Construtora abre oportunidades de emprego em Recife e São Lourenço da Mata

A Viana e Moura Construções abriu novas oportunidades de emprego para atuação nos municípios de Recife e São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana. As vagas são para estágio em engenharia civil ou arquitetura, aprendiz administrativo e os cargos de assistente de suprimentos e supervisor de obras, que tem como um dos requisitos experiência mínima de seis meses nas funções.

O cargo de assistente de suprimentos é para atuar no recebimento, inspeção e controle de materiais, kits, ferramentas e equipamentos e exige que os interessados residam em São Lourenço da Mata e possuam o ensino médio completo. Já a oportunidade para supervisor de obras, também em São Lourenço, tem como atribuição a condução de Grupos Autônomos (GAs), com o objetivo de promover maior produtividade, segurança e alcance de metas. Para concorrer, os candidatos devem ter o curso de Técnico em Edificações completo, além disso, o ensino superior em Engenharia Civil em andamento será considerado um diferencial.

Para o estágio em engenharia civil e arquitetura, os interessados precisam estar matriculados a partir do quinto período de um dos cursos e possuir disponibilidade para estagiar por cerca de um ano. Habilidades com programas como AutoCAD, Civil 3D, MS Project e pacote Office serão consideradas diferenciais. O candidato selecionado irá auxiliar na exploração e avaliação técnica de imóveis a serem adquiridos pela empresa a fim de garantir os padrões de qualidade, o planejamento estratégico e a conformidade com a legislação.

Já a vaga de aprendiz administrativo exige o ensino médio completo ou em andamento e disponibilidade para atuar por quatro horas no período da tarde, além de boa comunicação, proatividade e conhecimento básico do pacote Office e Canva, que serão considerados um diferenciais. As atribuições envolvem o auxílio em atividades administrativas e operacionais do setor de Recursos Humanos (RH).

As oportunidades oferecem diversos benefícios, como auxílio-alimentação, vale-transporte, incentivo ao desenvolvimento e parcerias externas, day off e eventos internos. Além disso, os colaboradores contratados ainda vão contar com o acompanhamento do Instituto Primeira Infância Plantar Amor (PIPA), uma iniciativa da Viana e Moura que atende às famílias dos funcionários estimulando a educação parental e o desenvolvimento da primeira infância.

Para concorrer, é necessário enviar o currículo em PDF para o e-mail recrutamentoeselecao@vianaemoura.com.br e, no assunto da mensagem, o nome da vaga desejada. A empresa entrará em contato apenas com os candidatos selecionados.

Equipe de Educação Ambiental da Prefeitura de Caruaru mobiliza estudantes em ações sobre o pau-brasil durante todo o mês de maio

Em alusão ao Dia do Pau-Brasil, celebrado em 3 de maio, alunos da rede municipal de Caruaru participam, durante todo esse mês, de atividades educativas nos parques ambientais e escolas. A ação é realizada pela equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (SSB) da Prefeitura de Caruaru.

A programação reúne contação de histórias, canções, piquenique, brincadeiras educativas e plantio de mudas de árvores, proporcionando às crianças uma experiência lúdica de aprendizado sobre a importância do pau-brasil, espécie nativa que dá nome ao país.

“Foi muito legal ir para o parque ver as árvores e os macaquinhos”, comentou Anthony Pedro, estudante da rede municipal de educação.

Além das atividades pedagógicas, a iniciativa também promove compensação ambiental por meio do plantio de mudas de pau-brasil em vários pontos da cidade, incluindo parques ecológicos e unidades escolares. A ação reforça o compromisso do município com a preservação ambiental e a formação de cidadãos mais conscientes.

Ganhe o Mundo: Governo de Pernambuco anuncia abertura de inscrições para duas mil vagas de intercâmbio internacional

O Programa Ganhe o Mundo (PGM) está com inscrições abertas para duas mil vagas de intercâmbio internacional para estudantes do ensino médio da rede estadual. Do total, 1.400 vagas são voltadas para a língua inglesa, com destinos nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, enquanto as outras 600 vagas serão destinadas aos estudantes que optarem pelo espanhol, com intercâmbios na Argentina e na Espanha. As inscrições seguem abertas até às 23h59 do dia 16 de junho. O processo seletivo é realizado pelo Instituto Igeduc, por meio do site igeduc.selecao.net.br.

