Aposentadoria de Barroso é publicada no Diário Oficial

Brasília (DF), 23/09/2025 - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luís Roberto Barroso, durante balanço de sua gestão à frente do CNJ, na 4ª Sessão Extraordinária de 2025 do Conselho. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
© Valter Campanato/Agência Brasil

A aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi publicada há pouco no Diário Oficial da União (DOU).

Com a publicação do documento, Barroso deixará o cargo no próximo sábado (18). Caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicar novo ministro para a Corte. Não há prazo para indicação.

Na semana passada, Barroso anunciou sua aposentadoria antecipada do Supremo. Ele tem 67 anos e poderia permanecer na Corte até 2033.

O anúncio ocorreu menos de um mês depois de Barroso deixar a presidência do STF e ser alvo de sanções do governo dos Estados Unidos.

O ministro tomou posse na Corte em 2013, quando foi nomeado pela ex-presidente Dilma Rousseff.

Lula confirma reunião com EUA na quinta para negociar tarifaço

Brasília (DF), 30/07/2025 - O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio. Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados e U.S. Department of State

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou uma reunião entre Brasil e Estados Unidos, nesta quinta-feira (16), sobre a taxação extra aos produtos brasileiros exportados para aquele país.

Este será o primeiro encontro entre as autoridades dos dois países após a conversa entre Lula e o presidente Donald Trump, no início deste mês.

“Não pintou química, pintou uma indústria petroquímica”, disse Lula, nesta quarta-feira (15), ao comentar a videoconferência realizada na semana passada com o estadunidense.

Ele brincou com a fala de Trump sobre “a química excelente” entre os dois na ocasião em que se encontraram rapidamente nos bastidores da Assembleia Geral das Nações Unidas, em setembro.

“Amanhã nós vamos ter a conversa de negociação”, contou Lula em evento no Rio de Janeiro.

Após a química nas Nações Unidas e a conversa por telefone, Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar sequência às negociações. Rubio, então, convidou o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, para liderar uma delegação brasileira a Washington.

Reunião

Vieira desembarcou nesta terça-feira (14) na capital dos Estados Unidos para a agenda de trabalho.

Em entrevista recente, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o Brasil vai oferecer os melhores argumentos econômicos para os Estados Unidos, para reverter o tarifaço ao Brasil.

O principal deles, segundo o ministro, é que a medida está encarecendo a vida do povo estadunidense.

Haddad lembrou ainda que os Estados Unidos já têm superávit comercial em relação ao Brasil e muitas oportunidades de investimento no país, sobretudo voltado para transformação ecológica, terras raras, minerais críticos, energia limpa, eólica e solar.

Tarifaço

O tarifaço imposto ao Brasil faz parte da nova política da Casa Branca, inaugurada pelo presidente Donald Trump, de elevar as tarifas contra parceiros comerciais na tentativa de reverter a relativa perda de competitividade da economia dos Estados Unidos para a China nas últimas décadas.

No dia 2 de abril, Trump impôs barreiras alfandegárias a países de acordo com o tamanho do déficit que os Estados Unidos têm com cada nação. Como os EUA têm superávit com o Brasil, na ocasião, foi imposta a taxa mais baixa, de 10%.

Porém, em 6 de agosto, entrou em vigor uma tarifa adicional de 40% contra o Brasil em retaliação a decisões que, segundo Trump, prejudicariam as big techs estadunidenses e em resposta ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado por liderar uma tentativa de golpe de Estado após perder as eleições de 2022.

Entre os produtos tarifados pelos Estados Unidos estão café, frutas e carnes. Ficaram de fora da primeira lista cerca de 700 itens (45% das exportações do Brasil aos EUA) como suco e polpa de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes e aeronaves civis, incluindo seus motores, peças e componentes.

Depois, outros produtos também foram liberados das tarifas adicionais.

Brasil tem mais nove casos de intoxicação por metanol, com três mortes

São Paulo (SP), 14/10/2025 - Polícia Civil de SP destrói mais de 100 mil garrafas usadas em falsificação de bebidas alcoólicas. Ação contribui para o combate ao crime e a preservação ambiental. Foto: Alex Silva/Governo de SP

O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira (15) mais três mortes por intoxicação por metanol em bebidas no país. Uma morte foi confirmada em Jundiaí (SP) e outras duas em Pernambuco.

Essas foram as primeiras fora do estado de São Paulo desde o começo dos casos, em 26 de setembro. O total de mortes confirmadas pela intoxicação chega a oito: seis no estado e são Paulo e duas em Pernambuco.

O total de casos confirmados subiu de 32 na última segunda-feira (13) para 41 nesta quarta-feira (15). Outros 107 casos permanecem em investigação, enquanto 469 sobre os quais havia suspeita foram descartados.

