Pernambuco gera mais de 5 mil empregos em junho

O estado de Pernambuco continua a trajetória de crescimento na geração de empregos formais, registrando um saldo positivo de 5.179 novas vagas com carteira assinada no mês de junho. O resultado, divulgado nesta segunda-feira (4) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do Novo Caged, é fruto de 52.697 admissões e 47.518 desligamentos, consolidando um semestre positivo para o mercado de trabalho local.

“Os números divulgados nesta segunda-feira pelo governo federal confirmam aquilo que quem está dentro da gestão estadual vê a todo momento: Pernambuco está crescendo novamente, de maneira constante e sustentável. Para mim, como governadora, é de uma satisfação sem tamanho constatar que a nossa gente está voltando a ter a sua carteira assinada, está tendo a sua dignidade devolvida, como nunca deveria ter deixado de ser. E muito mais está por vir, essa é a missão de todo o time do Governo”, declarou a governadora Raquel Lyra.

No acumulado do primeiro semestre de 2025, o desempenho do Estado é ainda mais forte, alcançando a terceira colocação na região com um total de 25.366 empregos gerados. Com este resultado, o total de empregos gerados na atual gestão do Governo do Estado chega a 136.417. Outro indicador de destaque foi o salário médio de admissão, que atingiu R$ 1.937,41 em junho. O valor representa um crescimento real de 1,5% em relação ao mês anterior e de 1% sobre o mesmo período do ano passado, superando também a média regional do Nordeste (R$ 1.933,77).

A liderança feminina na geração de empregos é um dos grandes destaques do ano. No acumulado de janeiro a junho, já são 16.956 postos de trabalho criados para as pernambucanas, o que representa 67% do total de vagas geradas no Estado. Em junho, a tendência se manteve, com 2.677 carteiras assinadas para mulheres, contra 2.502 para homens. “Os números divulgados hoje apontam para uma tendência de crescimento da geração de emprego no Estado. Apenas no mês de junho, foram mais de 5 mil posições geradas com carteira assinada, e no primeiro semestre nós acumulamos mais de 25 mil oportunidades criadas, das quais 67% foram destinadas a pessoas do sexo feminino, mães de família que estão aproveitando esse momento tão positivo para Pernambuco, sobretudo no setor de serviços”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Guilherme Cavalcanti.

Com o desempenho, Pernambuco ficou na quarta posição de geração de empregos no Nordeste em junho, atrás apenas da Bahia, do Ceará e do Maranhão.

“Os números de junho confirmam que Pernambuco está no caminho certo. É extremamente positivo ver o Estado manter um ritmo constante de geração de empregos formais, especialmente com o setor de serviços e a indústria puxando esse crescimento. Em um cenário nacional ainda desafiador, ver Pernambuco criar mais de 5 mil vagas em apenas um mês e ultrapassar 66 mil novos postos no acumulado de 12 meses mostra a força do nosso mercado de trabalho e a eficácia das políticas públicas e dos esforços do setor produtivo. É um resultado que merece ser celebrado”, destacou Manuca, secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo.

O setor de Serviços foi, mais uma vez, o grande motor da economia pernambucana, respondendo pela criação de 2.128 vagas. O resultado foi puxado principalmente pelo dinamismo das áreas de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas.

A Indústria seguiu como o segundo maior gerador de postos, com um saldo de 1.394 vagas, com forte influência da indústria de transformação e destaque para o fabrico e refino de açúcar. O setor de Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas também teve um desempenho robusto, com 960 novos postos. A Agropecuária contribuiu com 401 vagas, impulsionada pelo cultivo de uva, enquanto a Construção Civil somou 296 novos empregos formais.

NOVO CAGED – O Novo Caged é um método de geração de estatísticas do emprego formal que capta informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) e do sistema Empregador Web. A partir dos dados reunidos, é possível calcular a subtração entre o número de admissões e o de demissões ocorridas em um determinado período, obtendo-se o saldo (positivo ou negativo) de postos de trabalho formal.