“Estamos trabalhando para que os nossos estudantes da rede pública tenham cada vez mais oportunidades de transformar suas vidas por meio da educação. Quando chegamos ao governo, decidimos que pelo menos um estudante de cada cidade pernambucana participaria, e assim tem sido. O Ganhe o Mundo é uma iniciativa que amplia horizontes, fortalece o aprendizado e mostra aos nossos jovens que eles podem sonhar grande e ocupar qualquer espaço no mundo”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Nesta edição, o programa também garantirá uma oferta mínima de duas vagas para cada um dos 184 municípios pernambucanos e para o Arquipélago de Fernando de Noronha, sendo uma oportunidade destinada a cada idioma. O processo seletivo passa a contar, nesta edição, com três etapas. A primeira consiste na verificação dos requisitos previstos em edital, a segunda corresponde à aplicação das provas objetiva e subjetiva, marcadas para o dia 5 de julho, já a terceira etapa será composta por entrevista psicossocial.

O secretário estadual de Educação, Gilson Monteiro, enfatizou que o PGM não beneficia somente os participantes, mas impacta e muda também a história das famílias. “Nosso compromisso é garantir que esses jovens retornem do intercâmbio ainda mais preparados para contribuir com o desenvolvimento de Pernambuco”, pontuou o titular da pasta.

Para participar, os candidatos devem preencher os dados solicitados no ato da inscrição. Nesta edição do PGM, a seleção será realizada por idioma e o estudante deverá indicar apenas o país de preferência. A escolha, porém, não garante a destinação para esse país, que dependerá da classificação final no processo seletivo, de modo que os candidatos com melhor desempenho terão prioridade na alocação para os destinos indicados.

O PGM proporciona aos estudantes uma experiência enriquecedora no exterior, promovendo o desenvolvimento acadêmico e cultural dos participantes. Os selecionados vão cursar o correspondente a um semestre letivo (média de 18 semanas, de acordo com o país de destino), em escola de nível médio de um dos países. Além disso, o Governo de Pernambuco garante bolsas de manutenção aos alunos durante a estadia fora do país.

Reforço na segurança: Raquel Lyra coloca 2.157 novos soldados da PM nas ruas do Grande Recife

Nesta terça-feira (12), a governadora Raquel Lyra iniciou o dia com o lançamento de parte dos 2.157 policiais militares recém-formados que passam a atuar em toda Região Metropolitana do Recife. A solenidade ocorreu no Quartel da Polícia Militar de Pernambuco, no Recife, e marcou a entrega de 994 soldados na capital pernambucana. Após a cerimônia, a governadora seguiu para o Cabo de Santo Agostinho, onde também realiza o lançamento de outros 210 policiais militares para reforçar a segurança no município.

“Hoje colocamos nas ruas mais de 2 mil novos policiais militares, carinhosamente chamados de ‘laranjinhas’. Somados aos efetivos já incorporados, já são mais de 5.500 policiais atuando nas ruas desde janeiro de 2023. Estamos garantindo o maior investimento da história de Pernambuco na área de segurança pública, com cerca de R$ 2,2 bilhões destinados à construção de batalhões e delegacias, além da aquisição de armamentos, coletes, viaturas e helicópteros”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Semana S do Comércio 2026 realiza ações gratuitas, em Caruaru

O maior evento integrado do Sistema Comércio brasileiro volta a mobilizar o país em 2026 com uma ampla programação voltada ao desenvolvimento econômico, à qualificação profissional e à promoção da cidadania. Em Pernambuco, a Semana S do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, idealizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), será realizada pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE e pelos sindicatos empresariais, entre os dias 15 e 17 de maio. Em Caruaru, as atividades acontecerão no dia 15 de maio, com programação recreativa, esportiva, social, educativa e de empreendedorismo.

