Por roubo, homem é preso no Centro de Caruaru

A Guarda Municipal de Caruaru cumpriu um mandado de prisão na noite do último sábado (2), durante ação de rotina na Avenida Rio Branco, área central da cidade.

A equipe da Patrulha Rural realizava ponto base nas proximidades do Grande Hotel, por volta das 22h30, quando identificou uma motocicleta suspeita. Após consulta da placa nos sistemas de segurança, foi constatado que o proprietário possuía um mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo expedido em janeiro deste ano.

Os agentes realizaram a abordagem e confirmaram a identidade do suspeito, que não apresentou resistência.

O homem foi conduzido à delegacia de plantão, onde ficou à disposição da Justiça para as medidas legais cabíveis. A ocorrência foi registrada pela equipe da Patrulha Rural da GM, que atua no reforço da segurança tanto na zona urbana quanto na área rural do município.

Wolney Queiroz completa um ano à frente do Ministério da Previdência Social

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, completou um ano à frente da pasta neste mês de maio. Nomeado em 2025 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Wolney destaca que os últimos 365 dias foram marcados por intensa atuação no comando do ministério.

“Entre as ações realizadas durante o período, estão a devolução de mais de R$ 3 bilhões a beneficiários que tiveram descontos indevidos, a ampliação do atendimento previdenciário em comunidades por meio do Novo PrevBarco, além da concessão de 7,6 milhões de benefícios em todo o país. Também houve a implementação de pensões vitalícias para famílias de crianças vítimas da síndrome congênita do zika vírus”.

Ao longo do primeiro ano de gestão, o ministério ainda registrou a posse de 500 novos peritos médicos e avanços em debates sobre previdência no cenário internacional. Segundo ainda Wolney, uma das principais metas da pasta segue sendo a redução e eliminação da fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social.

Pernambuco cria 3,2 mil empregos em março e acelera geração de vagas em 2026

Pernambuco registrou saldo positivo de 3.287 empregos formais em março de 2026, segundo dados do Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O dado representa uma variação de 210% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o estado havia fechado 2.990 postos de trabalho. O resultado reflete uma forte recuperação e reforça a trajetória de crescimento do mercado de trabalho em Pernambuco em 2026.

O desempenho foi puxado principalmente pelos setores de Serviços e Construção Civil. Juntos, os dois segmentos responderam pela maior parte das contratações no mês, com destaque para Serviços, que geraram 5.900 vagas, e Construção, com saldo de 2.489 empregos. O Comércio também apresentou resultado positivo, com 1.198 postos de trabalho.

“Estamos trabalhando incansavelmente para colocar Pernambuco em destaque no desenvolvimento econômico, com geração de emprego e renda. Muitas obras já foram entregues e muitas estão em andamento, como habitação, estradas e creches. O resultado mostra que estamos no caminho certo para garantir mais qualidade de vida para nosso povo”, destacou a governadora Raquel Lyra.

No acumulado do ano, Pernambuco já soma 5.897 empregos formais, mais que o dobro do registrado no mesmo período de 2025, quando o saldo foi de 2.786 vagas. O resultado mantém o estado entre os destaques do Nordeste, ocupando a 4ª posição na região e a 16ª colocação no cenário nacional.

Desde janeiro de 2023, Pernambuco acumula 188.983 empregos gerados, número superior ao total registrado entre 2010 e 2022, com uma diferença de 14.998 vagas, o que representa um avanço de 8,6%.

“Pernambuco vem consolidando um ambiente cada vez mais favorável à geração de empregos, com crescimento consistente e avanço em diferentes setores da economia. Os resultados refletem o esforço do Governo do Estado em atrair investimentos, fortalecer cadeias produtivas e ampliar oportunidades para a população”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Danielle Jar Souto.

“Nosso compromisso é preparar os pernambucanos para ocupar essas vagas, incentivar novos negócios e garantir que esse ciclo de crescimento seja sustentável e cada vez mais inclusivo em todo o estado”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Diogo Alexandre Gomes Neto.

