Lula: COP30 fará o mundo olhar de uma forma diferente para a Amazônia

Floresta Nacional do Tapajós (PA), 02/11/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante roda de conversa com moradores das comunidades ribeirinhas da Floresta Nacional do Tapajós. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou neste domingo (2) com moradores da comunidade do Jamaraquá, que reúne cerca mais de mil famílias de extrativistas e ribeirinhos, na Floresta Nacional (Flona) do Tapajós, que fica no Oeste do Pará. A visita faz parte de uma série de agendas prévias à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontecerá no período de 10 a 21 de novembro, em Belém, no Pará.

Antes disso, nos próximos dias 6 e 7 de novembro, Lula vai presidir a Cúpula do Clima, que reunirá dezenas de chefes de Estado na capital paraense. Por isso, ao longo da próxima semana, o presidente permanecerá no estado. Aos ribeirinhos, ele discursou valorizando a oportunidade que a cúpula oferece de dar visibilidade à Amazônia e fazer o mundo ter um olhar diferente, que vai além da preservação da natureza.

“Essa COP30 é um momento único na história do Brasil, porque é um momento em que a gente está obrigando o mundo a olhar a Amazônia com os olhos que deve olhar para a Amazônia. Não é só pedir para a gente manter a floresta em pé”, disse.

“É preciso pedir para que a gente mantenha a floresta em pé e para ela ficar em pé, nós temos que dar sustentação econômica, educacional, de saúde para as pessoas que tomam conta dessa floresta em pé, porque essas pessoas não ganharam o que comer, as pessoas não vão tomar conta de nada”, acrescentou.

Próxima a Alter do Chão, a comunidade do Jamaraquá também é reconhecida pelo turismo de base comunitária, com trilhas por dentro da floresta e dos igarapés, e ainda pela fabricação de biojóias.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, também participou da visita. Segundo ela, o estilo de vida das famílias da região protege a floresta. “Aqui é exemplo de bioeconomia, aqui é exemplo de sociobiodiversidade, aqui é exemplo de como mantém a floresta em pé e ela gera condições de vida e dignidade para as pessoas”, disse.

“Aqui tem os extrativistas, aqui tem os artesãos e as artesãs, aqui tem os seringueiros e seringueiras, aqui são muitas as atividades que eles vão combinando ao longo do ano”, completou.

Segundo ela, os ribeirinhos sabem respeitar o clico da floresta, mantém a mata de pé por gerações, o que da dignidade às famílias. Segundo a ministra, a Flona do Tapajós reúne 1,2 mil famílias distribuídas em uma área de mais de 500 mil hectares preservados.

Recife Mariners é tricampeão do Nordeste após vitória sobre o Fortaleza Tritões

O Recife Mariners é o grande campeão da Conferência Nordeste da Superliga de Futebol Americano 2025. Em uma partida eletrizante neste domingo (2), no Estádio do Arruda, o Time da Cidade venceu o Fortaleza Tritões por 17 a 14, conquistando o tricampeonato regional e reafirmando sua hegemonia no Nordeste.

Com o resultado, os Azuis garantem também a vaga nos playoffs nacionais da Superliga, onde seguem em busca de mais um título brasileiro. A conquista consolida o projeto como uma das maiores forças do futebol americano do país. Para o head coach dos Azuis, Lucas David, o resultado é fruto de um trabalho coletivo e de uma trajetória construída com disciplina e paixão.

“Esse tricampeonato representa tudo o que o Mariners vem construindo ao longo dos anos: união e entrega pelo que fazemos. Foi um jogo difícil, digno de final, e a equipe mostrou mais uma vez que está preparada para vôos ainda maiores”, destacou o treinador.

O presidente dos Marinheiros, Roberto Lemos, também celebrou o título e o apoio da torcida.

“Nossa torcida fez a diferença do início ao fim. Esse título é deles também, de quem acredita, que vibra com a gente. Agora é seguir focados, porque ainda temos mais pela frente nos playoffs nacionais”, afirmou.

O próximo desafio do Recife Mariners será contra o Rondonópolis Hawks, jogo que será em casa. Em breve, a equipe pernambucana divulgará detalhes da partida, como data e local.