O evento evidencia a força do comércio brasileiro, responsável por cerca de um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) do país. “A Semana S se consolida como um momento importante para mostrar à população o alcance das ações do Sesc e do Senac, que diariamente promovem educação, cultura, saúde e qualificação profissional em todo o estado. É também uma oportunidade de evidenciar como o investimento dos empresários do comércio contribui para transformar vidas e fortalecer o desenvolvimento econômico e social de Pernambuco”, destaca Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE.

Em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, as atividades do Sesc começam às 8h, na unidade, com a ação “Bora Acordar – Aulões Esportivos”. Nela, o público participa de dinâmicas e exercícios físicos. O objetivo é estimular a prática de hábitos saudáveis para melhorar a qualidade de vida. Às 10h e às 14h, as crianças terão a oportunidade de se divertir na “Estação Brincar”, com jogos e brincadeiras, em um espaço dedicado à interação, socialização e a valorização do brincar.

Às 14h, no Teatro Rui Limeira Rosal, localizado no Sesc Caruaru, o projeto “Banco Vermelho de Combate ao Feminicídio”, realizará em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher, uma palestra com o tema “Não é só Trend: a reinvenção das violências de gênero nas redes sociais”. O objetivo é chamar a atenção do público para a violência letal contra as mulheres, estimulando a reflexão coletiva e a responsabilização social, promovendo um diálogo sobre o compromisso com a proteção e a igualdade de gênero.

O Sesc e o Senac, em parceria com a prefeitura de Caruaru, oferecem das 9h às 15h, no Marco Zero, atendimentos gratuitos nas áreas de beleza, gastronomia, saúde e bem-estar, como corte de cabelo masculino, Quickmassagem e Auriculoterapia, ponto de vacinação, aferição de pressão e orientações sobre cuidados com a saúde para a população.

O público também poderá participar de experiências voltadas à inovação e à educação, através de atividades com óculos de realidade virtual e iniciativas do projeto PRINTS, com iniciativas lúdicas e games, além de um campeonato de cubo mágico. Na área de Gastronomia, haverá exposição de food trucks, com produtos e marcas de alunos dos cursos do Senac, e uma oficina de Elaboração de Drinks.

As atividades têm vagas limitadas e os interessados em participar devem se inscrever por meio do site https://cncsemanasbrasil.facedoor.events/pe

Governadora Raquel Lyra inaugura terceira Cozinha Comunitária e novo Centro de Referência da Mulher de Condado

“Sou mãe solo, preciso muito, e sei que não vou mais passar fome graças a essa refeição do Programa Bom Prato”. Foi com essas palavras que a dona de casa Iraci Gonçalves comemorou a inauguração da terceira Cozinha Comunitária do município de Condado, na Mata Norte do Estado. Neste sábado (9), além deste equipamento, a governadora Raquel Lyra entregou o novo Centro de Referência da Mulher (CRM) da cidade, ampliando as ações do Governo de Pernambuco nas áreas de combate à fome e proteção às mulheres em situação de violência.

“Estamos aqui em Condado para inaugurar o Centro de Referência para acolhimento da mulher vítima de violência. Temos convênio para 30 municípios, já entregamos dez e até o dia 30 de maio vamos inaugurar os 20 restantes. Além disso, também inauguramos mais uma cozinha comunitária, a de número 286 no nosso Estado. Estamos fazendo política de um jeito sério, decente, respeitando o direito das pessoas”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A nova Cozinha Comunitária funciona na Rua Vicente Borges, nº 74, no Centro de Condado, das 6h às 14h, com oferta de 200 marmitas de almoço por dia. O equipamento foi batizado em homenagem a Tereza Cecília, conhecida pelas campanhas de arrecadação de alimentos, pelo cuidado com famílias em situação de vulnerabilidade e pela proximidade com a comunidade.

