Procon Caruaru e Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis realizam fiscalização em postos do município e coletam amostras para análise laboratorial

Uma ação inédita do Procon Caruaru e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aconteceu entre a última segunda-feira (04) e esta quinta-feira (07) em postos de combustíveis de Caruaru.

Durante a fiscalização integrada, foram coletadas amostras de combustíveis que serão encaminhadas para análise laboratorial, além da verificação da regularidade no fornecimento e armazenamento dos produtos, volumetria, funcionamento das bombas abastecedoras e cumprimento das normas de defesa do consumidor.

A operação também deu continuidade às fiscalizações relacionadas aos reajustes de preços dos combustíveis. Ao todo, 39 postos foram notificados e, até o momento, 19 não apresentaram justificativas plausíveis para os aumentos praticados, resultando na lavratura de autos de infração.

O órgão reforça que as ações seguem acontecendo de forma contínua, buscando garantir mais transparência, segurança e equilíbrio nas relações de consumo.

Fagner dos Animais e Anderson Luiz destacam importância da preservação ambiental em Caruaru

Pedro Augusto/Blog Capital

O novo secretário municipal de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal de Caruaru, Fagner dos Animais, demonstrou já estar inteiramente integrado à gestão de Rodrigo Pinheiro ao gravar vídeo fortalecendo as ações de compensação ambiental no município, com o plantio de mudas de diferentes espécies de árvores.

Ao lado de Anderson Luiz e de estudantes da rede municipal, ele plantou uma muda de pau-brasil no Parque Ambiental Severino Montenegro.

“Estamos aqui realizando este plantio em comemoração ao Dia do Pau-Brasil. A vida é assim: plantamos hoje para colher no futuro. Essa ação também contou com a participação de crianças, reforçando a importância de conscientizar as novas gerações sobre a preservação ambiental”, destacou Fagner.

Anderson Luiz, que esteve sempre integrado às ações de preservação ambiental desenvolvidas pelo governo Rodrigo Pinheiro enquanto secretário de Articulação Política, também comentou a ação da Prefeitura, realizada por meio da Secretaria Municipal.

“Esse é um trabalho muito importante e simbólico, que traz uma reflexão sobre a própria vida. A analogia é justamente essa: assim como na natureza, é preciso plantar e cuidar hoje para colher bons frutos amanhã. Preservar o meio ambiente é investir no futuro e na qualidade de vida de todos”, afirmou Anderson Luiz.

Nesta semana, a Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal está realizando o plantio de 75 mudas de árvores em seis praças municipais. Já no mês de abril, foram plantadas 60 mudas em diferentes áreas urbanas da cidade. Até o fim de maio, um total de 250 novas mudas será plantado no município.

Mudas

Além do plantio realizado pela secretaria, as doações de mudas para a população também vem crescendo, incentivando a arborização urbana e a participação da comunidade nas ações ambientais.

A população interessada pode retirar mudas de árvores diretamente na Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal. A SSB está localizada na Avenida José Rodrigues de Jesus, s/n, bairro Indianópolis, em Caruaru, Pernambuco.

Centro de Caruaru ganha dois novos pontos de ônibus na Avenida Rio Branco

A Autarquia de Mobilidade de Caruaru (AMC) informa que, o centro da cidade passa a contar com mais dois pontos de ônibus, localizados na Avenida Rio Branco, para embarque e desembarque de passageiros.

As linhas de operação na Avenida Rio Branco são:

Coletivo

114 – Nova York

Centro/subúrbio e subúrbio/centro

Tabosa

129 – Lot. José Antônio Liberato
410 – Vassoural/HRA/Santa Rosa
420 – Santa Rosa/HRA/Vassoural
431 – Bairro Agamenon/ Pitombeira
432 – Bairro Agamenon/ Encanto da Serra
449 – Santa Rosa/HRA/Rosanopolis

No sentido subúrbio/centro

Bandeira

107 – Salgado
110 – São José/ Centro Administrativo
117 – Universitário/ Via Luiz Gonzaga
123 – Cidade Jardim*
130 – UFPE
139 – Polo

Centro/subúrbio e subúrbio/centro, com exceção da linha 123 que é apenas centro/subúrbio

SÃO JOÃO 2026 — Prefeitura de Caruaru abre cadastramento para comerciantes do São João 2026 com pré-cadastro on-line

Os interessados devem fazer o pré-cadastro pelo link: www.sefazsj2026.caruaru.pe.gov.br . O acesso estará disponível das 8h às 20h deste sábado, 9 de maio. Ao concluir essa etapa, o comerciante receberá automaticamente o dia e local para comparecimento presencial e finalização do processo.

No atendimento presencial, será necessário apresentar documento oficial com foto, CPF, comprovante de residência atualizado e o valor referente à atividade que deseja comercializar.

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) reforça que apenas quem realizar o pré-cadastro on-line poderá avançar para a etapa presencial, no Galpão da Estação Ferroviária.
O comparecimento na data informada é obrigatório para validação dos dados.

