Forró na Caixa leva “Baile de Rabeca” para Caruaru

Caruaru recebe, no próximo dia 9 de maio, o show do grupo recifense Forró na Caixa. A apresentação será na Casa de Chico Oliveira, no bairro Universitário, e promete transformar o espaço em um grande “Baile de Rabeca”, unindo tradição e contemporaneidade. Esta é a primeira vez que o grupo se apresenta no espaço, conhecido pela identidade de preservação da cultura regional. Os ingressos custam entre R$ 40 (meia entrada) e R$ 360 (mesa para quatro pessoas) e já estão disponíveis por meio do Sympla, no link:  https://www.sympla.com.br/evento/forro-na-caixa/3380098.

Com 13 anos de trajetória, o Forró na Caixa é conhecido por sua fusão entre o forró pé-de-serra e uma pegada contemporânea, sem abrir mão da identidade da cultura popular. À frente do grupo estão Martins (voz e rabeca), Ju Valença (zabumba), Rodrigo Samico (baixo) e Rodrigo Felix (percussão), que conduzem o público a uma verdadeira celebração da música nordestina, com repertório dançante e atmosfera de festa de terreiro.

No palco, a rabeca ganha protagonismo ao lado das batidas marcadas da zabumba e das percussões, criando uma sonoridade que dialoga tanto com os bailes tradicionais da Zona da Mata de Pernambuco quanto com a cena atual da música brasileira. O resultado são shows marcados por energia cativante, coreografias espontâneas e forte interação com o público, convidado o tempo todo a dançar, cantar e “entrar na roda”.

O grupo já levou seu baile de rabeca para diversas cidades do Brasil e também para a Europa, onde se destacou pela originalidade, pela força cênica e pelo resgate contemporâneo de matrizes da cultura popular. Agora, chega a Caruaru para um encontro especial com o público de uma das cidades mais simbólicas do forró, reforçando laços entre tradição, inovação e pertencimento cultural. A apresentação é uma produção da LAS Produções.

Serviço

Forró na Caixa em Caruaru

Data: 09/05/2026

Horário: 19h

Local: Casa de Chico Oliveira, PE-095, bairro Universitário, Caruaru (PE).

Ingressos: entre R$ 40 meia entrada) e R$ 360 (mesa para 4 pessoas).

Vendas: plataforma Sympla – evento “Forró na Caixa”

(https://www.sympla.com.br/evento/forro-na-caixa/3380098)

Produção: LAS Produções

Câmara de Caruaru empossa suplente e registra mudanças na composição do Legislativo

A Câmara Municipal de Caruaru realizou, na manhã desta quarta-feira (22), a posse do suplente Wagner do Santa Rosa (PDT), que passa a integrar oficialmente o Legislativo municipal.

A mudança ocorre após o afastamento do vereador Fagner dos Animais (PDT), que deixa temporariamente a Casa para assumir a Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal do município.

Com a movimentação, Wagner do Santa Rosa assume a vaga no Parlamento. A alteração também repercute no Executivo e no próprio Legislativo: Renato Lyra retorna à Câmara após deixar a secretaria que ocupava, encerrando o período de atuação da vereadora Aline Nascimento (PP).

A reconfiguração impacta ainda a dinâmica da base governista. Renato Lyra passa a exercer a função de líder do governo na Casa, enquanto Wagner do Santa Rosa assume a vice-liderança, consolidando uma nova organização no Legislativo municipal.

A posse marca mais um ajuste institucional na composição da 19ª Legislatura da Câmara de Caruaru, mantendo a continuidade dos trabalhos legislativos e das representações políticas no município.

Governadora Raquel Lyra abre etapa do Clipe no Grande Recife e reforça importância do acesso a livros

A governadora Raquel Lyra comandou, nesta quarta-feira (22), a abertura da etapa metropolitana do Circuito Literário de Pernambuco (Clipe) 2026. A gestora foi recebida por estudantes e profissionais da rede estadual no Centro de Convenções, em Olinda, e visitou os estandes da feira. Com programação gratuita até o dia 28 de abril, o evento reúne editoras, atividades formativas e atrações culturais, consolidando-se como uma das principais iniciativas educacionais do Estado. A chefe do Executivo destacou a importância de garantir formação contínua aos profissionais e mais acesso à cultura aos alunos.