Sobre o Mariners

Fundado em 2005, o Recife Mariners é referência no futebol americano do Nordeste e conta com o apoio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de Pernambuco. O projeto tem patrocínio da Copergás. Em dezembro de 2024, a equipe conquistou o título nacional ao vencer o Galo Futebol Americano, do Atlético Mineiro, na Arena de Pernambuco.

“Se preparem, Eduardo da Fonte é o homem que cuidará da saúde do nosso povo em Brasília”, diz Cleiton Collins

“Pretendo reunir nossa bancada de deputados, para que juntos possamos fazer uma convocação, para que ele seja o senador da Saúde de Pernambuco. Se preparem, Eduardo da Fonte é o homem que cuidará da saúde do nosso povo em Brasília”. A fala é do deputado estadual Pastor Cleiton Collins, do PP, que concedeu entrevista ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios e ao Blog do Alberes Xavier.

Segundo o deputado estadual, Da Fonte sempre teve a ‘saúde pública’ como uma de suas pautas prioritárias. Ele frisou que através da sua atuação na Câmara Federal, vários hospitais do estado estão sendo dotados de modernos equipamentos, que têm contribuído com a melhoria da qualidade de vida de milhares de pacientes pernambucanos.

“Precisamos ainda convencê-lo de sua candidatura ao Senado, mas é nítido que ele já aprece bem nas pesquisas de opinião pública. Isso faz parte de uma construção natural, pois a população já enxerga e reconhece o seu trabalho. Vamos agora sentar e fazer essa convocação, para que ele seja candidato a senador representando a nossa federação”, falou Cleiton Collins.

Compesa faz ajustes no abastecimento de quatro cidades devido nível crítico de Jucazinho

A ausência de chuvas no Agreste pernambucano tem agravado a situação da Barragem de Jucazinho, localizada em Surubim, um dos principais mananciais responsáveis pelo abastecimento da região. O reservatório, que tem capacidade para 204 milhões de metros cúbicos, está operando com apenas 1,47% do seu volume total.

Diante da redução contínua do volume de água e da previsão climática desfavorável, com expectativa de chuvas abaixo da média nos próximos meses, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a Compesa precisará promover ajustes no calendário de abastecimento das cidades de Passira, Cumaru, Riacho das Almas e Bezerros, atendidas pelo Tramo Sul do Sistema Integrado Jucazinho. As ações operacionais estão em curso para a implantação dos novos calendários nessas cidades a partir da próxima terça-feira (4).

A medida inclui a redução da vazão de exploração da barragem de 400 para 250 litros por segundo, ação considerada essencial para preservar o volume remanescente e garantir a continuidade do fornecimento até a conclusão das obras estruturantes em andamento. A situação tem mobilizado a presidência da Compesa, que já recebeu os prefeitos das quatro cidades para debater o tema. O diálogo busca apresentar as medidas emergenciais e discutir os ajustes necessários nos calendários de abastecimento, em função da severa estiagem e do nível crítico do reservatório.

“O diálogo com os gestores tem sido pautado pela transparência diante da situação de Jucazinho. As mudanças no esquema de distribuição são medidas necessárias para preservar o volume remanescente da barragem e assegurar que o sistema continue operando até a conclusão das obras estruturantes que vão reforçar o abastecimento da região. A Compesa tem seguido as diretrizes do Governo do Estado e mantido um bom ritmo na execução dessas intervenções”, destacou o presidente da Compesa, Douglas Nóbrega.

Novos calendários

Com o novo ajuste operacional, os calendários de abastecimento das cidades atendidas pelo Tramo Sul do Sistema Jucazinho sofrerão as seguintes alterações: em Passira, o ciclo passará de 8 dias com água e 15 sem para 8 dias com água e 22 sem. Em Cumaru, o intervalo aumentará de 7 x 15 para 7 x 23. Já em Riacho das Almas, o fornecimento, que hoje ocorre no regime de 7 dias com água e 23 sem, passará a ser de 5 dias com água e 25 sem. No município de Bezerros, o calendário também será ampliado: de 10 x 20 para 5 x 25. As informações vão constar no calendário de abastecimento disponibilizado no site (www.compesa.com.br) e aplicativo.