Além de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, que já haviam registrado casos confirmados, agora, o estado de Pernambuco também confirmou três casos de intoxicação, dois deles com os óbitos citados acima.

Com isso, os números de casos confirmados são:

33 em São Paulo,
4 no Paraná,
3 em Pernambuco e
1 no Rio Grande do Sul.
Casos em investigação
São Paulo tem 57 casos em investigação, Pernambuco outros 31, Rio de Janeiro investiga seis casos suspeitos, Mato Grosso do Sul outros quatro, Piauí mais três, mesmo número investigado no Rio Grande do Sul, e os estados de Alagoas, Goiás e Paraná investigam um caso cada um.

Em relação aos óbitos, outros 10 seguem em investigação, sendo quatro em São Paulo, três em Pernambuco, um no Mato Grosso do Sul, um na Paraíba e um no Paraná.

Ações de descarte

Nesta quarta-feira, a Polícia Civil de São Paulo informou à imprensa a destruição de mais de 100 mil garrafas, apreendidas em um galpão clandestino na zona leste da capital paulista na semana passada.

O material, cerca de 7 toneladas de vidro, foi encaminhado para uma empresa especializada em reciclagem após autorização judicial.

Governadora em exercício Priscila Krause destaca avanços na gestão fiscal e na retomada da confiança empresarial do Estado em evento do LIDE Pernambuco

Com foco no fortalecimento das parcerias entre o setor público e o privado, a governadora em exercício Priscila Krause debateu, nesta quarta-feira (15), os desafios da gestão pública, a inovação e o papel do Estado na promoção de um ambiente de negócios mais eficiente e sustentável. O diálogo ocorreu durante um almoço promovido pelo LIDE Pernambuco, grupo que reúne empresários, líderes e autoridades de diversos setores. O evento contou com a participação do presidente do Bradesco, Marcelo Noronha, que comandou uma palestra no local.

“Quando a governadora Raquel Lyra e eu assumimos a gestão do Estado, em 2023, nós tínhamos a tarefa árdua de recuperar a confiança do setor produtivo em Pernambuco. Criamos o nosso programa de qualidade de gastos e somos hoje referência nacional do ponto de vista da eficientização dos recursos públicos. Foram várias legislações discutidas, de conformidade e simplificação, para que tivéssemos um ambiente de negócios favorável e amigável, capaz de garantir uma crescente de investimentos e geração de oportunidades”, afirmou Priscila Krause.

A governadora em exercício também reforçou a reestruturação da infraestrutura logística, a qualificação de mão de obra e a transição energética, com destaque para o Porto de Suape, como diferenciais estratégicos do Estado. “Pernambuco tem uma vantagem competitiva na descarbonização. Hoje, 77% da nossa matriz energética é limpa e renovável, e teremos aqui a primeira planta de e-metanol do Brasil, um investimento de R$ 2 bilhões que reforça a competitividade do nosso Porto de Suape”, concluiu a gestora, que acompanhou a agenda ao lado de uma comitiva de secretários e presidentes de órgãos estaduais.

Governadora em exercício Priscila Krause presta homenagem ao ex-governador Jarbas Vasconcelos em celebração pelos 25 anos do Porto Digital

A governadora em exercício Priscila Krause participou, nesta quarta-feira (15), do happy hour em celebração pelos 25 anos do Porto Digital, um dos principais distritos de inovação da América Latina. A cerimônia, inserida na programação do REC’n’Play 2025, comemorou mais de duas décadas de uma das mais importantes iniciativas de transformação urbana e econômica de Pernambuco, reconhecendo o papel do ex-governador Jarbas Vasconcelos, um dos idealizadores do projeto, que marcou presença no evento.

“Hoje, por uma questão de absoluta justiça histórica, prestamos essa homenagem ao governador Jarbas Vasconcelos, que teve uma verdadeira visão de futuro. Vinte e cinco anos depois, com o Porto Digital consolidado, a gestão da governadora Raquel Lyra realiza o maior contrato de gestão da história do ecossistema, um aporte de R$ 44 milhões, tendo como princípios a interiorização, a democratização do conhecimento e a internacionalização do Porto Digital”, destacou a governadora em exercício Priscila Krause.

Atualmente, o Porto Digital reúne 475 empresas e mais de 21 mil colaboradores, movimentando um faturamento anual de R$ 6,2 bilhões. “Ecossistemas de inovação não aparecem, são criados. E, se a gente não tivesse criado o Porto Digital lá atrás, talvez os 21.500 empregos que a gente tivesse aqui fossem 5 ou 6 mil na cidade do Recife. Então, essa homenagem a ele [Jarbas Vasconcelos] é justíssima. Vamos fazer 25 anos em dezembro agora, e a gente achou que seria muito apropriado fazer essa homenagem a Jarbas”, afirmou o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

A parceria entre o Governo de Pernambuco e o Porto Digital vem sendo ampliada nos últimos anos. Em 2024, foi firmado o maior contrato de gestão da história do parque, no valor de R$ 44,5 milhões, reforçando o papel do Estado no incentivo à inovação. Entre as ações conjuntas, destacam-se a expansão internacional com o Porto Digital Europa (em Aveiro, Portugal), o novo Armazém da Criatividade em Caruaru, o Programa Ponte Tech e o futuro Porto Digital Petrolina, que ampliará a interiorização do ecossistema.

