Polícia Federal deflagrou operação para combater fraudes em concursos

A Polícia Federal, através da Superintendência Regional da PF em Pernambuco, deflagrou, na manhã de hoje (25/11/2025), a Operação Chiado, que investiga esquema de fraudes a concursos públicos. Estão sendo cumpridos 10 (dez) Mandados de Busca e Apreensão, expedidos pelo Juízo da 4ª Vara Federal da Seção Judiciária de Pernambuco, nos Estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas. As medidas têm como objetivo coletar elementos de prova relacionados à investigação em curso.

Os investigados devem responder pelos crimes de participação em organização criminosa e de fraudes em certames de interesse público, previstos respectivamente no art. 2º da Lei nº 12.850/2013 e no art. 311-A do Código Penal.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL DE CONSTITUIÇÃO DA AANE – ASSOCIAÇÃO DE APOIO À PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL DE CONSTITUIÇÃO DA AANE – ASSOCIAÇÃO DE APOIO À PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

O(s) abaixo-assinado(s) convoca(m) todos os interessados para a Assembleia Geral de Constituição da AANE – Associação de Apoio à Pessoas com Necessidades Especiais, entidade civil sem fins lucrativos, que será realizada:

Data: 26/11//2025

Horário: 14 horas

Local: Rua Saldanha Marinho, nº 945, Bairro Maurício de Nassau, Caruaru/PE.

Ordem do Dia:

1. Deliberação sobre a criação da associação;

2. Leitura, discussão e aprovação do Estatuto Social;

3. Eleição e posse da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal;

4. Aprovação da sede e demais deliberações necessárias à formalização da entidade.

Caruaru/PE, 25 de Novembro de 2025.

Allyson Bruno Ferreira de Souza

Advogado – OAB/PE 29.230

Convocante

Estratégia vencedora: Rodrigo Pinheiro acerta a jogada e ida de Fernando Monteiro ao PSD fortalecerá chapas proporcionais do partido em Pernambuco

Filiação é fruto da articulação e força política do prefeito de Caruaru

O deputado federal Fernando Monteiro oficializa, nesta terça-feira (25), às 16h, sua filiação ao PSD, em ato na Câmara dos Deputados, em Brasília. A chegada do parlamentar ao partido tem a marca decisiva do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, principal aliado da governadora Raquel Lyra e presidente municipal da sigla.

Rodrigo Pinheiro foi o grande articulador da movimentação, consolidando Fernando Monteiro como o primeiro deputado federal do PSD em Pernambuco, passo que já vinha sendo construído desde as eleições de 2024, quando o prefeito declarou publicamente que Fernando seria seu representante em Brasília.

Para prestigiar o ato de filiação, integram a comitiva de Caruaru o secretário de Articulação Política, Anderson Luiz; o vice-presidente do PSD no município e secretário executivo de Administração, Osmarino Lamartine; além dos vereadores João Neto e Raminho, ambos do PSD, além de Galego de Lajes e Hugo Leonardo Chaves. A presença das lideranças reforça o alinhamento interno do partido e a força política de Pinheiro na articulação estadual.

“A chegada de Fernando Monteiro ao PSD fortalece nosso projeto político e amplia a capacidade de Pernambuco avançar com diálogo, trabalho e responsabilidade. É uma alegria enorme poder trabalhar com Fernando e com nossa governadora Raquel Lyra em prol dos pernambucanos e principalmente dos caruaruenses”, afirmou Pinheiro.

O plano nacional de arborização que pode transformar as cidades brasileiras (PLANAU)

Por Marcelo Rodrigues

Lançado durante a COP30, o Plano Nacional de Arborização Urbana representa uma mudança importante na forma como o Brasil enxerga as árvores nas cidades. Mais do que deixar as ruas bonitas, esse plano reconhece que plantar e cuidar de árvores é essencial para garantir qualidade de vida nas áreas urbanas. A Constituição Federal já estabelece que todos têm direito a um ambiente saudável, e agora esse direito ganha um instrumento prático de aplicação.

