Governadora Raquel Lyra destina R$ 1,3 bilhão da concessão parcial da Compesa aos municípios e assina duplicação da BR-232

Durante o 9º Congresso da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), nesta segunda-feira (27), a governadora Raquel Lyra realizou a entrega simbólica de cheques em valores que somam R$ 1,3 bilhão aos 151 municípios beneficiados pela concessão parcial da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Ainda no evento, a gestora assinou a autorização para licitação da duplicação de um novo trecho da BR-232, entre São Caetano e Belo Jardim, em um investimento de R$ 249 milhões do Governo do Estado, provenientes de operação de crédito. A vice-governadora Priscila Krause também prestigiou o evento.

“Viemos reafirmar o nosso compromisso com os municípios pernambucanos, por isso lançamos aqui ações que são de extrema relevância e que construímos juntos com eles. Primeiro, a divisão do valor da outorga da concessão parcial dos serviços da Compesa, pois entendemos desde o primeiro momento da importância de os municípios terem recurso para fazer investimento em infraestrutura. E também o edital do avanço da duplicação da BR-232. São R$ 249 milhões em investimento para garantir que o Estado continue crescendo no nível de investimento que a gente precisa. Os prefeitos e prefeitas de Pernambuco sabem que tem no Governo do Estado uma parceria firme e sólida”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Os cheques são referentes ao contrato com a BASA Saneamento Ambiental S.A., que ficará responsável pelos serviços em 151 municípios da Região Metropolitana do Recife, Agreste e parte do Sertão. O contrato com a concessionária será assinado nesta quarta-feira (29). A empresa vai investir R$ 17,4 bilhões, além de pagar uma outorga de R$ 4 bilhões, dos quais R$ 2,4 bilhões (60% do valor total) serão pagos no ato da assinatura do contrato. Desse valor, R$ 1,3 bilhão será destinado aos municípios, sendo R$ 770 milhões no ato da assinatura. Os 40% restantes da outorga serão divididos em dois pagamentos: 20% após o período de seis meses de transição e 20% dois anos após o início da operação.

O presidente da Amupe e prefeito de Aliança, Pedro Freitas, destacou que a concessão representa um novo momento para o Estado e que a gestão estadual tem sido parceira das prefeituras na condução do processo, que deve suprir uma demanda histórica da população. “É importante colocar esse outro lado da moeda, de ouvir as orientações, para que a gente participe do debate com mais celeridade. Existe um documento nessa concessão que coloca à disposição da sociedade qual é a área que faz parte da concessão. Se você fizer o bom uso e colocar isso nos investimentos, seja na aquisição de um equipamento, na pavimentação de uma rua, na construção de uma praça, veja o impacto positivo disso no Estado”, afirmou o gestor.

A concessão do saneamento está sendo realizada para que o Estado viabilize o cumprimento das metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento, que prevê a cobertura de 99% do território nacional com serviços de abastecimento de água e 90% com serviços de coleta e tratamento de esgoto até o ano de 2033.

Segundo o diretor-presidente da Compesa, Douglas Nóbrega, durante o período de transição, os serviços continuam sendo prestados pela companhia. “Além de um bom recurso destinado também para o saneamento, os municípios vão receber serviços diversos das concessionárias, que vão investir cerca de R$ 20 bilhões no Estado. Vão construir rede de distribuição e esgotamento sanitário onde não tem, e a Compesa continua produzindo, tratando e captando água para fornecer à distribuidora, e o resultado é uma grande melhoria em todo o Estado”, explicou.

No início deste mês, o Governo assinou, em Petrolina, no Sertão do São Francisco, o contrato com a Vita Sertão, concessionária que ficará responsável pelos serviços em 24 municípios que formam a microrregião Sertão. A BASA Saneamento Ambiental S.A. ficará responsável pelos serviços na microrregião RMR-Pajeú, formada pelos demais municípios pernambucanos.

Sobre o Congresso da Amupe, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto, também presente, enfatizou o valor de encontros como o congresso. “Vivemos aqui um momento de aprendizado, encontros e fortalecimento de laços. É fundamental o papel de cada munícipio na engrenagem da administração pública”, disse. O deputado federal Lula da Fonte também ressaltou a importância do congresso. “O municipalismo é muito mais do que só palavras, do que só discursos. Parabéns a todos os prefeitos do Estado de Pernambuco”, acrescentou.

Representando o Senado Federal, Fernando Dueire reafirmou o compromisso entre os poderes. “O municipalismo nos ensina que justiça não se faz tirando recursos de quem cuida do cidadão na rua. E o Governo de Pernambuco tem feito, e muito bem, a transformação de Pernambuco”, disse.

