Câmara de Vereadores aprova criação do Fundo Municipal de Turismo de Serra Talhada

A Câmara Municipal de Serra Talhada aprovou, nesta terça-feira (27/05), o Projeto de Lei que cria o Fundo Municipal de Turismo (Funtur). A iniciativa representa um avanço importante para o fortalecimento do setor turístico, ao viabilizar a captação e aplicação de recursos destinados à promoção, valorização e estruturação do turismo no município.

Com o Funtur, a gestão municipal passa a contar com um instrumento estratégico para apoiar projetos, eventos, ações de capacitação e investimentos em infraestrutura turística. A medida também facilita o acesso a recursos estaduais e federais, fortalecendo a cadeia produtiva do turismo e ampliando as oportunidades de emprego e renda para a população.

A prefeita Márcia Conrado acompanhou de perto a tramitação do projeto e destacou a importância da aprovação. “Com o fundo municipal, o município passa a ter mais instrumentos para planejar e executar ações voltadas ao turismo, com possibilidade de acessar recursos estaduais e federais”, afirmou. Segundo ela, o Funtur contribuirá para a criação de políticas públicas permanentes para o setor.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Elyzandro Nogueira, também celebrou a iniciativa. “Esse fundo é uma ferramenta que pode ampliar o apoio aos empreendedores do setor e contribuir para a valorização dos atrativos culturais e naturais da cidade”, disse. O Funtur será gerido pela Secretaria em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), garantindo transparência e participação social.

Lula indica desembargador Carlos Brandão para vaga no STJ

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou nesta terça-feira (27) o desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), sediado em Brasília, para ocupar uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A indicação foi formalizada no Diário Oficial da União (DOU).

Para tomar posse no cargo, o magistrado precisará ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e ser aprovado pelo plenário da Casa. Brandão deve ocupar a vaga deixada pela aposentadoria da ministra Assusete Magalhães.

Brandão foi escolhido por meio de uma lista tríplice enviada pelo STJ ao presidente em novembro do ano passado. As desembargadoras Daniele Maranhão Costa, também do TRF1, e Marisa Ferreira dos Santos, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), sediado em São Paulo, também constavam na lista, mas foram preteridas.

Carlos Brandão contou com o apoio do ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), que também fez parte do TRF1 antes de ser nomeado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para a Corte.

O desembargador é formado em direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e possui doutorado em ciências jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Antes de chegar ao TRF, em 2015, atuou como juiz federal da Justiça Federal do Piauí e juiz eleitoral no estado.

O STJ também está com outra vaga que foi aberta com a aposentadoria da ministra Laurita Vaz.

Para preenchimento da vaga, o STJ enviou outra lista tríplice ao presidente Lula, que ainda não fez sua escolha. Lula poderá escolher entre os procuradores do Ministério Público Maria Marluce Caldas (MP de Alagoas), Sammy Barbosa Lopes (MP do Acre) e Carlos Frederico Santos (Ministério Público Federal).

Melão espanhol tem redução de 50% registrado na cotação de preços da Ceaca

A Central de Abastecimento de Caruaru (Ceaca) realizou a cotação de preços da semana (20 a 27 de maio) e analisou 76 itens, entre frutas, verduras, legumes e temperos.

Destaque para o melão espanhol, que reduziu o preço em 50%. Redução de preço registrada também na laranja mimo (30%) e na acerola em 25%. Em contrapartida, o preço aumentou no repolho roxo em 40% e na manga tommy com 17%.

Prefeitura de Caruaru alerta para riscos com árvores durante períodos de chuva intensa

Com a intensificação das chuvas e a ocorrência de ventos fortes, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, emite um alerta importante à população: é preciso redobrar a atenção em áreas com árvores da espécie Algaroba.

Essas árvores, muito comuns no município, apresentam raízes rasas, o que compromete sua estabilidade em condições climáticas adversas. Já foram registrados casos de queda dessas árvores na cidade, representando risco à segurança de pedestres, motoristas e moradores das proximidades.

“É fundamental que a população evite se abrigar ou estacionar veículos próximos às Algarobas durante as fortes chuvas. A prevenção é o melhor caminho para garantir a segurança de todos”, reforça a equipe técnica da Secretaria de Sustentabilidade.

A Prefeitura está monitorando as áreas críticas e atuando de forma preventiva para reduzir os riscos à população. A segurança dos cidadãos é prioridade neste período de instabilidade climática.

