Na Índia, Lula defende governança global da IA liderada pela ONU

Em discurso na Cúpula sobre o Impacto da inteligência Artificial, em Nova Délhi, na Índia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quinta-feira (19) um modelo de governança global da inteligência artificial liderada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“A Quarta Revolução Industrial avança rapidamente enquanto o multilateralismo recua perigosamente. É nesse contexto que a governança global da inteligência artificial assume um papel estratégico. Toda inovação tecnológica de grande impacto possui caráter dual e nos confronta com questões éticas e políticas.”

Em sua fala, Lula destacou a iniciativa chinesa de criação de uma organização internacional para cooperação em inteligência artificial, com foco em países em desenvolvimento, além da Parceria Global em Inteligência Artificial, desenvolvida no âmbito do G7 (o grupo das maiores economias do mundo) sob as presidências canadense e francesa.

“Mas nenhum desses foros substitui a universalidade das Nações Unidas para uma governança internacional da inteligência artificial que seja multilateral, inclusiva e orientada ao desenvolvimento”, avaliou o presidente.

Lula acrescentou que a revolução digital e a inteligência artificial impactam positivamente a produtividade industrial, os serviços públicos, a medicina, a segurança alimentar e energética, mas também podem fomentar discursos de ódio, desinformação, pornografia infantil e feminicídio.

“Conteúdos falsos manipulados por inteligência artificial distorcem processos eleitorais e põem em risco a democracia. Os algoritmos não são apenas aplicações de códigos matemáticos que sustentam o mundo digital”, disse.

“O Brasil defende uma governança que reconheça a diversidade de trajetórias nacionais e garanta que a Inteligência Artificial fortaleça a democracia, a coesão social e a soberania dos países”, concluiu.

Entenda
A Cúpula sobre o Impacto da inteligência Artificial em Nova Délhi é o quarto encontro do chamado Processo de Bletchley, uma série de reuniões intergovernamentais sobre segurança e governança de inteligência artificial, iniciada em Bletchley Park, no Reino Unido, em novembro de 2023.

Lindbergh Farias aciona TSE contra Gilson Machado e Flávio Bolsonaro alegando propaganda antecipada

Do Estadão Conteúdo

Ex-líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara Federal, Lindbergh Farias (RJ), protocolou nesta terça-feira (18), representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o ex-ministro do Turismo Gilson Machado Neto (Podemos-PE) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) por suposta prática de propaganda eleitoral antecipada.

Na ação, com pedido de liminar, o parlamentar cita vídeo publicado por Gilson nas redes sociais, no qual aparece afixando adesivos com a frase “O Nordeste está com Flávio Bolsonaro 2026”, acompanhada da imagem do senador. Durante a gravação, segundo a representação, o ex-ministro afirma: “Vou eleger o homem. Nosso presidente”.

“A mensagem veiculada não deixa margem a dúvida quanto ao seu objetivo: promover, perante o eleitorado, a futura candidatura do segundo representado à Presidência da República, associando seu nome, imagem e identidade política ao pleito eleitoral vindouro”, argumenta Lindbergh na peça.

O deputado ainda afirma que o ato “transcende esfera abstrata do debate político e materializa verdadeira ação de campanha eleitoral” por meio da distribuição de adesivos e da ampla divulgação nas redes.

Procurados, Gilson Machado Neto e Flávio Bolsonaro não se manifestaram. O espaço segue aberto.

O parlamentar pede ao TSE urgência para a remoção, em até 24 horas, de todo o conteúdo considerado irregular, a proibição de novas divulgações do material e a fixação de multa diária mínima de R$ 10 mil em caso de descumprimento. No mérito, pede o reconhecimento da prática de propaganda antecipada, com aplicação de multa individual aos dois representados.

A representação também solicita o envio do caso ao Ministério Público Eleitoral (MPE) para apuração de eventual abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. O deputado sustenta que, por se tratar de ex-ministro de Estado e aliado político direto do senador, a conduta teria potencial de influenciar o eleitorado e desequilibrar a disputa antes do período permitido para propaganda eleitoral.