“Pelo terceiro ano consecutivo estamos com o Clipe abraçando o Estado inteiro. Nós descentralizamos uma feira de livros que não é só isso, mas também promove debates, seminários. Beneficiamos mais de 44 mil profissionais da educação com o bônus para compra de livros e materiais que vão ajudar na formação e também permitir que eles mergulhem na leitura. Para nós, é um prazer garantir a formação contínua dos nossos profissionais, a ampliação da nossa rede pública, a infraestrutura e também o acesso a mais cultura”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A etapa do Grande Recife marca a terceira fase do circuito, que já passou por Serra Talhada e Petrolina, no Sertão, e seguirá para Caruaru, no Agreste, no mês de maio. O Clipe 2026 está alinhado ao tema do ano letivo “Educação para a Cidadania Digital e Midiática: Formando Cidadãs e Cidadãos Críticos e Responsáveis” e propõe uma abordagem interdisciplinar voltada ao uso consciente das tecnologias, ao combate à desinformação e à formação crítica dos estudantes.

De acordo com o secretário de Educação, Gilson Monteiro, a proposta é promover uma educação que use a tecnologia como aliada na formação dos estudantes. “Hoje os padrões de tecnologia, de telas, são importantes para aproximar a gente, mas não pode nos distanciar daquilo que é o objeto maior, ainda mais dentro da educação, que é a leitura. É a condição de que cada leitura, cada processo que a gente faz, possa trazer uma percepção diferente para a sociedade, de começar a interpretar, a entender os processos”, explicou o titular da pasta.

A etapa metropolitana reunirá mais de 20.700 profissionais da educação, entre professores, analistas e assistentes administrativos, vinculados às Gerências Regionais de Educação (GREs) da Região Metropolitana e das Zonas da Mata Norte e Mata Centro. Todos os professores são contemplados com o Bônus-Livro de R$ 1.090,14, enquanto analistas e assistentes administrativos recebem R$ 545,07 para adquirir livros diretamente nos estandes.

Aluna da EREM Eurico Queiroz, de Bezerros, no Agreste Central, Ana Letícia Costa recebeu o prêmio “Aluno Escritor” e comemorou a conquista. “Fico muito feliz por esse momento tão especial, é um reconhecimento muito importante para mim. Acho o Clipe muito interessante, temos as feiras e, por outro lado, apresentações culturais, palestras, é algo muito construtivo”, disse a jovem de 17 anos.

Presente no evento, o deputado federal Mendonça Filho afirmou que iniciativas como o Clipe mostram o compromisso da gestão com a educação. “Essa é a grande obra transformadora que o Governo do Estado vem trazendo. Qualquer área que se analise, da segurança até a educação, percebemos que Pernambuco vive um tempo de mudança”, disse o parlamentar.

Nesta edição, o evento conta com uma estrutura composta por 51 estandes e um acervo com obras de mais de 600 editoras. A programação acontece diariamente até a próxima terça-feira (28), das 9h às 21h, com palestras, oficinas, rodas de conversa e apresentações culturais.

Acompanharam o evento os ex-prefeitos de Petrolina, Miguel Coelho, e de Itapissuma, Zé de Irmã Teca; o vice-prefeito de Olinda, Chiquinho; os presidentes dos órgãos estaduais João Baltar Freire (Companhia Editora de Pernambuco) e Eduardo Loyo (Empresa de Turismo de Pernambuco), e outras lideranças políticas.

