Fundação de Cultura de Caruaru abre inscrições para oficinas gratuitas de arte e cultura

A Fundação de Cultura de Caruaru está com inscrições abertas para 10 oficinas gratuitas de arte e cultura, que integram o projeto Estação das Artes, iniciativa da Prefeitura de Caruaru voltada ao fortalecimento da economia criativa e à formação cultural.

A iniciativa contempla públicos de várias idades, desde crianças a partir de 4 anos até estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de qualquer pessoa interessada em participar.

As oficinas serão realizadas na Estação Ferroviária, no Museu do Barro e na Biblioteca Municipal Álvaro Lins, abordando temas como artes figurativas, xilogravura, circo, literatura, gastronomia e música.

As inscrições acontecem de 22 a 30 de abril, por meio de formulário online: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdSQ3tkfyQ8-emZ51YxAw-0XtWMrTMLkIgC_EUEr2SEQztX7Q/viewform?usp=publish-editor .

As vagas são limitadas, com 20 participantes por oficina. As aulas terão início no dia 4 de maio e seguem até o dia 18, quando será realizada a culminância das atividades na Estação Ferroviária.

PRF recupera 214 veículos durante Operação Pátio Limpo em Pernambuco

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, entre os dias 13 e 24 de abril, a Operação Pátio Limpo em pátios terceirizados que prestam serviços à PRF e a outros órgãos de trânsito, localizados nos municípios de Serra Talhada e Caruaru, em Pernambuco, com o objetivo de identificar veículos adulterados e com registros de roubo ou furto. A ação contou com a participação integrada da Polícia Civil e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), reforçando o enfrentamento aos crimes veiculares no estado.

O levantamento contemplou todos os veículos custodiados nos referidos pátios, garantindo uma verificação ampla e integrada da frota sob guarda.

A operação também funcionou como uma importante atividade prática de identificação veicular, contribuindo para o aperfeiçoamento técnico dos agentes envolvidos e ampliando a capacidade de detecção de fraudes relacionadas a veículos em situação irregular.

Durante a iniciativa, foram recuperados 214 veículos com indícios de adulteração ou restrição por roubo e furto, demonstrando a efetividade do trabalho conjunto e o comprometimento das forças de segurança pública no combate a esse tipo de crime.

Os policiais participantes puderam aplicar técnicas avançadas de identificação veicular, tornando mais ágil o processo de análise e aumentando a precisão na detecção de irregularidades. A atuação integrada também possibilitou a troca de experiências e o fortalecimento dos vínculos institucionais entre os órgãos envolvidos.

A operação teve caráter repressivo e preventivo: repressivo, ao possibilitar a recuperação de veículos e sua restituição aos legítimos proprietários; e preventivo, ao evitar que veículos com algum tipo de fraude retornem à circulação ou sejam comercializados de forma irregular.

A PRF destaca a importância da atuação conjunta com a Polícia Civil e o Detran, que contribuiu significativamente para o êxito da operação, ampliando a eficiência das fiscalizações e promovendo maior segurança à sociedade pernambucana.

São João na Roça leva tradição e grandes shows do Maior São João do Mundo para Gonçalves Ferreira e Terra Vermelha

O clima junino segue firme na zona rural de Caruaru com mais uma edição do São João na Roça, que chega, neste fim de semana, à Gonçalves Ferreira e Terra Vermelha. A iniciativa mantém viva a essência do Maior e Melhor São João do Mundo, reunindo cultura popular, música e valorização das tradições nordestinas, além de atrair moradores e turistas para vivenciar de perto a festa no campo.

Na sexta-feira (24), a programação acontece em Gonçalves Ferreira, a partir das 18h, com as apresentações do Batalhão de Bacamarteiros 27 e da Banda de Pífano Nossa Senhora das Graças, que circulam pelo meio da festa, enquanto no palco se apresenta o cantor Gean Mota. A noite segue com shows de Carlinhos Bala, às 20h, e Magnatas do Forró, às 22h, garantindo muito arrasta-pé.

