FIQUE ATENTO — Secretaria da Mulher realiza IV edição do Mães no Monte com serviços gratuitos e ações de cuidado às mulheres

Em alusão ao mês das mães, a Secretaria da Mulher de Caruaru realiza, nesta quinta-feira (7), a IV edição do Mães no Monte. O evento acontece a partir das 15h, no Monte Bom Jesus, reunindo uma programação especial dedicada ao cuidado, à valorização e ao bem-estar das mães.

Durante a programação, o público contará com atendimentos na área de saúde, práticas integrativas, vacinação, orientações sociais, além de atividades de lazer, como aulão de dança. Também haverá distribuição de mudas e ações educativas, promovendo um ambiente de integração e convivência.

A iniciativa tem como objetivo acolher cerca de 200 mulheres, proporcionando um momento de atenção e cuidado por meio da oferta de serviços gratuitos, contribuindo para a qualidade de vida dessa população. A ação também reforça a importância de aproximar ainda mais as mulheres dos serviços e direitos disponíveis no município, fortalecendo sua autonomia.

DE RECIFE PARA A EUROPA: ARTE E LITERATURA ENALTECEM A CULTURA PERNAMBUCANA

Radicadas na Escócia, a artista plástica Gil Kozicka e a escritora Fabiana Magalhães ampliam a presença de Pernambuco em circuitos internacionais.

Levar Pernambuco para o mundo tem sido um propósito na trajetória de duas amigas recifenses que decidiram transformar talento em representação cultural. Radicadas na Escócia, Gil Kozicka e Fabiana Magalhães vêm consolidando seus nomes no circuito artístico e literário europeu, ocupando espaços estratégicos de visibilidade sem romper com suas origens.

As duas pernambucanas fazem questão de reafirmar, em cada projeto, evento ou publicação, a identidade nordestina como parte central de suas narrativas pessoais. Essa conexão aparece de forma espontânea nas obras assinadas por ambas. Seja nas referências estéticas, nas memórias afetivas, na valorização da língua portuguesa ou na defesa de histórias reais que dialogam com o mundo.

A artista plástica Gil Kozicka tem utilizado seu talento como linguagem universal. Ela é coautora do livro “Mulheres que Cruzaram Oceanos” e assina a ilustração da capa desde a edição de 2025. “Minha arte nasceu no Recife e me inspira através das cores e força cultural da minha terra. Estar em espaços internacionais levando essa identidade é uma forma de mostrar que Pernambuco tem potência artística para dialogar com o mundo inteiro”, diz a artista que produz, incansavelmente, vários quadros com a temática da mulher nordestina.

Paralelo à sua carreira profissional como especialista em radiestesia terapêutica, Fabiana Magalhães integra obras que ampliam a visibilidade de mulheres brasileiras no exterior. Ela também é uma das coautoras da coletânea “Mulheres que Cruzaram o Mundo”.

Para Fabiana, participar desse movimento literário possibilita a conexão de narrativas sobre superação, reinvenção, pertencimento e desafios enfrentados no dia a dia por mulheres que moram na Europa. “Viver fora do Brasil me fez compreender ainda mais o valor das minhas raízes. Cada palavra escrita carrega minha história, mas também a responsabilidade de manter viva a cultura de onde vim. Pernambuco sempre estará presente em tudo o que produzo”, destaca Fabiana.

A atuação das duas artistas e amigas tem ganhado relevância pelo alcance internacional. O livro já circulou por instituições e espaços de prestígio como a Embaixada do Brasil em Berlim, os consulados brasileiros em Londres e Edimburgo, o Carrousel du Louvre, em Paris, e a London Business School.

Mais do que participações pontuais, Gil Kozicka e Fabiana Magalhães vêm construindo, ao longo dos anos, uma trajetória de sucesso em espaços importantes. No mês passado, as recifenses expuseram no 40º Salão Internacional de Literatura de Genebra, na Suíça, uma das feiras mais relevantes de intercâmbio cultural no mundo.