Ações em curso

As obras estruturantes estão em fase adiantada para o retorno da regularidade do abastecimento nas cidades hoje afetadas pela ausência de chuvas em Jucazinho. Passira, Cumaru e Riacho das Almas serão beneficiadas com a inversão da Adutora de Jucazinho via ETA Salgado, cujos testes estão previstos ainda para este ano, permitindo que, a partir de início de 2026, o regime atual de abastecimento seja retomado. Já Bezerros será beneficiada com a Adutora do Agreste, que está com mais de 90% de avanço físico e entra em testes a partir deste mês de novembro, e a Adutora de Serro Azul, que está 100% concluída e os testes estão em fase final de realização. As iniciativas permitirão o restabelecimento do abastecimento diário no município.

Governadora Raquel Lyra realiza entrega de kits viagem para estudantes do Programa Ganhe o Mundo

A governadora Raquel Lyra entrega, na tarde desta segunda-feira (3), às 15h, os kits viagem aos estudantes aprovados no Programa Ganhe o Mundo (PGM) que embarcarão para o Canadá entre novembro e janeiro de 2026. A solenidade será realizada na Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco. Ao todo, serão contemplados 700 estudantes da rede estadual de ensino, com a participação de, ao menos, um aluno de cada município pernambucano.

*AGENDA DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA | Segunda-feira, 3 de novembro de 2025*

*8h30* – Abertura do mês Nacional do Júri

Local: Fórum Rodolfo Aureliano – Av. Des. Guerra Barreto, s/n – Ilha Joana Bezerra

*15h -* Entrega de kits viagem para alunos do Programa Ganhe o Mundo

Local: Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Cidade Universitária, Recife.

*16h* – Posse dos novos desembargadores do Ministério Público de Pernambuco (MPPE)

Local: Rua do Hospício, 875, Boa Vista, Recife

Ex-secretária de Educação Natércia Vieira Miranda é recebida com homenagem em visita a Panelas após 52 anos

Cinco décadas após ter assumido o comando da Educação em Panelas, no Agreste pernambucano, a professora Natércia Vieira Miranda voltou ao município para uma visita marcada por emoção e reconhecimento. Primeira secretária de Educação de Panelas, Natércia exerceu o cargo entre os anos de 1969 e 1973, durante a gestão do então prefeito Demócrito de Barros Miranda.

A visita ocorreu recentemente na sede da Secretaria Municipal de Educação, onde Natércia foi recebida pelo atual prefeito Ruben Barbosa (PSB) e pela equipe da pasta. Durante o encontro, ela conheceu a galeria dos ex-secretários de Educação, espaço que resgata a trajetória de todos que contribuíram para o desenvolvimento educacional do município.

Emocionada, Natércia agradeceu pela lembrança e destacou a importância da educação como base para o crescimento de uma cidade. “Ver meu nome e minha história lembrados depois de tantos anos é uma alegria que não se mede. Panelas sempre esteve no meu coração, e poder voltar aqui e sentir esse carinho é algo inesquecível”, afirmou.

Panelas, conhecida por sua forte tradição cultural e política, consolidou-se ao longo dos anos como um importante polo do Agreste pernambucano. A família Miranda teve papel fundamental na formação política e administrativa do município, contribuindo de forma decisiva para o seu desenvolvimento social, educacional e econômico.

Anderson Correia parabeniza a Guarda de Caruaru pela prisão do homem que matou cadela a facadas e explica por que criminoso não deve permanecer preso

O vereador e pré-candidato a deputado estadual Anderson Correia (PP/UP), advogado animalista e referência na defesa dos direitos dos animais, parabenizou a Guarda Municipal de Caruaru pela prisão do homem acusado de matar um cachorro a facadas em um posto de combustível no bairro Santa Clara, na última sexta-feira (31). Segundo ele, a ação foi rápida, eficaz e demonstra o comprometimento da corporação com a proteção animal e com a segurança pública.

Apesar de elogiar o trabalho da Guarda, Correia explicou que o homem provavelmente não permanecerá preso, já que o crime não ocorreu em flagrante. Ele lembrou que, de acordo com a Constituição Federal (art. 5º, LXI), “ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente”. O advogado acrescentou ainda que o Código de Processo Penal (art. 312) prevê a possibilidade de prisão preventiva apenas em casos específicos, quando houver risco de fuga, ameaça à vítima ou testemunhas, ou perigo à ordem pública.

“Infelizmente, a lei é clara: sem flagrante, a prisão só pode ser decretada se houver risco concreto, como ameaça à vítima ou possibilidade de o agressor voltar a cometer o crime. Mesmo assim, o importante é reconhecer o trabalho brilhante da Guarda Municipal, que deu uma resposta rápida à sociedade e mostrou que Caruaru não tolera maus-tratos”, destacou Correia.

