Anderson Luiz e vereadores de Caruaru prestigiam Raquel Lyra na assinatura da ordem de serviço para as obras do Arco Metropolitano

Pedro Augusto/Blog Capital

Sempre alinhado com o projeto de desenvolvimento do Estado da governadora Raquel Lyra, o secretário municipal de Articulação Política e pré-candidato a deputado estadual, Anderson Luiz esteve prestigiando, juntamente com os vereadores de Caruaru, Bruno Lambreta, Carlinhos da Ceaca e Galego de Lajes, na manhã desta sexta-feira, em Moreno, na RMR, a assinatura de Raquel da ordem de serviço para as obras do Arco Metropolitano Sul.

A intervenção faz parte do Programa PE na Estrada e é considerada uma das principais apostas da gestão para ampliar a infraestrutura logística do Estado. O trecho inicial, de 25,5 quilômetros, conectará os municípios do Cabo de Santo Agostinho e de Moreno. Orçada em aproximadamente R$ 1,4 bilhão, a obra será financiada em regime de parceria: metade dos recursos virá do Governo de Pernambuco e a outra metade do Governo Federal.

Anderson, que está prestes a ingressar oficialmente no partido de Raquel Lyra, o PSD, ressaltou os investimentos que estão sendo realizados, em série, pelo governo Raquel Lyra a fim de resgatar os potenciais econômicos e sociais de Pernambuco. “Há mais de 10 anos que os pernambucanos aguardavam por essa assinatura do Governo do Estado para o início, enfim, das obras do Arco Metropolitano. Algo que está sendo possibilitado apenas agora com a gestão de Raquel, que vem tirando o nosso Estado do ostracismo, que perdurou por anos na gestão do PSB”.

Twerk Caruaru promove oficinas gratuitas e leva cultura das danças urbanas a estudantes de escola pública em Caruaru

A produtora cultural Twerk Caruaru promoveu uma programação gratuita de oficinas de danças urbanas para estudantes da Escola Estadual Rosilda Maciel, no bairro Cidade Alta, em Caruaru. Direcionado a jovens de baixa renda a partir dos 12 anos, o projeto aproximou os participantes da cultura hip-hop a partir da prática dos estilos house dance, hip-hop dance, popping e vogue, além do entendimento de seus contextos sociais, políticos e históricos.

Com o objetivo de democratizar o acesso à formação artística qualificada, oferecendo conhecimento técnico e ampliando repertórios culturais, os participantes puderam conhecer as histórias que moldaram a dança de rua ao longo das décadas, seus movimentos e os fundamentos de cada estilo.

As aulas reuniram artistas atuantes da cena urbana pernambucana. No house dance, o dançarino Túlio Feitosa apresentou o estilo, caracterizado pela fluidez dos pés e pela influência de linguagens como jazz, salsa e sapateado. O vogue, conduzido pela artista Ayana Ayla, foi apresentado como uma dança de origem afrolatina, marcada por poses e forte expressividade corporal. No popping, Anderson Dimas destacou as contrações musculares que produzem efeitos visuais e desenvolvem consciência corporal. O hip-hop dance foi ministrado pela professora e coordenadora do projeto, Niny Nascimento, que abordou o estilo nascido das festas e videoclipes de rap, guiado por movimentos soltos e gestualidades.

Para a produtora cultural, a iniciativa cumpriu um papel essencial de inclusão e pertencimento. “A escola é um espaço estratégico para a cultura. Quando os jovens entendem que esses estilos nasceram de pessoas que poderiam ser eles, tudo muda. Eles passam a se reconhecer, a ocupar o espaço sem medo e a entender que cultura urbana também é educação”, destaca Niny.

A iniciativa foi viabilizada pelo Funcultura Microprojeto 2023/2024 e contou com produção de Niny Nascimento, produção executiva e acessibilidade de Rhaynara Janaina e assistência de produção de Caracol. Na comunicação, o design gráfico foi assinado por Dan, a fotografia por Dayana Lopes e a assessoria de imprensa por Gabriela Luna. Mais informações estão disponíveis no Instagram @twerk.caruaru.