O plano segue uma regra curiosa chamada “3-30-300”, criada por pesquisadores urbanos para medir a qualidade do verde nas cidades. A ideia é que, olhando pela janela de casa ou caminhando pela rua, você sempre consiga enxergar pelo menos três árvores. Além disso, cada bairro deveria ter pelo menos trinta por cento do seu território coberto por vegetação – seja em praças, parques, canteiros ou até quintais. Por fim, ninguém deveria precisar andar mais de trezentos metros, cerca de três ou quatro quarteirões, para chegar a um parque ou área verde onde possa relaxar, fazer exercícios ou simplesmente respirar ar mais puro. Essa fórmula pode parecer simples, mas representa um desafio enorme para a maioria das cidades brasileiras, especialmente as grandes metrópoles onde o concreto domina a paisagem e muitos bairros foram construídos sem qualquer planejamento ambiental.

O que torna esse plano diferente de outras iniciativas é sua conexão com compromissos internacionais assumidos pelo Brasil no Acordo de Paris. Quando o governo brasileiro se compromete a reduzir emissões de gases poluentes, a arborização urbana entra como uma ferramenta concreta para alcançar essas metas. Árvores nas cidades não apenas embelezam o espaço, mas também absorvem carbono, reduzem a temperatura, melhoram a qualidade do ar e ainda ajudam a controlar enchentes.

Um dos maiores desafios está na divisão de responsabilidades entre governo federal, estados e municípios. A legislação brasileira permite que todos atuem nas questões ambientais, o que às vezes gera confusão sobre quem deve fazer o quê. Além disso, muitas cidades pequenas não têm dinheiro nem equipe preparada para implementar um programa de arborização de grande escala. Para essas situações, o plano sugere que municípios vizinhos se unam em consórcios, dividindo custos e conhecimentos.

Outro ponto delicado envolve as árvores plantadas em terrenos particulares. Muitos proprietários querem podar ou até remover árvores que consideram perigosas, principalmente quando há risco de queda sobre fiação elétrica ou construções. A legislação precisa equilibrar a proteção ambiental com questões de segurança pública, o que nem sempre é fácil na prática.

O financiamento também preocupa. Recursos podem vir do Fundo Nacional do Meio Ambiente, de organismos internacionais que apoiam projetos climáticos e até de parcerias com empresas privadas. Outra possibilidade é integrar a arborização urbana com a nova lei do saneamento básico, considerando que áreas verdes protegem nascentes e rios que abastecem as cidades.

Para que o plano funcione de verdade, cada município precisa incluir metas de arborização em seu Plano Diretor, documento que define como a cidade vai crescer nos próximos anos. Isso garante que novos bairros e empreendimentos já nasçam pensando nas árvores necessárias, impedindo que a especulação imobiliária ignore essa necessidade.

A participação da população faz toda a diferença. Programas como “Adote uma Árvore” incentivam moradores a cuidar da vegetação próxima de suas casas, criando um sentimento de pertencimento. Escolas também têm papel fundamental ao ensinar as crianças sobre a importância das árvores urbanas, formando cidadãos conscientes para o futuro.

O plano foi desenhado para durar vinte anos, reconhecendo que transformar uma cidade leva tempo. Árvores precisam crescer, e mudanças culturais acontecem gradualmente. Durante esse período, será necessário adaptar estratégias conforme as cidades mudam e novos desafios climáticos surgem.

Iniciativas como telhados verdes e corredores ecológicos que conectam diferentes áreas verdes mostram que há espaço para criatividade mesmo nas cidades mais densas. Essas soluções beneficiam não apenas as pessoas, mas também a fauna urbana, oferecendo abrigo e alimento para pássaros e outros animais.

O sucesso do Plano Nacional de Arborização depende do compromisso de todos os níveis de governo e, principalmente, da sociedade. Quando moradores, empresas e poder público trabalham juntos, as cidades se tornam lugares mais agradáveis, saudáveis e preparados para enfrentar as mudanças climáticas que já afetam nosso cotidiano.

Marcelo Rodrigues, é advogado especialista em direito ambiental e urbanístico, consultor técnico em sustentabilidade da Prefeitura Municipal de Caruaru, ex-Secretário de Meio Ambiente do Recife.