DUPLICAÇÃO BR-232 – Também foi assinada a autorização para licitação da obra de duplicação da rodovia BR-232 entre os municípios de São Caetano e Belo Jardim. Com extensão de 28,8 km, o projeto prevê a duplicação da rodovia, recuperação do pavimento existente e a implantação de melhorias estruturais.

A obra contará com investimento estadual de R$ 249 milhões, fruto de operações de crédito, e o edital será publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (28).

Acompanharam o evento o senador Humberto Costa; os deputados federais Fernando Monteiro, Túlio Gadelha e Maria Arraes; entre prefeitos, deputados, vereadores e lideranças de todo estado.

Prefeitura de Caruaru promove tarde de lazer no Parque Ambiental Severino Montenegro com projeto “Domingo no Parque”

O Parque Ambiental Severino Montenegro foi palco, neste domingo (26), da segunda edição do programa “Domingo no Parque”. A iniciativa da Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, reuniu famílias em um dia marcado por lazer, integração social e atividades voltadas à conscientização ambiental.

Com uma programação diversificada, o evento contou com ações educativas e recreativas, além de doação de mudas, incentivando a conexão da população com os espaços públicos e o meio ambiente. O programa tem como proposta estimular a ocupação saudável dos parques da cidade, reunindo serviços e ações de diferentes áreas.

Entre os participantes, a dona de casa Tereza Assunção, destacou a importância de momentos como esse em família. “Mais do que um passeio, é uma oportunidade de ensinar valores importantes. Estar aqui com minha filha, em contato com a natureza, mostra pra ela desde cedo a importância de cuidar do que é nosso”, comentou.

A iniciativa seguirá acontecendo mensalmente em diferentes parques ambientais do município.

OPORTUNIDADES — Confira as vagas de empregos abertas no Hospital Mestre Vitalino

O Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru, está com inscrições abertas para o processo seletivo (15/2026) destinado à contratação para os cargos de porteiro, camareiro e auxiliar de necrotério. As inscrições seguem até o dia 5 de maio de 2026 e devem ser realizadas exclusivamente por e-mail. Os interessados precisam enviar currículo e documentos comprobatórios, em arquivo único no formato PDF, para o endereço processoseletivo@hospitalmestrevitalino.com.br, informando no assunto do e-mail o nome completo e o cargo pretendido.

Para porteiro, há uma vaga; para camareiro, duas vagas; e para auxiliar de necrotério, uma vaga. O processo seletivo contará com as etapas de análise curricular, avaliação de conhecimentos e entrevista técnica comportamental. O resultado final está previsto para o dia 27 de maio de 2026, com divulgação no site www.htri.org.br/trabalhe-conosco/hmv/

Entre os requisitos gerais para participação estão idade mínima de 18 anos, comprovação da escolaridade exigida para cada função e apresentação da documentação prevista em edital. Pessoas com deficiência também podem participar, conforme critérios estabelecidos no processo. O Hospital Mestre Vitalino fica localizado na BR-104, 756, Luiz Gonzaga (via local sentido Toritama).

Evento da Acic celebra crescimento da participação feminina no mercado imobiliário

De acordo com a Associação Brasileira do Mercado Imobiliário, as mulheres representam cerca de 40% dos profissionais do setor. O dado reforça o avanço da presença feminina em uma atividade que, por muitos anos, foi majoritariamente masculina. Atenta à importância de fortalecer e ampliar essa participação, a Câmara Setorial do Mercado Imobiliário da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) realizará, no próximo dia 28 de abril, das 18h às 23h, no Fulano de Tal Restaurante, a edição 2026 do evento “Mulheres no Imobiliário”.

Com o tema “Estilo e Poder”, o evento contará com palestras de Natali Costa, Merci Natália e Narcisa Cândido. Natali Costa é engenheira civil e corretora de imóveis com atuação estratégica no mercado de médio e alto padrão em Caruaru. Merci Natália é empreendedora, criadora e cofundadora do @vendeamiga. Já Narcisa Cândido atua há 15 anos no setor, é sócia da Sampaio Soluções Imobiliárias e tem forte presença no mercado de Garanhuns. A programação também terá a apresentação musical da cantora Thayse Dias.

O investimento é de R$ 25 para associadas da Acic e de R$ 35 para não associadas. O objetivo do evento é promover conexões, compartilhar conteúdos práticos e aplicáveis, além de apresentar estratégias para ampliação de repertório e impulsionamento de resultados “Preparamos um evento pensado para mulheres que desejam atuar com visão antecipada e agilidade, transformando desafios em oportunidades reais de negócio”, destaca o coordenador da Câmara Setorial do Mercado Imobiliário.

A iniciativa conta com o apoio do Fulano de Tal Restaurante e patrocínio da Hexagonal, Quintas das Colinas III, Unique, CP Construção, Bezerra Engenharia, AWA Construtora e EJX Solar.

