Controladoria-Geral de Caruaru participa do 3º Seminário de Transparência e Participação Cidadã promovido pela SCGE

Representantes da Controladoria-Geral do Município de Caruaru (CGM), participaram, nessa quinta-feira (22), na capital pernambucana, do 3° Seminário de Transparência e Participação Cidadã. A CGM foi representada pela Gerência de Transparência Pública Municipal, por meio do gerente Thiago Queiroz e do analista de controle interno, João Guerra, junto com a ouvidora-geral do município, Ana Carolina Barros, e o secretário executivo, Pedro Henrique Silva.

O evento, promovido pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco (SCGE), aconteceu no Museu Cais do Sertão. Na oportunidade, foram abordados diversos painéis com temas voltados à transparência, plataformas digitais, inovação, participação cidadã, dados abertos e governo aberto.

“A qualificação da equipe é muito importante para fortalecer ainda mais os projetos desenvolvidos nas áreas da transparência e de participação social na gestão municipal, o que é essencial para o fortalecimento da Controladoria, que atua como agente de controle, orientação e promoção da integridade na administração pública”, enfatizou o executivo Pedro Henrique Silva.

Governo de Pernambuco lança edital de R$ 3,34 milhões para jornadas formativas de jovens do ensino médio e técnico

O Governo de Pernambuco, através das Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE) e de Educação (SEE/PE), além da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE), lançou, nesta quinta-feira (22), o edital 2025 do Compet Médio-Tec: Habilidades de Futuro para Ensino Médio e Técnico. O evento aconteceu na Escola Técnica Estadual (ETE) Ginásio Pernambucano, no bairro de Santo Amaro, reunindo alunos, professores e gestores estaduais.

Com um investimento de R$ 3,34 milhões, o edital visa estimular professores da rede estadual de ensino a promoverem propostas que proporcionem qualificação e imersão dos estudantes junto a empresas, associações, cooperativas ou organizações do terceiro setor. As iniciativas devem estar alinhadas com temas e desafios que desenvolvam habilidades em tecnologias de futuro.

O edital faz parte do Programa Inova PE que destinou R$ 1,04 bilhões em ciência, tecnologia e inovação para Pernambuco. “O Governo do Estado tem o compromisso com o fortalecimento do ecossistema de inovação em Pernambuco e, a partir da ação estratégica do Inova PE, estamos atuando para impulsionar a formação e fixação de talentos em todo o Estado”, destaca a secretária de CT&I, Mauricélia Montenegro.

Durante o lançamento do edital Compet Médio-Tec, o secretário executivo de CT&I, Kenys Bonatti, destacou que é através de uma educação de base estruturada que o Estado consegue enxergar o nascimento de novas oportunidades. “Quando juntamos a educação com a ciência e a tecnologia em um projeto que destinará um recurso para professores e alunos do ensino médio e técnico se engajarem, conseguimos produzir soluções inovadoras que podem ser utilizadas por um órgão público e por uma empresa, por exemplo”, ressaltou.

Para o secretário executivo de Ensino Médio e Profissional da Secretaria de Educação, Paulo Dutra, através do Compet Médio-Tec, os alunos e professores terão cada vez mais protagonismo. “Para que a gente possa fomentar cada vez mais a construção de conhecimento nas escolas pernambucanas, precisamos que vocês, alunos e professores, sejam protagonistas. Tragam essas empresas e instituições para mais perto da gente para que possamos ter um Pernambuco ainda melhor em educação e em desenvolvimento”, pontuou.

Critérios – No edital, serão aprovados até 100 projetos e cada um pode envolver de 30 a 100 alunos do ensino médio ou técnico, com até 10 bolsistas selecionados para a fase de extensão tecnológica, com o recebimento de uma bolsa de R$ 700. Cada professor vai receber bolsa de R$ 3.100 no período de quatro meses.