A agenda internacional das recifenses teve mais novos capítulos importantes no mês passado. No dia 22 de abril, elas participaram de evento literário no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Real, em Portugal, realizado com apoio da própria Câmara, do Conselho de Cidadania dos Países Baixos, da Embaixada do Brasil em Haia e da FELP (Festa Literária da Língua Portuguesa — Países Baixos).

Já no último dia 25, a programação seguiu para a cidade de Utrecht, na Holanda, em um novo encontro literário. Em ambos os eventos, o objeto foi o lançamento da IV edição do livro “Mulheres que Cruzaram Oceanos”. Segundo Gil Kozicka e Fabiana Magalhães, os planos culturais não encerraram. As duas asseguram novos projetos que serão realizados até o final do ano.

ATENÇÃO EDITORES:
Crédito das fotos: Douglas Puhl

GASTRONOMIA — Quando o elo entre mãe e filha tem sabor

A chef de cozinha Vânia deu continuidade ao restaurante criado pela mãe e repete as receitas de dona Amara. O guisado de alcatra temperado com vinagre Minhoto é um sucesso na cozinha afetiva

O domingo das mães (10/05) está se aproximando. E com a data, vem as lembranças e memórias afetivas. A cozinha, por exemplo, é um lugar que guarda histórias, boas risadas, afeto e receitas. E foi justamente a comida que aproximou Vânia dos Santos à sua mãe. A empreendedora era criança quando via dona Amara cozinhar e sentia o aroma se espalhar pela casa inteira.

O dom em cozinhar e a necessidade de sustentar a família conduziram dona Amara pelo caminho do empreendedorismo: ela ficou à frente do Cantinho da Amara por mais de 15 anos. A filha Vânia acompanhou a trajetória e aprendeu sobre negócios com a mãe.

Depois de muito trabalho e já com uma clientela fiel, dona Amara morreu em 2014, mas deixou as receitas como legado e seu “Cantinho” ainda vive. Atualmente, Vânia toca os negócios no restaurante, no bairro de Afogados, zona oeste do Recife, com o mesmo ‘jeito Amara de ser’: carismática e com o dom da culinária.

E essa trajetória não é isolada: de acordo com dados do IBGE (2024), o empreenderismo entre mães a filhas é uma das formas de gerar novas empresas familiares que, no Brasil, representam cerca de 90% do mercado empresarial.

Mas os dados são apenas um detalhe, já que o segredo mesmo está no capricho e na perpetuação da culinária. Durante a trajetória, Vânia aprendeu uma receita com a mãe que marcou sua vida: o Guisado de Alcatra.

Anote aí:

Guisado de Alcatra

Ingredientes:

1kl de alcatra cortada em cubos.
2 colheres de sopa de vinagre Minhoto
3 dentes de alho amassados
1 cebola grande picada
1 tomate picado
1/2 pimentão picado
2 colheres de sopa de óleo ou azeite
1 colher chá de colorau
Sal e pimenta a gosto
Cheiro verde a gosto
2 xícaras de água
2 batatas cortadas (opcional)
1 cenoura em rodelas (opcional)

Modo de preparo:

1 – Tempere a carne com o vinagre Minhoto, alho, sal e pimenta do reino. Deixe descansar por pelo menos 20 minutos.

2 – Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola até dourar.

3 – Adicione a carne e deixe selar bem, mexendo até ficar douradinha.

4 – Acrescente o tomate, pimentão e colorau e misture bem.

5 – Coloque água, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio (de 30 a 40 minutos). Depois adicione a batata e a cenoura e cozinhe. Finalize com cheiro verde.

Dica: o vinagre Minhoto ajuda a quebrar a fibra da carne, deixando o guisado mais macio.

Minhoto.

O grupo Raymundo da Fonte completa 80 anos e sente orgulho de contar histórias como a de Vânia e Dona Amara — uma história que tem o Vinagre Minhoto como um participante fiel deste forte elo que une mãe e filha, algo que atravessa gerações.