Governadora Raquel Lyra prestigia posse de Fernando Cerqueira na presidência do TRE-PE

A governadora Raquel Lyra prestigiou, nesta quinta-feira (11), na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), a posse do desembargador Fernando Cerqueira como novo presidente da Corte Eleitoral. A cerimônia marcou o início de um novo ciclo de preparação para as Eleições Gerais de 2026 e reforçou o compromisso do Governo de Pernambuco em atuar de forma integrada com a Justiça Eleitoral para garantir um processo seguro, transparente e organizado para os eleitores no Estado.

“O desembargador Fernando Cerqueira chega à presidência do TRE com uma trajetória marcada pelo diálogo, pela responsabilidade e pelo compromisso com o serviço público. Em um momento em que o país se prepara para mais um processo eleitoral, reafirmamos nosso respeito à Justiça Eleitoral e nosso compromisso de atuar lado a lado para garantir que cada pernambucano e pernambucana exerça seu direito ao voto com segurança e tranquilidade”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Em Pernambuco, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizados até novembro, o TRE-PE vai organizar a votação de um total de 7.077.114 eleitores inscritos na Justiça Eleitoral.

“Após 44 anos na magistratura e ter exercido todos os cargos do TJPE, chegar ao TRE para comandar uma eleição em um ano de grande trabalho é um desafio. Pernambuco sempre demonstra alto nível em eleições, e essa qualidade é o que nos fortalece para conduzir as eleições de 2026 e entregar à sociedade um resultado seguro”, destacou o novo presidente do TRE, desembargador Fernando Cerqueira.

Fernando Cerqueira Norberto dos Santos ingressou no TRE Pernambuco em outubro de 2024, atuando como vice-presidente e também como corregedor eleitoral.

Estiveram presentes na solenidade o secretários Túlio Vilaça (Casa Civil) e Alessandro Carvalho (Defesa Social); também acompanharam a Procuradora-Geral do Estado, Bianca Teixeira; o delegado-geral da Polícia Civil, Felipe Monteiro Costa; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, Francisco Cantarelli; o presidente do TJPE, Ricardo Paes Barreto, o Procurador-Geral de Justiça de Pernambuco, José Paulo Xavier; o Defensor Público-Geral do Estado de Pernambuco, Henrique Seixas, a presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, assim como o senador Fernando Dueire e os deputados estaduais Jarbas Filho, Antonio Moraes e Joaquim Lira.

Caruaru recebe título de Cidade Americana do Esporte no Parlamento Europeu

Caruaru recebeu, na tarde dessa quinta-feira (11), no Parlamento Europeu, em Bruxelas, na Bélgica, o título de Cidade Americana do Esporte 2026, concedido pela ACES Europe – Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto. A comitiva caruaruense foi liderada pelo prefeito Rodrigo Pinheiro, junto com o secretário executivo de esporte Adson Leonel, e os assessores especiais Lino Portela e George Veloso. A cerimônia oficial foi ao lado de autoridades internacionais, representantes de entidades e membros do Parlamento Europeu.

Caruaru representou o Brasil na premiação, junto com a cidade de Rio Claro (SP), estando na lista americana da premiação, onde também constam, entre outras cidades, Guayaquil (Ecuador). A premiação também contemplou cidades europeias como Puglia e Nápolis, da Itália, Valencia e Alcobendas, da Espanha, Belfast (Irlanda do Norte), República de San Marino, entre muitas outras.

A jornada até o reconhecimento internacional envolveu o comprometimento de diversas instituições e parceiros locais. Entre eles, a Uninassau, que teve papel fundamental, contribuindo com suporte técnico e acadêmico para fortalecer o conjunto de ações esportivas e comunitárias que consolidaram a candidatura. Essa soma de esforços reforçou a qualidade das políticas públicas voltadas ao esporte, inclusão social e bem-estar da população de Caruaru.

O prefeito Rodrigo Pinheiro destacou a importância do título para o desenvolvimento do município.“Esse reconhecimento recebido aqui no Parlamento Europeu celebra o esforço de todos e mostra que Caruaru está avançando e sendo vista internacionalmente. O esporte tem transformado vidas, e hoje estamos colhendo os frutos de uma política pública construída com compromisso e seriedade”, afirmou.

Além da cerimônia, a comitiva participou de reuniões institucionais com representantes da ACES Europe, discutindo novas possibilidades de intercâmbio, formação e cooperação internacional voltadas ao fortalecimento das políticas esportivas de Caruaru.