Senador Marcos do Val é levado para colocar tornozeleira eletrônica

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) foi levado hoje (4) pela Polícia Federal (PF) para a instalação de uma tornozeleira eletrônica. A medida foi ordenada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Do Val foi levado para colocar o equipamento ao desembarcar no aeroporto de Brasília, após viagem para a Flórida, nos Estados Unidos. A ordem de Moraes determinou ainda a apreensão do passaporte diplomático utilizado pelo parlamentar para deixar o país.

O ministro justificou a decisão afirmando que o senador descumpriu medidas cautelares impostas anteriormente, como a entrega de todos os seus passaportes para que não pudesse deixar o país.

Na decisão desta segunda-feira, Do Val foi ainda proibido de deixar sua casa à noite e também aos fins de semana, feriados e dias de folga. Moraes ameaçou prender o senador caso ele descumpra novamente as medidas cautelares impostas pelo Supremo.. Moraes reafirmou a proibição de que ele use redes sociais. No fim do mês passado, o ministro havia determinado também o bloqueio de contas bancárias do senador.

O senador é investigado pelo STF pela suposta campanha de ataques nas redes sociais contra delegados da Polícia Federal que foram responsáveis por investigações envolvendo apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele também é suspeito de arquitetar um plano para anular as eleições de 2022.

Pedido negado

Em meados de julho, antes de sair do país, o senador pediu a Alexandre de Moraes autorização para viajar, mas o pedido foi negado. Não está claro como o parlamentar deixou o país mesmo com uma ordem pendente de apreensão de seu passaporte.

“A conduta do investigado demonstra uma absoluta afronta à determinação do Poder Judiciário, uma vez que Marcos Ribeiro do Val requereu autorização para viajar ao exterior, tendo sido indeferido o pedido, e claramente burlou as medidas cautelares impostas”, escreveu Moraes em sua decisão.

Apesar de ter feito buscas em endereços de Do Val em Brasília e em Vitória, no Espírito Santo, no ano passado, a Polícia Federal não havia conseguido cumprir anteriormente a ordem de apreender todos os passaportes de Do Val. A medida fora determinada por Moraes, e depois foi confirmada pela primeira turma do Supremo Tribunal Federal.

Em nota, Do Val disse que “repudia a narrativa de que teria havido descumprimento de medida cautelar imposta pelo Supremo Tribunal Federal”. O texto acrescenta que “em nenhum momento o senador esteve proibido de se ausentar do país, tampouco houve risco de fuga”.

Também em nota, o gabinete do senador afirmou que Do Val “sequer é réu ou foi condenado em qualquer processo”. Além disso, acrescentou que as medidas impostas pela Justiça impediriam o pleno exercício do mandato do senador.

“A defesa do parlamentar acompanha o caso de perto e adotará as medidas jurídicas cabíveis para garantir o pleno respeito aos direitos e garantias constitucionais assegurados a qualquer cidadão, em especial a um senador em pleno exercício do mandato”, acrescentou o gabinete de Do Val.

*Matéria alterada às 10h34 para acréscimo de informações.

Segundo semestre no STF terá trama golpista e novo presidente

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta semana os julgamentos do segundo semestre com a previsão de concluir a análise das ações sobre a trama golpista ocorrida durante o governo de Jair Bolsonaro.

Além disso, o semestre também será marcado por mudanças na presidência da Corte. Em setembro, o ministro Edson Fachin vai suceder a Luís Roberto Barroso no comando do tribunal.

Também está previsto um desfecho para o caso Marielle Franco, sete anos após o assassinato da vereadora.

A primeira sessão de julgamento no plenário após o recesso de julho será na próxima quarta-feira (6). A Corte deve analisar a constitucionalidade da lei do estado do Rio de Janeiro que autoriza o transporte de pets de assistência emocional nas cabines de voos operados no estado.

Na sexta-feira (1°), durante a cerimônia de abertura dos trabalhos do plenário, os ministros fizeram uma defesa conjunta da Corte e do ministro Alexandre de Moraes após o governo dos Estados Unidos anunciar sanções financeiras contra Moraes, com base na Lei Magnitisky, norma norte-americana que prevê a aplicação de restrições financeiras para quem é considerado violador de direitos humanos.