“O combate à fome é prioridade na gestão. Este é um equipamento que não traz só o alívio à fome, mas também dignidade para essas famílias, a segurança de que elas vão ter uma alimentação saudável e constante. Todos os insumos são de qualidade e é uma parceria grande do Governo do Estado com os municípios para que a gente possa alcançar toda a população pernambucana”, explicou a secretária de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Andreza Pacheco.

A unidade conta com uma equipe formada por um cozinheiro, três auxiliares, um nutricionista e um coordenador, responsáveis pelo preparo, organização e acompanhamento das refeições. Para implantação das cozinhas comunitárias, o Governo de Pernambuco investe R$ 50 mil no início da operação, além de R$ 20 mil mensais para manutenção.

Com a nova unidade em Condado, Pernambuco passa a contar com 286 cozinhas comunitárias em funcionamento. Desde 2023, 231 cozinhas foram implantadas no Estado, que já serviram mais de 25,8 milhões de refeições.

O prefeito de Condado, Albino Silva, destacou a importância da parceria entre município e Estado. “Ao todo, teremos 900 refeições entregues no município de Condado todos os dias. É com essa parceria com o Governo do Estado que pensamos no melhor para o povo pernambucano”, disse.

CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER – Além da cozinha, a governadora também inaugurou o Centro de Referência da Mulher (CRM) Malba Lúcia Rabelo de Sousa, equipamento voltado ao acolhimento e atendimento especializado de mulheres em situação de violência. O espaço oferecerá acompanhamento psicológico, social e orientação jurídica, além de ações de prevenção, fortalecimento da autonomia e articulação com a rede de proteção do município.

O novo CRM integra a política estadual de expansão da rede de atendimento às mulheres. Pernambuco contava anteriormente com 30 centros de referência e, com a política de cofinanciamento implementada pelo Governo do Estado, esse número está sendo ampliado para 61 unidades em todo o território pernambucano. O programa prevê repasse mensal de R$ 15 mil durante 18 meses, além da entrega de kit de mobília para estruturação dos equipamentos.

A unidade de Condado recebeu o nome de Malba Lúcia Rabelo de Sousa, empreendedora vítima de feminicídio em 1995. O equipamento funcionará articulado com os serviços de saúde, assistência social, segurança pública e sistema de justiça, garantindo atendimento humanizado e contínuo às mulheres do município.

Presente na cerimônia, o deputado estadual Antônio Moraes destacou as ações da gestão na Mata Norte. “Nós temos feito muitas entregas com o Governo de Pernambuco na Mata Norte e a cidade de Condado é prova disso. Essa cozinha comunitária e o CRM mostram isso. A PE-062, que foi requalificada, também. Esse é um governo que se preocupa com quem mais precisa”, afirmou.

O deputado federal Túlio Gadelha foi outro parlamentar que também elogiou as ações que estão sendo desenvolvidas pela gestão estadual. “Agora temos um governo em Pernambuco que gosta de gente, de andar na rua. Precisamos ter alguém no Estado que cuide da mulher, e é isso que o Centro de Referência da Mulher faz: cuida e acompanha”, disse.

O deputado federal Eduardo da Fonte, por sua vez, ressaltou a importância da política de combate à fome. “Pela segurança alimentar de quem sente fome, o Governo de Pernambuco tirou do papel e colocou as cozinhas comunitárias nos quatro cantos do Estado”, afirmou. Já o deputado federal Lula da Fonte destacou as entregas direcionadas às mulheres. “O Centro de Referência da Mulher e a cozinha comunitária inaugurados certamente vão servir grandemente à população de Condado. Duas das muitas ações que o Governo de Pernambuco tem entregue em todas as regiões do Estado”, acrescentou.

Também estiveram presentes na inauguração o secretário estadual Túlio Vilaça (Casa Civil) e outras lideranças locais.

ELEIÇÕES 2026 — Eleitor pode se inscrever para ser mesário voluntário

Os tribunais regionais eleitorais (TREs) estão com inscrições abertas para ampliar e renovar o banco de mesários voluntários que atuarão nas eleições gerais de 2026, em outubro.

