Prefeitura de Caruaru é parceira em seminário sobre Rede de Atendimento à Pessoa Idosa

O Conselho Regional de Serviço Social de Pernambuco (CRESS-PE), em parceria com a Prefeitura de Caruaru, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social e Combate à Fome, realizou, nesta quarta-feira (30), o seminário “Rede de Atendimento à Pessoa Idosa: o que é e para onde vai?”. O evento aconteceu no auditório da ASCES-Unita e reuniu profissionais e estudantes das áreas de Saúde, Educação, Assistência Social e Combate à Fome, além de pessoas idosas do município e da região.

Durante a manhã, os participantes puderam refletir sobre os desafios e avanços na construção e no fortalecimento da rede de atenção voltada à pessoa idosa. A programação contou com palestras e debates conduzidos por especialistas na temática do envelhecimento e das políticas públicas, promovendo um espaço de formação e troca de experiências entre os diversos setores que atuam na área.

A parceria reforça o compromisso da gestão municipal em garantir atenção integral à pessoa idosa, estimulando o diálogo entre os serviços e fortalecendo as ações intersetoriais no cuidado com esse público no município.

Governadora Raquel Lyra autoriza a construção de 15 Centros de Artes e Esportes e lança edital de fomento para artistas pernambucanos

O Governo de Pernambuco deu mais um passo na democratização do acesso à cultura em todas as regiões do Estado. Em solenidade realizada nesta quinta-feira (30), no Palácio do Campo das Princesas, a governadora Raquel Lyra anunciou duas importantes iniciativas que reforçam o compromisso do Governo com o desenvolvimento cultural: a ordem de serviço para construção simultânea de 15 Centros de Artes e Esportes Unificados da Cultura (CEUs da Cultura) e a assinatura do Termo de Execução Cultural (TEC) que garante a implementação do Edital de Busca Ativa – PNAB Pernambuco 2025, da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. Juntos, os dois anúncios somam investimentos de mais de R$ 30 milhões.

“Nós entregamos, hoje, a autorização para o início das obras dos CEUs da Cultura em 15 cidades pernambucanas, que vão da Região Metropolitana até o Vale do São Francisco. Essas 15 cidades receberão o equipamento, financiado pelo Governo Federal, em uma parceria com o Governo do Estado. Somos o primeiro estado do Brasil que, em um único lote, coloca as 15 unidades dos CEUs para terem as obras realizadas. Além disso, possibilitamos a profissionalização da nossa economia criativa, junto com os agentes de produção cultural”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Os CEUs da Cultura são equipamentos públicos que integram arte, educação, esporte, lazer, meio ambiente e cidadania. Os espaços serão implantados em áreas de baixo desenvolvimento humano, garantindo o acesso da população mais vulnerável a ambientes de convivência, formação e expressão cultural. O investimento total é de R$ 30,5 milhões, com recursos do Governo Federal, por meio do Novo PAC.

Para a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, os anúncios representam a democratização da cultura pernambucana. “O Governo de Pernambuco e o Ministério da Cultura chegam na ponta, chegam em quem faz a cultura acontecer. Esses novos centros de arte e de cultura vão servir para a juventude, para a infância, para os fazedores de cultura terem um espaço para trabalhar os seus projetos, para a fruição também da cultura”, explicou.

Representando o Ministério da Cultura, o secretário adjunto da pasta, Cassius Antônio Rosa, destacou a simbologia dos anúncios para Pernambuco. “É muito simbólico que o primeiro início de obra das ações do PAC para a cultura seja feito aqui em Pernambuco, um estado em que a cultura é tão forte e pungente. Os CEUs da Cultura levarão para as cidades do interior de Pernambuco e da Região Metropolitana mais participação, para que a gente possa ter a cultura também como agente de transformação social e transformação econômica”, declarou.

Os CEUs da Cultura contemplam os municípios de Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Itapissuma, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Camaragibe e São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife; Petrolina, Arcoverde, Buíque, Serra Talhada, Custódia, Floresta e Petrolândia, no Sertão; e Paudalho, na Zona da Mata Norte. As obras serão executadas pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), com prazo de conclusão de cinco meses. Após finalizadas, os equipamentos serão entregues aos municípios, responsáveis por sua gestão e manutenção.