A iniciativa estabelece como critérios que a Instituição Executora seja uma Escola da Rede Pública Estadual de Pernambuco (Regular Estadual, ETE ou EREM). O Professor Integrador deve ter vínculo empregatício, título de mestre ou experiência equivalente, e coordenar o projeto, com compromisso de divulgação e execução.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 7 de julho de 2025. Os interessados devem acessar o edital através do site www.facepe.br e submeter suas propostas através da plataforma AgilFAP.

Edições anteriores – Para a produtora e videomaker, Juliana Vasconcelos, participar do Compet Médio-Tec foi uma experiência transformadora. A profissional participou do edital, no ano passado, na Escola Técnica Estadual (ETE) Porto Digital, com o projeto coordenado pelo professor Danilo Lúcio. Ao longo do curso, ela adquiriu conhecimento nas áreas de produção visual e ferramentas como a Inteligência Artificial (IA) que ampliaram sua visão de mercado. “Fui selecionada para a bolsa de estágio oferecida pelo próprio projeto, o que me proporcionou a oportunidade de estagiar na produtora 12 Polegadas Produções. Lá, pude aplicar na prática tudo o que aprendi. Participei da produção de documentários, de um longa-metragem e de gravações publicitárias. Essas experiências me ajudaram a encontrar um caminho na minha carreira”, destacou.

CCJ do Senado aprova fim da reeleição para cargos do Executivo

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a reeleição no Brasil para presidente, governadores e prefeitos foi aprovada, nesta quarta-feira (21), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A PEC 12/2002 ainda aumenta os mandatos do Executivo, dos deputados e dos vereadores para cinco anos. Agora, o texto segue para análise do plenário do Senado.

A PEC previa o aumento do mandato dos senadores de oito para dez anos, mas a CCJ decidiu reduzir o tempo para cinco anos, igual período dos demais cargos. A proposta ainda unifica as eleições no Brasil para que todos os cargos sejam disputados de uma única vez, a partir de 2034, acabando com eleições a cada dois anos, como ocorre hoje.

A proposta prevê um período de transição para o fim da reeleição. Em 2026, as regras continuam as mesmas de hoje. Em 2028, os prefeitos candidatos poderão se reeleger pela última vez e os vencedores terão mandato estendido de seis anos. Isso para que todos os cargos coincidam na eleição de 2034.

Em 2030, será a última eleição com possibilidade de reeleição para os governadores eleitos em 2026. Em 2034, não será mais permitida qualquer reeleição e os mandatos passarão a ser de cinco anos.

Após críticas, o relator Marcelo Castro (MDB-PI) acatou a mudança sugerida para reduzir o mandato dos senadores.

“A única coisa que mudou no meu relatório foi em relação ao mandato de senadores que estava com dez anos. Eu estava seguindo um padrão internacional, já que o mandato de senador sempre é mais extenso do que o mandato de deputado. Mas senti que a CCJ estava formando maioria para mandatos de cinco anos, então me rendi a isso”, explicou o parlamentar.

Com isso, os senadores eleitos em 2030 terão mandato de nove anos para que, a partir de 2039, todos sejam eleitos para mandatos de cinco anos. A mudança também obriga os eleitores a elegerem os três senadores por estado de uma única vez. Atualmente, se elegem dois senadores em uma eleição e um senador no pleito seguinte.

Os parlamentares argumentaram que a reeleição não tem feito bem ao Brasil, assim como votações a cada dois anos. Nenhum senador se manifestou contra o fim da reeleição.

O relator Marcelo Castro argumentou que o prefeito, governador ou presidente no cargo tem mais condições de concorrer, o que desequilibraria a disputa.

“Foi um malefício à administração pública do Brasil a introdução da reeleição, completamente contrária a toda a nossa tradição republicana. Acho que está mais do que na hora de colocarmos fim a esse mal”, argumentou Castro.

A possibilidade de reeleição foi incluída no país no primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso, em 1997, mudança que permitiu a reeleição do político em 1998.

Transporte complementar, sistema prisional e meio ambiente pautam a 27ª Reunião Ordinária

A 27ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Caruaru, realizada nesta terça-feira (20), abordou temas como o transporte complementar, as condições do presídio local e a entrega de novos equipamentos ambientais. Também foram aprovados projetos de honrarias a personalidades da segurança pública e da sociedade civil.

No Primeiro Expediente, o vereador Gil Bobinho (PSB) comentou sobre a situação dos transportes complementares em Caruaru. De acordo com o parlamentar, uma decisão judicial suspendeu a atuação da categoria, mas o prefeito se comprometeu a editar um decreto que possibilite a continuidade do serviço, mediante acordo com restrições em determinadas vias.

A discussão sobre o tema também foi destacada pelo presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), e pelos vereadores Hugo Leonardo Chaves (PODE) e Carlinhos da Ceaca (PODE). Este último abordou ainda questões de ordem política, reforçadas em seguida por Raminho Xavier (PSD).

O vereador Delegado Lessa (REPUBLICANOS) trouxe à tribuna o relatório do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, que aponta irregularidades no sistema prisional de Pernambuco, como celas insalubres, superlotação, ausência de água e presença de mercados paralelos. Lessa também manifestou preocupação com os índices de violência no município, relatando seis homicídios ocorridos no último fim de semana.

Projetos aprovados
Na Ordem do Dia, os vereadores aprovaram por unanimidade os seguintes projetos de decreto legislativo:

PDL n.º 2.150/2025, de autoria do vereador Delegado Lessa, que concede o Título de Cidadão Caruaruense a Bruno Lázaro Ramos Rangel;

PDL n.º 2.152/2025, do vereador Professor Jorge Quintino (PODE), que concede a Medalha de Honra ao Mérito “General Aguinaldo de Oliveira” ao agente da Polícia Civil Thiago Andrade Chaves;

PDL n.º 2.153/2025, também de Jorge Quintino, que concede a mesma medalha ao agente Van Hallen Silva do Nascimento;

PDL n.º 2.155/2025, de autoria do Delegado Lessa, que concede o Título de Cidadão Caruaruense a Sílvio Serafim Costa Filho.

As demais matérias da pauta foram aprovadas em bloco, acompanhadas de pareceres favoráveis das comissões.

Grande Expediente discute segurança, política e parque ambiental
No Grande Expediente, o vereador Thiago Macaco (PODE) reforçou a denúncia sobre a situação do presídio de Caruaru e comentou temas políticos. A pauta política também foi abordada por Gil Bobinho.

O vereador Mano do Som (PDT) anunciou a entrega do Parque Ambiental Janelas para o Rio, no bairro Cedro. O equipamento contará com áreas reflorestadas, espaços de lazer, esportes e educação ambiental, ocupando cerca de 6,65 hectares às margens do Rio Ipojuca. No entanto, a entrega prevista para amanhã (21), foi adiada e aguarda nova definição de data. A obra também foi celebrada pelo presidente da casa, Bruno Lambreta (PSDB).

Aline Nascimento (PP) destacou a necessidade de fortalecer a participação feminina na política para além do período eleitoral.

O vereador Silvio Nascimento (PL) registrou sua visita à Câmara Municipal de Maceió e relatou reunião com a Autarquia de Mobilidade de Caruaru (AMC), na qual solicitou a instalação de uma passarela elevada na Rua Rui Limeira Rosal, no Vassoural. Silvio também protocolou dois projetos de lei: um sobre autismo e outro relacionado aos guardadores de carros, conhecidos como “flanelinhas”.

Por fim, João Neto (PSD) mencionou um requerimento que apresentou para que a Travessa 13 de Maio seja utilizada como ponto de carga e descarga, a fim de atender comerciantes do Centro da cidade.

Em tempo, a próxima Sessão Ordinária foi convocada para a próxima quinta-feira (22), às 16h, com transmissão ao vivo pela TV Câmara Caruaru e redes sociais do Legislativo.

As atividades da Casa podem ser acompanhadas ao vivo pela TV Câmara, canal 22.2, além dos canais oficiais no YouTube e Facebook do Poder Legislativo. Para mais informações sobre o andamento das proposições, acesse o Sistema de Apoio Legislativo (SAPL).