Golpe

Em setembro, a Primeira Turma da Corte deve decidir se o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados serão condenados pela tentativa de golpe de Estado no país para reverter o resultado das eleições de 2022. A denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) foi dividida em quatro núcleos.

O núcleo 1, que tem como réu Bolsonaro e seus aliados, é o mais adiantado. A PGR já fez o pedido de condenação dos acusados.

A expectativa é de que o julgamento que vai decidir pela condenação ou absolvição do Bolsonaro e os demais réus trama golpista ocorra em setembro.

O julgamento dos núcleos 2, 3 e 4 deve ocorrer até dezembro deste ano.

Caso Marielle

O caso Marielle também pode ser julgado no segundo semestre deste ano.

Em maio, a PGR pediu ao Supremo a condenação dos acusados de envolvimento no assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, ocorrido em 2018, no Rio de Janeiro.

Na manifestação, a procuradoria defendeu a condenação do conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ) Domingos Brazão, o ex-deputado federal Chiquinho Brazão, irmão de Domingos, o ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro Rivaldo Barbosa, o major da Policia Militar Ronald Alves de Paula e o ex-policial militar Robson Calixto, assessor de Domingos.

Conforme a delação premiada do ex-policial Ronnie Lessa, réu confesso de realizar os disparos de arma de fogo contra a vereadora, os irmãos Brazão e Barbosa atuaram como os mandantes do crime.

Rivaldo Barbosa teria participado dos preparativos da execução do crime. Ronald é acusado de realizar o monitoramento da rotina da vereadora e repassar as informações para o grupo. Robson Calixto teria entregue a arma utilizada no crime para Lessa.

De acordo com a investigação realizada pela Polícia Federal, o assassinato de Marielle está relacionado ao posicionamento contrário da parlamentar aos interesses do grupo político liderado pelos irmãos Brazão, que têm ligação com questões fundiárias em áreas controladas por milícias no Rio.

Nos depoimentos prestados durante a instrução, os acusados negaram participação no assassinato.

Novo presidente

Em setembro, Luís Roberto Barroso deixará a presidência do STF após cumprir mandato de dois anos. O ministro Edson Fachin ocupará o cargo. Alexandre de Moraes será o vice-presidente. A data da posse ainda não foi marcada.

CDL Caruaru estima aumento de 8% nas vendas para o Dia dos Pais, em relação a 2024

O Dia dos Pais está entre as celebrações que possuem forte apelo emocional. Sendo assim, a data deve gerar um movimento de R$ 27,13 bilhões nos setores de comércio e serviços. É o que revela um levantamento conduzido pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas. Conforme o estudo, 65% dos consumidores têm a intenção de comprar presentes para o Dia dos Pais, este ano. Na prática, isso representa que aproximadamente 106,3 milhões de pessoas residentes nas capitais devem realizar compras nas próximas semanas, uma queda nominal de 4,6 milhões em comparação com 2024.

Entre os entrevistados, 31% planejam gastar mais do que em 2024, 39% devem manter o mesmo valor e 18% pretendem reduzir os gastos. Entre os que esperam desembolsar mais, 58% querem adquirir presentes de melhor qualidade, 36% desejam comprar uma quantidade maior de itens e 34% apontam o aumento dos preços como justificativa. Já entre os que pretendem gastar menos, 49% mencionam o desejo de economizar (um aumento de 22 pontos percentuais em relação a 2024), 38% relatam dificuldades financeiras, 30% estão com contas em atraso (alta de 16 pontos percentuais em relação a 2024) e 20% querem priorizar outras despesas.

Segundo a CDL Caruaru, há uma estimativa de crescimento de 8% nas vendas deste ano, em relação ao ano passado. Entre os produtos e serviços mais procurados estão roupas e acessórios; calçados; perfumaria e cosméticos; além de restaurantes. “Esta é uma das principais datas do comércio varejista em que os consumidores fazem questão de presentear, seja o pai, o avô, o tio, a mãe ou qualquer pessoa que exerça esse papel essencial na estrutura familiar. Por isso, estamos otimistas com o aumento nas vendas voltadas a esse público”, afirma Rossini Batista, presidente da CDL Caruaru.