Cine Sesc apresenta filme baseado em clássico da literatura nacional, em Caruaru

Começa nesta quarta-feira (06/05) mais uma programação do Cine Sesc, em Caruaru. A produção que abre a nova agenda de filmes é “Meu Pé de Laranja Lima”, de Marcos Bernstein (Brasil, 2012), baseado no clássico romance de José Mauro de Vasconcelos, publicado em 1968. A exibição começa às 15h, no Teatro Rui Limeira Rosal. A entrada é gratuita.

O filme apresenta Zezé, um garoto de oito anos que, apesar de levado, tem bom coração. Leva vida bem modesta, devido ao fato de seu pai estar desempregado há bastante tempo, e tem o costume de ter longas conversas com Minguinho, o pé de laranja lima que fica no quintal da casa onde mora e que o adotou como amigo. O longa tem classificação indicativa de 10 anos.

Ainda na quarta (6), a sessão noturna traz “Que Horas Ela Volta?”, um grande sucesso de Anna Muylaert (Brasil, 2015), com Regina Casé, Camila Márdila e Karine Teles. Com classificação indicativa de 12 anos, o filme será exibido às 19h30, também com entrada gratuita.

Depois de uma pausa de duas semanas, O Cine Sesc retorna no dia 27, com mais dois filmes nacionais. Na sessão das 15h, o público infantil assiste à animação “Placa Mãe”, de Igor Bastos (Brasil, 2023), que apresenta a androide Nadi. Ela conquista a cidadania brasileira e passa a ter o direito de adotar duas crianças: David e Lina. Mas, um mal-entendido acontece durante a adoção, e o menino foge, com medo de se separar de Lina. Enquanto o garoto lida com os perigos da cidade, Nadi corre para encontrá-lo.

Às 19h30, será a vez de “Xica da Silva”, um clássico de Cacá Diegues (Brasil, 1976 – 16 anos), baseado na obra literária de João Felício dos Santos, publicada também em 1976. No elenco, Zezé Mota, que dá vida à personagem título do filme, Walmor Chagas, José Wilker e Altair Lima. A trama se passa na segunda metade do século XVIII, quando João Fernandes, representante da corte portuguesa, apaixona-se pela escrava negra Xica da Silva e a transforma na Rainha do Diamante, satisfazendo todos os seus desejos extravagantes.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns, além do Espaço Sesc no Shopping Boa Vista, no Recife, e o Centro Cultural Sesc Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

Serviço: Cine Sesc, no Sesc Caruaru
Datas: 6 e 27 de maio
Local: Teatro Rui Limeira Rosal (Rua Rui Limeira Rosal, s/n, Petrópolis)
Entrada gratuita
Informações: (81) 3721-3967 (Whatsapp)

Programação
Quarta (06/05)
15h | Meu Pé de Laranja Lima (classificação indicativa 10 anos)

Quarta (06/05)
19h30 | Que Horas Ela Volta? (classificação indicativa 12 anos)

Quarta (27/05)
15h | Placa Mãe (classificação indicativa Livre)

Quarta (06/05)
19h30 | Xica da Silva (classificação indicativa 16 anos)

Caruaruense Heitor Tabosa conquista título sul-americano de CrossFit com equipe pernambucana

O atleta caruaruense Heitor Tabosa celebrou neste fim de semana uma importante conquista no esporte ao se tornar campeão sul-americano de CrossFit com a equipe pernambucana Bunker, durante a Copa Sur Experience 2026, realizada entre os dias 1º e 3 de maio, na Arena Multiuso de São José, em Santa Catarina.

A competição reuniu alguns dos principais nomes do CrossFit da América do Sul e exigiu alto desempenho físico e estratégico dos competidores. Ao longo das provas, Heitor teve atuação consistente e foi um dos destaques da equipe pernambucana, contribuindo diretamente para a campanha que levou o Bunker ao topo do pódio.

Com força, resistência, técnica e trabalho em equipe, o time construiu uma trajetória sólida até a grande final, encerrada no último sábado (2), consolidando Pernambuco como referência na modalidade. A conquista também reforça o crescimento do CrossFit no Nordeste e coloca em evidência talentos locais, como o caruaruense Heitor Tabosa, que agora soma ao currículo um título de peso no cenário sul-americano.

