Prefeitura de Garanhuns anuncia Festival Gospel 2025

Nesta terça-feira (3), a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Cultura, divulgou a programação do Festival Gospel 2025. Entre os dias 4 a 12 de julho, no Colégio XV de Novembro, grandes nomes da música evangélica se apresentarão em um espetáculo de louvor e adoração.

Além das atrações musicais, igrejas convidadas também integram a grade, além de artistas garanhuenses, regionais e nacionais. Confira a programação completa:

4 de julho – Sexta-feira
Igrejas Convidadas
Isabel Chalegra
André e Felipe

5 de julho – Sábado
Igrejas Convidadas
Thayslane Gonçalves
Pastor Théo Barros
Discopraise

7 de julho – Segunda-feira
Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Pernambuco

8 de julho – Terça-feira
Igreja de Cristo Pentecostal Internacional

9 de julho – Quarta-feira
Igrejas Convidadas
Ministério de Louvor Aviva-nos
Sérgio Lopes

10 de julho – Quinta-feira
Igrejas Convidadas
Leandro Azevedo e Banda
Lis Avancini

11 de julho – Sexta-feira
Igrejas Convidadas
Vocal Sublime
Marcos Freire

12 de julho – Sábado
Igrejas Convidadas
Pastora Milena
Grupo Atraídos
Delino Marçal

Governadora Raquel Lyra anuncia investimento de R$ 8 milhões para reformar mercados e feira em Jaboatão dos Guararapes

Em mais uma iniciativa do Governo de Pernambuco na melhoria da infraestrutura urbana, a governadora Raquel Lyra deu ordem de serviço, nesta quarta-feira (4), para a reforma dos mercados públicos de Cavaleiro e das Mangueiras, além do Pátio da Feira de Jaboatão Centro, no município de Jaboatão dos Guararapes. Além disso, foi assinado protocolo de intenções para a construção da coberta do Pátio da Feira do Jordão. Juntas, as obras somam investimentos de R$ 8 milhões, executado pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe).

A reforma do mercado público de Cavaleiro é uma demanda que se arrastava há mais de dez anos. “Acreditamos muito na força empreendedora da nossa gente, e os mercados públicos são grandes exemplos disso. Em Jaboatão dos Guararapes, demos ordens de serviços para a reforma dos mercados que, daqui a 15 dias, já iniciam suas obras. São várias melhorias para garantir o bem-estar das pessoas e fomentar o comércio local. Assim, vamos permitir que todos os permissionários que hoje atuam na venda de sua mercadoria possam fazer isso com dignidade e que esse espaço seja um lugar de convergência de pessoas, movimentando a nossa economia, gerando emprego e renda, além de cuidar da nossa população”, destacou a governadora Raquel Lyra.

No Mercado de Cavaleiro, será realizada a requalificação das instalações elétricas e hidrossanitárias, além da construção de uma nova Praça de Alimentação, com estrutura adequada para os boxes de alimentação. As melhorias também incluem o anexo do mercado, promovendo mais segurança, higiene e conforto, conforme as exigências da vigilância sanitária.

O diretor-presidente da Adepe, André Teixeira, pontuou que as intervenções visam modernizar a infraestrutura, oferecer melhores condições de trabalho aos feirantes e qualificar o atendimento ao público. “Após as intervenções, teremos esses equipamentos mais organizados, seguros, com maior higiene para que a gente possa ter um comércio cada vez mais forte. Sabemos que todo movimento econômico das cidades acontece nas suas feiras e mercados”, enfatizou.

Já no Mercado das Mangueiras, localizado no bairro de Prazeres, as obras se concentram na modernização do sistema elétrico, em um espaço de 15 mil m² com dois pavimentos. A nova infraestrutura incluirá a individualização do fornecimento de energia para os comerciantes, contribuindo para um ambiente de trabalho mais eficiente e seguro.

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, ressaltou a importância dos mercados públicos para o município. “São equipamentos emblemáticos da nossa cidade. Quem ganha com essas ordens de serviços é a população pernambucana e jaboatonense. Meu sentimento é de gratidão ao Governo de Pernambuco por mais uma parceria com a nossa gestão municipal. A união é fundamental para que a gente dê resultados e respostas à nossa população”, enfatizou o gestor.