FIQUE ATENTO — Saiba como está a montagem do São João de Caruaru 2026

Caruaru deu início, nessa terça-feira (05), à montagem da estrutura do Maior e Melhor São João do Mundo no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga. O cronograma começou com o fechamento do espaço, etapa necessária para garantir a segurança e o andamento dos trabalhos.

Neste primeiro momento, estão sendo implantadas estruturas de grande porte, como o pavilhão de restaurantes, o camarote institucional e o palco principal, contribuindo para a geração de empregos durante a montagem. Na sequência, os serviços avançam para etapas complementares, como a instalação de barracas e ativações de patrocinadores.

Nos últimos anos, o Município passou a adotar um modelo de contratações mais técnico e estruturado, alinhado à Lei nº 14.133/2021, com foco em planejamento, transparência e controle. Auditorias, decisões do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco e recomendações de órgãos de controle passaram a ser incorporadas aos processos licitatórios, garantindo atualização constante e aprimoramento da gestão. O modelo adotado pelo Município também vem sendo reconhecido pelo TCE-PE como referência na estruturação e condução de licitações públicas.

“É muito gratificante participar da montagem do São João. Daqui a alguns dias, milhares de pessoas vão estar aqui aproveitando a festa, e saber que a gente faz parte disso é motivo de orgulho”, destacou João Silva, um dos trabalhadores envolvidos na montagem da estrutura.

OBRAS DE DESVIO DA PE-145 SÃO CONCLUÍDAS ANTES DO PRAZO

Equipes técnicas do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) realizaram, nesta quarta-feira (6), a liberação da interdição da PE-145, no Km 15, no Agreste.

O trecho havia sido interditado de forma emergencial para garantir a segurança do tráfego.
Um desvio foi implantado na ponte da PE-145, que receberá um novo projeto de requalificação nos próximos meses.

As obras na PE-145 já estavam em andamento e, para garantir a segurança, a ponte recebeu escoramento na estrutura. Devido às chuvas e ao risco de comprometimento estrutural, houve a interdição temporária, cuja previsão de finalização era apenas no domingo.

Com o reforço das equipes e a ampliação dos serviços, os trabalhos foram antecipados.

“A governadora Raquel Lyra determinou o monitoramento das estradas e das pontes estaduais devido às chuvas da última semana. No caso da PE-145, optamos pela interdição para realizar a execução do desvio. Estivemos acompanhando a execução dos serviços e ampliamos as equipes para antecipar o prazo inicial, que era de sete a oito dias, e finalizamos o desvio em quatro”, explica o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Pedro Neves.

O secretário também voltou a destacar o trabalho realizado pela Semobi e pelo DER ao longo dos dias de fortes chuvas registrados na Região Metropolitana do Recife e na Mata Norte.

“Por determinação da governadora, montamos uma força-tarefa com 15 equipes, que percorreram mais de 1.000 km em mais de 30 rodovias. Atendemos 35 ocorrências em três dias, todas relacionadas a alagamentos e pequenos deslizamentos. Não houve registro de danos estruturais nos pavimentos das rodovias”, finalizou Pedro Neves.

Segundo o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, André Fonseca, a atuação rápida e integrada das equipes foi fundamental para garantir a segurança da população.

“Não tivemos intercorrências estruturais nas rodovias, e todas as ações emergenciais para o atendimento de estradas alagadas ou de deslizamentos registrados tiveram respostas rápidas e eficazes, garantindo que a trafegabilidade nas rodovias estaduais não fosse comprometida”, pontuou.

Maio Amarelo: PRF alerta para aumento do número de colisões com motocicletas em Pernambuco

A Polícia Rodoviária Federal em Pernambuco (PRF-PE) realizará, na quinta-feira (7), uma blitz educativa do Movimento Maio Amarelo, em parceria com diversos órgãos que atuam no trânsito. A iniciativa acontecerá no posto da PRF de Igarassu, localizado no Km 29 da BR 101, em Igarassu, e chama a atenção para as colisões envolvendo motocicletas, que aumentaram no comparativo deste ano com o mesmo período do ano anterior.

Em 2026, o tema do Maio Amarelo é “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”. Com este destaque, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) quer chamar a atenção das instituições e das pessoas que fazem parte do trânsito sobre a participação de todos na redução de sinistros, mortes e feridos nas vias brasileiras.

Dados

Entre janeiro e abril deste ano, foram registrados 621 sinistros envolvendo motocicletas nas rodovias federais de Pernambuco, que deixaram 788 pessoas feridas e 110 mortas. No mesmo período do ano anterior, foram atendidos 478 sinistros envolvendo esses veículos, com 596 feridos e 49 mortes.

Entre as principais causas verificadas, destacam-se a ausência de reação do condutor, com 97 registros, seguidas pela reação tardia ou ineficiente do condutor, com 75 colisões, e acessar a via sem observar a presença de outros veículos, com 72 sinistros. As três situações estão geralmente relacionadas à falta de atenção na condução dos veículos, que tem sido ocasionada principalmente pelo uso do celular.

Outro fator de risco verificado pela PRF é o trânsito de motocicletas no corredor entre veículos de grande porte, como ônibus ou caminhões. Esse comportamento nas rodovias é agravado devido ao deslocamento de ar entre os veículos e à velocidade adotada pelos condutores, que por vezes perdem o controle da moto e acabam sendo atropelados.