Lula da Fonte crava apoio da Federação União/Progressista ao projeto de reeleição da governadora Raquel Lyra

O panorama político em Pernambuco ganhou um novo capítulo com a declaração do deputado federal Lula da Fonte, que, em agenda pela mata Sul, ao lado da governadora, afirmou de forma categórica o apoio da federação União Progressista à reeleição da governadora Raquel Lyra. Na fala, o parlamentar foi além e citou diretamente o nome do seu pai, Dudu da Fonte, reforçando o alinhamento político do grupo.

A declaração chama atenção por ocorrer em meio a um momento de tensão envolvendo o Partido Progressistas no estado. Recentemente, a sigla anunciou a saída do bloco governista na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), movimento interpretado como um distanciamento da base da governadora.

Apesar desse gesto na esfera estadual, a fala de Lula da Fonte sinaliza uma possível dissociação entre as estratégias locais e a articulação em nível federal e partidário. Ao cravar o apoio da federação, que reúne forças importantes do centrão, o deputado busca consolidar uma narrativa de continuidade da aliança com o governo Raquel Lyra, mesmo diante de ruídos internos.

Nos bastidores, a declaração também é vista como uma tentativa de reafirmar o protagonismo do grupo liderado por Dudu da Fonte dentro do partido e no tabuleiro político pernambucano, especialmente em um momento de rearranjos e disputas por espaço.

A tendência agora é observar se o discurso de unidade se refletirá, de fato, nas movimentações práticas do partido na Alepe e nas articulações para 2026.

Juntos pela Segurança: com investimento de quase R$ 40 milhões, Governo vai construir 25 novas delegacias no Estado

O Governo do Estado vai investir R$ 38,9 milhões na construção de 25 novas delegacias de Polícia Civil em 21 municípios. Os equipamentos estão localizados em todas as regiões do Estado: Recife, Abreu e Lima, Araçoiaba e Moreno, na Região Metropolitana do Recife (RMR); Amaraji, Carpina, Ribeirão, São José da Coroa Grande e Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata; Bezerros, Bonito, Calçado, Casinhas, Panelas, Riacho das Almas, Surubim e Venturosa, no Agreste; além de Exu, Ibimirim, Iguaraci e São José do Egito, no Sertão. No caso de Vitória de Santo Antão, serão cinco delegacias, que formarão um complexo de Polícia Civil.

“O trabalho na segurança pública segue firme em Pernambuco, através do Juntos Pela Segurança. Com a construção dessas 25 novas delegacias, estamos ampliando a presença do Estado em todas as regiões, garantindo mais estrutura para a Polícia Civil e um atendimento mais rápido e digno para a nossa população. É investimento que sai do papel e chega na vida das pessoas”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

No Recife, a nova delegacia será instalada no bairro da Macaxeira, na Zona Norte da capital. A licitação para contratação da empresa responsável pelas obras foi publicada no Diário Oficial do último dia 09 de abril. A unidade de Abreu e Lima, também na RMR, teve seu processo licitatório concluído e as obras serão iniciadas em breve. As outras 23 delegacias já estão em fase de construção.

Os projetos foram desenvolvidos pela Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe), a partir de escuta junto à Polícia Civil. “O investimento em segurança pública é uma prioridade da governadora Raquel Lyra. A construção de novas delegacias em todas as regiões do Estado dialoga com a garantia de direitos e a proteção social. Esses equipamentos vão aumentar a presença do Estado nos municípios, ampliando o acesso da população à Justiça, além de melhorar o atendimento ao agilizar a resposta policial”, afirmou a secretária de Projetos Estratégicos, Simone Nunes.

A Delegacia do Recife terá uma estrutura moderna, que vai qualificar o atendimento à população, além de garantir melhores condições de trabalho aos servidores. O equipamento contará com cela de custódia (substituindo o xadrez), salas de investigação e de reconhecimento, cartório e sala lilás, espaço destinado ao atendimento humanizado de mulheres vítimas de violência. A unidade terá 278 m² de área construída, em um terreno de 430 m².