No Pátio da Feira de Jaboatão Centro, será construída uma cobertura em uma área de 448,61 m², com fundação e estrutura em concreto armado. A iniciativa deve beneficiar cerca de 100 feirantes, proporcionando melhores condições de comercialização e atendimento ao público.

“O apoio do Governo do Estado hoje é fundamental para que possamos concluir essas obras. Agradeço toda a parceria que a gestão tem feito com Jaboatão dos Guararapes”, disse o deputado federal André Ferreira. O deputado estadual Antônio Moraes também esteve presente. “As ações de hoje são muito importantes, o Mercado de Cavaleiro, por exemplo, há muito tempo precisava de uma reforma. A população cobrava isso há décadas”, externou o parlamentar.

Comerciante no bairro de Cavaleiro, Michael da Casa Coelho, de 47 anos, destacou a importância da iniciativa para os trabalhadores locais e ressaltou o sentimento de valorização com a presença do poder público na comunidade. “Um marco para todos nós, um momento que representa a melhoria concreta para o nosso bairro, mas também um gesto de reconhecimento para todos que moram, trabalham e constroem a história de Cavaleiro. A presença do Governo do Estado em nosso bairro reacende um sentimento de que finalmente estamos sendo ouvidos e vistos pelo poder público”, celebrou.

Também estiveram presentes na solenidade os deputados estaduais João Paulo, Nino de Enoque e Cleiton Collins, além de vereadores e lideranças políticas de Jaboatão.

Primeiro fim de semana de São João na cidade encerra com tradicional forró no Pátio de Eventos

O primeiro fim de semana de São João na cidade encerrou, neste domingo (1°), com o tradicional forró no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga. A noite teve shows de Caninana, Thayse Dias, Mastruz com Leite e Limão com Mel. Os artistas levaram grandes sucessos para o maior palco do Maior e Melhor São João do Mundo.

Natural do Ceará, Caninana destacou a importância que Pernambuco tem para a carreira dele. “Estar no São João de Caruaru por mais um ano é uma grande realização para mim. Eu quero continuar levando o melhor do forró para todos, para que essa tradição não morra”, disse.

Em seguida, Thayse Dias estreou na programação do Pátio de Eventos com seu show solo, o que deixou a cantora bastante emocionada. “Quando eu soube que iria me apresentar aqui, eu não acreditei. Isso é a realização de um grande sonho e eu estou muito feliz”, afirmou a cantora, que gravou seu primeiro DVD durante o show.

As tradicionais bandas de forró, Mastruz com Leite e Limão com Mel, encerraram a noite, levando grandes sucessos do tradicional forró para não deixar ninguém parado. A programação do Pátio de Eventos será retomada na próxima sexta-feira (6).

Prefeitura de Caruaru articula parceria internacional para fortalecer produção artesanal no Alto do Moura

A Prefeitura de Caruaru recebeu, na última semana, a visita do professor Dr. Royce W. Smith, da Universidade Estadual da Califórnia, com o objetivo de estreitar laços e discutir possibilidades de cooperação internacional voltadas ao fortalecimento da cultura do barro no Alto do Moura. Durante a visita, o professor conheceu de perto a produção artesanal da região, passando pela Casa da Mulher Artesã e pela Casa-Museu Mestre Vitalino, onde pôde vivenciar a riqueza cultural do barro e dialogar sobre iniciativas que possam contribuir para o desenvolvimento do setor.

A proposta principal da visita foi apresentar o potencial da Casa da Mulher Artesã para receber a doação de um forno cerâmico comunitário, que beneficiará diretamente as mulheres artesãs, especialmente na etapa de queima das peças. A iniciativa se baseia em uma experiência semelhante conduzida anteriormente pelo professor Smith em Curitiba, e começa a ser articulada em Caruaru com o apoio do professor Dilson Cavalcanti, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Campus Agreste. A parceria está em fase inicial de estudos e pode representar um importante avanço para a cadeia produtiva do artesanato local.