Presente na solenidade, o deputado federal Waldemar Oliveira, falou sobre a importância dos anúncios para a cultura de Pernambuco. “Sou um grande defensor de todo investimento em cultura e educação, e acredito que Pernambuco é muito pulsante nesse aspecto”, disse. Já o deputado estadual Jarbas Filho enalteceu os CEUs da cultura. “Não são só 15 CEUs, são 15 sonhos que se realizam em Pernambuco. É um investimento que se faz na esperança, na cultura, no lazer, na dignidade”, afirmou o parlamentar.

Representando os prefeitos presentes, a gestora de Olinda, Mirella Almeida, agradeceu os investimentos que serão implementados no município. “Agradeço imensamente pela sensibilidade dos governos estadual e federal em compreender que o povo de Pernambuco necessita de investimentos sérios e arrojados, capazes de transformar a realidade de uma sociedade que ainda enfrenta desafios”, afirmou.

*Edital de Busca Ativa* – Na mesma cerimônia, ainda foi assinada a execução do Edital de Busca Ativa – PNAB Pernambuco 2025, ação que integra o Ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Com investimento de R$ 1.199.482,50, oriundo da PNAB Ciclo 1 (2024), a iniciativa vai beneficiar 45 municípios pernambucanos com ações formativas, balcões de atendimento e mobilização cultural, ampliando o acesso de artistas, coletivos e grupos culturais às políticas públicas de fomento.

As atividades previstas incluem oficinas de capacitação, mobilização de agentes culturais e a implantação de balcões de atendimento presenciais para orientação direta a artistas e coletivos. Ao todo, 86 ações serão realizadas em cinco territórios regionais, abrangendo todas as regiões de desenvolvimento do Estado — Região Metropolitana do Recife, Zonas da Mata Norte e Sul, Agreste, Sertões do Pajeú, Moxotó, Central, Itaparica, Araripe e São Francisco.

Pernambuco cria 15,6 mil empregos formais em setembro e lidera o Nordeste

Pernambuco encerrou o mês de setembro de 2025 com 15.602 novos empregos com carteira assinada, segundo o Novo Caged. O resultado garantiu ao Estado a liderança na geração de empregos no Nordeste e a terceira posição entre os maiores saldos do Brasil, reforçando a força da economia pernambucana e o ritmo consistente de crescimento do mercado de trabalho.

“Pernambuco volta à liderança na geração de emprego no Nordeste e está novamente entre os três primeiros do Brasil. Isso não é por acaso. É fruto de um trabalho forte do nosso time para fortalecer o ambiente de negócios e assim atrair novas empresas e fortalecer as que já atuam por aqui, promovendo geração de emprego e renda em todas as áreas da economia. Esse trabalho não para, e a tendência é que esses números melhorem cada vez mais com os novos investimentos que estão chegando ao nosso estado”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Desse total de 15,6 mil vagas, a indústria foi o setor que mais contratou (8.367), seguida pela agropecuária (2.814) e pela construção civil (2.354). Comércio e serviços também completaram o saldo positivo com 1.217 e 850, respectivamente.

“Os números de setembro confirmam a força do mercado de trabalho pernambucano. Pernambuco está diversificando sua economia, atraindo investimentos e criando oportunidades em todas as regiões do estado. O ambiente de negócios está mais favorável a quem quer produzir e gerar emprego”, reforçou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti.

No acumulado do ano, de janeiro a setembro de 2025, Pernambuco já soma 61.620 empregos formais, refletindo a continuidade do crescimento e a consolidação de políticas voltadas à geração de oportunidades. Desde 2023, já foram criados 172.700 empregos com carteira assinada em todo o Estado.

O secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (Sedepe), Manuca de Zé do Povo, ressaltou o trabalho integrado para capacitar o trabalhador e levar a mão de obra para as empresas. “O Governo de Pernambuco tem atuado de forma integrada para que o crescimento econômico se traduza em oportunidades reais para a população. Por meio da Sedepe, temos levado qualificação, intermediação de mão de obra e incentivo ao empreendedorismo a todas as regiões do Estado”, apontou o titular da pasta.

O desempenho positivo no acumulado do ano foi puxado por todos os grandes setores da economia, com destaque para a construção civil, que abriu 12.163 vagas e registrou crescimento de 55,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior. A indústria avançou com 8.008 contratações (+50%), enquanto serviços, agropecuária e comércio também mantiveram saldo positivo, reforçando a diversificação da economia estadual.