Governadora Raquel Lyra lança primeira Casa de Passagem do Estado e assina convênios com municípios para programa Mães na Creche e Centros de Referência da Mulher

Visando o fortalecimento da rede de apoio e a criação de políticas públicas para as mulheres pernambucanas, a governadora Raquel Lyra anunciou, nesta segunda-feira (24), um pacote de ações e investimentos estruturantes durante a celebração dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher. Na cerimônia, realizada no Palácio do Campo das Princesas, a chefe do Executivo anunciou a implantação da primeira Casa de Passagem estadual, destinada ao acolhimento, em caráter emergencial e provisório, de mulheres em situação de violência. A gestora também assinou, junto a prefeitos pernambucanos, convênios com municípios para a criação de 30 novos Centros de Referência da Mulher — ampliando a rede para 61 unidades — e para o programa Mães na Creche, que chegará a 77 cidades. Também foi anunciado o lançamento da licitação da Casa da Mulher Brasileira da Região Metropolitana, fruto de parceria com o governo federal, entre outras ações.

“Nos 21 dias de ativismo da luta contra a violência contra a mulher, Pernambuco lança política pública jamais vista no nosso Estado. Hoje, a gente assina um convênio para a construção de 30 centros de referência de acolhimento a mulheres vítimas de violência, para que a gente possa prevenir, acolher e preservar a vida dessas mulheres. Temos feito muitas parcerias com os municípios e avançamos agora para 77 municípios podendo fazer o programa Mães na Creche. É um programa que a gente garante qualificação profissional de mulheres, mães de crianças que estão na creche. O mais importante de tudo isso é a gente dizer que mulher em Pernambuco não está sozinha”, ressaltou a governadora Raquel Lyra, ao lado da vice-governadora Priscila Krause.

Durante a solenidade, foi anunciada a primeira Casa de Passagem do Estado, local que irá funcionar como etapa intermediária entre o atendimento emergencial e o abrigamento de longa duração para as mulheres vítimas de violência. A unidade funcionará por 24 horas, com equipe multiprofissional, incluindo Serviço Social, Psicologia, Direito e Coordenação Técnica. “Um dia histórico, um dia que a gente materializa a efetivação de muitas políticas públicas para as mulheres. É o Governo de Pernambuco acolhendo as mulheres, mas também fortalecendo cada vez mais a interiorização das ações”, destacou a secretária da Mulher, Juliana Gouveia.

Também foram assinados os convênios com municípios para a instalação de 30 Centros de Referência da Mulher (CRMs). Com essa ampliação, o Estado passará a contar com 60 unidades, mais o de Fernando de Noronha, totalizando 61 CRMs, com R$ 8,1 milhões em investimentos. Ainda durante a cerimônia, foi assinado o convênio do programa Mães na Creche, um chamamento público destinado a oferecer ações de qualificação profissional para as mulheres em situação de vulnerabilidade social e que possuam filhos matriculados em creches municipais. Ao todo serão oferecidas 315 oficinas para 77 municípios que foram selecionados, totalizando um investimento de R$ 1,25 milhão.

Representando os prefeitos presentes, Paulinha da Educação, de Paudalho, ressaltou a importância das políticas públicas no Estado. “Desde o início dessa minha gestão, eu tenho sentido o impacto das ações do Governo de Pernambuco”, comentou. Presente na solenidade, o deputado estadual Henrique Queiroz Filho afirmou que será um dia que ficará marcado na história. “São projetos jamais vistos e isso é de muito trabalho do Governo de Pernambuco”, frisou.

Além disso, foi divulgada a licitação da Casa da Mulher Brasileira da Região Metropolitana, iniciativa realizada em parceria com o governo federal e voltada ao atendimento humanizado e multidisciplinar. Durante a solenidade, também foi apresentada a primeira Cartilha em Braile sobre os tipos de violência de gênero, reforçando o compromisso do Estado com a acessibilidade. O material será distribuído a todos os setores responsáveis pelas políticas públicas para mulheres. Lucy Alves, presidente da Associação Caruaruense de Cegos, destacou a importância da ação. “Eu tenho 55 anos e, pela primeira vez, estou representando e recebendo uma cartilha em braile para ensinar às mulheres com deficiência visual os seus direitos. Fomos esquecidas por muito tempo”, ressaltou.