O cadastro pode ser feito de forma permanente na justiça eleitoral. Cabe ao mesário fiscalizar o processo nas zonas eleitorais.

Campanha
Desde março, uma campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) convoca colaboradores para atuarem como mesários.

O conteúdo veiculado em emissoras de rádio e televisão foca no recrutamento de novos colaboradores e foi adaptado para as redes sociais (Instagram, TikTok e Linkedin) para atingir o público jovem.

Quem pode ser mesário
Todo eleitor com mais de 18 anos pode se inscrever, desde que esteja em situação regular com a Justiça eleitoral.

Não pode ser mesário quem concorre a um cargo elegível nesta eleição, nem parentes de até segundo grau de candidatos, além de membros de diretórios de partidos políticos que exerçam função executiva.

Autoridades policiais também estão impedidas de serem convocadas, pois participam do processo eleitoral de outras formas, como na segurança dos locais de votação e no transporte de urnas.

Como se voluntariar
O cadastro é feito online, preferencialmente, pelo aplicativo e-Título, ou nos sites dos tribunais regionais eleitorais.

O candidato a mesário também pode entrar em contato com o cartório eleitoral por meio do de telefone ou WhatsApp local, disponibilizado nos sites dos TREs.

Convocação
O cadastro voluntário não significa convocação imediata para a função de mesário. Se não tiver vaga, o cadastro fica guardado para futuras eleições.

Caso seja selecionado, a confirmação será formalizada por meio de uma carta convocatória oficial da Justiça eleitoral. O documento detalha informações como a função a ser desempenhada, além das datas e locais tanto do treinamento quanto do pleito.

Muitos tribunais enviam a convocação de forma digital (via WhatsApp oficial ou e-Título), além da carta física.

No dia da eleição, a ausência não justificada do mesário pode gerar penalidade. Em caso de impedimento para o trabalho, o convocado deve apresentar uma justificativa, como um atestado médico, que será analisado.

Se a justificativa não for aceita, a penalidade poderá ser uma suspensão.

Capacitação
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) orienta os mesários a realizarem o treinamento preparatório pelo aplicativo Mesário, disponível para download.

Convocados terá acesso também a treinamentos eleitorais específicos e orientações de técnicos da justiça eleitoral, sobre atuação como mesário, secretário ou presidente de mesa no dia das eleições.

Pelo aplicativo, as aulas são organizadas em blocos de assunto. Cada etapa concluída desbloqueia as fases seguintes do treinamento.

Como atuam
Toda seção eleitoral conta com quatro mesários, e cada um deles tem uma função específica: presidente, primeiro mesário, segundo mesário e secretário.

Entre as principais atribuições dos mesários estão:

organizar a fila de eleitores e observar as prioridades;
inspecionar urnas eletrônicas e cabines de votação;
controlar a entrada e a movimentação de pessoas na seção eleitoral;
localizar o nome do eleitor no caderno de votação;
colher a assinatura ou a impressão digital do eleitor;
entregar o comprovante de votação no fim do processo, entre outras atribuições.
Benefícios
Quem trabalha como mesário (convocado ou voluntário) não recebe remuneração, apenas o auxílio-alimentação no valor de R$ 65 por turno trabalhado, (conforme a Portaria TSE nº 86/2025).

Outros benefícios previstos em lei e regulamentados pelo TSE são:

dois dias de folga para cada dia trabalhado nas eleições e para cada dia de treinamento;
caso previsto em edital, o trabalho como mesário pode ser critério de desempate em concursos públicos;
mesários podem validar o serviço eleitoral como atividade extracurricular em faculdades ou universidades que têm acordo com o TRE.
Os dias de folga devem ser acordados com a empresa, órgão ou instituição em que o mesário trabalha.

Eleições de 2026
Em outubro, mais de 150 milhões de brasileiras e brasileiros vão escolher o presidente da República, governadores e senadores, bem como deputados federais, estaduais e distritais.

O primeiro turno das eleições gerais ocorrerá em 4 de outubro. Se houver necessidade, um eventual segundo turno para definir presidente e governadores está marcado para 25 de outubro.