Recomendações à população:

Evite permanecer sob árvores, especialmente as da espécie Algaroba;

Não estacione veículos próximos a árvores de grande porte;

Em caso de risco iminente, acione a Defesa Civil pelo número 199.

Projeto de Eduardo da Fonte que garante R$ 1.000 a mais para responsável por pessoa com deficiência beneficiária do BPC é aprovado em Comissão na Câmara dos Deputados

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP/UP-PE) teve aprovado na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD) da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 461/2024, que cria o Programa Auxílio Cuidar Mais. A proposta garante um auxílio financeiro mensal de R$ 1.000,00 à pessoa legalmente responsável por cuidar de alguém com deficiência que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A iniciativa tem como objetivo oferecer suporte direto aos cuidadores, que muitas vezes enfrentam dificuldades econômicas e limitações profissionais devido à dedicação integral ao cuidado. “Esse projeto é um reconhecimento do trabalho essencial que os cuidadores realizam diariamente. Estamos garantindo mais dignidade e segurança para essas famílias”, afirmou Eduardo da Fonte.

Além de valorizar o cuidado como uma atividade de relevante função social, o projeto também busca ampliar o acesso a serviços de saúde, educação e qualidade de vida tanto para as pessoas com deficiência quanto para seus responsáveis.

Para garantir a viabilidade financeira do programa, o texto propõe o aumento da alíquota da COFINS para instituições financeiras, com estimativa de arrecadação de R$ 13,5 bilhões por ano, valor suficiente para beneficiar mais de um milhão de famílias em todo o país.

O projeto segue agora para a Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família (CPASF).

Oncologia de Suporte tem transformado forma como câncer é tratado

A Oncologia de Suporte tem transformado a forma como o câncer é tratado. Quem destaca essa revolução é a oncologista Débora Porto, diretora médica do NOA (Núcleo de Oncologia do Agreste), com base no artigo científico “The Rise of Supportive Oncology: A Revolution in Cancer Care” (publicado na revista Clinical Oncology, em abril de 2023). O estudo enfatiza a importância da integração entre diferentes especialidades médicas para promover não apenas mais anos de vida, mas também melhor qualidade de vida para pacientes oncológicos, estejam eles em tratamento ou já em fase de acompanhamento.

De maneira prática, a médica explica que a Oncologia de Suporte é composta por uma equipe multidisciplinar de profissionais da Saúde que acompanham o paciente ao longo de toda a jornada oncológica. “Esses profissionais atuam com foco na manutenção da qualidade de vida durante o tratamento. Por isso, não se trata de um cuidado que possa ser oferecido por uma única especialidade. O trabalho integrado e multidisciplinar é essencial para garantir uma abordagem mais eficaz e humanizada”, ressalta.

Para que esse modelo de cuidado seja efetivo, é fundamental investir em estrutura adequada, capacitação das equipes e em estratégias integradas. “No NOA, temos atuado dessa forma e aprimorado nossas práticas continuamente, sempre com base em evidências científicas atualizadas, o que tem nos proporcionado resultados positivos”, conclui a diretora médica.

NOA – Com uma trajetória de 14 anos de atuação em Caruaru, Pernambuco, o NOA conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos especialistas em oncologia, hematologia, mastologia, cirurgia oncológica, cirurgia torácica, endocrinologia, além de enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas, dentistas e fisioterapeutas, além de um time de colaboradores que prezam pelo melhor cuidado a todos os pacientes e seus familiares. A clínica oferece consultas médicas, infusões de tratamentos antineoplásicos e de outros imunobiológicos, enfermeira navegadora para agilizar a realização de exames e de procedimentos, além de acompanhamento médico durante internações hospitalares e muito mais. Para o preparo e administração ambulatorial de quimioterápicos, o NOA conta com uma equipe de profissionais de farmácia e enfermagem, o que garante um alto nível técnico e a segurança necessária ao paciente. Todas as condutas adotadas pela equipe médica estão amparadas nas melhores evidências científicas e em diretrizes globais para manejo dos mais variados tipos de cânceres.

IBGE revela dados inéditos e Jorge Quintino intensifica ações para autismo em Caruaru

A divulgação inédita dos dados do Censo 2022 sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) reforça uma urgência: transformar números em políticas públicas efetivas. Segundo o IBGE, o Brasil possui 2,4 milhões de pessoas com autismo. Pernambuco está entre os estados com maior percentual de pessoas com deficiência, com 8,9% da população, superando a média nacional.