A agenda contou com a participação de representantes de diferentes secretarias e órgãos municipais, como a Secretária de Captação de Recursos, Mayara Soares; o consultor da Secretaria de Captação de Recursos, Marcelo Rodrigues; o Assessor Especial, Swami Lima; o tradutor Caio Lucca; além de integrantes da Secretaria da Mulher. A ação marca o início de uma articulação estratégica entre a Prefeitura de Caruaru, universidades nacionais e internacionais, com foco na valorização da cultura regional, no fortalecimento da produção artesanal e na promoção do protagonismo feminino no Alto do Moura.

Estação Ferroviária garantiu domingo de animação para quem passou pelo local

Na noite deste domingo (1°), no Polo do Repente Lídio Cavalcanti, se apresentaram a dupla de emboladores de coco Caetano da Ingazeira e Irapurú do Pandeiro, seguidos pela declamação do poeta Dorge Tabosa. Logo em seguida foi a vez da dupla de repentistas Raimundo Caetano e Rogério Menezes. Encerrando a noite, foi a vez do show de Cacá Lopes e Zelyto Madeira.

O Polo Camarão recebeu a Terceira Edição do Forró São Paulo, com as bandas Trio Beijo de Moça, Banda Fogo e Forró, Ailton Martins e Trio da Lua, com a participação especial da banda caruaruense As Fulô. Essa ação faz parte de um intercâmbio entre Caruaru e São Paulo. As bandas paulistas se apresentam no Maior São João do Mundo. Já no mês de agosto, as bandas de Caruaru participarão de um evento cultural na capital paulista.

Quem optou pelo Polo Juarez Santiago, que teve programação iniciando às 19h, pôde conferir os trios Ardestes do Forró, Namorados da Lua, Baião de Três e Baião Vitalino. “Como é contagiante essa energia aqui no forró. Vim com um grupo de amigos de Maceió, vamos voltar em outras oportunidades, todo canto que se olha tem forró”, falou a nutricionista Karla Alves.

No Polo dos Pífanos se apresentaram a Banda de Pífanos da Inclusão, a Banda Vitoriano Jovem e a Banda Cultural. A Estação Ferroviária ainda teve a animação dos batalhões de bacamarteiros 17, 19 e 21, além do encanto do Boi Surubim, mostrando a tradição da cultura caruaruense.

Vice-prefeita Dayse Silva celebra abertura oficial do São João de Caruaru 2025

O primeiro final de semana do São João de Caruaru foi marcado por celebração, cultura e forte presença popular. No sábado (31), a cidade viveu a abertura oficial dos polos urbanos da festa, com a participação do prefeito Rodrigo Pinheiro, da vice-prefeita Dayse Silva, da governadora Raquel Lyra e da vice-governadora Priscila Krause. A noite começou com uma coletiva de imprensa na Estação Ferroviária e seguiu com o corte simbólico da fita, marcando o início do maior e melhor São João do mundo. A comitiva percorreu os espaços da festa, cumprimentando moradores e turistas que lotaram o centro da cidade para dar as boas-vindas ao mês junino.

O Pátio de Eventos Luiz Gonzaga foi palco de grandes shows e momentos inesquecíveis. A noite teve início com a apresentação da Orquestra de Pífanos de Caruaru e do Maestro Mozart Vieira, representando a tradição musical da cidade. Em seguida, artistas como Matheus Vini, Ivete Sangalo e Solange Almeida garantiram uma programação diversificada e animada, exaltando o forró, a música popular brasileira e a força cultural nordestina. O público, vindo de diversas regiões, celebrou em um espaço com estrutura de excelência, segurança e alegria contagiante.

No domingo, a vice-prefeita Dayse Silva participou da ativação da Bebeteca, um espaço pensado especialmente para a primeira infância, com ambiente lúdico, fraldário e área de amamentação. O espaço, montado na Estação Ferroviária, promoveu momentos de afeto e inclusão para famílias com crianças de até seis anos. Encerrando o fim de semana, Dayse marcou presença novamente no Pátio de Eventos, numa noite dedicada ao forró, ao lado de artistas como Caninana, Thayse Dias, Mastruz com Leite e Limão com Mel.