Memorial Mestre Luiz Antônio é inaugurado no Alto do Moura

Foi inaugurado, em Caruaru, nesta terça-feira (20), um novo museu: o Memorial Mestre Luiz Antônio. Localizado no Alto do Moura, o espaço é fruto de uma parceria público-privada da Prefeitura de Caruaru e conta com um acervo de mais de 500 peças do artesão, que é Patrimônio Vivo de Caruaru desde 2019 e de Pernambuco desde 2021.

“No mês do aniversário de Caruaru, a gente entrega mais uma casa que transborda cultura, alegria e história. A gente sabe a importância dos mestres e de manter viva essa cultura do barro. Mais de 800 famílias vivem desse barro e valorizar isso é valorizar a nossa identidade e o que torna Caruaru essa cidade tão rica em cultura”, comemorou o prefeito Rodrigo Pinheiro. Para garantir o funcionamento do Memorial, além de apoio técnico, a Prefeitura irá reforçar a equipe de atendimento e manutenção do local.

Durante a inauguração do espaço, o Presidente da Fundação de Cultura, Hérlon Cavalcanti, relembrou também a poesia de Mário Quintana que diz que “amar é mudar a alma de casa”. “Esse mestre aqui consegue mudar a casa e a alma através da arte. Então, que possamos receber esse espaço com muito carinho e que as escolas e a população em geral possam aproveitar essa oportunidade para conhecer, vivenciar e respeitar a cultura do barro”, afirmou.

Nascido em 1935, o Mestre Luiz Antônio é um artesão renomado, filho do Alto do Moura. Sua obra destaca-se por representar cenas do cotidiano nordestino e chegou a ser apresentada no Japão, com mais de 300 peças produzidas em 1986. “Eu trabalho por amor, gosto de trabalhar e de representar minha cultura, como já fiz em várias partes do mundo. É um dom que Jesus me deu. Desde criança, eu pegava o barro e fazia bonecos, cavalinhos de barro, boi. É algo que faz parte da tradição de quem vem do Alto do Moura. Meus pais já faziam isso e eu criei meus dez filhos através dessas mãos, do barro”, celebrou o artesão.

O Memorial Mestre Luiz Antônio fica localizado na Rua Mestre Vitalino e já está aberto para visitação. O espaço funcionará de terça a sexta-feira, das 8h às 17h; e, aos sábados, das 9h às 12h, com entrada gratuita.

Cumprindo determinação judicial, AMC inicia fiscalização de vans proibidas de circular no Residencial Luiz Bezerra Torres

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Autarquia de Mobilidade de Caruaru (AMC), informa que, nesta quarta-feira (21), iniciará o patrulhamento viário (fiscalização) no trajeto da linha de ônibus que atende ao Residencial Luiz Bezerra Torres (LBT), em cumprimento à determinação judicial do Juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Caruaru.

Com o objetivo de ampliar o transporte público para a população, a AMC informou à empresa Coletivo que aumente a quantidade de veículos, além da criação de um terminal de passageiros e mais paradas de ônibus, garantindo mais rapidez e mobilidade no serviço para atender à população do Residencial LBT.

Ainda nesta quarta-feira, no Diário Oficial do município, será publicado o decreto oficializando os serviços de vans na área rural de Caruaru.

Presidente da Amupe participa de reunião do Conselho Político da CNM durante a 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) Marcelo Gouveia, participou, nesta segunda-feira (19), da reunião do Conselho Político da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que abriu oficialmente as atividades da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O encontro aconteceu na sede da CNM e reuniu representantes de entidades municipalistas de todo o país para alinhar pautas prioritárias que serão levadas ao governo federal e ao Congresso Nacional durante o evento, que segue até quarta-feira (22), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

“Sem dúvida alguma, será um debate muito proveitoso. Acabamos agora de ter uma reunião com o Conselho Político da CNM, representado por todas as associações e federações do nosso Brasil, onde os temas principais de discussão são relativos à questão fiscal dos municípios, principalmente a PEC 66, que está sendo amplamente debatida na Comissão Especial na Câmara dos Deputados”, destacou Marcelo Gouveia. Ele frisou ainda que há grande expectativa pela aprovação de emendas que tratam da atualização de indexadores de juros da dívida previdenciária e de ajustes trabalhistas que afetam diretamente a gestão local.