O título fortalece a divulgação da cidade de Caruaru para o mundo, o que possibilita o desenvolvimento de projetos de fomento ao esporte com incentivos públicos e privados, atraindo empresas e ampliando a captação de recursos para políticas públicas que envolvem também atividades do setor educacional e a formação dos profissionais de educação do município.

Indicação do vereador Jorge Quintino sobre neurodiversidade é atendida e será incorporada às ações do Governo Federal

O vereador Professor Jorge Quintino teve sua indicação acolhida pelo Governo Federal com foco no fortalecimento das pesquisas científicas sobre neurodiversidade no Brasil. A proposta, encaminhada aos Ministérios da Saúde, da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, defende a ampliação e o aprimoramento dos mecanismos de fomento à pesquisa científica, em parceria com universidades e instituições de ensino e pesquisa de todo o país.

Com o acolhimento da indicação, a iniciativa passa a integrar o planejamento e as articulações futuras do Governo Federal para o fortalecimento do fomento à pesquisa em saúde no Brasil.

Em resposta oficial, por meio de Nota Técnica do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit), o Ministério da Saúde informou que a sugestão apresentada pelo vereador, por intermédio da Câmara Municipal de Caruaru, foi considerada muito bem-vinda e está alinhada às iniciativas já em curso no âmbito do Governo Federal.

“O Ministério da Saúde reforça seu compromisso com o avanço científico e tecnológico no campo da saúde sobre a neurodiversidade, especialmente no desenvolvimento de pesquisas que promovam abordagens terapêuticas e reabilitadoras inovadoras”, afirma o texto da Nota Técnica.

Para Jorge Quintino, o reconhecimento da iniciativa demonstra que o diálogo institucional e o trabalho legislativo comprometido geram resultados concretos. “Investir em pesquisa é investir em dignidade, cidadania e futuro. A neurodiversidade precisa ser tratada com seriedade, ciência e políticas públicas eficazes”, destacou o vereador.

Caruaru recebe Samba de Coco Cachoeira da Onça neste domingo, 14, com a turnê “Um Coco Arrochado”

O Samba de Coco Cachoeira da Onça, liderado por Mestra Joana Maria, 74 anos, chega a Caruaru para apresentar gratuitamente a turnê “Um Coco Arrochado”, projeto incentivado pela PNAB PE através da Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco, Ministério da Cultura e Governo Federal. Com 45 minutos de duração, o show passeia por canções tradicionais do Coco na região do Moxotó, como “Celina” e “Olha a Chuva”, além de apresentar canções próprias como “Vassoura” e “Com quem aprendi a tocar”.

Joana é irmã de Mestre Inácio Pedro, Patrimônio Vivo de PE pelo Coco Negras e Negros do Leitão, e até hoje vive no território de onde saíram muitos brincantes do Coco. “Pra mim é uma honra ser chamada de mestra e levar essa tradição a diante”, resume Joana. Ao lado das filhas e do filho, Márcio, além das netas e sobrinhos, ela canta e encanta plateias desde os primeiros shows oficiais, na Festa de São José, em Custódia, a partir de 2003.

“É um orgulho muito grande levar o legado de nossos parentes a outros lugares, fico honrada”, explica Josefa Maria da Silva, coquista e proponente do projeto aprovado pelo Governo do Estado. Além de Caruaru, o grupo ainda visitará Olinda com a turnê; Arcoverde e Custódia já receberam o show.

DE GRAÇA – o público interessado em ver o show deve se organizar: a Casa Rosa tem acessibilidade arquitetônica e bom espaço para acomodar os visitantes, mas haverá outras apresentações antes do grupo de Samba, sujeito a lotação. O show contará com intérprete de libras, para público surdo presente.

Nos últimos anos, o grupo já visitou palcos como o FIG, Lula Calixto e Xerém Cultural. No spotify acumula mais de 5 mil plays. Eles possuem clipes no youtube. Conheça mais no link linktr.ee/SambaDeCocoCachoeiraDaOnca

SERVIÇO
Turnê “Um Coco Arrochado” – show do Samba de Coco Cachoeira da Onça
Domingo, 14/12, às 12h na Casa Rosa
De Graça! Com interprete de libras

Neoenergia Pernambuco registra 10 colisões de veículos contra postes, por dia, durante o ano de 2025

De janeiro a novembro de 2025, a Neoenergia Pernambuco registrou 3,5 mil acidentes envolvendo colisões de veículos contra postes no Estado. O número equivale a uma média de pouco mais de 10 ocorrências por dia, reforçando a gravidade do problema e seus impactos na segurança viária e no fornecimento de energia.