“Viver esse primeiro São João como vice-prefeita de Caruaru é uma emoção indescritível. Estar ao lado do nosso povo, ver cada sorriso, cada família celebrando com segurança e alegria, é o que dá sentido ao nosso trabalho. O São João é a força da nossa cultura pulsando em cada detalhe. Vamos seguir valorizando nossas raízes e promovendo uma festa cada vez mais inclusiva, acolhedora e grandiosa”, finalizou Dayse Silva.

Poder Legislativo de Caruaru lança pesquisas online para ouvir a população e melhorar serviços

O Poder Legislativo de Caruaru está promovendo uma série de pesquisas externas voltadas à escuta ativa da população. Os questionários buscam reunir opiniões e sugestões dos cidadãos sobre diferentes áreas do funcionamento da Casa. A iniciativa faz parte de um esforço contínuo da Câmara para aumentar a transparência, qualificar os serviços oferecidos e fortalecer a participação cidadã.

As pesquisas estão disponíveis de forma online e abertas a toda a população caruaruense por tempo indeterminado. Os temas abordam desde o uso de plataformas digitais até o atendimento prestado pelos gabinetes parlamentares e pela ouvidoria. Confira os temas das pesquisas em andamento:

Uso do Processo Legislativo | SAPL: Avalia a experiência dos cidadãos com o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta que permite acompanhar proposições, votações e demais atividades legislativas.

Atendimento dos Gabinetes e Solicitações: Mede a percepção da população sobre o atendimento realizado pelos gabinetes dos vereadores, incluindo a resposta a demandas e solicitações encaminhadas.

Ouvidoria e e-SIC: Verifica a efetividade dos canais de atendimento ao cidadão da Câmara, como a Ouvidoria e o Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC).

Acessibilidade: Investiga a acessibilidade dos espaços físicos e digitais da Câmara, com foco na inclusão e na eliminação de barreiras para pessoas com deficiência.

A sua participação é fundamental
A participação dos moradores de Caruaru é essencial para a Casa poder identificar pontos de melhoria e aperfeiçoar os serviços oferecidos à população. Por isso, o Poder Legislativo reforça o convite à sociedade para acessar os formulários e contribuir com suas opiniões de forma ativa e responsável.

>>> Clique aqui para realizar a pesquisa

As pesquisas estarão disponíveis no site da Câmara de Caruaru e podem ser respondidas de forma rápida, segura e anônima.

Prefeitura de Caruaru conclui tratativas com servidores efetivos do município e com o SISMUC

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Administração (SAD), informa que as tratativas com representantes de categorias de servidores públicos efetivos foram concluídas, com a gestão municipal atendendo a todas as reivindicações, exceto o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) de algumas categorias ligadas à educação.

Entre as categorias que foram solicitadas para serem contempladas pelo PCCV, porém, sem obrigação legal, estão auxiliar administrativo, operador de reprografia, porteiro, merendeira, lactarista, auxiliares de serviços gerais e outros profissionais que não integram o quadro do magistério ou de apoio pedagógico. O entendimento jurídico considera pareceres emitidos por Tribunais de Contas, incluindo o TCE-PE, com base na responsabilidade fiscal e na legalidade administrativa.

Em reunião realizada no último dia 19 de maio de 2025, às 13h37, no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Esportes (SEDUC), representantes da Prefeitura e do SISMUC (Sindicato dos Servidores Municipais de Caruaru) discutiram os pontos em questão, sendo todos atendidos, e comunicado por parte da Procuradoria Geral do Município que o PCCR não será atendido, devido a não obrigatoriedade legal.

A gestão municipal destaca que as decisões tomadas seguem o que determina a legislação vigente e os limites de responsabilidade fiscal, prezando pela manutenção dos serviços públicos e pela valorização de todos os servidores.