*MAIS AÇÕES* – Outro destaque foi o anúncio da parceria com a Compesa e com a administradora de condomínios Ability, que passarão a incluir em seus boletos uma mensagem informativa com os principais canais de denúncia, proteção e acolhimento às mulheres vítimas de violência. Também foram abertas as inscrições para o curso de formação destinado às gestoras municipais, realizado em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE), com o objetivo de fortalecer a atuação das secretarias e coordenadorias municipais nas políticas para as mulheres em todo o Estado. Por fim, foi lançado o Circuito Pernambucano de Corridas Femininas, que contará com 12 etapas a partir de dezembro, sendo a primeira corrida no município de Nazaré da Mata.

*ATIVISMO* – Os 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher é uma campanha internacional promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrada em diversos países ao redor do mundo. O movimento tem como objetivo mobilizar a sociedade para a conscientização. No Brasil, a campanha teve início no último dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Acompanharam a agenda os secretários estaduais Joanna Figueiredo (Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência), ⁠Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas), ⁠Yanne Teles (Criança e Juventude), Zilda Cavalcanti (Saúde) e Ivete Lacerda (Esportes); os prefeitos Aninha da Ferbom (Nazaré da Mata), Mano Medeiros (Jaboatão dos Guararapes), Dió FIlho (Riacho das Almas), Pollyanna Abreu (Sertânia), Diego Cabral (Camaragibe), Paulo Galvão (Ilha de Itamaracá), Fátima Borba (Côrtes), Orlando Jorge (Limoeiro), Zeca Cavalcanti (Arcoverde), Camila Souza (Iati) e Izalta (Ibirajuba); assim como vice-prefeitos e vereadores de diversos municípios.

Em fórum da FIEPE, governadora Raquel Lyra destaca avanços na infraestrutura para receber Escola de Sargentos do Exército

Durante o segundo encontro do Fórum Permanente de Infraestrutura de Pernambuco, promovido nesta segunda-feira (24) pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), a governadora Raquel Lyra defendeu a importância estratégica da implantação da Escola de Sargentos do Exército (ESE) em Pernambuco. Ao abordar o impacto do empreendimento, a gestora afirmou que o projeto marca uma nova etapa para o futuro e citou os avanços feitos pela gestão para garantir a infraestrutura necessária à chegada da ESE.

“O investimento é de mais de R$ 2 bilhões e traz uma nova perspectiva para a economia da Região Metropolitana Norte, onde temos uma carência de investimentos estruturadores. O Governo do Estado vem fazendo todas as obras que dizem respeito à estruturação da escola, como a PE-27, a Estrada de Mussurepe, a triplicação da BR-232, levar água, energia, rede ótica para permitir que a estrutura da escola possa já nascer em sua plenitude. Estamos mediando todas as conversas sobre esse investimento, temos um grupo de trabalho montado que se reúne semanalmente para cuidar desses assuntos”, destacou a governadora Raquel Lyra, acompanhada da vice-governadora Priscila Krause.

A escola está sendo implantada entre Abreu e Lima e Paudalho e deve gerar cerca de 30 mil empregos ao longo da obra, com investimento estimado em R$ 2 bilhões. Após a inauguração, prevista para 2035, a instituição abrigará 2.200 alunos e vai contar com 1.900 profissionais permanentes, com impacto anual estimado de R$ 200 milhões na economia da região. O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, destacou o caráter transformador do projeto. “Estamos trazendo os professores para onde estão as famílias do Nordeste e do Norte, para que o Brasil seja mais igual nas oportunidades. O Governo de Pernambuco tem ajudado e isso é uma oportunidade raríssima na história do Estado”, afirmou o ministro.

O acordo de cooperação do Estado com o Exército prevê ampliações em abastecimento de água, saneamento, transporte público, energia elétrica, conectividade por fibra óptica e serviços de saúde e educação.