As colisões provocam interrupções que atingem milhares de clientes e exigem longas horas de trabalho das equipes da concessionária. Os reparos incluem substituição de postes, reconstrução de trechos da rede de distribuição e restabelecimento da energia. Em muitos casos, os técnicos precisam aguardar a conclusão da perícia policial para iniciar o serviço, o que prolonga ainda mais o tempo de recomposição.

A Neoenergia reforça que, em caso de abalroamento, a principal orientação é permanecer dentro do veículo caso cabos tenham se rompido e caído ao solo. A recomendação é evitar qualquer contato com partes metálicas e aguardar a chegada das equipes especializadas. A aproximação de curiosos também deve ser evitada, já que o impacto pode energizar o solo ou o próprio veículo.

A empresa orienta que, diante de um acidente com poste, o Corpo de Bombeiros seja acionado pelo número 193, assim como a Neoenergia, pelo telefone 116. A concessionária lembra ainda que os responsáveis pelas colisões devem arcar com os prejuízos causados ao patrimônio, com custos médios em torno de R$ 3 mil por poste danificado, incluindo cabos, estruturas e equipamentos.

Para reduzir o número de ocorrências, a Neoenergia destaca a importância de práticas seguras no trânsito. Entre as recomendações estão manter a manutenção do veículo em dia, não utilizar celular ao dirigir, respeitar limites de velocidade, usar cinto de segurança e capacete, manter distância segura do veículo à frente e jamais conduzir sob efeito de álcool, medicamentos ou substâncias psicoativas.

A empresa reforça que a prevenção é a principal forma de evitar acidentes que colocam em risco motoristas, pedestres e equipes de atendimento, além de comprometer o fornecimento de energia para a população.

Psol denuncia a Meta ao MPF por reduzir alcance de perfis de esquerda

As deputadas Sâmia Bomfim (Psol-SP) e Fernanda Melchionna (Psol-RS), em conjunto com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e outras três organizações da sociedade civil, protocolaram uma representação no Ministério Público Federal (MPF) pedindo investigação sobre a conduta da Meta após um episódio considerado atípico de shadowban — termo usado para descrever a redução ou ocultação do alcance de contas nas redes sociais sem aviso prévio aos usuários.

O caso ganhou contornos políticos depois que diversos perfis ligados ao campo progressista relataram, de maneira simultânea, queda abrupta de visualizações e interações nas plataformas da empresa — Instagram, Facebook e Threads — entre a tarde de terça-feira (9) e a manhã de quarta. Segundo o documento enviado ao MPF, o bloqueio teria ocorrido imediatamente após o deputado Glauber Braga (Psol-RJ) ocupar a Mesa Diretora da Câmara em protesto contra a inclusão de seu processo de cassação na pauta. Glauber escapou da cassação e teve a punição convertida em suspensão do mandato por seis meses nessa quarta-feira (10).

Veja a representação.

De acordo com os relatos reunidos pelas deputadas e entidades, poucas horas depois da intervenção de Glauber Braga no Plenário, parlamentares, influenciadores, veículos independentes e páginas de movimentos sociais alinhados à esquerda passaram a notar comportamentos anômalos no funcionamento de suas contas.

Entre os episódios descritos estão:

Queda brusca no alcance orgânico, com publicações que normalmente alcançariam dezenas de milhares de pessoas chegando a poucas centenas;
Sumiço temporário de stories e vídeos, ou demora incomum para que fossem entregues ao público;
Bloqueio de notificações, impedindo que novas interações aparecessem para os administradores das páginas;
Perda de visibilidade em conteúdos políticos, mesmo em perfis sem histórico de infrações de regras da plataforma.
Um dos pontos mais sensíveis do caso é a menção de que até o perfil oficial do presidente Lula teria sido afetado, apresentando queda incomum de alcance no período. Para os autores da representação, isso configuraria indício de uma ação que ultrapassa a esfera individual e se assemelha a uma intervenção sistêmica.