Além disso, quem dirige veículos maiores é afetado pelo ponto cego, que ocorre quando o motorista não consegue enxergar no retrovisor quem está muito próximo dele, o que aumenta o risco para quem está sobre duas rodas.

Maio Amarelo

A primeira edição do Maio Amarelo foi em 2014. A Senatran é a responsável por organizar o programa, em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).

A Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Maio Amarelo com o objetivo de promover a reflexão em todo o mundo sobre ações que possam tornar o trânsito mais seguro. Além do Maio Amarelo, o Brasil também desenvolveu o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), com o objetivo de reduzir em pelo menos metade o número de mortes no trânsito.

Falta de água no bairro Santa Rosa mobiliza equipes da Compesa em Caruaru

A Compesa informa que as equipes seguem no bairro Santa Rosa, em Caruaru, para identificar a causa da falta de água na localidade. Estão sendo realizadas sondagens com equipamentos especializados para descobrir vazamentos ocultos, aqueles que não estão aparentes no solo.

Os trabalhos continuam até que a situação seja plenamente resolvida e o abastecimento restabelecido com as pressões satisfatórias.

A Compesa reforça que os moradores que precisarem de abastecimento complementar, podem solicitar o envio de carro-pipa, através dos canais oficiais de atendimento da Compesa, que são site (compesa.com.br), aplicativo e o 0800 081 0195.

1º Encontro das Indústrias do Agreste Pernambucano reúne especialistas para debater financiamento e reforma tributária

Caruaru sediará, no próximo dia 14 de maio, o 1º Encontro das Indústrias do Agreste Pernambucano. A iniciativa tem como objetivo promover a aproximação entre as indústrias da região e informações estratégicas relacionadas ao acesso ao crédito, financiamento e aos impactos da Reforma Tributária no setor produtivo. O evento gratuito é voltado a empresários, gestores e profissionais da indústria e será realizado das 18h20 às 21h20, na Unidade Regional Agreste da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE).

Promovido pela FIEPE e pelo Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de Pernambuco (Sinddoces), o 1º Encontro das Indústrias do Agreste de Pernambuco conta com apoio do SEBRAE, do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRC-PE), do Banco do Brasil, do Banco do Nordeste, do Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob), da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e da Omie Sistema de Gestão. A programação terá início às 18h40, com abertura institucional conduzida pelo diretor regional da FIEPE, João Bezerra; pela gerente regional do SEBRAE em Caruaru, Débora Florêncio; e pelo diretor-presidente do Sinddoces, Hugo Gonçalves.

Às 19h, será realizada a mesa-redonda “Fontes de financiamento e a visão socioeconômica da região do Agreste”, mediada pelo economista da FIEPE, Cezar Andrade, e pela diretora-geral de Gestão Interna da ADEPE, Anny Mayara. O debate contará com a participação de José Evaldo, presidente do Conselho Administrativo do Sicoob; Hugo Queiroz, superintendente do Banco do Nordeste; e Wallace de Carvalho, gerente-geral do Banco do Brasil em Caruaru.

O segundo bloco da programação, a partir das 20h, será dedicado à Reforma Tributária. O tema será abordado sob diferentes perspectivas, incluindo o cruzamento de informações fiscais, através da movimentação financeira, e o uso da inteligência artificial no novo cenário. Participam desse momento Eduardo Amorim, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC/PE, e José de Alencar, consultor do Sistema Omie.

Encerrando a programação, das 20h50 às 21h20, haverá uma rodada de negócios entre os participantes e as instituições financeiras parceiras, além de um coffee break, proporcionando um ambiente propício para interação, esclarecimento de dúvidas e geração de oportunidades. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do link: https://agenda.fiepe.org.br/1encontroindustriasdoagreste-721231/.
Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails: sinddoceshm@gmail.com e regional.agreste@sistemafiepe.org.br, ou pelos telefones: (81) 99957-0027 e (81) 99778-4880.

Serviço
1º Encontro das Indústrias do Agreste Pernambucano
Data: 14 de maio de 2026
Horário: 18h20 às 21h20
Local: Rua Padre Félix Barreto, 79 – Maurício de Nassau
Entrada: gratuita

FIQUE ATENTO — Feira Meu Amigão amplia programação e realiza adoção com castração garantida em Caruaru

A Feira de Adoção Meu Amigão realiza uma nova edição nos dias 06, 07 e 08 de maio, no Marco Zero de Caruaru, das 9h às 14h. Nesta edição, o evento foi ampliado para três dias, oferecendo mais oportunidades para quem deseja adotar um cão ou gato de forma responsável.

Além de conectar animais resgatados a novos lares, a feira traz como diferencial a castração garantida para todos os pets adotados, reforçando o compromisso com o bem-estar animal e o controle populacional.

Para adotar, é necessário ser maior de 18 anos e apresentar documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência atualizado, além de passar por entrevista e assinar termo de responsabilidade no local. A ação busca conscientizar a população sobre a importância da adoção responsável e dos cuidados permanentes com os animais.