Este ano também marca os 30 anos da urna eletrônica nas eleições do Brasil. O equipamento informatizado para registrar o voto foi usado pela primeira vez em 1996.

Nestas três décadas, o Brasil se consolidou como o país com a maior eleição informatizada do mundo.

Antonio Coelho visita 5º BPM, destaca novos investimentos e os avanços no efetivo policial da região

O deputado estadual Antonio Coelho realizou uma visita institucional ao 5º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco, em Petrolina, onde foi recebido pelo comandante da unidade, o tenente-coronel Vieira. O encontro teve como foco o fortalecimento das ações de segurança pública no Sertão do São Francisco e a melhoria das condições de trabalho da tropa.

Durante a visita, Antonio Coelho reafirmou o compromisso do seu mandato com o fortalecimento das forças de segurança da região. O parlamentar destacou que já destinou emendas parlamentares para o 5º BPM e anunciou que novos recursos deverão ser encaminhados nos próximos meses, com o objetivo de contribuir para melhorias na infraestrutura da unidade.

“O trabalho desenvolvido pelo 5º BPM é fundamental para garantir mais tranquilidade à população de Petrolina e de toda a região. Nosso mandato seguirá sendo parceiro da segurança pública, apoiando investimentos que ajudem a melhorar a estrutura e as condições de atuação dos policiais”, ressaltou o deputado.

Antonio Coelho também destacou o reforço anunciado pelo Governo de Pernambuco para a segurança pública do Sertão. Segundo o parlamentar, até o fim deste semestre, Petrolina e região deverão receber mais 100 novos policiais militares, dentro de um compromisso assumido pela governadora Raquel Lyra.

A chegada do novo efetivo deverá ampliar a capacidade operacional das forças de segurança, reforçando o policiamento ostensivo e contribuindo para ações de combate à criminalidade em Petrolina e municípios vizinhos.

No Recife, governadora Raquel Lyra vistoria limpeza do Rio Beberibe

Nos últimos sete dias, o Governo de Pernambuco intensificou as ações de prevenção, monitoramento e resposta aos impactos provocados pelas precipitações, incluindo o decreto de situação de emergência em 27 municípios. Acompanhando de perto as ações em campo, na tarde desta sexta-feira (8), a governadora Raquel Lyra realizou uma vistoria à força-tarefa de limpeza emergencial do Rio Beberibe, no Recife, iniciada pela manhã. A iniciativa integra aporte de R$ 19,4 milhões investidos pelo Estado desde 1º de maio em medidas que envolvem assistência social, infraestrutura e proteção da população, com foco na redução de riscos em áreas vulneráveis e na contenção dos danos causados pelas chuvas.

“O Governo de Pernambuco tem realizado um trabalho constante no enfrentamento aos danos causados pelas chuvas. Nossas equipes estão mobilizadas nas ruas, atuando no resgate, salvamento e na assistência humanitária às pessoas desabrigadas e desalojadas, garantindo todo o suporte necessário às famílias atingidas. Pernambuco segue fazendo a sua parte, independentemente de receber ajuda. Já investimos mais de R$ 19 milhões para minimizar os impactos das chuvas e, desde o início da nossa gestão, temos realizado obras fundamentais de prevenção. Seguimos firmes no diálogo com os municípios e com o Governo Federal, e continuamos trabalhando para garantir a rápida recuperação das áreas atingidas”, destacou Raquel Lyra.

A Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) destinou R$ 1.297.000,00 para ações emergenciais. Desse total, R$ 1.224.000,00 foi repassado, por meio do Benefício Eventual Emergencial da Assistência Social, a 27 municípios atingidos pelas chuvas, garantindo suporte imediato às famílias afetadas. Outros R$ 73.000,00 foram investidos na aquisição de alimentos destinados às cozinhas solidárias e associações da sociedade civil, fortalecendo a rede de apoio humanitário nos municípios.

A Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil (SEPDEC) aplicou R$ 840,4 mil no fornecimento de itens essenciais para atendimento emergencial da população, incluindo colchões, lençóis, kits de higiene pessoal e kits de limpeza. Os materiais estão sendo distribuídos para auxiliar famílias desalojadas e pessoas impactadas pelas fortes chuvas.

Já a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) destinou cerca de R$ 3 milhões para a atuação de máquinas e equipamentos em ações emergenciais, como desobstrução de vias, contenção de áreas de risco e apoio às operações de infraestrutura nos municípios atingidos. Ao todo, quase 250 máquinas já estão em operação nas cidades em situação de emergência, atuando principalmente na recuperação de estradas vicinais, passagens molhadas e limpeza de canais. Outros 30 equipamentos já estão sendo mobilizados para reforçar os trabalhos.

Além disso, a Compesa investiu R$ 680 mil, sendo R$ 530 mil destinados a custos com mão de obra, equipamentos e materiais utilizados nas ações de manutenção e recuperação dos sistemas de abastecimento de água e saneamento. Os outros R$ 150 mil foram aplicados na operação de carros-pipa para garantir o abastecimento emergencial em áreas afetadas.

Por fim, a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi) já investiu cerca de R$ 13,66 milhões em obras relacionadas à recuperação de danos causados pelas chuvas, incluindo intervenções na Ponte Itaúna (PE-145) e ações de contenção de erosões em dez pontos do Estado. No total, o montante estimado para a execução das obras necessárias é de aproximadamente R$ 62,5 milhões, abrangendo também intervenções na Ponte de Tiúma (APE-408) e na Ponte PE-050. As ações incluem serviços de contenção de taludes, recomposição estrutural, proteção de corpos hídricos e recuperação de trechos afetados.

RIO BEBERIBE – O Governo de Pernambuco iniciou uma força-tarefa de limpeza e desobstrução emergencial no Rio Beberibe, no Recife, com o objetivo de reduzir os riscos de inundação no período chuvoso. A ação faz parte das medidas estaduais de prevenção a novos danos causados por possíveis chuvas e prevê a retirada de cerca de 2 mil metros cúbicos de resíduos, incluindo lixo, entulhos e vegetação. Os trabalhos seguirão pelos próximos meses até a conclusão da limpeza em toda a área.

O prefeito em exercício de Olinda, Chiquinho, considera que a intervenção vai auxiliar também a população de nove bairros da cidade. “Essa obra beneficia diretamente bairros do município de Olinda principalmente neste período de quadra chuvoso. Obras como essa, fortalecem toda a questão de gestão urbana do nosso município, mas também no Recife, já que é um rio que corta toda a cidade e a gente andando de mãos dadas com o Governo do Estado, que dá esse suporte estrutural”, declarou.

BRASÍLIA – Na última terça-feira (5), a governadora Raquel Lyra cumpriu uma série de agendas em Brasília para solicitar apoio do Governo Federal às ações emergenciais e estruturadoras voltadas às cidades atingidas pelas chuvas neste mês. Durante reuniões com os ministérios das Cidades, da Integração e do Desenvolvimento Regional e dos Transportes, a gestora estadual solicitou um pacote de cerca de R$ 8 bilhões para obras de contenção de encostas, macrodrenagem e habitação de interesse social, além de detalhar pedidos para construção de barragens, recuperação de rodovias danificadas e execução de obras viárias estratégicas em diferentes regiões do Estado.

Dia das Mães: confira a programação especial nos cemitérios públicos de Caruaru

Os cemitérios públicos de Caruaru, São Roque e Dom Bosco, terão uma programação especial neste domingo (10), preparada pela Secretaria de Serviços Públicos em celebração ao Dia das Mães.

Nos dois locais a população contará com serviços gratuitos de saúde, como aferição de pressão arterial e teste de glicemia, oferecendo mais acolhimento e cuidado para a população durante a data.

A programação do dia terá ainda celebrações religiosas e eucarísticas. As missas serão realizadas às 16h em um momento de fé, oração e homenagem às mães. Todos os cemitérios públicos da cidade estarão abertos das 7h às 17h.