“Estamos fortalecendo a estrutura da PCPE com investimentos que ampliam nossa capacidade de investigação e atendimento à população. Essas novas delegacias representam mais presença do Estado, melhores condições de trabalho para os servidores e, principalmente, mais eficiência na prestação do serviço à sociedade”, destacou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

A obra será fiscalizada pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab). O prazo é de quatro meses, contados a partir da emissão da ordem de serviço. “Dentro dessa nova perspectiva de infraestrutura da segurança pública em Pernambuco, a Cehab tem sido responsável por monitorar e fiscalizar a execução das obras de diversos equipamentos. Além de delegacias, atuamos em batalhões da Polícia e do Corpo de Bombeiros, centros de Polícia Científica e complexos penitenciários. A construção dessa vigésima delegacia é emblemática e reflete o avanço da atual gestão também na infraestrutura da Defesa Social”, afirmou o presidente da Cehab, Paulo Lira.

CONCURSOS – Além dos investimentos em estrutura, o Governo de Pernambuco também tem atuado fortemente na recomposição do efetivo das forças de segurança por meio de concursos públicos. Até o final de 2026 serão 7 mil novos servidores para as polícias Civil, Militar, Científica, Penal e Corpo de Bombeiros, dentro do programa Juntos pela Segurança. Desde 2023, já foram nomeados mais de 3.700 novos profissionais dessas operativas.

Jorge Quintino propõe ajustes na divulgação dos horários e dias da coleta de lixo em Caruaru

Seguindo em conjunto com algumas reivindicações e dúvidas por parte da população de Caruaru a respeito da coleta de lixo nos bairros, o vereador Professor Jorge Quintino (PODE) apresentou um requerimento solicitando à Prefeitura a ampla divulgação dos dias e horários do serviço em toda a cidade.

O pedido foi direcionado à Secretaria de Serviços Públicos e Sustentabilidade, com o objetivo de garantir que as informações cheguem de forma clara e acessível à população, por meio de canais oficiais como site, redes sociais, aplicativos e rádios locais.

De acordo com o parlamentar, a Prefeitura de Caruaru tem avançado nas ações de zeladoria urbana, promovendo mais organização na cidade. No entanto, em algumas localidades, moradores ainda enfrentam dificuldades para encontrar informações sobre os dias e horários da coleta.

“Nosso objetivo é garantir que a população saiba exatamente quando o caminhão do lixo passa em seu bairro. Com essa informação, as pessoas conseguem se organizar melhor, evitar o descarte em horários inadequados e contribuir com a limpeza da cidade”, destacou o vereador Jorge Quintino.

Segundo o texto, a medida é de baixo custo e pode trazer impactos positivos na organização urbana e na qualidade de vida da população.

O requerimento segue agora para análise do Poder Executivo municipal.

PF prende ex-presidente do BRB citado no caso do Banco Master

A Polícia Federal (PF) confirmou a prisão do ex-presidente do Banco de Brasília (BRB) Paulo Henrique Costa nesta quinta-feira (16) durante a 4ª fase da Operação Compliance Zero. Ele é suspeito de ter descumprido práticas de governança, de forma a facilitar negócios sem lastro entre o banco público e o Banco Master. Outro alvo da operação foi o advogado Daniel Monteiro, apontado como administrador de fundos usados para dificultar a rastreabilidade de recursos ilícitos.

Em novembro de 2025, a PF deflagrou a primeira etapa da Compliance Zero. O então presidente do BRB Paulo Henrique Costa foi afastado pela Justiça e posteriormente demitido.

Em 3 de setembro de 2025, o Banco Central (BC) rejeitou oficialmente a compra do Banco Master pelo BRB, após mais de cinco meses de análise.

O negócio, anunciado em março daquele ano, já enfrentava resistência no mercado devido ao modelo de captação considerado arriscado e à qualidade questionada de parte dos ativos da instituição.

Fases recentes
Desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (16) os policiais federais cumprem dois mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados no Distrito Federal e em São Paulo.

As ordens judiciais foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal. De acordo com a PF, “estão sendo investigados crimes financeiros, além de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa”.