Serviço
Mulheres no Imobiliário 2026: Estilo e Poder
Data: 28.04.2026
Horário: 18h às 23h
Local: Fulano de Tal
Investimento: R$ 25 associadas Acic / R$ 35 não associadas
Inscrições: https://www.aciccaruaru.com/mulheresnoimobiliario

FIQUE ATENTO — Conta de luz ficará mais cara em maio

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira (24), bandeira tarifária amarela para o mês de maio, com cobrança de taxa adicional na conta de luz, pela primeira vez neste ano. Desde janeiro, estava em vigor a bandeira tarifária verde.

Conforme o órgão, a decisão de acionar a bandeira amarela se relaciona ao volume de chuva abaixo da média nos reservatórios. Em consequência, os consumidores de energia elétrica terão custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.

Como o Estadão/Broadcast mostrou, a possibilidade de El Niño no segundo semestre deste ano, com seu efeito no aumento das temperaturas e redução das chuvas no Norte e Nordeste do País, reforça essa perspectiva de bandeiras tarifárias mais caras ao longo do ano.

Como é definida a bandeira tarifária

Além do risco hidrológico (GSF), gatilho para o acionamento das bandeiras mais caras, outro fator de peso é o aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) – valor calculado para a energia a ser produzida em determinado período.

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias indica aos consumidores os custos da geração de energia no País e visa atenuar os impactos nos orçamentos das distribuidoras de energia.

Antes, o custo da energia em momentos de mais dificuldades para geração era repassado às tarifas apenas no reajuste anual de cada empresa, com incidência de juros. No modelo atual, os recursos são cobrados e transferidos às distribuidoras mensalmente por meio da “conta Bandeiras”.

OPORTUNIDADE — Concurso da UPE oferece 19 vagas para níveis médio e superior com inscrições abertas em Pernambuco

UnB foi a primeira universidade federal a adotar sistema de cotas raciais
UnB reserva vagas para negros desde o vestibular de 2004
Percentual de negros com diploma cresceu quase quatro vezes desde 2000, segundo IBGE

A Universidade de Pernambuco (UPE) anunciou, neste sábado (25), a abertura de um concurso público com 19 vagas destinadas a profissionais de níveis médio e superior. As oportunidades contemplam os cargos de Assistente Técnico e Analista Técnico em Gestão Universitária, com atuação em diferentes unidades da instituição no interior do Estado, como Ouricuri, Surubim, Mata Norte e Garanhuns.

A seleção oferece salários que chegam a R$ 3,8 mil, com carga horária de 30 horas semanais. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 27 de maio, por meio da plataforma Upenet. Os candidatos deverão pagar taxa de participação, com possibilidade de isenção conforme critérios previstos em edital.

O processo seletivo será organizado pelo Instituto de Apoio à UPE (IAUPE) e contará com etapas que incluem avaliação de títulos e prova objetiva. O certame também garante políticas de inclusão, com reserva de vagas para pessoas com deficiência e candidatos de grupos étnico-raciais. O resultado final está previsto para o fim de junho.

Gilson Machado e Gilson Filho vão à 47a Expocarpina

A Exposição é uma referência da agropecuária na região e uma vitrine de negócios que integra Pernambuco à cadeia nacional.

“Sempre venho prestigiar a Expocarpina e inclusive já fui expositor aqui também. É um setor que emprega milhares de pessoas em nosso Pernambuco e merece atenção. Hoje eu vim escutar os colegas da agropecuária atento às suas necessidades”, destacou o ex ministro de Turismo e Cultura , Gilson Machado , que é pré candidato a deputado federal e também criador de gado e médico veterinário.

A programação, que vai até o próximo domingo , inclui julgamento de animais, leilões e elite, as novidades em máquinas agrícolas, rodas de negócios e palestras. Além de shows com bandas regionais. “É um lugar pra vir com a família , com as crianças e você ainda vai conhecer o touro Bolsonaro que é uma atração na Exposição”, sorriu Gilson Machado Filho , pré candidato a deputado estadual. “Me sinto num lugar de memórias afetivas porque sempre vim com meu pai nessas exposições desde criança e hoje venho para ouvir o que os trabalhadores precisam”, reforçou.

Segundo a organização do evento, a estimativa de público para os cinco dias de programação é de 40 mil pessoas e deve gerar um faturamento de pelo menos R$ 50 milhões. A Expocarpina acontece no Parque Senador Paulo Guerra, em Carpina, Mata Norte de Pernambuco.

Fagner dos Animais assume Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal em Caruaru

Na manhã desta sexta-feira, na Prefeitura de Caruaru, Fagner dos Animais, licenciado da Câmara de Vereadores, tomou posse como novo secretário de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal do município. A cerimônia foi conduzida pelo prefeito Rodrigo Pinheiro e contou com a presença de secretários e convidados que prestigiaram o momento.