Ao detalhar as evoluções do projeto, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, explicou que avanços ambientais importantes recentes também foram garantidos. “Conseguimos construir uma solução de mitigação dos impactos ambientais, reduzindo pela metade a supressão de área verde e dobrando a compensação ambiental que será feita antes mesmo da obra começar. Comemoramos hoje exatamente esses avanços: de poder ter aqui um equipamento tão importante e relevante, e ainda assim preservar o meio ambiente”, acrescentou o secretário.

O comandante do Comando Militar do Nordeste, general Maurílio Ribeiro, destacou o aprimoramento contínuo do projeto. “Percebemos avanços muito significativos que aumentaram a qualidade e maturidade do projeto. Será uma escola que pretende trazer o maior número de benefícios — na área militar, social, econômica, ambiental e de pesquisa”, complementou.

O presidente da FIEPE, Bruno Veloso, explicou que o fórum foi realizado com o intuito de apresentar os impactos econômicos que a Escola de Sargentos vai proporcionar na região. “A movimentação que vai acontecer em todo o entorno será muito grande. Então, essa escola vai impulsionar todo o comércio, e toda a infraestrutura será modificada naquela região, trazendo emprego e renda. É uma obra importantíssima”, disse.

Também estavam presentes no evento o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; o deputado estadual Renato Antunes; os secretários de Estado Daniel Coelho (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha) e André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura); e o diretor-presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), José Anchieta; além do prefeito de Aliança e vice-presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Pedro Freitas.

ICIA e parceiros promovem encontro estratégico em Caruaru sobre a destinação do Imposto de Renda Pessoa Jurídica

O ICIA, em parceria com instituições comprometidas com a inovação fiscal e a responsabilidade social, promoverá, no dia 2 de dezembro, às 19h, na sede da ACIC, um evento pioneiro e transformador com o tema “Imposto de Renda que você paga pode fortalecer sua empresa e impulsionar Pernambuco”. A proposta é mostrar, de forma clara e prática, como empresas podem direcionar parte do Imposto de Renda (IRPJ) para gerar impacto social, movimentar a economia local e agregar valor à sua marca sem custo adicional.

Muitos empresários ainda desconhecem que parte dos impostos que recolhem pode ser direcionada para fundos e projetos sociais, culturais, esportivos e de saúde. No caso do IRPJ Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, empresas tributadas pelo regime de lucro real podem destinar até 1% do imposto devido para fundos importantes, como os destinados à criança, ao adolescente, ao idoso, ao audiovisual, ao esporte, entre outros.

Essa prática, além de promover justiça social e reforçar o compromisso com a comunidade, beneficia a própria empresa por meio de redução na base de cálculo do imposto, com total segurança e transparência.

“Esse evento representa uma virada de chave no modo como encaramos o imposto: não apenas como uma obrigação, mas como uma ferramenta poderosa para construir um Pernambuco mais justo, próspero e conectado com o futuro empresarial e social”, destacou Maíra Giannico, Superintendente Adjunta da Receita Federal do Brasil na 4ª região fiscal.

O que vai acontecer no evento:

No encontro promovido pela ICIA e parceiros, empresários, gestores e representantes do terceiro setor terão a oportunidade de aprender diretamente com especialistas da Receita Federal, do setor empresarial e das entidades públicas. Serão transmitidas orientações precisas sobre como implementar essas destinações fiscais de forma planejada e eficaz.

Palestrantes Confirmados:

1. Arthur Campos – Auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil e Delegado-adjunto da DRF Caruaru, que abordará o “Programa Destinação, potencialidades e formas”, explicando como funciona a destinação tributária do IRPJ, seus limites, requisitos e os fundos beneficiados.

2. Dr. Bruno Veloso – Presidente da FIEPE (Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco), discorrendo sobre “Do Dever Fiscal ao Impacto Social: a responsabilidade empresarial na destinação do IR, mostrando como a destinação tributária pode ser parte da estratégia de sustentabilidade corporativa e da reputação institucional.

3. MOACY FREITAS – Diretor de Pessoas, Organização e Relações

Institucionais da Baterias Moura que abordará o papel de grandes empresas locais em impulsionar projetos em Pernambuco por meio da destinação social.