Por fim, a Prefeitura de Caruaru reitera que, não havendo mais pontos a serem debatidos, os profissionais que se sentirem prejudicados estão livres para buscar os meios judiciais que julgarem pertinentes.

CCJ adia votação do novo Código Eleitoral para analisar novas emendas

A votação do novo Código Eleitoral no Senado foi novamente adiada. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) decidiu nesta quarta-feira (28) passar a análise do Projeto de Lei Complementar (PLP) 112/2021, prevista para hoje, para a segunda semana de junho. O motivo do adiamento foi um pedido de vista coletivo dos senadores, com o objetivo de permitir que o relator, senador Marcelo Castro (MDB-PI), avalie as novas emendas apresentadas. As informações são do Congresso em Foco.

O texto, que reúne quase 900 artigos, busca consolidar toda a legislação eleitoral e partidária do país em um único código. A proposta foi aprovada na Câmara dos Deputados ainda em 2021, mas enfrenta sucessivos adiamentos no Senado. Castro tenta levar o projeto à votação há mais de um ano na comissão.

“Vamos analisar com responsabilidade as sugestões e decidir se incorporamos mais mudanças ao relatório”, afirmou o relator.

A expectativa do senador é aprovar o novo código até outubro, para que as regras estejam válidas nas eleições de 2026 conforme exige a legislação eleitoral, que só permite mudanças com pelo menos um ano de antecedência do pleito.

Na sessão desta quarta-feira, Marcelo Castro apresentou um novo relatório com alterações relevantes. Ao longo da discussão, no entanto, ele admitiu que não conseguiu ver todas as emendas apresentadas na véspera e se prontificou a analisá-las para construir um texto de maior aceitação entre os senadores.

As principais mudanças do novo relatório de Marcelo Castro:

Redução da quarentena eleitoral

Uma das mudanças mais discutidas foi a redução da quarentena para juízes, promotores, policiais e militares que desejam disputar eleições. O prazo, antes fixado em quatro anos no texto aprovado pela Câmara, caiu para dois anos no novo relatório.

“Debatemos bastante e concluímos que dois anos é um prazo razoável para garantir isonomia e afastar influência indevida dessas funções no processo eleitoral”, argumentou Castro, citando como referência voto do ministro Luís Felipe Salomão, do TSE.

A regra vale para:

Magistrados e membros do Ministério Público;
Guardas municipais;
Policiais federais, rodoviários, ferroviários e civis;
Militares das Forças Armadas, dos Estados, do DF e dos Territórios.
Proibição de campeonatos pagos de cortes de vídeo

Para evitar abusos econômicos e distorções nas redes sociais, o relatório proíbe a realização de campeonatos com recompensas financeiras para produção de vídeos eleitorais. A prática será vedada se envolver prêmios, pagamentos ou vantagens.

“É um abuso do poder econômico escancarado, semelhante a um showmício virtual”, criticou o relator. Por outro lado, conteúdos espontâneos sem premiação continuarão permitidos, em respeito à liberdade de expressão.

O que já estava no relatório:

Reserva de 20% de cadeiras para mulheres

O projeto prevê a reserva de 20% das cadeiras no Congresso Nacional para mulheres eleitas, buscando combater fraudes com candidaturas fictícias e impulsionar a paridade de gênero. Trata-se de uma inovação frente à atual regra que exige apenas um percentual mínimo de candidaturas femininas por partido. A bancada feminina, no entanto, pressiona o relator a rever sua posição de eliminar a cota de 30% das candidaturas para mulheres.

Transporte público gratuito no dia da eleição

Outra novidade é a obrigatoriedade de transporte público gratuito nos dias de votação, com funcionamento em horários equivalentes aos de dias úteis. A medida visa reduzir abstenções e ampliar o acesso ao voto, especialmente para populações periféricas.

Uniformização de prazos de desincompatibilização

Regra geral até 2 de abril do ano eleitoral, com exceção para servidores públicos, cujo afastamento se dará após a escolha em convenção.

Prazo de inelegibilidade

Limitado a 8 anos, contado desde a decisão de órgão colegiado até o trânsito em julgado.