A representação enviada ao MPF sustenta que a atuação da Meta, se confirmada, pode caracterizar violação à liberdade de expressão, à pluralidade política e ao direito à informação, já que a restrição de alcance teria afetado um segmento específico do espectro político durante um momento de intensa mobilização no Congresso.

As entidades alertam para dois riscos centrais:

1. Assimetria de informação e influência

Se plataformas privadas conseguem, de forma unilateral e sem transparência, restringir a circulação de conteúdos políticos, elas podem influenciar o debate público e afetar a formação da opinião dos usuários — algo especialmente grave em contextos de crise política, votações relevantes ou atos institucionais, como o que ocorreu no Plenário.

2. Precedente perigoso para futuras moderações

Para o grupo, o episódio pode abrir brecha para que decisões de moderação — técnicas ou intencionais — tenham efeito direto no ambiente democrático, sem mecanismos de auditoria independente ou prestação de contas à sociedade.

O que pedem as deputadas e as entidades ao MPF

No pedido de abertura de inquérito, as organizações solicitam que o Ministério Público Federal exija da Meta esclarecimentos detalhados sobre:

Os parâmetros utilizados para identificar e punir os perfis afetados;
A política interna de moderação que teria sido aplicada e se existe previsão de uso em situações semelhantes;
A existência de filtros automatizados acionados após eventos políticos específicos;
Quais foram os critérios de proporcionalidade e necessidade considerados para justificar o bloqueio;
Se haverá reparação — como restauração de alcance, compensação ou comunicação pública — para as contas prejudicadas.
As entidades também defendem que, se comprovada a irregularidade, o MPF avalie medidas que garantam maior transparência algorítmica e controle externo sobre decisões que possam influenciar o debate democrático.

O episódio ocorre em meio a discussões no Congresso sobre regulação das big techs, especialmente no que diz respeito à moderação de conteúdo e à responsabilidade das plataformas em períodos eleitorais ou de crise institucional.

Até o momento, a Meta não se pronunciou oficialmente sobre a representação. O MPF deve analisar o pedido nas próximas semanas e decidir se abre investigação formal ou não.

Gestantes de Caruaru agora contam com vacinação inédita contra a bronquiolite

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia, nesta quinta-feira (11), a vacinação contra a bronquiolite para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, ampliando as ações de proteção à saúde materno-infantil no município.

A vacina oferece proteção contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) dos tipos A e B, principal causador de infecções respiratórias graves em bebês, especialmente nos primeiros meses de vida. A imunização da gestante contribui diretamente para a proteção do recém-nascido, reduzindo riscos de complicações, internações e óbitos.

A primeira gestante a receber a nova vacina no município foi Aline Melo, que destacou a importância da iniciativa. “É um alívio saber que Caruaru está oferecendo essa proteção. Ser a primeira a me vacinar me deixa muito emocionada, porque sei que estou garantindo mais segurança para o meu filho desde já”, disse.

A distribuição das doses para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) começa nesta quinta-feira (11), de forma gradual. Ao longo dos próximos dias, todas as unidades do município estarão abastecidas para ofertar a imunização às gestantes.

O esquema vacinal é de dose única a cada gestação, e a aplicação deve ocorrer até 14 dias antes do parto, garantindo maior eficácia na transmissão de anticorpos para o bebê. Assim que a distribuição avançar, a vacinação estará disponível em todas as UBSs, nos seguintes horários: zona urbana, das 8h às 16h; zona rural, das 8h às 15h.

Câmara rejeita cassação da deputada Carla Zambelli

A Câmara dos Deputados rejeitou a perda de mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP). Foram 227 votos a favor da perda do mandato e 110 contra, com 10 abstenções.

Para aprovar a perda de mandato, seriam necessários 257 votos. Com isso, a representação da Mesa Diretora contra a deputada será arquivada.

Carla Zambelli foi condenada em definitivo pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de reclusão por participar de invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ela está presa na Itália depois de fugir do Brasil em decorrência do trânsito em julgado do processo no STF. O Supremo aguarda a extradição.

Parecer da CCJ
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara aprovou nessa quarta-feira (10) parecer do deputado Claudio Cajado (PP-BA) que recomendava a perda do mandato da parlamentar pela incompatibilidade fática absoluta do encarceramento em regime fechado com o exercício do mandato.