Participações Especiais:

• Myrelle dos Santos Moreira Miranda – Auditora-fiscal da Receita Federal e Superintendente da Receita Federal na 4ª Região Fiscal;

• Oscar Ricardo de Andrade Nóbrega – 7º Promotor de Justiça de Defesa da Cidadania de Caruaru, com atuação na infância e juventude.

• Douglas Cinta – Ex-Senador e Conselheiro da ACIC.

• Roberto Nascimento – Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco.

• Maria Sheila — Presidente da ACCAPE e especialista em direito tributário.

• Sílvia Amélia Oliveira — Promotora da Infância e Juventude.

Por que participar:

• Aprenda a destinar até 1% do IRPJ para fundos da infância, juventude, idoso, cultura, esporte e saúde.

• Entenda como transformar parte do imposto em investimento social local.

• Descubra como fortalecer sua marca e gerar impacto onde sua empresa atua.

Serviço:

Encontro estratégico sobre: O Imposto de Renda que você paga pode fortalecer sua empresa e impulsionar nosso Estado.

Data – 02/12

Hora – 19h

Local – ACIC – Caruaru

Inscrições – https://www.lucrorealdestinodiferente.com.br/

SINPOL denuncia escutas clandestinas em delegacias em Pernambuco

O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL-PE) vem a público denunciar a grave ilegalidade cometida pela Secretaria de Defesa Social (SDS) ao instalar escutas clandestinas no interior das delegacias de polícia do Estado. A medida, além de ferir frontalmente a Constituição Federal e diversas leis que regem a atividade policial e os direitos fundamentais dos cidadãos, representa uma ameaça direta à autonomia e à liberdade investigativa da Polícia Civil.

A decisão causa profunda estranheza ao SINPOL, sobretudo por ocorrer às vésperas de um ano eleitoral e logo após aliados da governadora, inclusive integrantes do mesmo partido, estarem sendo investigados pela Polícia Civil. O momento em que essas escutas são implementadas levanta suspeitas de que se trata de uma tentativa de monitorar, controlar e intimidar o trabalho investigativo dos policiais civis, especialmente quando esse trabalho alcança figuras próximas ao poder político.

O SINPOL ressalta que não é contrário à instalação de sistemas de gravação audiovisual institucionais, realizados de forma transparente, controlada e dentro da legalidade.

O sindicato apoia e defende a implementação de gravação de áudio e vídeo em ambientes técnicos e delimitados, como salas de oitiva de depoimentos, sempre com finalidade de segurança, integridade e proteção tanto dos servidores quanto da população.

O que o sindicato repudia e denuncia é o uso de escutas clandestinas e não autorizadas pela Justiça, que ferem direitos, comprometem investigações e transformam o ambiente policial em espaço de vigilância política.

Além de violar garantias fundamentais, representa uma tentativa velada de intimidação dos policiais civis, que diariamente se sacrificam para proteger a população pernambucana. “É estarrecedor que nas vésperas da eleição e após investigações atingirem aliados do governo, aja tamanha tentativa de amordaçar a Polícia Civil As delegacias de polícia são locais onde se concentram relatos de vítimas em situação extrema de vulnerabilidade, especialmente mulheres vítimas de estupro, abuso sexual e violência doméstica. Os depoimentos dessas vítimas são protegidos por sigilo legal e tratados com extremo cuidado pelos policiais civis. Essa política de vigilância interna assume caráter claramente político e autoritário, denúncia Áureo Cisneiros, presidente do SINPOL.

O sindicato exige a imediata retirada das escutas clandestinas das delegacias,a garantia dos trabalhos investigativos, a preservação do sigilo dos depoimentos de vítimas e das comunicações entre advogados e clientes, e a responsabilização dos gestores envolvidos.

O SINPOL-PE informa que formalizará denúncia junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), além de encaminhar ofícios ao presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), ao presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Ministério Público do Trabalho e presidente Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), solicitando providências urgentes e fiscalização rigorosa sobre o caso.