O deputado estadual Jarbas Filho destacou a importância do momento. “O Porto Digital é reconhecido mundialmente por institutos, revistas científicas e pelas maiores entidades de tecnologia e inovação. Esse é um legado que o meu pai deixou para Pernambuco, entre tantos outros. Ele também deixou um legado na cultura, com a criação da Fenearte, e na Educação, com as Escolas em Tempo Integral”, disse o parlamentar.

Presente no evento, o senador Fernando Dueire falou sobre a importância da contribuição do ex-governador Jarbas Vasconcelos para a criação do Porto Digital. “Imaginem, 25 anos atrás, ele [Jarbas Vasconcelos] já acreditava que isso ia ser o que é hoje. Mas ele acreditou, como acreditou na Fenearte, pela qual foi homenageado pela governadora Raquel Lyra e pela vice-governadora Priscila Krause”, pontuou o senador.

Acompanharam a agenda os secretários estaduais Cacau de Paula (Cultura) e Daniel Coelho (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), assim como Ana Luiza Ferreira, diretora-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco .

Prefeitura de Caruaru abre inscrições para edital do São João 2026 nesta quinta-feira (16)

Os artistas e grupos culturais podem se inscrever a pelo Mapa Cultural até o dia 16 de novembro

Os artistas interessados em compor a programação do São João de Caruaru 2026 poderão se inscrever no edital do evento a partir desta quinta-feira (16). Realizado integralmente pelo Mapa Cultural, o processo terá início a partir das 8h e seguirá até às 16h59 do dia 16 de novembro. Os candidatos deverão preencher o formulário que estará disponível em: mapacultural.caruaru.pe.gov.br.

Neste ano, estão disponíveis dois editais: um voltado para Música e outro para demais linguagens artísticas, incluindo Cultura Popular, Artes Integradas, Artes Urbanas, Artes Cênicas, Circo, Literatura, Artesanato, Audiovisual, Artes Visuais, Design e Moda, Fotografia, Patrimônio Cultural, Povos Tradicionais, Dança e Gastronomia.

Podem participar pessoas físicas maiores de 18 anos, com comprovação de atuação na área há pelo menos seis meses, e pessoas jurídicas (inclusive MEI) de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos, que comprovem exclusividade do artista ou grupo por um período mínimo de seis meses.

As propostas serão avaliadas pela Comissão de Seleção de Propostas do São João de Caruaru, composta por representantes da Fundação de Cultura e do Conselho Municipal de Política Cultural. A pontuação seguirá os critérios de Mérito Artístico e Cultural, com nota máxima de 10 pontos, considerando o currículo, a relevância e o valor cultural da proposta. Também haverá pontuação adicional para proponentes que se autodeclarem pessoas negras, indígenas, tradicionais, idosas, com deficiência, mulheres cis, pessoas trans, travestis ou LGBTQIAPN+.

Os artistas selecionados por meio do edital irão compor 80% da programação oficial do São João de Caruaru 2026.

*Confira o cronograma do edital:*

Período de inscrições – 16 de outubro a 16 de novembro de 2025

Divulgação dos habilitados na análise documental e heteroidentificação – 1 de dezembro de 2025

Período de recursos da primeira etapa – 2 a 7 de dezembro de 2025

Resultado dos recursos – 8 de dezembro de 2025

Divulgação das notas das propostas – 12 de janeiro de 2026

Solicitação de súmula – 13 a 15 de janeiro de 2026

Anúncio da grade parcial da programação do São João 2025 – 19 de março de 2026

Dia do Professor: uma homenagem do vereador Jorge Quintino

Neste 15 de outubro, Dia do Professor, como vereador e também educador, presto minha mais profunda homenagem àqueles que fazem da sala de aula um território de transformação social: as professoras e os professores do nosso município.

Ser professor é exercer uma das mais nobres e exigentes missões da sociedade. É comprometer-se diariamente com o futuro, mesmo diante das dificuldades impostas pela realidade. É, como bem define o educador Jorge Larrosa, “criar espaços de experiência”, onde o saber se transforma em vida, em possibilidades, em dignidade.

Aproveito esta data para reconhecer os avanços conquistados em Caruaru na valorização da carreira docente. Destaco, com justiça, a realização do *concurso público para professores* municipais, uma demanda histórica da categoria e que representa um marco para a estabilidade, a meritocracia e a valorização do serviço público.