“Como alguém pode exercer o mandato estando recluso em regime fechado? O mandato exige presença, comparecer ao plenário e participar das comissões”, disse.

Cajado citou jurisprudência do STF, baseada no julgamento de ação penal contra o então deputado Nelson Meurer em 2018.

A representação contra Carla Zambelli foi apresentada pela Mesa Diretora em razão de comunicado do Supremo, cuja interpretação da Constituição pela 1ª Turma definia a declaração de perda do mandato pela Mesa.

No entanto, a jurisprudência da interpretação da Câmara sobre processos envolvendo parlamentares condenados em definitivo amparam a análise pela comissão.

Documentos falsos
A 1ª Turma do STF condenou Zambelli também a multa e indenização de R$ 2 milhões por ter participado como “instigadora” das invasões dos sistemas por Walter Delgatti Neto e Thiago Eliezer, presos no âmbito da Operação Spoofing.

Segundo o Ministério Público, no começo de janeiro de 2023, houve 13 invasões dos sistemas do CNJ para inserir 16 documentos falsos, como mandatos de prisão, alvarás de soltura e ordem judicial de bloqueio de ativos bancários, além de um mandado de prisão contra o ministro Alexandre Moraes, do STF, emitido por ele próprio.

Parecer vencedor
A relatoria inicial do processo contra Zambelli coube ao deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), que recomendava a manutenção do mandato, mas a CCJ o rejeitou.

Garcia argumentara que não havia provas da participação direta da deputada na autoria dos crimes e que os autos demonstrariam fragilidades de provas circunstanciais. Ele se baseou ainda em depoimento de testemunha da deputada, o perito Anderson de Jesus Anchieta Carvalho, que traçou um perfil de compulsão à mentira (mitômano) de Delgatti.

Defesa

O advogado de Zambelli, Fábio Pagnozzi, criticou a “fragilidade” das provas que incriminam a deputada e ressaltou que a condenação se baseou no depoimento questionável de Walter Delgatti, por ter alterado seis vezes o próprio testemunho, conforme perícia contratada pela defesa.

“Tudo o que a deputada mais quer é que não seja cassada, para ela ter dignidade onde está presa. Pois só mostrando à Justiça italiana que seus pares não a cassaram, ela vai ter uma chance de ficar livre”, disse.

Segundo Pagnozzi, Zambelli comentou que pediria renúncia caso tivesse seu mandato mantido para não incomodar os demais deputados. “A Carla Zambelli só quer dignidade.”

Carla Zambelli foi ouvida pela CCJ em setembro, por meio de videoconferência

O deputado Diego Garcia, relator de parecer vencido na CCJ, disse que produziu um relatório técnico, que só não foi aprovado por haver tido troca de membros da comissão antes da votação.

Segundo ele, não existem provas contra a deputada nos autos do processo judicial.

“Tudo o que a acusação afirma estar no relatório policial, não se encontra lá. Uma deputada da esquerda [que também acessou os autos] me disse que não poderia ir contra o voto por eu estar falando a verdade”, declarou.

Para a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), vice-líder do governo, a decisão judicial pela perda do mandato deveria ter sido colocada em prática por meio de decisão administrativa da Câmara, e não ser levada para análise do plenário. “Se não fosse uma deputada já condenada, haveria sentido esse debate. Não tem mais, ela está presa”, disse.

O líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), defendeu que o plenário não analisasse a cassação de Zambelli considerando que, em uma semana, a Mesa Diretora poderia declarar a perda de mandato por ela ter faltado a mais de um terço das sessões da Câmara neste ano, ultrapassando o limite de faltas permitido pela Constituição.

“Vamos respeitar o mandato da deputada e, daqui a uma semana, deixar que a Mesa resolva esse assunto e não trazer esse problema para todos nós deputados”, afirmou. O deputado Júlio Lopes, a partir de parecer dos técnicos da Câmara, afirmou que Zambelli só atingiria esse total de faltas no final de fevereiro de 2026.

Porém, a líder da Minoria, deputada Chris Tonietto (PL-RJ), ressaltou que cabe à Câmara decidir sobre a perda de mandato ou não. Segundo ela, a cassação perpetuaria a injustiça contra Zambelli.

*Com informações da Agência Câmara.