Diante desse cenário, o vereador Professor Jorge Quintino — reconhecido como um dos pioneiros na defesa da causa em Caruaru — apresentou nesta terça-feira (26) uma série de propostas voltadas à garantia de direitos e ao fortalecimento de políticas públicas inclusivas para as pessoas com TEA.

Entre os pedidos estão: a criação da Casa TEA no município, a inserção do símbolo do autismo em placas de atendimento prioritário, a ampliação dos Centros de Referência em TEA no Agreste, a implementação de um Censo Estadual Permanente e a formação continuada de profissionais da rede pública sobre o autismo e outras deficiências intelectuais.

Ao justificar as propostas, Jorge Quintino destacou a importância de ampliar o debate sobre o tema em Caruaru e reforçar o compromisso coletivo com a inclusão. “Cada número revelado pelo Censo representa uma vida, uma história, uma família que precisa ser acolhida com respeito. Falar sobre autismo é urgente. Não podemos naturalizar a invisibilidade dessas pessoas. Estamos aqui para lutar juntos, para propor caminhos, para construir uma cidade onde todos tenham vez, voz e dignidade”, afirmou.

Nosso mandato segue comprometido com o cuidado, com a escuta e com a construção de políticas que acolham e respeitem cada pessoa — sem exceção.

2° Caravana Pelo Piso Salarial de Cirurgiões-Dentistas e Médicos acompanha votação crucial no Senado e articula ações em Brasília

Uma forte mobilização de entidades representativas da Odontologia e da Medicina, intitulada “Caravana Pelo Piso Salarial dos Cirurgiões-Dentistas e Médicos”, está em Brasília para acompanhar a votação do Projeto de Lei nº 1.365/2022. O PL, que propõe a atualização do piso salarial para médicos e cirurgiões-dentistas, será apreciado nesta terça-feira (27), a partir das 10h, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal.

As principais associações e organizações da odontologia e da medicina no Brasil, juntamente com o Movimento Dentistas do SUS, reuniram-se em Plenária ontem (26) para definir estratégias e reforçar a importância da aprovação do projeto. A 2° Caravana permanecerá na capital federal até quinta-feira (29) com o objetivo de sensibilizar senadores e deputados sobre a urgência da rápida tramitação e aprovação da proposta.

“Essa mobilização representa um marco na luta histórica pela valorização dos profissionais de saúde no Brasil. O Projeto de Lei 1.365/2022 não é apenas uma reivindicação salarial, mas um passo fundamental para garantir dignidade, qualidade de vida e reconhecimento aos cirurgiões-dentistas e médicos que atuam, muitas vezes, em condições desafiadoras. Estamos em Brasília com o compromisso firme de sensibilizar os parlamentares e assegurar que essa conquista se torne realidade para toda a categoria”, disse o presidente do CRO-PE, Eduardo Vasconcelos.

A votação na CAE e as expectativas
A 10ª reunião ordinária da Comissão de Assuntos Econômicos, presidida pelo senador Renan Calheiros, ocorrerá no anexo II do Senado, Ala Senador Alexandre Costa, Plenário nº 19. A pauta oficial inclui a apreciação do PL 1.365/2022, de autoria da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), que visa modificar os salários mínimos dos cirurgiões-dentistas e médicos, além de majorar os valores da hora extra e do adicional noturno desses profissionais.

O relator do projeto na CAE, senador Nelsinho Trad, já emitiu parecer favorável à sua aprovação. A expectativa é que os demais senadores acompanhem o relatório, o que significará um passo importante para a valorização dos profissionais de saúde no serviço público. Após a aprovação na CAE, o projeto será encaminhado para a Comissão de Assuntos Sociais em caráter terminativo, dispensando votação em plenário.

Detalhes do Projeto de Lei
De acordo com as atualizações propostas no relatório do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), o PL deverá fixar em R$ 13.662,00 o salário mínimo para uma jornada de 20 horas semanais, tanto para médicos quanto para cirurgiões-dentistas. O piso será reajustado, a partir de 1º de janeiro de cada ano, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Além disso, a remuneração do trabalho noturno ou extraordinário será 50% superior à do trabalho diurno ordinário.

Mobilização Abrangente
As ações da “2ª Caravana Pelo Piso Salarial dos Cirurgiões-Dentistas e Médicos” foram articuladas na noite desta segunda-feira (26) em evento com a presença de diversas lideranças e instituições. Entre as entidades presentes na mobilização estão o Conselho Federal de Odontologia, os Conselhos Regionais de Odontologia, a Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), a Federação Nacional dos Odontologistas (FNO), a Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Federação Médica Brasileira (FMB) além do Movimento Dentistas do SUS e vereadores representando diversos municípios brasileiros.