Já no sábado (25), é a vez de Terra Vermelha receber a festa, também a partir das 18h. A abertura conta com as apresentações itinerantes do Batalhão de Bacamarteiros 33 e do grupo Flor e Barro, enquanto o Trio Vozes da Seca inicia as atrações no palco. Em seguida, sobem Matheus Lima, às 20h, e Quinteto Violado, às 22h, em uma programação que reforça a diversidade e a riqueza cultural do Nordeste.

A programação completa do São João na Roça pode ser conferida no Instagram oficial do São João de Caruaru: instagram.com/p/DWEf2Wzjp2A/?igsh=N3M1NzRndDJxb2hpam

Noronha é destaque nacional e conquista dois prêmios do turismo brasileiro

O arquipélago de Fernando de Noronha foi destaque na primeira edição do prêmio “O Melhor do Turismo Brasileiro”, promovido pelo Estadão, ao conquistar o primeiro lugar em duas categorias. A cerimônia ocorreu nesta quinta-feira (23), no Wish Foz do Iguaçu Resort, em Foz do Iguaçu (PR). 

A ilha venceu como Destino Top of Mind, sendo reconhecido como o lugar mais lembrado pelos brasileiros, e também na categoria Praia do Nordeste, com a Baía do Sancho. A premiação está estruturada em 25 categorias, distribuídas em trilhas como destinos, hotelaria e infraestrutura e serviços.

O prêmio adota metodologia desenvolvida pela FIA Business School, que combina análise quantitativa baseada em dados públicos de plataformas de turismo, e qualitativa, conduzida por um júri técnico formado por especialistas do setor, jornalistas e acadêmicos. Entre os critérios avaliados estão relevância, inovação, impacto no destino, sustentabilidade e qualidade da experiência.

Para o superintendente de Turismo, Cultura e Esportes de Noronha, Islian Pereira, a conquista está diretamente ligada ao modelo de gestão adotado na ilha, que prioriza a conservação ambiental, o ordenamento turístico e a valorização da experiência do visitante.

“Noronha não é apenas um destino, é um ecossistema vivo de histórias, talentos e uma natureza que impõe respeito e inspiração. São com esses critérios que o Governo do Estado de Pernambuco, juntamente com a Administração Geral de Fernando de Noronha, na pessoa de Virgílio Oliveira, zela e proteje aquele paraíso natural. Aqui, quero agradecer a todos que de forma direta e indireta contribuíram com mais essa conquista para Noronha, obrigado”, comemorou Islian.

A gerente de Comunicação do Governo de Pernambuco e gestora do Sistema Golfinho de Comunicação na ilha, Léa Renata, também participou da premiação.

Rota do Café de Taquaritinga sofre com falta de abastecimento d’água

O alerta foi trazido pelo pré-candidato a deputado federal Gilson Machado Neto, ex-ministro do Turismo e da Cultura do governo Bolsonaro, e pelo vereador Gilson Machado Filho. Segundo eles, a falta de planejamento no abastecimento de água da capital pernambucana do café, Taquaritinga do Norte, compromete o crescimento do mercado que exporta café para os Estados Unidos e países europeus. “A gente tem aqui café premiado e muita gente não conhece. É necessário divulgar mais e olhar para as necessidades da região que impactam na produção do café”, alertou Gilson Filho.

Os dois estiveram em Taquaritinga, no último sábado, e visitaram um dos maiores produtores da região: o Café Yaguara. A produção é focada em cafés orgânicos e especiais, além de pequenas exportações, e utiliza a técnica do café sombreado, na qual os pés de café são cultivados embaixo da vegetação nativa da região. “O município sofre com o desabastecimento, e moradores e produtores precisam comprar caminhão-pipa para se abastecer”, relatou o empresário David Peebles, um dos donos da cafeteria Yaguara.