*NOVO CAGED* – O Novo Caged reúne informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do eSocial e do sistema Empregador Web. Ele calcula o saldo de empregos formais a partir da diferença entre admissões e desligamentos registrados em determinado período.

Inova CRIA: Governo de Pernambuco leva estudantes vencedores para imersão de tecnologia e inovação em Portugal

A governadora Raquel Lyra recebeu, nesta quinta-feira (30), no Palácio do Campo das Princesas, os estudantes e professores da Rede Estadual de Ensino vencedores do Inova CRIA: Ideias que Transformam, promovido pelo Governo de Pernambuco em parceria com o Porto Digital. Os grupos desenvolveram projetos dentro de várias áreas — como agricultura, saúde e acessibilidade, e vão embarcar em uma imersão internacional em Portugal no próximo mês de novembro.

“Ao todo, foram 62 projetos inscritos no Inova CRIA, nos nossos laboratórios de inteligência e tecnologia dentro das nossas escolas, e cinco venceram o concurso. Agora, essas cinco equipes irão para Portugal, conhecer o Porto Digital de lá, participar do Web Summit e representar Pernambuco numa das maiores rodadas de tecnologia e inovação do mundo. Esses alunos são de cada recanto do nosso estado, vão mudar o mundo para melhor e vão fazer o nosso chão muito mais feliz”, afirmou Raquel Lyra.

O concurso, desenvolvido pelas secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e Educação (SEE), mobilizou alunos do 1º e 2º anos das Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) e das Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) com Espaços CRIA ativos, para propor soluções inovadoras e transformar suas comunidades. Ao todo, 55 das 62 propostas foram validadas e avaliadas por uma comissão formada por representantes da SECTI, SEE, Porto Digital, Usina Pernambucana de Inovação e especialistas convidados. Cinco deles venceram.

“O Inova CRIA tem uma importância enorme, até mesmo nas parcerias entre as secretarias. Essa integração com a SECTI permite oferecer aos nossos estudantes oportunidades de melhoria, desenvolvimento de novos projetos e experiências de intercâmbio”, disse o secretário de Educação, Gilson Monteiro.

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro, celebrou o resultado. “Têm surgido diversos produtos, projetos interessantes e até startups. Será uma experiência extremamente enriquecedora, e tenho certeza de que esses estudantes voltarão cheios de ideias para desenvolver ainda mais produtos inovadores para o Estado”, afirmou.

Um dos projetos premiados surgiu após os alunos notarem que uma colega com deficiência visual tinha dificuldade na aprendizagem da disciplina de química. Com o auxílio de uma impressora 3D, os jovens criaram materiais que proporcionam uma experiência de aprendizado mais interativo, para além do braile.

“O objetivo foi facilitar o entendimento de conceitos abstratos de matemática e química, por exemplo. E vendo a dificuldade da colega, os alunos criaram na impressora 3D o conteúdo de forma tátil, como uma representação de uma célula, por exemplo, para que ela pudesse tocar e compreender melhor”, explicou o professor Gustavo Bezerra, do EREM Paulo Freire, em Carnaíba, no Sertão do Pajeú.

*IMERSÃO EM PORTUGAL* – As equipes vencedoras vão embarcar no dia 4 novembro para uma imersão internacional em Lisboa, com visitas ao Porto Digital Europa, encontros com startups e atividades no Web Summit 2025, onde poderão conhecer tendências globais em tecnologia, empreendedorismo e sustentabilidade.

“Eles vão ter a oportunidade de conhecer as inovações no Porto Digital de Aveiro, uma experiência incrível. Nós temos muito orgulho de estarmos com o Governo de Pernambuco nesse projeto”, disse o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

Para a aluna do EREM de Jatobá, no Sertão de Itaparica, Jéssicka Barbosa, o sentimento é de animação para a primeira viagem internacional aos 15 anos. “É surreal, algo que eu nem imaginava. Foi um projeto muito legal e expansivo para a nossa escola e na nossa cidade”, disse.

Os cinco projetos vencedores foram:

* “Aquarcia 5.0” (EREM Jatobá – Petrolândia), voltado ao uso de tecnologia para monitoramento sustentável da aquicultura

* “TechDengue” e “PIMEN-IOT” (ETE Ariano Vilar Suassuna – Garanhuns), que utilizam internet e Inteligência Artificial para controle de pragas e doenças;

* “Uso de tecnologias para assegurar a acessibilidade de deficientes visuais” (ETE Professor Paulo Freire – Carnaíba), com foco na inclusão;

* “Estação Meteorológica Inteligente” (ETE Ginásio Pernambucano – Recife), voltada ao monitoramento climático e ambiental.