Operação Mirante IIII mira tráfico e organização criminosa em Altinho

A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, na manhã desta terça-feira (5), a Operação de Polícia Judiciária denominada “Mirante IIII”, coordenada pela unidade policial de Altinho, vinculada à Diretoria Integrada do Interior I (DINTER I), Área Integrada de Segurança (AIS 14).

A ação teve como objetivo o cumprimento de 12 mandados de busca domiciliar e um mandado de prisão no município de Altinho, no Agreste pernambucano. Segundo a corporação, a operação mobilizou cerca de 60 policiais civis das AIS 14 e 17, além do apoio da guarnição de cães do 1º BIESP, uma equipe do 4º BPM e o suporte de drone da Guarda Civil Municipal de Toritama.

De acordo com a Polícia Civil, as investigações foram iniciadas em 2026 e têm como foco o combate a crimes como MVI (Mortes Violentas Intencionais), tráfico de drogas e atuação de organizações criminosas na região.

A corporação destacou que a operação reforça o compromisso da Polícia Civil de Pernambuco com a efetividade das investigações e o fortalecimento da segurança pública, buscando ampliar a confiança da população no trabalho policial realizado no interior do Estado.

Na gestão de Rodrigo Pinheiro, Ceaca bate mais um recorde e registra crescimento expressivo no primeiro trimestre de 2026

A Central de Abastecimento de Caruaru (Ceaca) iniciou 2026 com desempenho positivo, refletindo o fortalecimento das atividades e o aumento da movimentação no primeiro trimestre. O projeto Ceaca Alimenta apresentou crescimento contínuo nas doações: foram 13 toneladas em janeiro, 14 em fevereiro e um salto para 23 toneladas em março, beneficiando instituições de caridade e filantropia.

Na comparação com o mesmo período de 2025, os resultados evidenciam a expansão das ações e maior capacidade de arrecadação e distribuição. Além disso, os dados financeiros reforçam o bom momento da central, que registrou receita total de R$ 1.744.736,94 e resultado positivo de R$ 377.439,42 no trimestre.

A comerciante Paula Gomes, que atua há mais de 25 anos no local, destaca a evolução da central: “A Ceaca melhorou muito nos últimos anos, com localização, limpeza, estacionamento e organização. Isso tem refletido diretamente nas vendas, porque os clientes ficam mais satisfeitos”.

Funcionando 24 horas, a Ceaca atende atacado e varejo, com ampla oferta de frutas, verduras, hortaliças e temperos, mantendo-se como referência no abastecimento regional. Localizada na BR-104, no bairro Cidade Alta, em Caruaru, a central segue ampliando seu papel no fortalecimento da economia local e no apoio social.

Em ritmo acelerado: o empresário e pré-candidato a deputado estadual Moacir Bezerra Filho intensifica agenda pelo estado

Em Carpina, na Zona da Mata Norte, o empresário e pré-candidato a deputado estadual Moacir Bezerra Filho esteve nesta segunda-feira (04) visitando suas bases e concedendo entrevista à imprensa local.

O empresário também se encontrou com várias lideranças locais e com o ex-vereador Antônio Guerra que apoiará Moacir na sua caminhada até a Alepe.

“Eu conheço Carpina. É uma cidade que a gente frequenta, temos amigos aqui, empresários e estamos à disposição do povo de Carpina para construir um projeto pra Mata Norte e levar ele para a Assembleia Legislativa de Pernambuco,” comentou Moacir ao blog do Carlos Peruca.

Bom Conselho

Nesta terça-feira (05) Moacir esteve na cidade de Bom Conselho, onde foi recebido pelo coronel da Polícia Militar Boanerges e seu grupo político que apoiam a sua pré-candidatura. Ainda na cidade do Papacaça, Moacir concedeu entrevista na rádio Papacaça FM aos apresentadores Patrick Oliveira, André Neto e Daniely Cabral, e destacou a importância de investimentos estratégicos para a cidade de Bom Conselho e para o Agreste Meridional. Bezerra também enfatizou a importância de investimentos em segurança pública na região.