Compliance Zero
Na terceira fase da Operação Compliance Zero, em março, a PF cumpriu o mandado de prisão de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.

Governo do DF
A governadora do Distrito Federal, Celina Leão, divulgou nota há pouco na qual informa que “os fatos envolvendo o ex-presidente do BRB Paulo Henrique Costa estão sob análise do Poder Judiciário, a quem compete a devida apuração e o julgamento”.

Na nota ela acrescentou que, “desde o primeiro momento, todas as providências cabíveis foram adotadas, com total colaboração junto às autoridades competentes”.

OPINIÃO — ESSA ROUPA NÃO VAI VESTIR

FOTO: ALFEU TAVARES/FOLHAPE

A estratégia de formação da chapa oposicionista está clara: nacionalizar a eleição e imputar a Raquel a imagem de bolsonarista. Não vai colar.

Durante entrevista a uma emissora de Caruaru, o deputado estadual João Paulo jogou um balde de água fria nessa estratégia. Não só defendeu a gestão Raquel, com elogios à equipe e às entregas, como também discordou veementemente de que a governadora tenha qualquer aproximação com o bolsonarismo. Essas declarações mostram que a tentativa não deve avançar nem mesmo dentro da própria chapa.

Uma divisão, já esperada, entre membros do Partido dos Trabalhadores deve esfriar qualquer jogada eleitoral nesse sentido. Se prefeitos petistas, ou até deputados como João Paulo, não pedirem votos de forma declarada para Raquel, podem fazê-lo de maneira silenciosa, evidenciando o desconforto de estarem na chapa oposta. Isso, por si só, enfraquece qualquer narrativa construída nessa linhade nacionalização eleitoral.

Também pesa o vínculo de Raquel com a esquerda pernambucana. Seu pai já integrou o próprio PT, passou por outros partidos que deram sustentação à esquerda de Miguel Arraes e foi vice-governador ao lado de Eduardo Campos. Raquel acompanhou os passos do pai no início da vida pública e só migrou para um partido de centro, o PSDB, por necessidade eleitoral, trajetória amplamente conhecida em todo o estado.

O pré-candidato ao governo de Pernambuco, João Campos, tem feito reiteradas declarações que não dialogam com a própria história da política pernambucana. Se seguir por esse caminho, indica uma estratégia eleitoral frágil e que pode caminhar para repetir o desfecho da prima em 2022.

João Godoy comemora avanço do piso salarial da Odontologia no Senado Federal

O presidente do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE), João Godoy, acompanhou de perto, em Brasília, mais um passo importante na valorização da categoria. O Projeto de Lei nº 1.365/2022 foi aprovado por unanimidade, nessa terça-feira (14), na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal. Para a próxima fase da tramitação, uma articulação conduzida pelo CRO-PE, com apoio do deputado federal Waldemar Oliveira, garantiu o senador pernambucano Fernando Dueire na relatoria da matéria na Comissão de Assuntos Sociais do Senado.

A proposta atualiza a legislação referente ao piso salarial de médicos e cirurgiões-dentistas no país e representa uma reivindicação histórica das categorias. O CRO-PE integrou a mobilização nacional durante a Quarta Caravana do SUS, que reuniu profissionais de diversos estados em defesa de melhores condições de trabalho. “Reunimos uma das maiores delegações do Brasil pelo piso salarial da Odontologia, porque isso não é só sobre salário. É sobre dignidade, respeito e reconhecimento para quem cuida da saúde da população todos os dias”, ressaltou Godoy.

Com a aprovação na CAE, o projeto segue agora para análise da Comissão de Assuntos Sociais do Senado, mantendo a expectativa positiva entre lideranças da Odontologia brasileira. Além da delegação pernambucana, João Godoy esteve acompanhado do deputado federal Lucas Ramos, apoiador da causa, do presidente do CFO, Jairo Santos, do coordenador nacional de Saúde Bucal, Edson Hilan, e do ex-presidente do CRO-PE, Eduardo Vasconcelos.