Corrida de rua altera trânsito em Caruaru na manhã deste domingo

A Autarquia de Mobilidade de Caruaru (AMC), informa que, neste domingo (02), a partir das 5h, alguns trechos de ruas e avenidas do município serão interditados temporariamente por causa da realização de uma corrida de rua.

O trajeto deve percorrer a Rua Agnelo Dias Vidal, Rua Cleto Campelo, Avenida Rio Branco, Avenida Major Manoel de Freitas, Avenida Agamenon Magalhães, Rua Frei Caneca e Rua Silva Filho.

A AMC orienta que os condutores redobrem a atenção e, logo após o término do evento, o fluxo viário deverá retornar ao normal.

Prefeitura de Caruaru vacina mais de 10 mil animais no primeiro dia da Campanha Antirrábica 2025

Ação continua no próximo sábado (8), em diversos pontos de vacinação espalhados pela cidade

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, neste sábado (1º), o primeiro dia da Campanha de Vacinação Antirrábica 2025. A ação, que tem como objetivo imunizar cães e gatos a partir dos três meses de idade, aconteceu em diversos bairros e comunidades do município, das 8h às 17h.

No primeiro dia de campanha, foram vacinados 10.381 animais, sendo 6.022 cães e 4.359 gatos. A mobilização, que acontece em dois finais de semana consecutivos (dias 1º e 8 de novembro), busca reforçar a prevenção contra a raiva e garantir que Caruaru continue livre da doença.

De acordo com a gerente geral de Vigilância em Saúde, Cecília Borba, a adesão da população foi positiva e reflete a consciência dos tutores sobre a importância da imunização. “A vacinação é um ato de responsabilidade e proteção coletiva. Contamos com o apoio dos tutores para garantir a imunização dos animais e manter a raiva longe de Caruaru”, reforçou.

O segundo dia da campanha acontece no próximo sábado (8), com postos de vacinação distribuídos por diferentes bairros, incluindo o Centro, Boa Vista I, São Francisco, Kennedy, Caiucá, Alto do Moura, José Carlos de Oliveira e Residenciais Luiz Bezerra Torres e Alto do Moura, entre outros.

A vacinação é gratuita. Os tutores devem levar os animais com coleira e guia; os gatos precisam estar em caixas de transporte; e os animais agressivos devem utilizar focinheira. Cães e gatos doentes ou prenhes não devem ser vacinados, e é recomendado levar o cartão de vacinação, caso possuam.

Álvaro e Gabriel Porto participam de festa das crianças em Lagoa de Itaenga

Agenda foi cumprida ao lado dos vereadores Clécio do Moinho e Klécia do Moinho

Ao lado dos vereadores Clécio do Moinho e Klécia do Moinho, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, e o pré-candidato a deputado federal Gabriel Porto participaram, neste sábado (01.11), da festa das crianças em Lagoa de Itaenga.

Promovido pelos vereadores com o apoio do grupo Porto, o evento encerrou as comemorações do mês das crianças com brincadeiras, jogos e atividades lúdicas oferecidas para a meninada. Os vereadores e também Maninho do Moinho, irmão deles e

ex-candidato a prefeito do município, estarão no palanque de Álvaro e Gabriel em 2026.

“Tivemos a alegria de poder acompanhar, juntamente com Klecia e Clécio, este momento de celebração da infância. Iniciativas que promovem confraternização e diversão para o público infantil devem ser apoiadas e incentivadas”, afirmou Gabriel.

Álvaro Porto destacou a importância de se somar forças para viabilizar parcerias. “A festa das crianças mobilizou pais e mães e promoveu uma tarde de lazer para a garotada e para adultos que acompanharam seus filhos e netos. Junto com vereadores Klecia e Clécio e Maninho do Moinho, nosso grupo está fechado para trabalhar cada vez mais por Lagoa de Itaenga”, disse.

Ferreiros – Gabriel encerrou as agendas deste sábado em Ferreiros, onde participou de mais um evento festivo dedicado às crianças. Acompanhado do vereador Índio, que já anunciou apoio à pré-candidatura a deputado federal, Gabriel circulou pelos espaços onde ocorreram brincadeiras, cumprimentou e conversou com moradores do município.