No Recife, governadora Raquel Lyra prestigia a abertura da Campanha da Fraternidade 2026 durante celebração da Missa de Cinzas

A governadora Raquel Lyra prestigiou, nesta quarta-feira (18), a abertura da Campanha da Fraternidade (CF) 2026, que tem como tema “Fraternidade e Moradia”. O lançamento foi realizado durante a Missa de Cinzas, celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, na Igreja Concatedral do Santíssimo Coração Eucarístico de Jesus, a Matriz do Espinheiro, na Zona Norte do Recife. A Campanha da Fraternidade deste ano tem como lema “Ele veio morar entre nós”, inspirado em trecho do livro bíblico de João (Jo 1,14).

“O tema da Campanha da Fraternidade deste ano dialoga diretamente com um dos principais pilares do nosso governo, a garantia de moradia digna a todos os que vivem e trabalham neste chão. Isso é dever de todos os governantes e nosso compromisso desde o início da gestão. Por meio do Morar Bem, maior programa de habitação de interesse social da história do Estado, milhares de pernambucanos têm tido acesso a esse direito tão básico e que por muito tempo lhes foi negado. Apenas dando a mão aos que mais precisam teremos, de fato, uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou a governadora Raquel Lyra, que acompanhou a cerimônia ao lado de familiares e secretários estaduais.

“A Igreja Católica aborda, todos os anos, temas sociais por meio da Campanha da Fraternidade. A questão da moradia já foi abordada em 1993 e agora, em 2026, ela definitivamente precisa entrar na pauta dos governos e das gestões. Temos orgulho de dizer que Pernambuco possui, hoje, uma política habitacional robusta com o Morar Bem”, completou a vice-governadora Priscila Krause.

A escolha do mote da campanha deste ano representa o diálogo da Igreja com o poder público para o desenvolvimento de políticas que tenham como objetivo dar à população acesso ao direito à moradia digna. “O Estado tem papel fundamental na redução do déficit habitacional do nosso país. Nós, como Igreja, temos como dar sinais. Para resolver esse problema precisamos de políticas públicas sérias, que façam frente aos desafios da moradia. A quaresma, que se inicia hoje, deve ser lida e interpretada à luz da Ressurreição. É tempo de penitência com perspectiva de esperança”, declarou o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson.

A Campanha da Fraternidade nasceu na década de 1960, no Rio Grande do Norte. A partir de uma organização pastoral e comunitária, foi possível o lançamento de uma campanha nacional visando a evangelização e focada em temas sociais para promover a fraternidade.

MORAR BEM PE – Em Pernambuco, para garantir o acesso à moradia, o Governo do Estado conta com o programa Morar Bem. A iniciativa promove o direito à moradia por meio de quatro eixos, sendo eles Regularização Fundiária; Entrada Garantida, que oferece subsídios de até R$ 20 mil para pagamento da entrada do financiamento do imóvel; Reforma no Lar, que garante obras de até R$ 18 mil em imóveis; e Retomada de Habitacionais, com o objetivo de concluir obras e entregar unidades de moradia.

Agenda pós-Carnaval reúne CPIs, PEC da Segurança e acordo Mercosul-UE

Encerrado o período de Carnaval, o Congresso Nacional retoma os trabalhos com agenda cheia. Na Câmara, o cronograma de discussão de projetos estruturantes foi definido para depois do feriado. No Senado, é esperada a retomada dos preparativos para a sabatina de Jorge Messias, que aguarda desde o ano passado a apreciação de sua indicação ao STF.

As primeiras semanas pós Carnaval também serão marcadas por atividades intensas nas CPIs, com foco em depoimentos relacionados ao Banco Master. O proprietário da empresa, Daniel Vorcaro, firmou acordo para comparecer à comissão que investiga o escândalo do INSS. Ao mesmo tempo, a CPI do Crime Organizado se prepara para votar a convocação do ministro Dias Toffoli, ex relator do caso no STF.

Em 2026, o calendário de retomada após a folia prevê a antecipação de atividades. Tradicionalmente, esse período é usado na Câmara dos Deputados para que os partidos avancem na definição dos acordos de distribuição das comissões. Desta vez, os deputados retornam à Casa não apenas com o acordo fechado, mas também com a maioria dos colegiados já instalada.