Outro passo importante foi a garantia do *pagamento do piso nacional do magistério* não apenas aos profissionais efetivos, mas também aos contratados, respeitando o direito de todos que se dedicam à educação com a mesma responsabilidade e entrega.

Essas ações da gestão municipal, liderada pelo prefeito Rodrigo Pinheiro, demonstram que, quando há diálogo, compromisso e visão de futuro, é possível avançar de forma concreta na construção de uma educação pública mais justa e estruturada.

Neste dia de reflexão e celebração, reafirmo meu compromisso com os educadores e educadoras de Caruaru. Que esta data sirva não apenas para homenagens, mas também para fortalecer o reconhecimento e a luta permanente por melhores condições de trabalho, formação continuada e respeito à nossa missão.

A todos os professores, o meu respeito, admiração e gratidão. Que nunca nos falte coragem para ensinar — nem políticas públicas que nos deem motivos para continuar acreditando.

*Jorge Quintino*

Vereador de Caruaru | Professor | Defensor da Educação

PGR diz que deputados não podem pedir prisão de Eduardo Bolsonaro

Deputado Eduardo Bolsonaro durante sessão de posse dos deputados federais para a 56a Legislatura.
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou nesta terça-feira (14) ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer no qual afirma que parlamentares não podem requerer a prisão do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

O parecer foi enviado ao ministro Alexandre de Moraes após os deputados Lindbergh Farias (PT-RJ) e Talíria Petrone (PSOL-RJ) pedirem a prisão do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, que é investigado na Corte pelo tarifaço dos Estados Unidos contra as exportações brasileiras.

Segundo Gonet, somente o Ministério Público, a Polícia Federal ou um assistente de acusação podem solicitar a medida.

“SS. Exas [Suas Excelências] não estão habilitadas no feito em nenhuma dessas posições, o que lhes subtrai a legitimidade processual para postular no feito”, afirmou.

Contudo, o procurador disse que poderá avaliar a decretação de medidas cautelares contra Eduardo Bolsonaro.

“De toda sorte, a Procuradoria-Geral da República se reserva à avaliação, em instante que estime oportuno, de eventual requerimento de medidas cautelares, inclusive no que tange ao aspecto da sua viabilidade efetiva”, completou.

No mês passado, Gonet apresentou denúncia contra o filho de Bolsonaro e o blogueiro Paulo Figueiredo pelo crime de coação no curso do processo.

Ambos moram nos Estados Unidos e foram investigados no inquérito que apurou a participação deles na promoção do tarifaço contra o Brasil e de sanções contra integrantes do governo federal e do Supremo.

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 40 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.927 da Mega-Sena, realizado nesta terça-feira (14). O prêmio acumulou e está estimado em R$ 40 milhões para o próximo sorteio.

Os números sorteados foram: 11 – 27 – 34 – 55 – 56 – 58

43 apostas acertaram cinco dezenas e irão receber R$ 45.167,65 cada
3.322 apostas acertaram quatro dezenas e irão receber R$ 963,70 cada

Apostas

Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de quinta-feira (16), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site ou aplicativo da Caixa.

Garanhuns: Edital para artistas interessados em participar do “Encantos do Natal 2025” segue aberto até 20 de outubro

As inscrições podem ser feitas presencialmente, na sede da Secretaria de Cultura, de forma on-line ou por e-mail

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Casa do Artesão, abriu inscrições para artistas e grupos que desejem integrar a programação do Encantos do Natal 2025. O edital tem como objetivo selecionar propostas para compor a grade do evento, que será realizado entre os dias 31 de outubro de 2025 e 11 de janeiro de 2026.

As propostas poderão contemplar diferentes formatos de apresentações, como a Cantata ao vivo da Ave Maria e do Pai Nosso, na sacada do Palácio Celso Galvão; Apresentações musicais intimistas, na Praça Tavares Correia, Praça Mestre Dominguinhos (Vila Gastronômica) e no Palácio Celso Galvão; Contação de histórias na Praça Dom Moura. Além de outras intervenções artísticas e musicais ao longo do período do Encantos do Natal 2025.

Instituições escolares e religiosas que desejarem participar de forma voluntária também devem se inscrever, apresentando a documentação solicitada no edital.

O edital completo está disponível no site da Prefeitura de Garanhuns — garanhuns.pe.gov.br, na aba “Editais Cultura”.

As inscrições presenciais podem ser realizadas até 20 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, na Secretaria de Cultura de Garanhuns, localizada na Rua Siqueira Campos, nº 75, bairro Santo Antônio. Já as inscrições on-line devem ser enviadas para o e-mail convocatoriasgaranhuns@gmail.com, com o assunto “Convocatória Encantos do Natal 2025”, até as 23h59min do dia 20 de outubro de 2025.