Representantes dessas associações, organizações e do Movimento Cirurgiões-dentistas do SUS estarão presentes no Senado para acompanhar a votação e disponíveis para entrevistas e comentários sobre o andamento do projeto.

Agenda na Câmara dos Deputados
Como parte das ações da Caravana, será realizada, na próxima quarta-feira (28), uma visita à Câmara dos Deputados para acompanhar a votação do PL 765/15. Esta proposta, de autoria do ex-deputado Benjamin Maranhão, também busca alterar a lei nº 3.999, de 15 de dezembro de 1961, que dispõe sobre o salário-mínimo de médicos e cirurgiões-dentistas, estando em pauta na Comissão de Trabalho da Câmara.

Vereadores destacam inovação tecnológica e problemas na saúde pública durante sessão ordinária

A Câmara Municipal de Caruaru realizou, nesta quinta-feira (22), a 28ª Sessão Ordinária da atual legislatura, marcada por debates sobre inovação tecnológica, infraestrutura e os desafios enfrentados pelo sistema de saúde do município. Proposições voltadas ao uso de tecnologia para modernizar a gestão pública e denúncias de precariedade no atendimento emergencial foram os principais temas do Primeiro Expediente.

Porto Digital Caruaru e propostas para cidade inteligente

O vereador Professor Jorge Quintino (PODE) subiu à tribuna para destacar o avanço das tecnologias como aliadas na formulação de políticas públicas. Ele anunciou que nesta quinta-feira (22) será realizado o pré-lançamento do Porto Digital Caruaru, iniciativa que marca a expansão do principal polo de inovação de Pernambuco para o interior. O novo centro funcionará na Fábrica Caroá, no bairro Nossa Senhora das Dores, atualmente em processo de revitalização.

Na ocasião, o parlamentar também apresentou dois anteprojetos:

Um que propõe a criação da Política Municipal de Cidade Inteligente, com ações como implantação de semáforos inteligentes, iluminação pública automatizada e Wi-Fi gratuito em áreas públicas.

Outro que propõe a criação do Conselho Municipal de Inovação Tecnológica e Startups de Caruaru, visando fomentar o ecossistema de tecnologia e empreendedorismo no município.

Problemas na saúde são alvo de críticas

Já o vereador Gil Bobinho (PSB) abordou a situação crítica da UPA das Rendeiras, onde, segundo ele, um paciente estaria desde ontem aguardando remoção para o Hospital Mestre Vitalino por falta de ambulância disponível. O parlamentar reforçou a gravidade do problema e solicitou providências urgentes da Secretaria de Saúde.

Gil também mencionou um requerimento apresentado por seu gabinete solicitando a conclusão das obras do canal dos Mocós, que atravessa os bairros Panorama e Afonsinho. O vereador alertou para o risco enfrentado por moradores que vivem às margens do canal, especialmente durante o período chuvoso.

Aplicativo para monitorar atendimentos nas UPAs

O vereador Raminho Xavier (PSD) propôs, por meio de requerimento, que seja enviado um apelo ao prefeito Rodrigo Pinheiro e à Secretaria de Saúde para realização de um estudo de viabilidade para implantação de um aplicativo de monitoramento da rede de pronto atendimento da cidade. A ferramenta teria como função exibir, em tempo real, a quantidade de pacientes atendidos em cada unidade e as especialidades médicas disponíveis, permitindo maior transparência e agilidade no atendimento da população.

“Mais oportunidades para nossa gente”, diz governadora Raquel Lyra sobre 10 anos do Polo da Stellantis em Goiana

A governadora Raquel Lyra participou, na noite desta quinta-feira (22), da celebração pelos 10 anos da implantação do Polo Automotivo Jeep, da Stellantis, em Goiana, na Zona da Mata Norte. O complexo, considerado um dos mais modernos e sustentáveis da companhia no mundo, consolidou Pernambuco como um dos principais centros da indústria automotiva da América Latina. Durante a solenidade, a gestora destacou a importância do investimento da Stellantis para a economia do Estado e pontuou as ações da gestão estadual para assegurar o desenvolvimento econômico e social de Pernambuco. A vice-governadora Priscila Krause também participou da cerimônia.