Os meses seguintes exigirão esforço concentrado para que o Congresso conclua seus principais debates até o fim do ano. Em julho, as atividades serão interrompidas com o início do recesso eleitoral, que se estende até o primeiro turno das eleições, em outubro. Também são esperadas mudanças significativas na composição das bancadas a partir da janela partidária, que vai do início de março ao início de abril.

Confira os principais debates no Congresso para as semanas pós-Carnaval:

Depoimento de Vorcaro

A CPMI do INSS aguarda, desde o início do ano, a oitiva do proprietário do Banco Master, Daniel Vorcaro. O colegiado quer esclarecimentos sobre contratos irregulares de crédito consignado registrados pelo banco junto ao instituto, o que levantou suspeitas de envolvimento da instituição no esquema de desvios de pensões e aposentadorias.

A defesa de Vorcaro firmou um acordo com a cúpula da CPMI para que ele compareça voluntariamente no dia 26. Pelo entendimento, o empresário se comprometeu a não impetrar habeas corpus no STF que possa blindá-lo dos questionamentos dos parlamentares. Em contrapartida, a presidência da comissão assegurou que Vorcaro deverá responder apenas a perguntas relacionadas à atuação do Master no âmbito do INSS.

A comissão também espera ouvir, no dia 23, o empresário Maurício Camisotti, um dos primeiros investigados da Operação Sem Desconto. Ele está preso preventivamente, sob suspeita de atuar como um dos principais coordenadores do esquema de fraude em descontos associativos.

Sabatina de Messias

O atual advogado-geral da União, Jorge Messias, foi indicado em novembro de 2025 pelo presidente Lula para ocupar a vaga aberta com a saída do ex-ministro Luís Roberto Barroso no STF. A sabatina estava inicialmente prevista para dezembro, mas foi adiada diante da resistência de senadores que defendiam a indicação do ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para o cargo.

Desde então, a sabatina ficou paralisada enquanto governo e Senado negociam para consolidar apoio ao nome do indicado. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e o presidente Lula planejam se encontrar neste mês, após o retorno do chefe do Executivo de viagem à Índia e à Coreia do Sul, para retomar o calendário de apreciação da indicação.

Convocação de Toffoli

A CPI do Crime Organizado incluiu na pauta do dia 25 a discussão da convocação do ministro Dias Toffoli, do STF, antigo relator do inquérito envolvendo o Banco Master. De autoria do senador Magno Malta (PL-ES), o requerimento tem como objetivo ouvir o ministro sobre suspeitas relacionadas à exploração de jogos de azar no Resort Tayayá, que até 2025 era majoritariamente controlado pela Maridt Participações, empresa pertencente a Toffoli e a seus irmãos.

Também foram apresentados requerimentos para que o ministro esclareça a venda das ações do resort ao empresário Fabiano Zettel, cunhado de Daniel Vorcaro. A operação levantou suspeitas entre senadores sobre a imparcialidade de Toffoli na condução do caso Master.

Outros requerimentos tratam de convites ao ministro Alexandre de Moraes, também para falar sobre o caso, e à advogada Viviane Barci, esposa de Moraes, contratada para prestar serviços jurídicos ao banco em 2024.

Fim da escala 6×1

Antes mesmo do Carnaval, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), definiu um novo rito para as duas PECs que propõem o fim da jornada de trabalho 6×1, substituindo-a por um modelo de escala 5×2. Os textos de Erika Hilton (Psol-SP) e Reginaldo Lopes (PT-MG), agora apensados, serão submetidos à análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, em seguida, em uma comissão especial de mérito.

As semanas pós-Carnaval prometem a retomada dessa agenda, que compõe a lista de prioridades legislativas do Executivo para 2026. O Planalto também prepara um projeto de lei próprio, reunindo elementos das duas propostas.

Acordo Mercosul-UE

O debate sobre o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia teve início no último dia 10 na Representação Brasileira do Parlasul e deve continuar no dia 24, na semana seguinte ao Carnaval. Após a aprovação do relatório pela comissão mista, o texto poderá ser encaminhado ao plenário da Câmara.

