a campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti, ano passado, em dezembro. Passamos por comunidades críticas no município como, por exemplo, os bairros Maria Auxiliadora e Área Verde”, explicou a secretária, ao destacar que, a equipe da Vigilância Ambiental, junto com a equipe da Secretaria de Saúde, também já passou pela feira livre de Gravatá para orientar os feirantes e a população que circula no local. Na ocasião, eles foram orientados no cuidado com o armazenamento de água para que não venha a ser um possível foco do mosquito.

Em Gravatá, a campanha de combate ao Aedes Aegypti é uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde, Governo, Infraestrutura, Desenvolvimento Sustentável, Educação e Assistência Social.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *