CPMI do INSS começa com disputa política e possível convocação de Lupi

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS inicia seus trabalhos nesta terça-feira (26) no Congresso Nacional. A primeira reunião será dedicada à votação de requerimentos, com foco no pedido de apoio de servidores da Controladoria-Geral da União (CGU), da Polícia Federal e do próprio INSS, que deverão auxiliar nas investigações de fraudes em aposentadorias e pensões. A estimativa é que os desvios passem de R$ 6,3 bilhões. As informações são do Congresso em Foco

Na quinta-feira (28), os parlamentares devem analisar e votar o plano de trabalho que será apresentado pelo relator, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), além de começar a discutir convites e convocações.

Convocação de ex-ministros e ex-presidentes do INSS

O presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), afirmou que o colegiado ouvirá todos os ex-ministros da Previdência desde o governo Dilma Rousseff, além de ex-presidentes do INSS. Entre os nomes que aparecem em dezenas de requerimentos está o do ex-ministro Carlos Lupi, que deixou a pasta após denúncias da Polícia Federal sobre descontos indevidos em aposentadorias.

Também estão na lista o atual ministro da Previdência, Wolney Queiroz, e o presidente do INSS, Gilberto Waller, além de outros ex-gestores do órgão. Parlamentares ainda pedem a convocação de autoridades como o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, o ministro-chefe da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, e o ministro da CGU, Vinícius Marques de Carvalho.

Outro ponto polêmico é a possibilidade de convocação de José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Lula, dirigente de uma das entidades de aposentados investigadas. Viana, no entanto, disse que ainda é cedo para confirmar nomes ligados diretamente à disputa política.

Governo tenta reagir após derrotas

A instalação da CPMI, na semana passada, representou uma derrota significativa para o governo. O Palácio do Planalto esperava garantir a presidência e a relatoria, mas acabou derrotado: Carlos Viana (Podemos-MG) foi eleito presidente, e a relatoria ficou com Alfredo Gaspar (União-AL). O senador Omar Aziz (PSD-AM) e o deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) já falavam como presidente e relator da CPMI do INSS.

Sem espaço nos principais postos, o Planalto agora se articula para garantir a vice-presidência da comissão, cuja definição deve ocorrer nas próximas semanas. A disputa deve ser acirrada, já que a oposição pretende ampliar seu espaço de poder dentro do colegiado.

Segundo aliados, o governo montou uma “tropa de choque” para atuar na CPMI, com a estratégia de vincular as fraudes a gestões anteriores, em especial ao governo Jair Bolsonaro, e evitar que a comissão se transforme em palanque oposicionista. Com 32 integrantes, a comissão tem hoje um equilíbrio delicado: o Planalto calcula contar com 16 ou 17 votos.

Fraudes e foco das investigações

A CPMI foi criada após denúncias de descontos ilegais em aposentadorias e pensões, supostamente praticados por associações de aposentados. Reportagens recentes também apontaram irregularidades em empréstimos consignados, que podem entrar na mira da comissão.

O senador Carlos Viana afirmou que o objetivo central é dar transparência às investigações e buscar responsabilizar os envolvidos. “Nós chegaremos a muito bom termo nas decisões que apresentaremos ao país e, principalmente, na responsabilização daqueles que roubaram o dinheiro dos aposentados e que hoje usufruem da impunidade”, declarou.

Prefeitura de Caruaru abre inscrições para o Garantia-Safra 2025

O Garantia-Safra está com inscrições abertas em Caruaru. O programa do Governo Federal assegura apoio financeiro a agricultores e agricultoras familiares que tenham perdas de produção provocadas pela estiagem ou pelo excesso de chuvas. As inscrições estão sendo realizadas pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Podem participar produtores com Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) ativo, que residam em estados participantes do programa, tenham renda mensal de até um salário e meio mínimo (nos últimos 12 meses), cultivem entre 0,6 e 5 hectares de feijão, milho, arroz, mandioca ou algodão, e não possuam área superior a quatro módulos fiscais (conforme o município).

As inscrições devem ser feitas presencialmente na SDR, de terça a sexta-feira, das 7h às 13h, mediante apresentação de documento oficial com foto, CPF e CAF atualizado. Também é necessário efetuar o pagamento de R$24, da taxa de adesão. A seleção dos beneficiários é realizada pelo sistema nacional e validada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).

É importante destacar que o pagamento da taxa de adesão não garante automaticamente o recebimento do benefício, que será concedido apenas mediante comprovação de perdas no município.

“O Garantia-Safra é uma conquista importante para os nossos agricultores e agricultoras familiares, pois assegura uma proteção a mais em períodos de dificuldade. A gestão municipal tem o compromisso de apoiar quem vive da produção no campo, oferecendo condições para que continuem fortalecendo a economia e levando alimentos à mesa da população”, destacou o secretário de Desenvolvimento Rural, Weslley Nascimento.

PF aponta que Bolsonaro movimentou R$ 30,5 milhões em um ano

O relatório da Polícia Federal sobre a investigação contra Jair Bolsonaro e o filho Eduardo Bolsonaro aponta que o ex-presidente movimentou R$ 30,5 milhões nas suas contas entre março de 2023 e fevereiro de 2024.

Os valores fazem parte do relatório de inteligência financeira do Coaf, Conselho de Controle de Atividades Financeiras, que foi usado pela PF no inquérito que indiciou Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro, do PL de São Paulo, no caso do tarifaço dos Estados Unidos contra o Brasil.

O relatório não cita ilegalidades quanto à origem dos recursos movimentados por Bolsonaro, mas relata cerca de 50 comunicações de movimentações atípicas envolvendo o ex-presidente, e pessoas ligadas a ele, como o filho, Eduardo, e a esposa, Michele Bolsonaro.

Das 50 transações, quatro informaram operações suspeitas em contas de Bolsonaro e outras quatro nas contas de Eduardo. Outras 42 operações foram feitas em contas de terceiros.

De acordo com os investigadores, as movimentações “apresentam indícios de possíveis práticas de lavagem de dinheiro ou outros ilícitos”.

Entre as operações atípicas, consta o repasse de R$ 2 milhões para bancar a estadia de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos. A transferência foi feita em 13 de maio deste ano e já era de conhecimento público, confirmada pelo próprio Bolsonaro.

O valor faz parte do montante de R$ 19 milhões recebido de doações de apoiadores, via Pix, entre 2023 e 2024.

O Coaf registrou outra operação de 3 milhões da conta de Bolsonaro para Michele. De acordo com a PF, a quantia foi omitida pelo ex-presidente no depoimento prestado durante as investigações.

Nossa equipe tentou contato com a defesa de Jair Bolsonaro para comentar o relatório sobre as movimentações financeiras, mas não teve retorno até o fechamento desta reportagem.

CRO-PE destaca entrega de 32 unidades odontomóveis do Programa Brasil Sorridente para Pernambuco

O Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) marcou presença, nessa quinta-feira (21), na entrega de 400 unidades odontológicas móveis do Programa Brasil Sorridente, realizada em Sorocaba (SP), que beneficiará 1,4 milhão de pessoas. Do total, 32 unidades serão destinadas a municípios pernambucanos, ampliando o acesso da população ao atendimento em saúde bucal e gerando novas oportunidades de atuação para Cirurgiões-Dentistas (CDs) e Auxiliares de Saúde Bucal (ASBs).

O presidente do CRO-PE, Eduardo Vasconcelos, participou da solenidade e destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento da odontologia no estado. “Investir na saúde bucal é essencial, mas é igualmente fundamental garantir condições adequadas de trabalho e remuneração justa para os profissionais que atuam na linha de frente. A aplicação do piso salarial assegura que CDs e ASBs desempenhem suas funções com qualidade e segurança. Com os odontomóveis chegando a Pernambuco, teremos mais acesso à população e profissionais valorizados”, afirmou.

As 32 unidades móveis destinadas a Pernambuco atenderão aos municípios de Água Preta, Aliança, Araçoiaba, Bom Conselho, Buíque, Caetés, Canhotinho, Capoeiras, Casinhas, Condado, Floresta, Iati, Ibimirim, Inajá, Ipubi, Itaquitinga, Jaqueira, Jurema, Manari, Maraial, Pedra, Petrolina, Quipapá, Salgadinho, Santa Cruz, Santa Maria da Boa Vista, São Benedito do Sul, São João, Serra Talhada, Tacaratu, Tupanatinga e Xexéu.

A cerimônia contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do ministro da Saúde, Alexandre Padilha; do coordenador nacional de Saúde Bucal, Edson Hilan; do presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Cláudio Miyake; do vice-presidente do CRO de Pernambuco, João Godoy; além dos demais representantes do Sistema Conselhos.

Com suspeita de câncer, vereador de Caruaru desmente fake news

Com suspeita de câncer no fêmur, o vereador de Caruaru, Thiago Macaco (PODE) atualizou o seu estado de saúde ao Blog Capital, desmentindo as notícias falsas veiculadas, nos últimos dias, a respeito de sua situação. “Soltaram fake news dizendo que eu estaria em coma e com câncer de estômago, mas não se trata de nada disso”.

Confiante na sua plena recuperação, o vereador também pediu que os leitores do Capital orassem e rezassem pela restauração da sua saúde.

O Blog Capital torce para que o parlamentar se recupere o quanto antes.

VEJA VÍDEO: THIAGO MACACO DESMENTE FAKE NEWS

Pernambuco é o primeiro estado do NE a integrar o Sipa Sistema de Inovação nos Sistemas Agropecuários

Pernambuco é o primeiro estado da região Nordeste a aderir ao protocolo de intenções para fortalecer a inovação nos sistemas agropecuários do estado, através do Sistema de Inovação nos Sistemas Agropecuários (Sipa).

O plantio de duas mudas de árvores, nesta quarta-feira (20), feito pelos secretários de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca de Pernambuco (SDA), Cícero Moraes, e pelo secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Kenys Bonatti, além do superintendente Federal de Agricultura em Pernambuco, Flávio Sotero, marcou a assinatura do protocolo de intenções para fortalecer a inovação nos sistemas agropecuários do estado.

O Sipa estimula a formação de um ecossistema de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, inovação e fomento a novos negócios em todas as cadeias agropecuárias. Com duração de cinco anos, esse protocolo de intenções prevê que o Ministério da Agricultura e Pecuária – o Mapa – disponibilize cooperação técnica, mentoria e suporte ao desenvolvimento de empresas inovadoras.

Na sede da Superintendência em Pernambuco, foi plantada uma muda de Ipê-Amarelo-Craibeira (Tabebuia aurea), árvore símbolo de Brasília. Já para o Parque de Exposições do Cordeiro, representando a SDA, foi escolhido o Baobá (Adansonia digitata), espécie que, embora africana, é muito comum no Recife.

“Com o plantio simbólico dessas duas árvores, celebramos a assinatura do protocolo de inovação, que coloca Pernambuco como o primeiro estado do Nordeste a integrar essa rede de transformação. Esse acordo vai fortalecer a pesquisa, a inovação tecnológica e o fomento a novos negócios em todas as cadeias produtivas do campo. É um passo firme rumo a uma agropecuária mais sustentável, inovadora e de baixa emissão de carbono, resultado da união entre o MAPA, o Governo de Pernambuco, a SDA/PE e a SECTI, afirma Cícero Moraes”.

O superintendente de Agricultura e Pecuária no estado de Pernambuco (SFA-PE), Flávio Sotero, destacou que a agricultura pernambucana tem várias experiências exitosas, graças à pesquisa e à tecnologia aplicadas ao campo, como no caso das frutas nos perímetros irrigados no Sertão do São Francisco. “Pernambuco tem vocação para a inovação e para o empreendedorismo, haja vista experiências bem-sucedidas, como a do Porto Digital, no Recife. Vamos agora canalizar nossos esforços ainda mais em favor do agronegócio, que é de suma importância para o PIB brasileiro”, disse Sotero.

Anderson Luiz e Hérlon Cavalcanti prestigiam início da Oficina de Sanfona

Pedro Augusto/Blog Capital e do Wagner Gil

Na Capital do Forró, o incentivo para prática do acordeão também tem sido pauta do poder municipal. O secretário de Articulação Política de Caruaru, Anderson Luiz, e o presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, Hérlon Cavalcanti estiveram acompanhando o início da Oficina de Sanfona, que foi iniciada nessa quarta-feira (20) e se estenderá até o próximo dia 10 de setembro, na Estação Ferroviária, no Centro.

Na ocasião, ambos compartilharam, junto aos alunos e o ministrador da oficina, o músico Carlinhos Pompom, a importância de se incentivar as promoções de formações musicais gratuitas aos caruaruenses, que desejam manter  viva, a cultura do forró na cidade, com o aprendizado do instrumento principal deste ritmo nordestino.

A oficina é mais uma realização do governo Rodrigo Pinheiro, desta vez, em parceria com o Instituto de Sanfona Carlinhos Pompom, e também teve o incentivo, conforme ressaltou o presidente da Fundação de Cultura, do secretário Anderson Luiz.

“Agradeço a dedicação e o incentivo de Anderson para que esta oficina se concretizasse, o que possibilitará aprendizados importantes aos nossos sanfoneiros caruaruenses”. “Contem sempre com a Prefeitura de Caruaru, com o prefeito Rodrigo Pinheiro, com Hérlon e comigo para com as disponibilizações de iniciativas importantes para todos vocês!”, também ressaltou Anderson Luiz, durante a aula inaugural.