Assinado em janeiro pelas cúpulas dos dois blocos, o acordo cria a maior zona de livre comércio do mundo, com previsão de eliminação de cerca de 90% das tarifas de importação entre países que reúnem mais de 700 milhões de habitantes. Enquanto o tratado enfrenta questionamentos judiciais na Europa, o governo brasileiro e o Congresso buscam acelerar sua incorporação no âmbito do Mercosul, com o objetivo de viabilizar uma aplicação provisória até decisão definitiva da Justiça europeia.

Regulação comercial das Big Techs

Enviado pelo Executivo, o PL 4.675/2025 cria a Superintendência de Mercados Digitais no âmbito do Conselho Administrativo de Defesa Econômica. A proposta atribui ao novo órgão a função de monitorar plataformas digitais de grande relevância econômica, como redes sociais, marketplaces, sistemas de publicidade digital e sistemas operacionais, para prevenir práticas anticompetitivas.

O texto define competências, estrutura e mecanismos de atuação da superintendência e está sob relatoria do deputado Aliel Machado (PV-PR).

PEC da Segurança Pública

Elaborada pelo Ministério da Justiça ao longo de 2025, a PEC 18/2025 busca constitucionalizar o Sistema Único de Segurança Pública e ampliar a integração entre União, estados e municípios no enfrentamento ao crime organizado. A proposta altera competências federativas na área, o que tem provocado debates entre governadores.

A PEC já recebeu parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça e está em análise em comissão especial. O relator, deputado Mendonça Filho (União-PE), apresentou substitutivo no fim de 2025. Diante das mudanças promovidas em relação ao texto original, a discussão foi retomada neste ano, com nova rodada de negociações junto às lideranças e previsão de intensificação após o Carnaval.

Urgências aprovadas

Outros projetos relevantes tiveram requerimentos de urgência aprovados pela Câmara na semana anterior ao feriado, o que permite sua inclusão direta na pauta do plenário, a depender de acordo entre líderes e do presidente Hugo Motta.

Entre eles está o PL 68/2026, do deputado Mário Heringer (PDT-MG), que declara os medicamentos para perda de peso Monjauro e Zepbound de interesse público, abrindo caminho para eventual quebra de patente e produção de genéricos. Também poderá ser votado o PL 41/2026, da deputada Rosana Valle (PL-SP), que trata da internação de crianças e adolescentes que pratiquem atos de extrema crueldade contra animais.

Consta ainda o PL 481/2025, da deputada Jack Rocha (PT-ES), que obriga entes federativos a destinar recursos para campanhas permanentes de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, além do PL 3.278/2021, oriundo do Senado, que institui o marco legal do transporte público coletivo urbano.

Lula sanciona reajuste e veta penduricalhos no Congresso

O presidente Lula sancionou, com vetos, os projetos que reestruturam as carreiras e concedem reajuste salarial a servidores da Câmara dos Deputados, do Senado e do Tribunal de Contas da União (TCU). A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (18).

O aumento está assegurado para 2026, mas o presidente retirou do texto dispositivos que previam reajustes escalonados até 2029 e a criação de benefícios que poderiam resultar em pagamentos acima do teto constitucional do funcionalismo, hoje fixado em R$ 46.366,19.

Aumentos entre 8% e 9%

Os projetos aprovados pelo Congresso estabelecem recomposição salarial que varia de 8% a 9% para diferentes categorias.

Na Câmara, os secretários parlamentares terão reajuste de 8%, percentual equivalente ao concedido ao Judiciário. Servidores efetivos e de carreira receberão aumento de 9,25%, enquanto ocupantes de cargos em comissão terão reajuste médio de 8,63%.

Além disso, foi criada a Gratificação de Desempenho e Alinhamento Estratégico (GDAE), que substitui gratificações anteriores. O adicional poderá variar de 40% a 100% sobre o maior vencimento básico do cargo efetivo e estará submetido ao teto constitucional.

Também foi sancionado o reconhecimento das carreiras da Câmara, do Senado e do TCU como típicas de Estado, classificação que reforça a proteção institucional e a estabilidade desses quadros.