São aparelhos de alto custo e que comprovam a falta de sensibilidade do governo Raquel Lyra que poderia investir em melhorias estruturais nas delegacias, além do básico, como água mineral, material de limpeza e expediente. E não no controle do tipo Gestapo aos policiais civis,

O sindicato também cobra da governadora Raquel Lyra o envio imediato à Alepe do projeto de lei que institui a nova Lei Orgânica da Polícia Civil de Pernambuco, uma pauta indispensável para modernizar a instituição, garantir sua autonomia funcional e assegurar que o trabalho policial seja realizado com independência, técnica e coragem, doa a quem doer.

Patronato Penitenciário promove Semana da Empregabilidade para levar oportunidades aos egressos do sistema prisional


 A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), por meio do Patronato Penitenciário de Pernambuco, promove, desta segunda-feira (24/10) até sexta-feira (28/10), das 8h às 16h, na sede do órgão, no bairro de Santo Antônio, a Semana da Empregabilidade.
 
 Os egressos dos sistema prisional que estão sob o regime aberto e livramento condicional podem se dirigir ao Patronato para realizarem ou atualizarem seus cadastros, receberem orientações e serem encaminhados para vagas de trabalho disponíveis nas empresas parceiras.

Os interessados devem comparecer na Semana da Empregabilidade com documento pessoal com foto e informar o número telefônico para contato para que o órgão possa informá-los sobre vagas de trabalho.
 
 O Patronato Penitenciário é um órgão de execução penal, cujo objetivo é prestar assistência jurídica, psicossocial, educacional e de empregabilidade à pessoa egressa, promovendo a reintegração social, além de acompanhá-la no cumprimento da pena.
 
 Serviço
 
 Semana da Empregabilidade
 Data: De 24 a 28 de novembro
 Hora: das 8h às 16h
 Local: Patronato Penitenciário (Rua Floriano Peixoto, 141 – Santo Antônio, Recife/PE)

 

Patronato Penitenciário promove Semana da Empregabilidade para levar oportunidades aos egressos do sistema prisional

 A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), por meio do Patronato Penitenciário de Pernambuco, promove, desta segunda-feira (24/10) até sexta-feira (28/10), das 8h às 16h, na sede do órgão, no bairro de Santo Antônio, a Semana da Empregabilidade.
 
 Os egressos dos sistema prisional que estão sob o regime aberto e livramento condicional podem se dirigir ao Patronato para realizarem ou atualizarem seus cadastros, receberem orientações e serem encaminhados para vagas de trabalho disponíveis nas empresas parceiras.

Os interessados devem comparecer na Semana da Empregabilidade com documento pessoal com foto e informar o número telefônico para contato para que o órgão possa informá-los sobre vagas de trabalho.
 
 O Patronato Penitenciário é um órgão de execução penal, cujo objetivo é prestar assistência jurídica, psicossocial, educacional e de empregabilidade à pessoa egressa, promovendo a reintegração social, além de acompanhá-la no cumprimento da pena.
 
 Serviço
 
 Semana da Empregabilidade
 Data: De 24 a 28 de novembro
 Hora: das 8h às 16h
 Local: Patronato Penitenciário (Rua Floriano Peixoto, 141 – Santo Antônio, Recife/PE)

Galeria Boi abre as portas em Caruaru com exposição coletiva NOVA FORNOS

Com curadoria de Carlos Mélo, mostra coletiva reúne oito artistas de diferentes gerações e territórios em um diálogo sobre arte, resistência e novas geografias culturais

Com uma perspectiva que alia formação crítica, agenciamento e orientação de seu elenco, a Galeria Boi será inaugurada no Alto do Moura, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, com a exposição NOVA FORNOS, no dia 27 de novembro de 2025, às 16h. Com curadoria de Carlos Mélo, a mostra reúne 20 trabalhos de oito artistas de gerações e territórios distintos, com a proposta de apresentar um recorte da arte contemporânea em sua diversidade estética, política e experimental para além dos eixos estabelecidos do circuito de arte. A exposição terá obras de Rafael Chavez (PB), Oriana Duarte (PB), Ratinho (PE), Pedro Vinício (PE), Edson Barros Atikum (PE), Beto Shwafaty (SP), Paul Setúbal (SP) e Beatriz Albuquerque (Portugal).