Entrevista

Durante a entrevista, questionado sobre o desejo de concorrer, pela primeira vez, a um mandato eletivo, Moacir relatou que “desde os meus 14 anos de idade, eu frequento os grupos políticos da minha cidade. Desde jovem, atuava na política e, nessa convivência desde a adolescência, despertou em mim o desejo de contribuir com a minha região do Agreste Meridional. Na política, não é uma vontade pessoal. É um projeto de grupo. Eu tenho defendido um novo projeto para o Agreste Meridional de Pernambuco.”

Questionado sobre qual linha seguirá na disputa pelo governo do estado, Moacir foi enfático e afirmou: “Minha linha é o povo!”

“A minha linha é o povo! A primeira linha que devo seguir é o povo. Quem esquece da ponta, está fadado ao fracasso. A minha prioridade é o povo”, afirmou Moacir, que também ratificou que seguirá a orientação do seu partido.

“O meu partido está alinhado com o projeto de eleição do ex-prefeito do Recife, João Campos. E, nós estamos sob a liderança do nosso presidente estadual do partido, Raul Henry. Seguiremos a orientação do partido.”

Moacir Bezerra Filho, mais uma vez, destacou-se como um entusiasta da transformação digital no setor público. Para ele, a adoção da Inteligência Artificial (IA) e de tecnologias não é apenas uma escolha modernista, mas uma necessidade urgente para garantir eficiência, transparência e, acima de tudo, resultados práticos para a sociedade.

No campo da segurança, Moacir defende que a tecnologia deve atuar como um braço direito das forças policiais e de fiscalização. Ele também defendeu o uso de inovação tecnológica na educação, saúde e agricultura.

Governadora Raquel Lyra anuncia repasse de R$ 1,2 milhão em Benefício Eventual Emergencial para os 27 municípios em situação de emergência

Durante agenda em Brasília, nesta terça-feira (5), a governadora Raquel Lyra anunciou o repasse de R$ 1,2 milhão do Benefício Eventual Emergencial para 27 municípios pernambucanos em situação de emergência, conforme o Decreto Estadual nº 60.542, de 2 de maio de 2026. O decreto estadual também foi reconhecido pelo governo federal. Os recursos já foram creditados nas contas das prefeituras nesta terça-feira, assegurando agilidade na resposta às demandas emergenciais. Com os valores, os municípios poderão adquirir cestas básicas, kits de natalidade e de mortalidade, além de conceder auxílio aluguel e distribuir kits de higiene, garantindo assistência direta às populações em situação de vulnerabilidade social.

“Esse recurso já está na conta das prefeituras para ajudar quem mais precisa, com cestas básicas, auxílio aluguel, kits de higiene e apoio às famílias. É ação imediata e cuidado com as pessoas, garantindo dignidade a quem teve sua vida impactada pelas chuvas. Estamos fazendo o que precisa ser feito, porque nenhum pernambucano pode ficar para trás”, enfatizou a governadora Raquel Lyra.

Os recursos foram distribuídos para os municípios de Abreu e Lima, Aliança, Araçoiaba, Buenos Aires, Camaragibe, Goiana, Glória do Goitá, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itambé, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Limoeiro, Moreno, Nazaré da Mata, Olinda, Passira, Paudalho, Paulista, Pombos, Recife, São Lourenço da Mata, São Vicente Ferrer, Timbaúba, Vicência e Vitória de Santo Antão. Os repasses seguiram critérios pactuados na política estadual de cofinanciamento da assistência social.

A secretária da SAS, Andreza Pacheco, destaca que o foco é garantir uma resposta rápida às famílias que mais precisam. “Estamos falando de apoio imediato, de segurança e de dignidade para quem teve sua vida afetada pelas chuvas. Nossa prioridade é agir com rapidez e eficiência, para que cada recurso chegue ao destino certo e se transforme em cuidado, proteção e esperança”, afirmou a titular da pasta.