No TCU, o texto aprovado amplia o número de cargos, eleva níveis de funções de confiança e passa a exigir nível superior para todos os postos da estrutura.

Vetos atingem reajustes futuros e “licença compensatória”

Lula vetou a previsão de aumentos automáticos para 2027, 2028 e 2029. Segundo o Planalto, a Lei de Responsabilidade Fiscal impede que o governo crie despesas obrigatórias nos últimos meses de mandato que não possam ser integralmente quitadas dentro do período da própria gestão.

Também foram barrados:

dispositivos que autorizavam pagamentos retroativos de despesas continuadas;
regras que criavam metodologia própria de cálculo de aposentadorias e pensões, consideradas incompatíveis com a reforma da Previdência (Emenda Constitucional 103/2019);
e a chamada licença compensatória para ocupantes de funções comissionadas e de assessoramento.
Essa licença previa um dia de folga a cada três dias de trabalho extraordinário, como sessões noturnas e plantões. Os dias poderiam ser convertidos em indenização em dinheiro. Na avaliação do governo, o mecanismo abriria espaço para remunerações acima do teto constitucional e, por isso, foi vetado.

Divergências políticas

A tramitação dos projetos gerou ruído entre o Palácio do Planalto e a cúpula da Câmara. Integrantes do governo negaram participação em eventual acordo para viabilizar a aprovação da proposta. Já o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), esteve presente na reunião que definiu a pauta e deu aval ao encaminhamento.

Com a sanção parcial, os reajustes ficam garantidos para 2026. Os vetos presidenciais ainda serão analisados pelo Congresso, que pode mantê-los ou derrubá-los em sessão conjunta.

Governadora Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval de Recife e Olinda

Dando início ao Carnaval na Região Metropolitana do Recife, a governadora Raquel Lyra destacou os investimentos do Estado para garantir segurança, infraestrutura e apoio cultural à festa, que mobiliza milhares de foliões e impulsiona a economia em todas as regiões. Ao lado da vice-governadora Priscila Krause, a chefe do Executivo estadual acompanhou a abertura da festividade em Olinda e no Recife, na noite desta quinta-feira (12), e ainda ressaltou o efetivo da segurança pública destinado aos municípios. Em Olinda e no Bairro do Recife serão empregados mais de 12 mil postos de trabalho extras das forças de segurança, entre esta quinta e a Quarta-Feira de Cinzas.

“Estamos aqui ao lado de todos os que fazem o Carnaval mais democrático do Brasil, que é o de Pernambuco. Estamos investindo mais de R$ 80 milhões no Estado inteiro. Do Litoral ao Sertão pernambucano tem a marca do Governo do Estado, apoiando as festas e eventos. São mais de 1,3 mil atrações contratadas, e mais de 90% destes artistas são pernambucanos. Também nos fazemos presentes com as Polícias Civil e Militar, para garantir que tenhamos o Carnaval mais seguro da história. Queremos que as pessoas venham curtir com o coração em paz e tranquilo”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões com ações em diversas áreas, como saúde, cultura e segurança. “O nosso efetivo está preparado para garantir a segurança na folia, e também utilizaremos a tecnologia ao nosso favor, com câmeras em pontos estratégicos, reconhecimento facial e drones que podem sobrevoar por até 12 horas ininterruptas”, reforçou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

A expectativa é de que 2,5 milhões de turistas venham a Pernambuco ao longo do ciclo carnavalesco. “O Estado se preparou para receber os turistas. Temos todo planejamento para bater recordes, com a expectativa de movimentação de R$ 3,2 bilhões nas atividades turísticas, além de ocupação de 95% de toda a rede hoteleira”, afirmou o secretário estadual de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba.

O Governo de Pernambuco segue atuando em parceria com as prefeituras, viabilizando a contratação de artistas de alcance local e nacional, fomentando as potencialidades e pluralidades culturais do Estado. A secretária de Cultura do Estado, Cacau de Paula, enfatizou que o governo preparou uma programação especial na Marim dos Caetés. “Neste ano, o Estado será o maior apoiador do Carnaval de Olinda. Também estamos com o Palco Pernambuco Meu País na Praça do Carmo, com o Cortejo de Brincantes, e com a mobilização de diversas secretarias”, destacou.