Durante a posse, Fagner destacou que a chegada ao Executivo representa um passo importante na sua trajetória pública e um compromisso ainda maior com a cidade. Após atuação no Legislativo, onde apresentou diversas proposituras, ele agora assume uma nova missão com foco na execução de políticas públicas.

“Quero, antes de tudo, agradecer ao prefeito Rodrigo Pinheiro pelo convite e pela confiança em me permitir estar à frente dessa missão tão importante. Depois de um período no Legislativo, propondo, debatendo e ouvindo a população, agora assumo esse desafio no Executivo com ainda mais responsabilidade. É um compromisso de fazer ainda mais por Caruaru”, afirmou.

O novo secretário reforçou que há muito trabalho pela frente e que a prioridade será garantir que as ações da pasta cheguem de forma efetiva a quem precisa. “Tem muito trabalho a ser feito e será feito. Nossa prioridade é cuidar da Secretaria, fortalecer as ações e executá-las como a população e os animais realmente precisam. A gente sabe das demandas e vamos trabalhar para fazer acontecer”, completou.

Como primeiro ato à frente da Secretaria, ele anunciou a criação do “cartão ração”, iniciativa voltada para a compra de alimentos destinados aos animais. O benefício será distribuído entre protetores já cadastrados na Secretaria, e mais informações sobre o funcionamento do programa devem ser divulgadas em breve.

Gestão Rodrigo Pinheiro vira exemplo nacional e eleva Renata Senna à presidente da Abracen

A eleição de Renata Senna para a presidência da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen), por aclamação, projeta Caruaru no cenário nacional e reconhece o trabalho desenvolvido na Ceaca.

O avanço é atribuído ao modelo implementado pela gestão do prefeito Rodrigo Pinheiro, com melhorias estruturais e qualificação dos serviços, beneficiando comerciantes e consumidores.

A escolha por aclamação reforça a relevância da gestão e marca um feito histórico com a primeira mulher à frente da entidade em quatro décadas.

“Esse resultado é fruto de um trabalho coletivo, construído com planejamento, responsabilidade e compromisso com o fortalecimento do abastecimento”, destacou Renata. ” Seguiremos avançando, ampliando oportunidades e consolidando uma gestão que valoriza quem produz e quem comercializa.”

Vice-governadora percorre Agreste e entrega dessalinizadores em Iati e Águas Belas na sexta

A vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, cumpre agenda na manhã desta sexta-feira (24) nos municípios de Iati e Águas Belas para a entrega de sistemas de dessalinização instalados nas duas localidades pelo Programa Água Doce (PAD). As unidades fazem parte de um lote de 43 equipamentos entregues pelo Governo de Pernambuco em parceria com o Governo Federal, com investimento de R$ 12 milhões nesta etapa.

Iati e Águas Belas estão entre os municípios do Agreste Meridional pernambucano que concentram maior vulnerabilidade hídrica. A entrega dos dessalinizadores representa uma solução permanente de acesso à água potável para comunidades rurais que historicamente dependem de fontes alternativas, muitas vezes sem garantia de qualidade ou regularidade no abastecimento.

Os equipamentos utilizam tecnologia de osmose reversa para tratar água salobra captada em poços artesianos. O processo inclui filtragem e desinfecção, assegurando que a água chegue aos chafarizes em condições adequadas para consumo humano. Cada sistema conta com reservatórios, bombas e unidades de tratamento, além de mecanismos de controle de qualidade integrados à estrutura.

O Programa Água Doce prevê a instalação de 170 sistemas de dessalinização em todo o estado, com impacto estimado para quase 60 mil pessoas. O investimento total é de aproximadamente R$ 37 milhões — R$ 33,2 milhões de recursos do Governo Federal e R$ 3,7 milhões de contrapartida do Estado de Pernambuco. Os 43 sistemas desta entrega já estão concluídos e em condições de operação imediata.

Vale destacar que Iati e Águas Belas já haviam sido contempladas em uma entrega anterior, realizada em abril deste ano, quando 45 sistemas foram instalados nessas e em outras cidades da região. A nova entrega amplia a cobertura e o alcance do programa nas localidades.

O programa garante suporte técnico contínuo após a instalação. Equipes especializadas realizam visitas periódicas, verificam o funcionamento dos equipamentos, acompanham a qualidade da água e capacitam as próprias comunidades para a gestão sustentável dos sistemas, assegurando a continuidade do serviço a longo prazo.

Local e hora

Em Iati a agenda começa às 9h30 no Sítio Baixa dos Porcos. Em Águas Belas, a visita acontece às 12h, no Sítio Sacão do Garcia.