Os repasses foram feitos do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) para os Fundos Municipais de Assistência Social (FMAS) das localidades atingidas, fortalecendo a rede de proteção e garantindo resposta rápida às populações em maior vulnerabilidade.

Programa Ponte Tech, da Adepe com o Porto Digital, já conectou 164 empresas pernambucanas a mercado nacionais

O programa Ponte Tech, iniciativa do Governo de Pernambuco por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), em parceria com o Porto Digital, segue em uma fase de consolidação em 2026, funcionando como elo entre o ecossistema pernambucano de inovação e grandes mercados consumidores do país.

Com foco na expansão de negócios e na geração de oportunidades comerciais, o programa já ativou 164 empresas pernambucanas — sendo 74,39% startups e 25,6% corporações — em ações que incluem participação em feiras, rodadas de negócios e agendas com potenciais clientes.

A iniciativa surgiu como um desdobramento das estratégias de fomento econômico conduzidas pela Adepe, ampliando o alcance de programas como a Arena de Negócios, uma das principais ativações do festival REC’n’Play.
A proposta do programa é ir além da atração de grandes investimentos estruturantes, tradicionalmente liderada pela agência, e avançar também na oferta de soluções tecnológicas de rápida implementação para empresas de diferentes setores.

Nesse contexto, o Ponte Tech atua como uma curadoria qualificada de soluções desenvolvidas em Pernambuco, conectando demandas reais do mercado — especialmente da região Sudeste — a empresas locais com capacidade de entrega já consolidada.

“O Porto Digital já é referência nacional como ecossistema e nossas startups têm alto nível de inovação e qualidade em suas entregas. Com a expertise da Adepe em captação de investimentos, o Ponte Tech vem acelerar a materialização da nossa autoridade técnica em novos negócios e novas parcerias”, diz Fellipe Sabat, superintendente de Negócios e Produtos do Porto Digital.

Para 2026, o planejamento prevê a participação em pelo menos seis feiras estratégicas em todo o país, além de outras agendas institucionais lideradas pela Adepe. O movimento inclui a preparação das empresas participantes, com treinamentos e orientações voltadas à atuação em mercados mais competitivos.

“É por meio do Ponte Tech que conseguimos criar oportunidades concretas para as startups pernambucanas, conectando a inovação local a grandes vitrines nacionais. O programa amplia o alcance dessas empresas, fortalece a inserção do nosso ecossistema em mercados estratégicos e reafirma a vocação de Pernambuco como um polo de inovação, capaz de integrar tradição e tecnologia para gerar desenvolvimento econômico e social”, destaca Roberta Andrade, diretora-presidente interina da Adepe.
Empresas participantes já relatam avanços em contatos comerciais a partir das agendas realizadas, especialmente em eventos setoriais de grande porte, indicando o potencial do programa como ferramenta de inserção nacional.
A MV, especializada em tecnologia para saúde, teve participação na HealthCare Innovation Show viabilizada pelo programa. “A presença em eventos como esse é estratégica porque conecta executivos que lideram projetos de alto impacto na saúde, atuando nos principais players do mercado. Esse tipo de conexão fortalece pontes e contribui para que a evolução tecnológica no setor aconteça de forma mais integrada, sinérgica e estruturada”, diz Ramon Maia, diretor de negócios da MV.

“Iniciativas como o Ponte Tech precisam ser intensificadas, pois elas de fato abrem portas e promovem o entrelaçamento entre as empresas do Porto Digital e o mercado consumidor, especialmente no segmento B2B. Para nós, a experiência foi excelente: o evento permitiu uma aceleração do processo de confiança naquelas negociações que já tínhamos em andamento, consolidando nossas conexões de mercado”, diz Maristone Gomes, fundador e CEO da Salvus, que impulsiona transformação digital no setor da saúde.

Empresas interessadas em participar do programa podem se inscrever por meio do site do Ponte Tech, preenchendo formulário. Mais informações no email potentech@portodigital.org.