“São dez anos de mudança da nossa matriz econômica. O nosso Estado vem crescendo a um ritmo que não crescia há 10, 15 anos atrás na geração de emprego, na melhoria da renda média do trabalhador e de todo o investimento que a gente vem fazendo em infraestrutura para permitir mais competitividade e um ambiente mais seguro para que os investidores possam considerar o nosso Estado como um local onde eles podem colocar os seus recursos e prosperar com mais geração de oportunidade para a nossa gente”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Com capacidade para produzir 280 mil veículos por ano, o Polo de Goiana é responsável por aproximadamente 44% dos empregos formais do município, que cresceram 59% na última década, saltando de 19,8 mil vagas em 2014 para 31,5 mil em 2024. O emprego direto e indireto ultrapassa 14,7 mil pessoas, e a fábrica atraiu para a região um ecossistema de fornecedores, que passou de 22 em 2015 para 38 atualmente.

A força do polo automotivo impacta diretamente os indicadores econômicos do Estado. O setor industrial, impulsionado especialmente pela produção de veículos, registrou crescimento de 9,9% em 2024, ano em que Pernambuco registrou o maior crescimento econômico dos últimos 15 anos (4,7%) e liderou o país na variação de rendimento médio domiciliar, com alta de 17,64%, segundo IBGE. No mesmo período, foram gerados mais de 62 mil novos postos de trabalho formais.

“Desde o início da produçao de veículos do Polo Automotivo na Zona da Mata Norte, ajudamos a transformar o economia de Pernambuco e do Nordeste e ampliar o horizonte de milhares de famílias. Podemos dizer que nosso maior êxito foi conciliar o desenvolvimento econômico com desenvolvimento social. Investimos mais de R$ 18 bilhões no Polo desde sua construção e fizemos com que uma parte desses recursos circulasse na economia de Pernambuco e do Nordeste”, afirmou o diretor da Stellantis para América do Sul, Emanuele Cappellano.

Desde sua inauguração, mais de 1,8 milhão de unidades foram produzidas, das quais 200 mil exportadas para países da América do Sul e Caribe. O impacto econômico é visível: somente em 2023, a exportação de veículos via Porto de Suape alcançou R$ 2,5 bilhões — um crescimento de 23% em relação ao ano anterior. Desde a entrada em operação do polo automotivo, o setore passou a liderar ou disputar a liderança entre os produtos exportados pelo Estado, superando commodities tradicionais como açúcar e combustíveis.

Atualmente, entre 30% e 35% dos insumos utilizados pela Stellantis são adquiridos de fornecedores da própria região. Em 2023, com a presença da governadora, foi anunciado um novo ciclo de investimentos da Stellantis: R$ 13 bilhões até 2030. O aporte será direcionado ao desenvolvimento de veículos híbridos, tecnologias sustentáveis e ampliação da cadeia de produção local.

AÇÕES NA MATA NORTE – O Governo de Pernambuco tem ampliado sua presença na Mata Norte com investimentos estruturadores em diversas áreas. Um dos destaques é a requalificação da PE-062, rodovia que liga Goiana, Condado e Aliança, com previsão de entrega em junho e aporte de R$ 79,4 milhões dentro do programa PE na Estrada. A obra está com 97,07% dos serviços concluídos. A logística regional também será fortalecida com a construção do Arco Metropolitano. A obra, com investimento previsto de R$ 744 milhões, teve licitação lançada em dezembro de 2024 e abrangerá um trecho de 25,3 km entre Moreno e a BR-101 Sul, beneficiando diretamente o escoamento da produção industrial de Goiana.

O Hospital Belarmino Correia, em Goiana, é uma das 11 unidades de saúde contempladas por um pacote de R$ 60,5 milhões para serviços de manutenção predial, promovendo melhorias no atendimento e nas condições de trabalho dos profissionais. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Estavam presentes os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil), Ana Luísa Ferreira (Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha) e Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico); o secretário executivo Kenys Bonatti (Ciência, Tecnologia e Inovação); o senador Humberto Costa; os deputados federais Mendonçae Filho, Carlos Veras, Pedro Campos, Guilherme Uchoa Junior e Augusto Coutinho; os deputados estaduais Mario Ricardo, Antônio Morais e Sileno Guedes; os prefeitos João Campos (Recife),e Pedro Freitas (Aliança) e Marcilio Régio (Goiana); o vice-prefeito Victor Marques (Recife); o ex-senador Armando Monteiro; a reitora da UPE, Socorro Cavalcanti; o superintendente do Banco do Nordeste em Pernambuco, Hugo Queiroz; o CEO do Grupo Moura Baterias, Paulo Sales; o conselheiro do Grupo Ricardo Brennand, Ricardo Brennand Filho; e o conselheiro do TCE, Ranilson Ramos.