Curso de Oratória em Caruaru ganha nova edição em novembro

Após o sucesso da primeira edição, o Curso de Oratória: comunicação que convence e conquista chega à segunda turma em Caruaru. O treinamento será realizado nos dias 17 e 18 de novembro, das 19h às 22h, no auditório do Escritório Moura & Galindo Advogados Associados, localizado no Bairro Universitário.

Promovido pela Excelis Marcas & Serviços, o curso tem como objetivo ajudar profissionais, estudantes e empreendedores a aprimorarem suas habilidades de comunicação, desenvolvendo segurança, clareza e poder de persuasão ao falar em público.

A formação será conduzida pela jornalista e professora Iraê Mota, que soma quase 20 anos de experiência na área de comunicação e ensino. Mestre em Desenvolvimento Local pela UFRPE e pós-graduada em Comunicação Empresarial, Iraê tem trajetória em rádio, jornal e televisão, além de atuação consolidada na assessoria de comunicação e docência. Atualmente, é professora e assessora de imprensa do Colégio Diocesano de Caruaru, e também responde pela comunicação corporativa do Sindloja Caruaru e da Accape.

Durante as duas noites de imersão, os participantes terão acesso a técnicas práticas para controlar o nervosismo, melhorar a expressão vocal e corporal e estruturar discursos eficazes, com base em recursos de storytelling, empatia e persuasão.

Com carga horária de 6 horas e vagas limitadas a 20 participantes, o curso oferece um ambiente dinâmico e personalizado, com certificado ao final da formação. As inscrições custam R$ 200 e podem ser feitas por meio do telefone (81) 9 9551-7529.

Réveillon da Ilha 2026 em Fernando de Noronha: três dias de celebração fortalecendo o turismo e economia local

Com três dias de festa, a Administração de Fernando de Noronha confirma a realização do Réveillon da Ilha 2026, que ocorrerá nos dias 31 de dezembro, 1 e 3 de janeiro, na Praia do Porto. O evento será promovido em parceria com a iniciativa privada, com acesso gratuito à população e áreas destinadas à iniciativa privada, reforçando o compromisso da Administração com o desenvolvimento econômico e social do arquipélago.

A programação contará com atrações nacionais e pernambucanas, abrangendo diferentes estilos musicais. O line-up completo será divulgado no dia 8 de novembro.

A realização do Réveillon da Ilha deve gerar impactos positivos significativos na economia local, atraindo visitantes de diversas regiões do Brasil e do exterior, impulsionando a taxa de ocupação hoteleira, movimentando o comércio e gerando novos empregos temporários.

Além de fomentar o turismo e a economia, o Réveillon da Ilha 2026 também proporcionará momentos de lazer e celebração para os moradores de Noronha, que poderão desfrutar de shows gratuitos para comemorar a chegada do novo ano.

Com a realização do evento, Fernando de Noronha reafirma sua posição como um dos principais destinos turísticos do país, fortalecendo a imagem do arquipélago como referência em turismo e consolidando-se entre os melhores réveillons do Brasil.

Todo o evento será planejado e executado em estrito respeito às normas ambientais do arquipélago, garantindo a preservação dos ecossistemas locais, manejo adequado de resíduos e mínimo impacto sobre a natureza, reforçando o compromisso de Noronha com a sustentabilidade e conservação ambiental.

Comissão de Direitos Humanos realiza Audiência Pública para debater direito à moradia digna em Pernambuco

A proposição foi da deputada Dani Portela, que concederá na ocasião Voto de Aplauso ao Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB)

O direito à moradia e a ampliação de políticas públicas de habitação em Pernambuco serão debatidos em Audiência Pública na Alepe nesta quinta-feira (30). A propositura é da deputada estadual Dani Portela através da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular (CCDHPP) da Alepe, que na ocasião entrega Voto de Aplauso ao Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB).