Gilson Machado lembrou da importância do incentivo à produção local. “Como ministro do Turismo e da Cultura do governo Bolsonaro, eu sei do potencial dessa região como rota turística nacional e internacional e da necessidade de articulação política entre Pernambuco e um Governo Federal que incentive o crescimento da região”, reforçou.

Governadora Raquel Lyra e ministro George Santoro entregam duplicação da BR-104, obra aguardada há 10 anos pelo Polo de Confecções

A governadora Raquel Lyra entregou, nesta quinta-feira (23), ao lado do ministro dos Transportes, George Santoro, a obra de duplicação e restauração da BR-104, no Agreste Central. Depois de dez anos de espera, a população pode contar com mais segurança e fluidez no trecho que possui mais de 13 quilômetros e contempla o entroncamento com a PE-160 — no distrito de Pão de Açúcar, em Taquaritinga do Norte — e a Vila Canaã, em Caruaru, além de conectar outros municípios do Polo de Confecções, como Toritama e Santa Cruz do Capibaribe. O investimento foi superior a R$ 134 milhões. Também nesta quinta (23), foram entregues as chaves da casa própria a 123 famílias moradoras do condomínio Quinta das Baraúnas (etapa 3), em Caruaru, em mais uma ação que prioriza a habitação social no Estado. A vice-governadora Priscila Krause também participou da entrega das chaves no evento.

“Muito aguardada pela população, inauguramos hoje a duplicação desta via tão importante que é a BR-104 no trecho entre Caruaru e Toritama. Essa era uma demanda histórica e estratégica para a mobilidade e o desenvolvimento econômico do Agreste. Além disso, entregamos aqui 123 chaves para que famílias possam realizar o sonho da casa própria. Isso é fruto de uma forte parceria entre o Governo do Estado e o governo federal. Em Pernambuco, mais de 22 mil pessoas já realizaram sua aquisição. E assim seguimos em busca de melhores condições para o nosso povo pernambucano”, declarou a governadora Raquel Lyra.

A intervenção na BR-104 incluiu a duplicação da via e a requalificação da infraestrutura, com serviços de pavimentação, drenagem e sinalização. As melhorias garantem mais segurança viária e melhores condições de tráfego.

O ministro dos Transportes, George Santoro, destacou a melhoria na trafegabilidade com esta entrega. “O povo pernambucano está em festa. Este projeto foi essencial para melhorar a vida das pessoas e dar condições para os empreendedores se desenvolverem em sua terra”, disse.

A expectativa é de que a obra fortaleça o escoamento da produção do Polo de Confecções, reduza custos logísticos e contribua para a integração regional, atendendo a uma antiga demanda da população e do setor produtivo. “A duplicação da BR-104 é uma obra bastante esperada, principalmente pelo Polo de Confecções do Agreste, o segundo maior polo do segmento no Brasil. Estamos falando de uma estrada que, além de garantir segurança viária, vai trazer desenvolvimento econômico diretamente para todo o interior”, afirmou o secretário da Semobi, Pedro Neves.

A entrega faz parte do programa PE na Estrada, iniciativa do Governo de Pernambuco que já restaurou mais de 1,5 mil quilômetros de rodovias em todo o Estado, com investimento superior a R$ 7 bilhões, ampliando a infraestrutura viária e garantindo mais segurança e mobilidade para a população.

Entusiasmado, o prefeito de Toritama, Sérgio Colin, agradeceu pela obra tirada do papel. “A BR-104 deixou de ser promessa e virou realidade. Foram anos de espera por uma obra que hoje muda a vida de quem passa por aqui todos os dias. Mais mobilidade, mais segurança e desenvolvimento para o nosso povo. O que estava parado agora está andando e fazendo Pernambuco avançar”, pontuou.

Também nesta quinta (23), a governadora Raquel Lyra entregou as chaves a 123 famílias que passam a morar no residencial Quinta das Baraúnas, em Caruaru. O empreendimento da construtora Hexagonal contou com incentivo do programa Morar Bem PE – Entrada Garantida, que disponibiliza até R$ 20 mil para quem ganha até dois salários mínimos.

O presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Paulo Lira, comentou sobre o desafio do programa Morar Bem. “No Governo do Estado, temos a missão de devolver o sonho da casa própria para aquelas pessoas que haviam desistido por não ter como pagar a entrada do imóvel”, afirmou.

As residências possuem 49,38 m² de área construída, com dois quartos, sala, banheiro com suíte reversível, sistema de esgotamento sanitário e abastecimento de água fornecidos pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), suprimento de energia elétrica licenciado pela Neoenergia, pavimentação em piso intertravado e sistemas de drenagem superficial e subsuperficial.

O programa tem sido responsável por aquecer o mercado imobiliário do Estado, gerando mais empregos diretos e indiretos, sobretudo na construção civil, movimentando mais de R$ 2 bilhões por ano. O residencial Quinta das Baraúnas (etapa 3) conta com 464 unidades habitacionais, sendo 123 delas financiadas com subsídio do programa Morar Bem PE.

Prestigiando as agendas, o senador Fernando Dueire discursou sobre a parceria do Governo do Estado com o governo federal. “A casa é a base da nossa vida. É através dela que a gente se sente seguro e se desenvolve. Que alegria termos um governo com esse programa e que faz parceria com o governo federal para entregar melhor habitação ao nosso povo”, enfatizou.

Já o deputado federal Túlio Gadelha falou da complementaridade do Morar Bem com o Minha Casa, Minha Vida. “O Minha Casa Minha Vida do governo federal e o Morar Bem Pernambuco são programas que se complementam. São políticas públicas como esta que facilitam a vida de quem mais precisa”, ressaltou. O deputado estadual Abimael ressaltou o trabalho do Governo. “Finalmente temos uma gestão que destrava obras importantes, como a entrega dessa estrada e cuida da população”, completou.

Durante a entrega das unidades habitacionais, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, destacou a importância do momento para as famílias beneficiadas. “Além de chaves, estão sendo entregues mais dignidade e segurança ao ter um lar pra chamar de seu”, afirmou.

Estiveram presentes nas agendas o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça; os deputados estaduais Joaquim Lira e Edson Vieira; os prefeitos Rael Ferreira (Vertente), Eder Waltter (Vicência), Gena Lins (Taquaritinga do Norte), Fátima Borba (Cortês), Júnior de Beto (Palmares), Severino Silvestre (Passira), Beto do Sargento (Belém de Maria), Dió Filho (Riacho das Almas) e Joselito Gomes (Gravatá); os ex-prefeitos Miguel Coelho (Petrolina) e Edilson Tavares (Toritama); além de outras lideranças da região.

Santa Cruz do Capibaribe amplia acesso à saúde com teleatendimento em cinco especialidades

A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, por meio da Secretaria de Saúde, deu início a uma nova frente de atenção à saúde da população: o teleatendimento em cinco especialidades médicas. O serviço representa um avanço significativo no acesso a cuidados especializados para moradores de localidades mais distantes do centro.

As consultas por teleconsulta passam a contemplar as áreas de pré-natal de alto risco, psiquiatria, ginecologia de alto risco, oncopediatria e estomatologia. O atendimento é realizado com o paciente acompanhado por um profissional de saúde da própria unidade básica, garantindo suporte presencial durante toda a consulta.

Numa primeira fase, o serviço atende às unidades básicas de saúde de Poço Fundo, Santa Filomena, Malhada do Meio e Santo Agostinho. O agendamento é feito diretamente pelas equipes de cada unidade, de acordo com a necessidade clínica identificada pelos profissionais de saúde.

A iniciativa integra a estratégia municipal de digitalização dos serviços de saúde, aproximando especialistas de pacientes que, de outra forma, precisariam se deslocar para acessar esse tipo de atendimento.

VEJA como se vacinar no Dia D da Campanha de Influenza Municipal em Caruaru

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Saúde, realiza no próximo sábado (25) o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza 2026. A ação tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e reforçar a proteção da população, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.