Durante a reunião, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, convocou todos os membros do Conselho Político para uma articulação direta com o governo federal, ainda para esta segunda, às 17h30, no Palácio do Planalto. Outro tema importante debatido foi a proposta da CNM de destinar 3% das emendas parlamentares para os municípios que não receberam indicações em 2024 — o que representa cerca de 1.800 cidades brasileiras. Além disso, o impasse em torno da eleição dos representantes municipais no Conselho Superior do Comitê Gestor do IBS também foi pauta de preocupação entre os líderes municipalistas.

Marcelo Gouveia reforçou a expressiva presença de Pernambuco na Marcha, com mais de 800 participantes do estado, incluindo 115 prefeitos. “Essa é a maior Marcha já realizada, e nossa expectativa é permanecer nesse diálogo para que o Palácio entenda a importância desses pontos relevantes para os municípios. É uma forma da CNM mostrar sua força, e junto ao governo federal e aos parlamentares, reivindicar essas necessidades, essas demandas do povo de cada município”, concluiu.

Governadora Raquel Lyra representa governadores do Norte e Nordeste e defende o fortalecimento dos municípios na Marcha dos Prefeitos

“É muito importante termos encontros como esse, sem bandeiras partidárias, para ouvir todos os prefeitos do país, porque sabemos que a mudança real e a união do Brasil se dá na vida dos municípios”, enfatizou a governadora Raquel Lyra durante sua participação na 26ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, onde falou em nome dos governadores das regiões Norte e Nordeste. O evento, que segue até esta quinta-feira (22), reúne gestores municipais, estaduais e autoridades federais em torno das pautas municipalistas mais urgentes do país.

Ainda durante seu discurso, a gestora reforçou o compromisso com o fortalecimento dos municípios. “Temos feito investimentos importantes no Estado que reposicionam Pernambuco no mapa do desenvolvimento brasileiro, retomando nossa capacidade de investimento e geração de emprego e renda. E sempre destaco que nossas ações não fazemos sozinhos, agradeço sempre a parceria do governo federal, acredita na força do trabalho e da união”, acrescentou a governadora Raquel Lyra.

Na véspera do evento, a gestora recebeu 54 prefeitos no escritório de representação do Governo de Pernambuco na capital federal, onde ouviu demandas e discutiu soluções conjuntas para os desafios enfrentados nas cidades.

Ao destacar a importância da parceria entre os entes federativos, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva também discursou no evento e afirmou: “Os programas do governo federal só funcionam com o apoio dos prefeitos. Eles são os verdadeiros aliados das políticas públicas anunciadas por nós”, ressaltou.

A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é o maior evento municipalista da América Latina, promovido anualmente pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) desde 1998. Os temas centrais deste ano incluem sustentabilidade fiscal, habitação, cidades inteligentes e inovação na gestão pública. Para esta edição, são esperados mais de 12 mil participantes.

Presente no evento, o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia, enfatizou que o Governo do Estado e a Amupe têm construído uma parceria sólida que beneficia os municípios pernambucanos. “Temos colaborado na construção de políticas públicas que fazem a diferença na ponta, proporcionando uma vida melhor para o povo pernambucano. Reconhecemos o trabalho realizado pelo governo, como a distribuição de ônibus escolares, a atenção à questão das creches e tantas outras ações voltadas ao fortalecimento dos municípios”, pontuou.

Também participaram o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre; o presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, Hugo Motta; o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski; o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira; o vice-presidente de Negócios, Governo e Sustentabilidade Empresarial no Banco do Brasil, José Ricardo Sasseron; o presidente do Sebrae, Décio Lima; além de ministros, prefeitos e vereadores de diversas regiões do país.