CDL Caruaru – Instituição associativa de caráter civil, que congrega vários e representativos segmentos do comércio lojista, atuando nos termos das normas estatutárias em vigor, tendo ao longo da sua existência prestado relevantes serviços aos empresários lojistas e contribuído com o desenvolvimento da cidade de Caruaru e do Estado de Pernambuco. Como instituição que representa a classe empresarial local, possui centenas de filiados com os quais mantém uma relação de cunho associativista da mais profícua, até mesmo porque é a entidade mantenedora do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Mais informações sobre os serviços prestados à população podem ser obtidas pelo número de telefone (81) 3101-2900.

PRF promove seminário e encontro nacional de direitos humanos em Recife

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) promove, na segunda-feira (04), um Seminário de Enfrentamento aos Crimes Relacionados à Primeira Infância, na sede do DNIT, no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife. A iniciativa marca a abertura do Encontro Nacional dos Escritórios de Direitos Humanos e Comissões de Inclusão, que reúne servidores do órgão de todo o país.

A programação do seminário está prevista para iniciar às 9h da manhã, com abertura e intervalos. Das 10h15 às 12h15, as palestrantes Eva Dengler, da Childhood Brasil, e Raissa Macedo, do Sest/Senat, irão abordar o tema de proteção da primeira infância como prioridade absoluta do Estado.

À tarde, será a vez do Delegado da Polícia Federal, Thiago Rodrigues, abrir o painel sobre crimes cibernéticos e o abuso infantil online, a partir das 14h. Em seguida, a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Jailda Pinto, apresentará ações de enfrentamento ao trabalho infantil.

O seminário tem previsão de encerramento às 17h e pretende sanar dúvidas, apresentar diferentes contextos e realidades, além de conscientizar o público sobre os temas.

Serviço:
Seminário de Enfrentamento aos Crimes Relacionados à Primeira Infância
Local: Auditório do DNIT (Av Antônio de Góes, 820 – Pina)
Horário: 09h às 17h

Com saque de honra de Dayse Silva, Caruaru estreia como sede da Superliga C de Vôlei

Caruaru sediou, neste domingo (3), a disputa da Superliga C de Vôlei, competição oficial da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), que pela primeira vez tem a cidade como sede. A abertura oficial aconteceu no Ginásio Municipal Poliesportivo Professor Erlandsen Rodrigues da Silva, localizado no Complexo Olímpico Rei Pelé, com a presença da vice-prefeita Dayse Silva, que também é ex-atleta da seleção caruaruense de vôlei. Em clima de celebração, Dayse realizou o saque inicial da competição, simbolizando o pontapé para mais um grande momento do esporte local.

A Superliga C reunirá cinco equipes em disputa regional, entre os dias 3 e 7 de agosto, com dois jogos por noite, às 19h e às 21h, e entrada gratuita para o público. O Central de Vôlei de Caruaru será o representante da cidade, levando à quadra o talento e a dedicação dos atletas formados em solo caruaruense. O evento reforça o protagonismo de Caruaru como polo esportivo e marca um novo capítulo para o vôlei local.

“É uma emoção muito grande poder dar o saque inicial de uma competição tão importante para o cenário nacional do vôlei. Fui atleta e sei o quanto o esporte transforma vidas. Ver Caruaru sediando um evento como este me enche de orgulho e esperança para as futuras gerações”, destacou Dayse Silva, entusiasmada com a presença do público e a força do esporte na cidade.

TJPE promove 19ª Jornada Lei Maria da Penha com foco na proteção de jovens e mulheres na Região Metropolitana do Recife e no Sertão

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) realizará entre os dias 4 e 8 de agosto atividades da 19ª Jornada Lei Maria da Penha, uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que este ano traz como tema central “Educar para Proteger: Juventudes pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher”. No período de 4 a 6 de agosto serão promovidas ações itinerantes na Região Metropolitana do Recife e no interior do estado. A Jornada terá a abertura oficial no dia 7 de agosto com encerramento no dia 8 de agosto, na Escola Judicial (Esmape) do TJPE.