A mobilização acontecerá em diversos pontos da cidade, com horários estendidos para facilitar o acesso da população aos locais de vacinação.

Podem se vacinar: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos, trabalhadores da saúde, puérperas, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, integrantes das forças armadas, trabalhadores portuários, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, adolescentes em medidas socioeducativas (de 12 a 21 anos), pessoas privadas de liberdade, profissionais do sistema prisional, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, população em situação de rua, povos indígenas, quilombolas e trabalhadores dos Correios.

Para se vacinar, é necessário apresentar cartão do SUS ou CPF, além do cartão de vacinação. Informações sobre locais e horários: https://www.instagram.com/p/DXen35HE7b6/?igsh=MTBwNTNqMmNhNGNsZg==

Governadora Raquel Lyra destaca que aprovação da LOA é vitória de Pernambuco

“Pernambuco comemora uma grande vitória que não tem bandeira, nem cor partidária. Ela pertence a todos os pernambucanos. Depois de 115 dias protocolados, a LOA, encaminhada pelo Governo de Pernambuco, foi totalmente aprovada na Alepe”, afirmou a governadora Raquel Lyra, nesta quinta-feira (23), após aprovação pela Assembleia Legislativa do Projeto de Lei do Executivo nº 4035/2026, que estabelece um patamar de 20% de remanejamento para os recursos definidos pela Lei Orçamentária Anual (LOA). A gestora também garantiu que sancionará o texto assim que ele for enviado ao Palácio do Campo das Princesas pela Alepe.

A governadora disse, ainda, que a aprovação dos recursos possibilitará que uma série de investimentos seja executada em todas as regiões. “Agora, o Estado vai iniciar obras estruturadoras, fortalecer a saúde, ampliar a educação, reforçar a segurança e fazer as ações chegarem onde precisam: na vida da população. Agradeço aos nossos deputados estaduais e prefeitos, em nome da Amupe, por essa conquista”, detalhou a chefe do Executivo Estadual.

Com a capacidade de remanejamento de 20%, prática que é praxe no Estado, a gestão conta com mais flexibilidade orçamentária para atender a demandas urgentes de acordo com as necessidades dos diferentes setores da sociedade, se antevendo a possíveis problemas e garantindo mais assertividade na aplicação dos recursos públicos. Além disso, o PL 4035/2026 permite que o Estado realize operações de crédito por antecipação da receita relativamente ao Orçamento Fiscal até o limite de 15% da receita corrente estimada

“É muito importante esse compromisso da Assembleia Legislativa, inclusive com a presença de deputados de oposição, pela aprovação plena do Orçamento. Pernambuco era a única Unidade Federativa do Brasil que ainda não tinha aprovado a lei, prejudicando também as prefeituras, que muitas vezes atendem à população na ponta. Agora, com a lei aprovada, seguiremos trabalhando do Litoral ao Sertão, com ainda mais vontade, porque quem tem pressa é o povo pernambucano”, completou a gestora.

CCJ da Câmara aprova avanço de PECs que propõem redução da jornada de trabalho e fim da escala 6×1

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou a admissibilidade de duas propostas de emenda à Constituição (PECs) que reduzem a jornada de trabalho no país. Na prática, as PECs acabam com a escala de seis dias de trabalho por um de descanso (6×1). Os textos serão agora analisados por uma comissão especial e depois pelo Plenário.

O relator, deputado Paulo Azi (União-BA), concluiu que as propostas respeitam os requisitos formais e não violam cláusulas pétreas da Constituição Federal.

A PEC 221/19, do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), propõe reduzir a jornada semanal gradualmente das atuais 44 para 36 horas. A transição se daria ao longo de dez anos. A proposta apensada (PEC 8/25), da deputada Erika Hilton (Psol-SP), prevê uma escala de quatro dias de trabalho por semana, com limite de 36 horas no período.

Jornada de trabalho é o limite de horas cumpridas pelo trabalhador em um período. Escala é a forma como os dias de serviço e repouso são distribuídos.