O resultado de março consolida um início de ano positivo para Pernambuco e reforça a continuidade do ritmo de geração de empregos formais, com impacto direto na renda e na atividade econômica em todo o Estado.

Prefeitura de Caruaru recebe moção de aplausos por ações de inclusão através do esporte

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, recebeu, nessa terça-feira (28), uma moção de aplausos na Câmara de Vereadores pelo trabalho desenvolvido pelo Núcleo Esportivo.

O projeto oferece atividades como judô inclusivo, natação, hidroginástica, dança, karatê, treinamento funcional e futebol, além de ações recreativas, atendendo crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência na zona urbana e rural.

As atividades são realizadas, principalmente, em equipamentos públicos como Centros de Referência, Unidades de acolhimento para crianças e outros espaços comunitários, ampliando o acesso da população às políticas públicas por meio do esporte.

A aluna Irimar Santos destacou o impacto das atividades: “Estou muito emocionada aqui com a turma. O que a Prefeitura oferta ajuda muito. Eu tenho dores crônicas, se eu não fizer exercício, eu não ando. Seria uma pessoa paraplégica”.

Pernambuco tem vagas abertas para mentorias on-line gratuitas de formação cultural

Pernambuco é um dos pontos de partida da Caravana Energia da Cultura 2026, que inicia no estado um ciclo de mentorias on-line voltadas a indivíduos ou grupos interessados em fortalecer sua atuação cultural. Com inscrições abertas no site caravana.culturaemercado.com.br até 4 de maio, a iniciativa é completamente gratuita e se consolida como uma estratégia de democratização da formação no campo da cultura, especialmente para agentes que atuam fora dos grandes centros.

Podem se inscrever no edital artistas independentes, grupos e coletivos culturais, agentes culturais, organizações, associações, OSCs e entidades com atuação cultural, produtores, articuladores e lideranças culturais que já desenvolvem ações em seus territórios e buscam aprimorar sua organização, planejamento e capacidade de articulação em rede. As vagas são para candidatos de qualquer cidade pernambucana.

Com carga horária de 14 horas por estado, a mentoria de Pernambuco divulga seus selecionados no dia 6 de maio nos canais oficiais da Caravana Energia da Cultura 2026 e na plataforma cult_B (cultb.art) Os encontros acontecem entre os meses de maio e setembro.

Idealizado em parceria entre Cultura e Mercado e Instituto Neoenergia, e realizado por meio da Lei Rouanet com patrocínio da Neoenergia, o projeto busca democratizar o acesso à informação qualificada e às oportunidades no campo cultural, contribuindo para reduzir desigualdades históricas e incentivar a produção no interior do Brasil.

Multiplicação do aprendizado – As candidaturas serão avaliadas com base na consistência da atuação cultural, clareza da proposta, alinhamento com os objetivos da mentoria, potencial de aplicação prática e capacidade de multiplicação do aprendizado, além da diversidade entre os perfis selecionados.

A comissão avaliadora é formada por especialistas com ampla trajetória na gestão e no desenvolvimento de projetos culturais. Responsáveis pela curadoria e coordenação pedagógica das mentorias, integram o grupo as sócias-diretoras do Cultura e Mercado, Daniele Torres, gestora de iniciativas culturais em todo o país com experiência em captação de recursos e Larissa Biasoli, coordenadora da Caravana, produtora cultural e especialista em projetos viabilizados por leis de incentivo.

Temas dos encontros – Entre os temas abordados estão a formalização e as burocracias de contratação na área cultural, a organização de coletivos culturais municipais, fortalecimento da articulação local e a compreensão das políticas públicas do setor. Nesse contexto, os participantes também conhecem a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), que garante o repasse contínuo de recursos para estados e municípios investirem em cultura.