As ações marcam um momento crucial no combate à violência de gênero, especialmente após episódios recentes que chocaram o país e reforçam a urgência de ações preventivas e educativas. A programação pernambucana será dividida em duas frentes estratégicas: ações educativas na capital e mobilização no interior do estado.

Na Região Metropolitana do Recife, as atividades acontecerão na Escola Técnica Estadual Miguel Batista e na Escola Estadual Maria Amália, sob coordenação das equipes da Infância e Juventude e da Coordenadoria Estadual da Família do TJPE. Paralelamente, a Coordenadoria da Mulher conduzirá ações itinerantes nas cidades de Arcoverde e Buíque, ampliando o alcance da campanha para o interior pernambucano.

A programação nas escolas da capital começa nesta segunda-feira, às 13h30, com cerimônia de abertura que contará com representantes do Governo do Estado, CNJ e TJPE. Um dos destaques será a palestra “Conversando sobre arte e representatividade de gênero”, ministrada por Nathália Ferreira (Nathê), que abordará como a expressão artística pode ser ferramenta de empoderamento e conscientização.

O encerramento das ações itinerantes acontecerá no dia 6 de agosto, com palestras da conselheira do CNJ, Renata Gil, sobre “A importância das redes sociais no combate a todos os tipos de violência”, e do juiz de direito Francisco Tojal, que falará sobre “Desconstrução do machismo nosso de cada dia”. A programação incluirá ainda a divulgação dos resultados do concurso temático e pronunciamento dos vencedores.

Confira as ações da Coordenadoria da Mulher AQUI.

Confira as ações da Infância e Juventude AQUI.

A 19ª Jornada Lei Maria da Penha realizada nas dependências da Esmape, nos próximos dias 7 e 8, contará com a presença de ministros, políticos, palestrantes, representantes da sociedade civil e convidados. Ver programação AQUI.

A Jornada Lei Maria da Penha reafirma o compromisso do Poder Judiciário pernambucano com a proteção dos direitos das mulheres e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde a violência de gênero não encontre espaço para prosperar.

Pela primeira vez no interior de Pernambuco, REC’n’Play vai inaugurar nova sede do Armazém da Criatividade de Caruaru

A governadora Raquel Lyra anunciou, nesta quinta-feira (24), uma importante notícia para a consolidação do ecossistema de inovação no Agreste pernambucano: em 2025, pela primeira vez, o REC’n’Play será realizado também no município de Caruaru. O evento vai ocorrer entre os dias 28 e 30 de agosto, na nova sede do Armazém da Criatividade da cidade (situada na histórica Fábrica Caroá), que será inaugurada na abertura do festival.

“Está marcada a data do primeiro Rolê REC’n’Play Caruaru. Um evento que já é consolidado no Recife há muitos anos agora chega ao Agreste pernambucano, celebrando a inauguração do novo Armazém da Criatividade. Só neste evento, que acontece de 28 a 30 de agosto, serão investidos R$ 1,5 milhão para impulsionar um novo ecossistema de ciência, tecnologia e inovação, promover rodadas de negócios, fortalecer a economia criativa e garantir mais geração de emprego e renda para a nossa gente. É o Porto Digital marcando presença no interior do Estado”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Com investimento total de R$ 44,5 milhões, maior contrato de gestão já firmado entre o Governo de Pernambuco e o Porto Digital, a nova sede do Armazém da Criatividade possui uma estrutura moderna, com 2.500 m² de área construída, representando uma nova fase do desenvolvimento tecnológico e da economia criativa no interior do Estado. Os recursos, oriundos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), permitiram a requalificação completa da Fábrica Caroá, agora adaptada para funcionar como centro de inovação, prototipagem, qualificação e apoio a negócios criativos e tecnológicos.

“A nova sede do Armazém da Criatividade fortalece o nosso compromisso com a interiorização da inovação e o desenvolvimento regional sustentável. Trata-se de um equipamento estratégico, que vai ampliar oportunidades, formar talentos e atrair investimentos para o Agreste pernambucano”, afirmou a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro.