As duas propostas ganharam força com o movimento “Vida Além do Trabalho”, que busca o fim da escala 6×1 para melhorar a saúde mental e a qualidade de vida dos trabalhadores.

Atualmente, a Constituição Federal estabelece apenas que a jornada normal do trabalhador não deve ser superior a oito horas diárias e 44 horas semanais.

Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados
Tarcísio Motta criticou a exaustão causada pelo modelo atual

Apelo popular
Ao defender o fim da escala 6×1, o relator classificou as mudanças como uma resposta ao desejo da sociedade e destacou que a jornada atual penaliza severamente os trabalhadores de baixa renda, em especial mulheres e jovens, que precisam de tempo para os estudos e afazeres domésticos.

“Hoje, no Brasil, quem mais trabalha efetivamente é quem ganha menos”, disse Azi.

Debate
Durante o debate na CCJ, o deputado Reginaldo Lopes, autor da PEC 221/19, definiu a atual escala 6×1 como “escravidão moderna” que prejudica a saúde de 31,7 milhões de trabalhadores. Ele argumentou que a mudança na jornada aumentará a produtividade e a formalização do emprego, combatendo o estresse que afasta do trabalho 500 mil pessoas por ano e sobrecarrega a Previdência Social.

A deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP) considera a redução da jornada, se aprovada, uma vitória da mobilização popular. “Mais de 70% da população brasileira é favorável”, disse.

Já os deputados Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) e Tarcísio Motta (Psol-RJ) enfatizaram os efeitos da escala 6×1 na saúde e nas relações familiares. Motta criticou a exaustão causada pelo modelo, dizendo que o trabalho, que deveria dignificar, “está sendo um motivo de sofrimento”.

Também apoiaram sem ressalvas a proposta de redução da jornada de trabalho os deputados Helder Salomão (PT-ES), Alencar Santana (PT-SP), Rubens Pereira Júnior (PT-MA), Patrus Ananias (PT-MG), Erika Kokay (PT-DF), Túlio Gadêlha (PSD-PE) e Marina Silva (Rede-SP).

Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados
Kim Kataguiri disse que a proposta é só propaganda política

Por sua vez, o deputado Lucas Redecker (PSD-RS), apesar do apoio, alertou para um possível “impacto econômico negativo”, com um aumento de 22% no custo de produção, que poderia, segundo ele, gerar aumento de preços e desemprego.

Redecker sugeriu medidas de compensação aos empregadores, como a desoneração da folha. “Não existe patrão sem empregado, nem empregado sem patrão”, disse.

O deputado Hildo Rocha (MDB-MA) rebateu o argumento de aumento de preços. “A medida não vai aumentar preço de serviço nem preço de produtos porque 66% dos trabalhadores formalizados com carteira de trabalho assinada já atuam nessa condição de 5 por 2. São mais de 30 milhões de brasileiros”, disse.

Os deputados Kim Kataguiri (MISSÃO-SP), Fausto Pinato (PP-SP) e Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) se manifestaram contra as PECs, argumentando que a medida é eleitoreira e não resolve o problema dos trabalhadores.

Kataguiri disse que a medida não beneficia os trabalhadores informais, “que são a maioria no Brasil”, e disse que a proposta serve apenas como propaganda política. Segundo ele, se houvesse real vontade política, o caminho seria um projeto de lei com urgência constitucional, focado no aumento da produtividade e no corte de impostos.  “O trabalhador vai enxergar que foi enganado, que foi objeto de um palanque político populista, demagogo e mentiroso”, disse.

Sóstenes afirmou que o PL deseja modernizar a legislação trabalhista, mas alertou que “uma mudança apressada” pode gerar desemprego e uma “quebradeira geral na economia”. Ele sugeriu que o debate deve ser feito com equilíbrio, buscando proteger tanto o interesse do trabalhador quanto a sustentabilidade dos setores econômicos.

Fonte: Agência Câmara de Notícias