A condução das atividades fica a cargo de três mentores fixos: Lívia Carmona, gestora cultural com 20 anos de experiência e mestre em Management Intercultural (França); Cassiane Tomilheiro, diretora de Planejamento e Desenvolvimento de Políticas Culturais na Secretaria de Cultura de Peruíbe (SP) com mais de 15 anos de atuação na área; e Ivan Montanari, mestre em Gestão de Políticas Públicas e especialista em Gestão e Políticas Culturais (Universidade de Girona – Espanha).

Além de Pernambuco, o projeto também acontece na Bahia, no Rio Grande do Norte, em São Paulo e no Distrito Federal, elevando seu alcance e consolidando uma rede de formação cultural em nível nacional.

A Caravana continua – Após as mentorias, a Caravana promove, entre maio e junho, um total de 30 horas de workshops presenciais em duas cidades do interior de cada estado participante, com vagas para até 60 pessoas por município. Em Pernambuco, residentes de Camaragibe e Garanhuns recebem as atividades. Voltados à elaboração de projetos culturais, os encontros contam com facilitadores locais, garantindo uma abordagem conectada às especificidades de cada território.

Ainda em junho, como legado de alcance nacional, serão disponibilizadas gratuitamente no YouTube aulas gravadas com especialistas em cultura, ampliando o acesso à formação para agentes culturais de todo o país. Já no segundo semestre, entre agosto e setembro, turmas com 100 participantes por estado participarão de 12 horas de aulas síncronas. Os encontros abordarão temas como gestão cultural, captação de recursos, oportunidades locais e a incorporação de questões ambientais nos projetos, incluindo certificação para participantes com, no mínimo, 75% de presença.

Com foco em acessibilidade e na participação de mulheres cis, trans e negras, a Caravana Energia da Cultura também atua no fortalecimento de redes locais e redes de cultura. A primeira ocorre por meio da valorização de profissionais das localidades, que apoiam as atividades e a análise de impactos do projeto. A segunda se dá por meio da Cult_B (https://cultb.art/), plataforma digital com ferramentas colaborativas para a gestão e a operacionalização de projetos culturais, estimulando a conexão e a articulação entre agentes do setor.

FIQUE ATENTO — Confira os bairros que ficarão sem água em Caruaru

Em continuidade às obras da Adutora do Agreste, a Compesa realizará um serviço de interligação de redes para viabilizar a passagem da adutora na rua Marluce Tabosa, no bairro Indianópolis, em Caruaru. Para a execução dos trabalhos, será preciso suspender temporariamente o abastecimento de água em parte do município por 48 horas, a partir da 0h da próxima segunda-feira (04). A cidade de Riacho das Almas e o distrito de Ameixas, em Cumaru, também terão o abastecimento suspenso nesse período.

A parada é estratégica para o remanejamento de tubulações, ação que permitirá o prosseguimento das obras do trecho da Adutora do Agreste até a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Salgado, ampliando a oferta da água do Rio São Francisco para os municípios de Cumaru, Passira, Toritama, Vertentes, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá e Frei Miguelinho. A intervenção contribui especialmente para a segurança hídrica das cidades afetadas pelo baixo nível da Barragem de Jucazinho, além de estabilizar a operação em Caruaru e Riacho das Almas.

Após a conclusão dos serviços, o abastecimento será retomado de forma gradual, conforme a pressurização da rede.

SUSPENSÃO TOTAL:
* Ameixas (distrito de Cumaru)
* Riacho das Almas

SUSPENSÃO PARCIAL:
* Caruaru (40% da cidade)
Localidades: Salgado, São João da Escócia, Cidade Jardim, Rendeiras, São José, Loteamento Luiz Mariano, Sertanópolis, Jacaré, Gonçalves Ferreira, Avenida Brasil, Mirante do Vale, Fernando Lyra, Amilson Afonso, Lagoa do Algodão, Universitário, Neusa Garcia, Luiz Gonzaga, Juriti, Contendas, Rafael, Cachoeira Seca, Carapotós, Riacho Doce, Lajes, Juá, Malhada de Barreira Queimadas, além dos condomínios Morada Nobre, Quintas 1, 2, Terras Alpha, Pôr-do-Sol, Acauã, Jardim dos Coqueiros, Jardins dos Ipês, Jardins dos Alecrins, Quintas das Alamedas, Quintas das Baraúnas e Reserva Portugal.