Ao todo, foram disponibilizadas 15 vagas voltadas para adultos que já possuem o instrumento e desejam aprimorar as técnicas musicais. Além do clássico forró, a formação também está sendo voltada para explorar a diversidade musical da sanfona, percorrendo estilos e ritmos de todo o Brasil.

Rodrigo Pinheiro fala sobre show de Edson Gomes no Motofest Caruaru 2025: “Vai lotar o Pátio!”

Em entrevista ao jornalista Wagner Gil @wagnergilsantos o prefeito Rodrigo Pinheiro falou sobre uma das atrações musicais mais aguardadas do Motofest Caruaru 2025, Edson Gomes, que irá se apresentar pela primeira vez no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga. O Rei do Reggae atraiu uma verdadeira multidão ao Polo Azulão no São João de Caruaru 2024 e se apresentará na sexta-feira do Motofest, no próximo dia 26 de setembro.

Ainda na entrevista, o prefeito ressaltou a importância do evento para com a geração de empregos e a lucratividade propiciada às redes hoteleiras da Capital do Agreste e de municípios circunvizinhos. O Motofest 2025 será realizado do dia 25 a 28 de setembro, também contando com shows de bandas de rock local e ainda atrações de peso em nível nacional.

VEJA VÍDEO: RODRIGO FALA SOBRE SHOW DE EDSON GOMES

Rodrigo Pinheiro oficializa para o seu grupo que Anderson Luiz e Fernando Monteiro são seus pré-candidatos para eleição de 2026

Nesta sexta-feira (15), em uma confraternização de aniversário restrita a amigos e integrantes do secretariado, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, reforçou um gesto político importante para 2026: oficializou aos presentes o apoio ao atual secretário de Articulação, Anderson Luiz, como pré-candidato a deputado estadual, e à reeleição do deputado federal Fernando Monteiro.

“Nossa gestão depende diretamente do empenho de cada um de vocês e tem recebido aprovação da população, como mostram pesquisas recentes. Caruaru vive um momento de crescimento acelerado e conta com a dedicação do secretário Anderson Luiz e do trabalho do deputado federal Fernando Monteiro”, ressaltou Rodrigo ao seu time.

Durante o evento, Anderson relembrou sua trajetória ao lado do prefeito, desde antes da vida pública, atuando como fiel escudeiro e sendo um dos pilares da vitória histórica de 2024. “É uma honra seguir ao lado de Rodrigo e do nosso grupo, trabalhando para que Caruaru e Pernambuco sigam no caminho certo”, declarou.

Fernando Monteiro, por sua vez, destacou a proximidade com o gestor. “Rodrigo é hoje um líder regional que vai muito além de Caruaru. Esta cidade está no meu coração e venho trabalhando para transformar, de verdade, a vida das pessoas”, disse.

A vice-prefeita Dayse Silva lembrou com gratidão da oportunidade recebida na última eleição e reafirmou seu apoio aos dois pré-candidatos. “Juntos, sempre conseguimos ir mais longe”, destacou.

Miguel Coelho recebe o apoio do deputado Romero Albuquerque na disputa pelo Senado Federal

O presidente do União Brasil Pernambuco, Miguel Coelho, recebeu o apoio do deputado estadual Romero Albuquerque (União) na disputa pelo Senado Federal para as eleições do ano que vem. Miguel confirmou sua pré-candidatura ao cargo no começo do ano e tem mantido agendas políticas, ouvindo demandas e debatendo com lideranças de todo o Estado.

“Romero é um deputado da nossa base, extremamente atuante e que tem entre suas bandeiras a causa animal e a segurança pública. Certamente terá muito a acrescentar para a formulação das nossas propostas”, disse Miguel.

O deputado ressaltou a experiência administrativa e liderança do presidente do UBPE. “Miguel Coelho foi prefeito por dois mandatos e conhece de perto as necessidades da gestão. É uma liderança jovem, preparada e que pode renovar a representação do Senado de Pernambuco”, afirmou. Ele defendeu o alinhamento da federação, formada entre União Brasil e Progressistas, ao projeto que deverá ter João Campos como candidato a governador. O atual prefeito do Recife lidera todas as pesquisas de intenções de voto. Na mais recente, divulgada esta semana pelo instituto Paraná, João aparece com 57%, contra 24% da governadora Raquel Lyra e 6% do ex-ministro Gilson Machado.