Governadora Raquel Lyra destaca chegada da empresa AeC a Caruaru com geração de mil novos empregos no Agreste

A governadora Raquel Lyra assinou, nesta quarta-feira (15), um protocolo de intenções para a chegada da empresa AeC ao município de Caruaru, no Agreste Central, com a previsão de geração de mil empregos diretos. A iniciativa, viabilizada por meio da articulação da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), prevê um investimento inicial de R$ 9 milhões e reforça a estratégia estadual de descentralização das oportunidades e fortalecimento da economia no interior.

Até o momento, o projeto em Caruaru já gerou 250 vagas de empregos diretos, e outras 350 pessoas estão em fase de seleção. Interessados podem se inscrever através do link: https://sou.aec.com.br. “A AeC tem mais de 60 mil pessoas trabalhando no Brasil e agora chega a Caruaru, gerando mil empregos diretos. É trabalho chegando perto de casa, oportunidade para quem busca o primeiro emprego e também para quem quer voltar ao mercado. Pernambuco está de portas abertas para quem quer investir, gerar renda e ajudar a transformar a vida da nossa gente”, declarou a governadora Raquel Lyra.

O protocolo foi assinado com a presença de diretores e acionistas da empresa. A nova unidade operacional da AeC, uma das líderes nacionais em tecnologia e gestão de relacionamento com clientes, deve iniciar suas atividades até o fim de 2026, ampliando a presença do setor de serviços e tecnologia fora da Região Metropolitana do Recife e consolidando o Agreste como polo de desenvolvimento.

Com mais de três décadas de atuação no Brasil, a AeC é reconhecida pelo impacto social, especialmente na geração do primeiro emprego e na promoção da diversidade e planeja expandir os negócios pelo Sertão do Estado. “Estamos muito felizes de chegar em Pernambuco, estamos sendo recebidos de portas abertas pelo Governo do Estado e pela prefeitura de Caruaru, que foi escolhida pela sua população e pela infraestrutura. Acredito que vamos ter um grande sucesso aqui e temos vontade de ir ainda mais para o interior, gerando oportunidades”, explicou o fundador da companhia, Antônio Guilherme Noronha.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Danielle Jar Souto, a chegada da AeC em Caruaru integra a política da gestão de atração de investimentos estratégicos, com foco na geração de emprego e renda, para além da Região Metropolitana. “É necessário para que aconteça a interiorização da nossa economia. Isso vai potencializar mais de mil empregos e vai aumentar consideravelmente a possibilidade das pessoas que moram nessa região terem acesso ao primeiro emprego, a dignidade, carteira assinada, que é o sonho de todas as pessoas que estão no mercado de trabalho”, afirmou a titular da pasta.

O projeto também prevê ações de capacitação profissional, preparando trabalhadores da região para atuar em áreas como atendimento remoto, suporte técnico e soluções em tecnologia da informação. “O projeto deles é muito fantástico com relação a ser a primeira oportunidade de emprego e dar também a chance de pessoas que ainda estão na faculdade ou até aquela mãe que quer voltar a trabalhar depois de um tempo”, explicou Roberta Andrade, diretora-presidente interina da Adepe.

A chegada da empresa também conta com o apoio da Prefeitura de Caruaru. Para o prefeito Rodrigo Pinheiro, a ocasião mostra como a parceria entre Estado e município pode impulsionar o desenvolvimento regional e ampliar as oportunidades para a população local. “Pernambuco vem dando exemplos de como os incentivos através do poder público aumentam as oportunidades para a geração de emprego e renda. Aqui estamos falando de um call center que vai dar a oportunidade de termos mais empregos disponibilizados em nossa cidade, principalmente para os jovens”, frisou.

Também acompanharam a assinatura o secretário de Relações Institucionais de Caruaru, Gilvan Calado; o CEO da AeC, Raphael Duailibi, e o diretor financeiro Guilherme Carrara.