Ministério Público estabelece regras para visitas de agentes públicos em escolas de Caruaru

Pedro Augusto/Blog Capital

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Caruaru, emitiu recomendação direcionada aos vereadores e demais agentes públicos do município para disciplinar o acesso às escolas da rede municipal.

A medida foi assinada, nesta quarta-feira (29), pelo promotor de Justiça de Defesa da Cidadania de Caruaru, Antônio Rolemberg Feitosa Júnior, após relatos de entrada em unidades escolares sem autorização prévia e realização de filmagens de estudantes, servidores e dependências das escolas, incluindo menores de idade.

Segundo o documento, a recomendação surgiu a partir da Notícia de Fato nº 01866.000.350/2026, instaurada após solicitação da Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Caruaru, que comunicou episódios envolvendo visitas não agendadas de agentes públicos, incluindo vereadores, a escolas da rede municipal.

Entre as orientações do MPPE está a exigência de que toda visita institucional seja previamente comunicada e alinhada com a direção da escola e, quando necessário, com a Secretaria de Educação. O órgão também reforça que devem ser respeitados horários, rotinas administrativas e atividades pedagógicas, evitando qualquer interferência no funcionamento das unidades.

O documento ainda determina que o acesso a áreas restritas, como salas de aula, coordenação, secretaria e sala dos professores, só pode ocorrer com autorização da gestão escolar. Além disso, fica vedada a realização de filmagens, fotografias ou gravações de estudantes, especialmente crianças e adolescentes, sem autorização legal.

O Ministério Público também recomendou que não haja divulgação de imagens de alunos obtidas dentro do ambiente escolar ou no transporte escolar sem respaldo legal, bem como interrupção de aulas, constrangimento de servidores ou interferência em conteúdos pedagógicos.

À Secretaria Municipal de Educação e Esportes, o MPPE também orientou que formalize protocolos para visitas institucionais, dê ciência da recomendação a todos os gestores escolares e comunique eventuais novos casos de descumprimento à Promotoria.

Advertências

No texto, o órgão ainda adverte que o descumprimento injustificado da recomendação poderá resultar em responsabilizações, incluindo casos de abuso de autoridade, constrangimento ilegal, exposição indevida de menores e perturbação do serviço público.

A medida busca preservar o ambiente escolar e garantir o direito à educação em condições adequadas, além de resguardar a imagem, dignidade e integridade moral de crianças e adolescentes da rede municipal de ensino.

Prefeitura de Caruaru divulga funcionamento dos serviços durante o feriado do dia do trabalhador

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Administração (SAD), informa que em virtude do feriado do dia do trabalhador, na próxima sexta-feira (1), não haverá expediente nas repartições publicas, exceto nos serviços considerados essenciais.

Confira o funcionamento dos serviços:

UPAs, SAMU, Maternidade Municipal de Caruaru Santa Dulce dos Pobres e Hospital Manoel Afonso funcionam normalmente.

Os Centros de Atendimento ao Turista (CATs) não terá funcionamento no Alto do Moura. Já no Monte Bom Jesus segue normalmente.

A Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome manterá o plantão do auxílio funeral, que poderá ser acionado pelos números (81) 98384-2410 e (81) 98384-3756. O serviço de pernoite para a população em situação de rua funcionará normalmente, na Rua Souza Lima, s/nº, no bairro Nossa Senhora das Dores. Além disso, a equipe de abordagem social estará em atividade.

Na área da educação, não haverá aula na rede municipal de ensino.

Os museus e biblioteca, estarão fechados no dia 1°.

O Centro de Referência da Mulher Maria Neuma funcionará em regime de plantão 24 horas, com atendimento pelo telefone (81) 98384-4310.

Feira da Moda de Caruaru funcionará normalmente.

A Feira do bairro São Francisco acontecerá na sexta-feira em horário normal.