O espaço, que possui capacidade total para até 526 pessoas, nasce conectado a uma rede de parcerias estratégicas firmadas com empresas, instituições de ensino, agências de fomento e ambientes de inovação. Entre os parceiros estão Softtex, Tapioca Valley, Sebrae, Senac, CESAR School, Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Prefeitura de Caruaru, entre outros. “A inauguração da nova sede do Armazém da Criatividade em Caruaru é um passo decisivo na missão de tornar a inovação um motor de transformação em todo o Estado. Mais do que um imóvel requalificado, estamos entregando um espaço onde ideias ganham forma, talentos são revelados e sonhos se tornam projetos concretos. É a prova de que o interior tem força, criatividade e capacidade para liderar a nova economia do conhecimento”, destacou Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.

Rolê REC’n’Play Caruaru – Com investimento estadual de R$ 1,5 milhão, a primeira edição interiorana do REC’n’Play, um dos maiores festivais de inovação, tecnologia, empreendedorismo e cultura do país, terá programação gratuita voltada para estudantes, empreendedores e profissionais de Caruaru e região. A expectativa dos organizadores é atrair cerca de 3 mil pessoas ao longo dos três dias de evento, que contará com 100 atividades, incluindo palestras, oficinas, competições, mostras interativas, shows e experiências imersivas em arenas temáticas, como a Arena Gamer e a Arena de Robôs. Também haverá programação especial para o público infantil, com atividades lúdicas que integram tecnologia, criatividade e educação.

“Estamos descentralizando oportunidades e fomentando o empreendedorismo local com ações que promovem a inclusão produtiva, a qualificação profissional e a formação de um ecossistema de inovação no Agreste pernambucano”, disse Mauricélia Montenegro. “O Rolê REC’n’Play em Caruaru simboliza um novo capítulo para a inovação em Pernambuco. Estamos mostrando que o futuro também nasce no interior, onde há talento, criatividade e vontade de transformar realidades. Estamos conectando talentos locais a um ecossistema dinâmico de tecnologia e empreendedorismo, criando oportunidades reais para transformar o Agreste em um novo polo de desenvolvimento”, completou Lucena.

Mais informações sobre a programação do Rolê REC’n’Play serão divulgadas em breve nos canais oficiais do Governo de Pernambuco e do Porto Digital.

“A solução para a economia está nos municípios, junto aos pequenos negócios”, afirma presidente do Sebrae

Reforçar o processo de inclusão do povo brasileiro passa pelos pequenos negócios. Essas foram as palavras de ordem durante a abertura do encontro Transformar Juntos, realizado pelo Sebrae, em Brasília, a partir desta quarta-feira (23). Mais de 2,5 mil gestores públicos, agentes de desenvolvimento e atores de prefeituras e governos estaduais estão reunidos para discutir desenvolvimento territorial, sustentabilidade e inovação, além de debater e trocar experiências sobre políticas públicas voltadas para os territórios e municípios.

Durante a abertura do evento, o presidente do Sebrae, Décio Lima, ressaltou a necessidade de integração entre os diversos atores que atuam nos municípios para promover o desenvolvimento local e a inclusão por meio do apoio aos pequenos negócios. Uma das ferramentas é a Plataforma Contrata + Brasil, do governo federal, que cadastra microempreendedores individuais (MEI) para executarem pequenos serviços nas administrações públicas. “A solução das questões econômicas está no município. Está neste contexto de fazer com que as pessoas que produzem possam vender para as prefeituras e órgãos públicos”, apontou Décio Lima.

Até o momento, a ferramenta já possui mais de 700 órgãos inseridos, incluindo prefeituras municipais, cadastrados para ofertar oportunidades locais. Entre os serviços mais oferecidos estão os de instalação e manutenção de ar-condicionado, eletricista, pintor e encanador. Além de explorar as oportunidades disponíveis navegando pelo Contrata+Brasil, os microempreendedores individuais inscritos na ferramenta recebem, caso concordem, notificações automáticas pelo WhatsApp sempre que surgir uma oportunidade de trabalho no seu município.