O público encontrará na mostra formatos e linguagens variados, como as pinturas com formas de botijas de Rafael Chavez, os objetos aceleradores de partículas de Oriana Duarte, os monstros coloridos de barro de Ratinho, as pinturas faladas de Pedro Vinício, as fissuras político-ambientais de Edson Barrus Atikum, a reescrita histórico-documental de Beto Shwafaty, o corpo como máquina de guerra nas instalações de Paul Setúbal e as narrativas diaspóricas da performer Beatriz Albuquerque. São obras que se cruzam em torno de questões ligadas ao território, à ancestralidade e à experimentação estética.

Fundada em 2021, em Caruaru (PE), a 130 km do Recife, a Galeria Boi é uma extensão do projeto artístico Primeira Bienal do Barro do Brasil, idealizada pelo artista e diretor Carlos Mélo, em 2014, e apresentada na mesma cidade. O espaço atua como polo de pesquisa, documentação e exibição de produções artísticas contemporâneas, com foco em práticas conceituais e contra-hegemônicas, especialmente oriundas do Agreste pernambucano e outras localidades nem sempre mapeadas no escopo do circuito de arte dito “oficial”.

Para Carlos Mélo, a proposta da Galeria Boi é deslocar a centralidade do circuito artístico e estabelecer novas conexões. “Não estamos interessados em reproduzir o modelo dos grandes centros, mas em reafirmar que a produção de conhecimento e de potência estética também nasce no interior. O Agreste tem uma economia vibrante, mas historicamente lhe foi negada a formação simbólica necessária para que a arte circule, seja debatida e valorizada. Nossa missão é criar um outro eixo de circulação e formação de arte, ativar redes locais, formar público, tensionar hierarquias territoriais e afirmar que a arte contemporânea não chega para ocupar um vazio, mas para dialogar com práticas, memórias e formas de saber existentes – com novas conexões, não fronteiras”, sintetizou.

Minibiografias dos artistas:

Rafael Chavez (1996, Santa Luzia–PB): artista autodidata paraibana cuja obra multimídia explora corpo, território e identidades queer, celebrando a diversidade do sertão nordestino.

Oriana Duarte (1966, Campina Grande–PB): artista com pesquisa sobre o corpo humano, sobretudo o feminino, explorando seus sentidos simbólicos e representações de gênero.

Ratinho (1986, Caruaru–PE): artista do Alto do Moura, começou no barro, inspirado em Mestre Vitalino. Explora barro, ossos e dentes em esculturas, além de pintura e fotografia.

Pedro Vinicio (2005, Garanhuns–PE): iniciou na pintura e, na pandemia, migrou para ilustrações digitais, com imagens e frases de humor ácido sobre a crise política e sanitária.

Edson Barrus Atikum (1962, Carnaubeira da Penha–PE): artista multimídia, criador de espaços como Rés do Chão e BCúbico. Atua entre arte, pesquisa e ativismo ambiental.

Beto Shwafaty (1977, São Paulo–SP): artista, pesquisador e curador que investiga relações entre espaço, história e política, em esculturas, instalações, vídeos e intervenções.

Paul Setúbal (1987, Aparecida de Goiânia–GO): artista que explora o corpo como campo de conflito e poder em esculturas, vídeos, performances e instalações.

Beatriz Albuquerque (1983, Porto–Portugal): artista interdisciplinar que cruza performance e multimédia. Estudou com Marina Abramović e integrou seu grupo em NY.

Serviço:

Inauguração da Galeria Boi e abertura da exposição NOVA FORNOS

Quando: 27 de novembro, às 16h. Em cartaz até 27 de janeiro de 2026.

Onde: Galeria Boi (Rua Mestre Vitalino, 79 – Alto do Moura, Caruaru – PE)

Horário de funcionamento: 14h à 18h

Instagram: @galeriaboi

Contato para entrevistas com curador e artistas:

Djeinyelle Marques

81 99797-9617