A Central de Abastecimento de Caruaru (CEACA) estará fechada durante o dia, voltando a funcionar a partir das 18h.

O AME Animal funcionará em regime de plantão, garantindo o atendimento emergencial.

Os parques municipais e a Via Parque funcionarão normalmente.

A coleta de lixo será realizada normalmente.

OPINIÃO — 7.601 votos a menos para Zé Queiroz nas Eleições 2026!

Pedro Augusto/Blog Capital

O número estampado na manchete representa o somatório das votações obtidas por Fagner dos Animais, Wagner do Santa Rosa e Edjailson da Caru Forró nas Eleições Municipais de 2024. Em uma verdadeira tacada de mestre, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, atraiu para o seu grupo político os três, agora ex-cabos eleitorais de Zé Queiroz na disputa das Eleições 2026, enfraquecendo ainda mais o projeto do ex-prefeito de retornar à Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Derrotado para a Alepe nas Eleições de 2022, quando ainda fazia parte do PDT, o hoje emedebista Zé Queiroz não só terá de redobrar esforços em suas movimentações eleitorais para tentar voltar a ocupar um cargo eletivo, como também precisará conter o avanço de Anderson Luiz em seu projeto de representar Caruaru na Assembleia. Isso porque o aliado de Rodrigo Pinheiro ganhou ainda mais musculatura em torno de sua candidatura com a chegada de Fagner, Wagner e Edjailson à base governista.

Sim, os três pedirão votos para Anderson Luiz na disputa do próximo pleito, que já conta também com o apoio de quase metade do atual quadro de vereadores que compõem a Casa Jornalista José Carlos Florêncio. Declararam apoio a Anderson para as Eleições 2026 os vereadores Bruno Lambreta, Galego de Lajes, Hugo Leonardo Chaves, Jorge Quintino, João Neto, Raminho Xavier, Carlinhos da Ceaca, Edmilson do Salgado, Edilson do MST, Lula Torres e Paulinho.

Em paralelo, também já declararam apoio à candidatura de Anderson Luiz os ex-vereadores Ranilson Enfermeiro e Izaac da Saúde, além do suplente de vereador Bafo.

Se já estava difícil com eles, agora, sem Fagner dos Animais, Wagner do Santa Rosa e Edjailson da Caru Forró em seu palanque, ficou ainda mais complicada a tentativa de Zé Queiroz e de seu bloco — cada vez mais esvaziado na Capital do Agreste — de triunfar nas urnas no dia 4 de outubro, data do primeiro turno.

Péssimo para Zé Queiroz, excelente para Rodrigo Pinheiro, que demonstrou estar com a articulação política em dia. De quebra, ainda elevou as chances de Anderson Luiz se eleger deputado estadual.

Fernando Monteiro recebe Renata Senna e articula homenagem aos 40 anos da Abracen

O deputado federal Fernando Monteiro recebeu, nesta quarta-feira (29), em seu gabinete em Brasília, Renata Senna, que esteve na capital federal para se apresentar oficialmente como nova presidente da Abracen, entidade que representa as Centrais de Abastecimento (Ceasas) de todo o país e está completando 40 anos de atuação.

Renata entra para a história como a primeira mulher a presidir a Abracen em quatro décadas de existência. Além da liderança nacional, ela também preside a CEACA, reforçando o protagonismo de Caruaru no setor de abastecimento e logística alimentar na gestão do prefeito Rodrigo Pinheiro. Também participaram do encontro Jaelson Porto, vice-presidente da CEACA, e Orlando Alves, consultor técnico da CEACA e membro do Conselho Fiscal da Abracen.

Durante a reunião, ficou acertada com Fernando Monteiro a apresentação de uma proposição para realização de uma sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem aos 40 anos da Abracen. “A Abracen presta um serviço estratégico ao Brasil, fortalecendo o abastecimento, gerando oportunidades e ajudando a garantir alimento na mesa dos brasileiros. Será uma honra reconhecer essa trajetória na Câmara”, destacou o parlamentar.