Durante o seu discurso, Décio Lima exaltou ainda a importância de reunir os protagonistas do desenvolvimento territorial de todo o país no evento. “O Transformar Juntos é um resultado fantástico de um conceito em que eu acredito, que é saber organizar os setores produtivos nas cidades. É o povo brasileiro se unindo, transformando a vida das pessoas com renda e com dignidade”, ressaltou. “Somos a porta dos sonhos de milhões de brasileiros. Estamos aqui nos próximos dias, junto com todos vocês, para construir a obra mais importante: modificar a vida das pessoas”, incentivou Décio.

A inclusão proposta pelo estímulo ao empreendedorismo também foi destacada pela ministra substituta da Secretaria Geral da Presidência da República, Kelli Mafort. Ela enalteceu o papel desenvolvido pelo Sebrae nos territórios. “Sebrae é sinônimo de transformação, um processo de transformação cotidiana. Pensar o território é pensar em todos os agentes locais. O Sebrae estimula a cooperação, a participação social. E é dessa forma que transformamos a vida das pessoas”, disse.

Celso Sabino, ministro do Turismo, destacou também a participação da entidade no sucesso que o setor do Turismo tem atingido recentemente. “No turismo, mais de 90% das empresas são pequenos negócios. Todo sucesso alcançado tem o braço e apoio do Sebrae Nacional”, afirmou. “O que faz brilhar os nossos olhos são os números de empregos.

Caruaru e mais sete municípios terão novas instalações do Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco vai ganhar um importante reforço para sua atuação no interior. O Governo do Estado vai construir uma seção para a corporação em Pesqueira, no Agreste Central. O edital de licitação para contratação de empresa que ficará responsável pelas obras foi publicado na edição desta quarta-feira (23) do Diário Oficial do Estado. O município é o 8º que será contemplado com novas instalações, o que representa um investimento de aproximadamente R$ 60,4 milhões.

A gestão estadual vai investir R$ 10,6 milhões no grupamento de Olinda (Região Metropolitana do Recife), R$ 10,2 milhões no grupamento de Vitória de Santo Antão (Zona da Mata Sul), R$ 9,2 milhões no grupamento de Araripina (Sertão) e R$ 9 milhões no grupamento de Caruaru (Agreste), além de R$ 5,7 milhões na seção de Belo Jardim (Agreste), R$ 5,1 milhões na seção de Bom Conselho e R$ 4,8 milhões na seção de Bezerros (Agreste). Essas sete novas unidades estão, atualmente, em fase de licitação. Para a seção de Pesqueira, serão investidos R$ 5,8 milhões.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destaca a importância da descentralização dos serviços do Corpo de Bombeiros. “A nova sede da Seção do Corpo de Bombeiros Militar, na cidade de Pesqueira, representa um significativo avanço para a segurança e reforça o compromisso da governadora Raquel Lyra com a população do Agreste pernambucano. Mais uma ação que reflete a dimensão do investimento do Governo do Estado em estrutura, pessoal e presença no interior para garantir que todos os pernambucanos — do litoral ao Sertão — tenham acesso a serviços públicos de qualidade, com mais segurança e dignidade”, afirma.

A seção em Pesqueira terá 679 m² de área construída, em um terreno de pouco mais de 4 mil m² localizado às margens da BR-232. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe). “Este é um equipamento importante não apenas para o município de Pesqueira, mas também para todo o Agreste do Estado. Com ele, a governadora Raquel Lyra dá mais um passo no sentido de fortalecer as forças de segurança de Pernambuco, ampliando a atuação do Corpo de Bombeiros no interior”, comemora o titular da pasta, Rodrigo Ribeiro.

A obra será executada pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab). O prazo é de seis meses, a partir da assinatura da ordem de serviço. “Um edifício construído para abrigar uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar possui características específicas que visam atender a todas suas funções”, pontua o diretor-presidente da Cehab, Paulo Lira. “E a Cehab está ali, em todas as áreas do Governo de Pernambuco, monitorando e fiscalizando para que as obras, quando prontas, supram as necessidades de cada uma de suas aplicações”, afirma.