Para a prefeita de Olinda, o Carnaval do município transcende a folia. “Muito além da festa, o nosso Carnaval é a maior expressão cultural que temos a oferecer, fala sobre a geração de emprego, economia circular de longo prazo. A parceria com o Governo de Pernambuco nos possibilita a garantia de uma estrutura de qualidade”, pontuou a gestora municipal.

*SEGURANÇA -* A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco atuará de forma integrada em todo o Estado, com mais de 68 mil lançamentos das forças de segurança, contando também com o apoio de delegacias móveis e funcionamento em regime 24 horas das delegacias da Polícia Civil.

*YOUTUBE -* A governadora prestigiou, ainda, em Olinda, a abertura da Casa Carnaval das Memórias, iniciativa do YouTube Brasil com o Ministério da Cultura que abrigará influenciadores digitais no período momesco, propagando o Carnaval olindense para espectadores de todo o Brasil e até de outros países.

Acompanharam as agendas os secretários Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas Sobre Drogas); Túlio Vilaça (Casa Civil); Daniel Coelho (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha); Joanna Figueirêdo (Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência); André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura), Juliana Gouveia (Mulher), Paulo Paes (Administração Penitenciária e Ressocialização) e Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário), além dos presidentes de autarquias Renata Borba (Fundarpe) e Eduardo Loyo (Empetur); e o coronel Ivanildo Torres, comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco.

Também estiveram presentes o senador Fernando Dueire; deputados estaduais Joãozinho Tenório, Antônio Moraes e Jarbas Filho; os prefeitos Mano Medeiros (Jaboatão dos Guararapes), Júnior de Irmã Teca (Itapissuma), Padre Joselito (Gravatá), Juliana de Chaparral (Casinhas) e o vice-prefeito Felipe do Veneza (Paulista).

Professor Jorge Quintino reitera pedido para construção de UBS no Luiz Gonzaga

O vereador Professor Jorge Quintino (PODE), apresentou um requerimento à Câmara Municipal de Caruaru, solicitando a adoção de medidas para viabilizar a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Luiz Gonzaga.

A proposta reforça um pleito antigo do parlamentar, que há anos defende a implantação do equipamento público na comunidade. Ao renovar a solicitação, o vereador também reitera o pedido junto à Prefeitura, ressaltando a importância de um posicionamento diante do crescimento contínuo da localidade.

De acordo com o vereador, atualmente os moradores precisam se deslocar para bairros vizinhos a fim de acessar atendimentos básicos, o que gera dificuldades, sobretudo para idosos, gestantes, crianças e pessoas com mobilidade reduzida, ”O bairro Luiz Gonzaga cresceu, se desenvolveu e precisa acompanhar esse crescimento com infraestrutura adequada. Esse é um pedido que já realizei e reitero novamente este ano, porque entendo que garantir saúde básica, dignidade e qualidade de vida para a população é prioridade”, destacou o vereador Professor Jorge Quintino.

O requerimento segue agora para os trâmites regimentais e posterior encaminhamento ao Poder Executivo para análise.

Caruaru inicia inscrições do programa Bolsa Atleta 2026

Reconhecida internacionalmente como Cidade Americana do Esporte, Caruaru segue fortalecendo políticas públicas que impulsionam o desenvolvimento esportivo e valorizam atletas e paratletas do município. Uma dessas iniciativas é o Programa Bolsa Atleta, que garante apoio financeiro a esportistas que representam a cidade em competições regionais, nacionais e internacionais, contribuindo diretamente para a continuidade dos treinamentos, a participação em campeonatos e a formação de novos talentos.

O programa contempla atletas e paratletas das categorias de base e de rendimento, reforçando o compromisso do município com o esporte como ferramenta de promoção da saúde e rendimento do esporte.

As inscrições para o Bolsa Atleta 2026 acontecem das 8h desta sexta-feira (13) até às 23h59 do dia 22 de fevereiro, exclusivamente de forma online, pelo site: selecoes.caruaru.pe.gov.br. Os interessados devem preencher o formulário eletrônico e anexar toda a documentação exigida no edital, conforme a categoria pretendida.