Regras para federações partidárias

Incluindo prestação de contas autônoma e prazo de 6 meses para formação antes das eleições.

Próximos passos

A nova votação foi remarcada para a segunda semana de junho, data em que a CCJ poderá votar o parecer atualizado de Marcelo Castro. Se aprovado, o projeto segue para o plenário do Senado e, caso não haja alterações, para sanção presidencial.

Com o tempo apertado para alterar as regras com validade em 2026, o Senado corre contra o relógio. Mas o relator garante que a prioridade é encontrar um texto equilibrado, que modernize o processo eleitoral sem comprometer direitos e garantias fundamentais. Caso sejam aprovadas modificações, o texto terá de voltar para nova análsie na Câmara dos Deputados.

Administração de Noronha promove Semana do Meio Ambiente com ações de conscientização sustentável

Fernando de Noronha (PE)

A Administração de Fernando de Noronha, através da Superintendênciade Infraestrutura, Obras e Meio Ambiente, realiza, entre os dias 2 e 8 de junho, a Semana do Meio Ambiente. A iniciativa acontece em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente – criado pela Organização das Nações Unidas -, comemorado no dia 5 de junho. Nessa data, vai acontecer uma solenidade, na Praça São Miguel, com feira das instituições, plantio de árvore e apresentação musical. Na ocasião também será festejado o aniversário da APA de Fernando de Noronha.

A Semana do Meio Ambiente é um evento já consolidado no calendário da ilha. É realizado anualmente com foco na sustentabilidade, educação ambiental e preservação dos ecossistemas locais. A edição de 2025 vai oferecer uma programação diversificada, incluindo oficinas, trilhas, reaproveitamento de resíduos para fazer brinquedo em ações na Erem Arquipélago e no Ciei Bem-Me-Quer, feira ambiental, com troca-troca de objetos, comercialização de produtos orgânicos dos produtores locais, artesanato, alimentação e contação de história, além de plantio de árvores e expedições ecológicas.

Segundo a coordenadora de Meio Ambiente, Isadora Beltrão, a agenda inclui ações educativas, culturais e de valorização ambiental, envolvendo escolas, instituições locais e a comunidade em geral que possui grande importância social, ambiental e educativa. “É uma oportunidade importantíssima para reforçar o nosso compromisso com a preservação desse lugar. Então, a programação foi pensada para envolver toda a comunidade, desde as crianças do Ciei Bem-Me-Quer, os alunos da Erem Arquipélago, até os moradores e turistas, porque o nosso objetivo é promover a conscientização ambiental de forma mais ampla, mostrando que todo mundo tem um papel na proteção do meio ambiente e que Noronha, além de ser um exemplo de beleza natural, também é um exemplo de responsabilidade ecológica”, reforçou Isadora.

Todas as atividades foram pensadas para fortalecer a conscientização ambiental e incentivar a participação ativa da comunidade e dos visitantes nas práticas de cuidado com o meio ambiente, informa a educadora ambiental de Noronha, Fabiane Vilela. “É uma oportunidade de sensibilizar a população e os turistas sobre a necessidade de cuidar do planeta e promover atitudes sustentáveis no cotidiano, visando uma sensibilização ambiental, com foco nesse cuidado, não só com a ilha, mas com o planeta também”, completa Fabiane.

Uma oportunidade que merece destaque é o sorteio de uma expedição ambiental à Ilha Rata, destinado a moradores do arquipélago (permanentes, temporários e trabalhadores da Ilha maiores de 18 anos), que nunca visitaram a unidade de conservação. Essa é a única ocasião que o ICMBio libera a visita a esse local. Dez felizardos da comunidade vão ser sorteados, cada uma com direito a um acompanhante.

A visita vai acontecer no dia 8 de junho, em comemoração ao Dia Mundial dos Oceanos. Para participar do sorteio, é necessário comentar no post oficial da ação, no instagram da FM Noronha, informando o nome e o bairro onde mora. O sorteio será transmitido ao vivo, no dia 5 de junho, no programa Momentos de Alegria, da FM Noronha.