Garanhuns inicia campanha “Faça Bonito” com seminário sobre enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, deu início, nesta sexta-feira (16), à programação da Campanha “Faça Bonito”, que visa o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A abertura da campanha aconteceu com um seminário realizado na Câmara de Vereadores de Garanhuns, reunindo autoridades e profissionais que atuam diretamente na prevenção e enfrentamento desse tipo de violência no município. As ações, que fazem parte do Maio Laranja, seguem até o dia 30 deste mês.

Na ocasião, o público presente acompanhou a apresentação cultural realizada por crianças atendidas pelo programa AABB Comunidade. O seminário também apresentou o painel: “Protocolo de atendimento à criança e adolescente vítima ou testemunha de violência de Garanhuns”, apresentado pela coordenadora do Creas, Rita de Cássia; além da palestra “Faça Bonito: o desafio de construir a proteção intersetorial e enfrentar a violência sexual contra crianças e adolescentes”, ministrado por Lídia Lira, pesquisadora social e articuladora comunitária da Secretaria Municipal de Saúde do Recife.

“É desafiador olhar e se implicar na cena. É desafiador trabalhar a angústia de pensar que a cada hora nesse país 13 crianças são mortas devido a violência sexual. E aí, o que pensamos, falamos e fazemos, nessa perspectiva, está em conexão? O combate a esse mal deve estar em sintonia em todos esses aspectos. Não adianta só falarmos, é preciso que todos, sem exceção, lutemos por esta causa”, pontuou Lídia.

Neste ano, a mobilização nacional do 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, completa 25 anos. Instituída pela Lei Federal 9.970/00, a data representa uma conquista histórica na luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes no Brasil.

Defesa Civil do Estado realiza simulado de resposta a desastre

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil, realiza um simulado de resposta a desastres, nesta quarta-feira (21), a partir das 6h, no bairro dos Estados, no Campo do Grêmio, em Camaragibe, e no Centro Integrado de Comando e Controle do Estado, no Recife. A ação tem o objetivo principal de avaliar a eficácia das equipes de resposta, a execução do plano de contingência, o funcionamento do sistema de alerta e a evacuação de comunidades em áreas de risco.

Em Camaragibe, haverá a simulação de deslizamento de barreira, evacuação da área de risco e socorro de vítimas, junto com as ações de pronta resposta dos órgãos envolvidos. Ao mesmo tempo, no Centro Integrado de Comando e Controle do Estado, será instalada a Sala de Situação que irá monitorar dez cenários de desastres em todo o território pernambucano, com isso os órgãos que estarão presentes irão simular o que fariam em cada situação apresentada.

“É mais um esforço na preparação do sistema estadual de proteção e defesa civil em cooperação e articulação com os sistemas municipais em defesa civil, em especial com o município de Camaragibe. É um momento importante para que as forças operacionais do estado de Pernambuco, juntamente com as coordenadorias de Defesa Civil, façam a implementação dos planos táticos operacionais de resposta e coordenação de ajuda humanitária e proteção às famílias afetadas por desastres naturais”, disse o secretário executivo de Proteção e Defesa Civil, coronel BM Clóvis Ramalho.

A ação é coordenada pela Secretaria de Defesa Social, através da Secretaria de Proteção e Defesa Civil do Estado, e conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca (SDA), Secretaria de Saúde (SES), Secretaria de Recursos Hídricos e de Saneamento (SRHS), Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC), Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), Grupamento Tático Aéreo (GTA), Gerência Geral de Polícia Científica (GGPOC), Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS), 7ª Divisão do Exército (7ª DE), Capitania dos Portos (CPPE), II Comando Aéreo Regional (II COMAR), Neoenergia Pernambuco, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil.

Serviço:

O que: Simulado de resposta a desastre.
Quando: 21.05.2025, às 6h.
Local: Bairro dos Estados, no Campo do Grêmio, em Camaragibe, e no Centro Integrado de Comando e Controle do Estado, no Recife.