Para o secretário executivo de Esportes, Adson Leonel, o programa representa um avanço importante na política esportiva do município. “O Bolsa Atleta é um investimento direto nos nossos atletas e paratletas, que levam o nome de Caruaru para competições em todo o Brasil e até fora do país. Esse apoio garante melhores condições de preparação e reforça o nosso compromisso com o esporte, que foi fundamental para Caruaru conquistar o título de Cidade Americana do Esporte”, destacou.

João Campos cai de 67% para 51% e disputa pelo governo de Pernambuco passa a ficar indefinida

Foto: @joaocampos no Instagram

De acordo com o portal nacional “Conexão Política”, o cenário eleitoral para o governo de Pernambuco em 2026 registrou uma mudança brusca. Segundo o novo levantamento da Real Time Big Data, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), enfrenta um processo acelerado de desidratação, perdendo a liderança absoluta que ostentava meses atrás.

Os números da desidratação

A queda de João Campos é evidenciada por três indicadores críticos:

* Derretimento na Intenção de Voto: Em menos de um ano, o prefeito caiu de 67% para 51%. Uma perda real de 16 pontos percentuais que acende o sinal de alerta no PSB.
* Voto Consolidado em Queda Livre: O eleitor que dizia votar “com certeza” em Campos despencou de 58% para apenas 22%.
* Crescimento da Rejeição: Enquanto seus números de intenção de voto caem, sua rejeição subiu para 31%, aproximando-se da margem de perigo para um candidato que busca o governo estadual.

Raquel Lyra encosta

Enquanto Campos desidrata, a governadora Raquel Lyra (PSD) apresenta uma curva de recuperação consistente, subindo de 22% para 31%. A diferença entre os dois, que já foi de 45 pontos, agora é de apenas 20, sinalizando que a disputa está longe de ser decidida no primeiro turno.

Gestão Raquel Lyra inaugura a 10ª Cozinha Comunitária de 2026

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), em parceria com a Prefeitura de Buíque, inaugurou nesta terça-feira (10) a décima Cozinha Comunitária do ano, consolidando a expansão acelerada do Programa Bom Prato. A nova unidade foi entregue no Distrito Carneiro e reforça o compromisso estatal com a segurança alimentar nos territórios.

Localizada no Distrito Carneiro, a Cozinha Comunitária João Lopes da Silva – João Branco homenageia o homem que marcou a história de Buíque. Nascido no município em 1946, João Branco foi agricultor e comerciante, reconhecido pela perseverança, generosidade e solidariedade com quem mais precisava.

A nova cozinha funcionará das 7h às 14h, oferecendo almoço nutritivo à população. O equipamento conta com uma equipe formada por duas cozinheiras, três auxiliares, uma coordenadora, além da nutricionista que já atua em outra unidade do município, garantindo qualidade no preparo das refeições e eficiência no atendimento diário.

Com esta entrega, Pernambuco soma 262 Cozinhas Comunitárias em funcionamento, sendo 207 implantadas na atual gestão. Desde 2023, o programa serviu mais de 22,4 milhões de refeições, garantindo segurança alimentar e nutricional para milhares de famílias pernambucanas.

Durante a inauguração, o secretário executivo de Combate à Fome, Felipe Medeiros, destacou a importância da descentralização das políticas públicas e do alcance da segurança alimentar nos territórios: “Este segundo equipamento aqui em Buíque mostra que o Governo do Estado está comprometido em chegar cada vez mais perto das pessoas, levando dignidade e cidadania para todos os territórios. E por isso que sempre vamos reforçar que a segurança alimentar não é apenas uma política pública, mas um direito garantido. Estamos descentralizando o atendimento, garantindo que distritos e comunidades rurais também tenham acesso a refeições de qualidade, fortalecendo famílias e ampliando o alcance do Programa Bom Prato”.

Cada unidade recebe investimento inicial de R$ 50 mil e repasse mensal de R$ 20 mil para manutenção, garantindo o funcionamento diário com, no mínimo, 200 refeições distribuídas aos beneficiários atendidos pelos CRAS e CREAS.