“É preciso contar com a participação popular para transformar as nossas cidades. Por aqui, pelo centro do Recife, por exemplo, percebemos que tem muito imóvel sem gente, e muita gente sem casa. Junto dos movimentos sociais que estão na linha de frente da luta por moradia pública, precisamos traçar caminhos para avançar. Defender a habitação é também buscar reduzir as desiguldades”, pontuou a deputada que é presidenta da CCDHPP.

O MLB foi fundado em Pernambuco e em Minas Gerais. O grupo atua há 26 anos, em mais de 20 estados das 5 regiões do país, na conquista de moradias através das ocupações urbanas. No estado, o Movimento construiu ocupações em Recife, Jaboatão dos Guararapes,

Olinda e Caruaru, promovendo ações em prol das pessoas em situação de vulnerabilidade social, moradores das periferias e ocupações, e combatendo às desigualdades.

*Serviço:*

Audiência Pública – Direito à moradia e políticas de habitação em Pernambuco

Data: 30 de outubro, quinta-feira

Horário: 13h

Local: Auditório Sérgio Guerra, Assembleia Legislativa de Pernambuco, Rua da União, 397 – Boa Vista, Recife.

Combate-se melhor as facções na Faria Lima do que na favela

Chefe da ONU pede investigação sobre mortes em operação no Rio

United Nations Secretary-General Antonio Guterres speaks during a news conference with Austrian Chancellor Karl Nehammer (not seen) and Foreign Minister Alexander Schallenberg (not seen) in Vienna, Austria May 11, 2022. REUTERS/Lisa Leutner

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, manifestou “profunda preocupação” com o número de vítimas da Operação Contenção, deflagrada nesta terça-feira (28) nas favelas da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro. Segundo o porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, Guterres pediu uma investigação imediata e a garantia de que qualquer ação policial siga as normas internacionais de direitos humanos.

“Posso afirmar que o secretário-geral está profundamente preocupado com o grande número de vítimas durante a operação policial realizada ontem nas favelas do Rio de Janeiro”, afirmou Dujarric, em comunicado divulgado nesta quarta-feira (29).

O governo do Rio informou que 119 pessoas morreram durante a ação, que mobilizou forças estaduais e federais. O Ministério Público do Estado (MPRJ) acompanha os desdobramentos e a legalidade das medidas, em cumprimento à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que impõe restrições às operações em comunidades.

A operação tem sido denunciada por familiares das vítimas, organizações da sociedade civil e pela Anistia Internacional, que classificaram o episódio como massacre e cobraram respostas do Estado.

A Anistia afirmou que o alto número de mortes é “inaceitável” e pediu uma apuração independente e célere para garantir justiça e reparação. Entidades locais também denunciaram que moradores ficaram presos dentro de casa, sem acesso a transporte, escolas ou unidades de saúde durante a incursão.

Especialistas ouvidos pela Agência Brasil classificaram a Operação Contenção como uma das mais letais da história recente do país e afirmaram que a população ficou “na linha de tiro”. Para eles, o uso massivo da força expõe a persistência de estratégias que resultam em mortes em larga escala e impactam, sobretudo, moradores de territórios vulneráveis.

O governo fluminense justificou a ação como resposta a ataques de grupos armados e disse que atua para restabelecer a segurança pública. A Secretaria de Estado da Polícia Militar informou que as forças policiais foram recebidas a tiros nas comunidades.

MP do Rio pede câmeras usadas por policiais em Operação Contenção

Rio de Janeiro (RJ), 29/10/2025 - Moradores protestam contra execuçoes na comunidade da Vila da PenhaOperação Contenção.
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Ministério Público do Rio de Janeiro determinou que sejam verificadas as câmeras corporais usadas pelos policiais que participaram da Operação Contenção, realizada nesta terça-feira (28) nos complexos da Penha e Alemão, que resultou na morte de 121 pessoas, entre elas quatro policiais. Foram realizadas mais de 100 prisões e apreendidas 118 armas, a maioria fuzis, além de 14 artefatos explosivos.

O procurador-geral de Justiça do Estado, Antônio Campos Moreira, disse que o acesso e a checagem das imagens são parte essencial da apuração sobre as mortes ocorridas durante a ação policial.

Questionado sobre o número de câmeras usadas pelos policiais na operação, o procurador disse que todas as informações do que ocorreu durante a operação vão depender primeiro da apresentação de relatório circunstanciado por parte de ambas as polícias.

“A partir do relatório, do recebimento das imagens, dos primeiros laudos de necropsia, dos laudos de confronto balístico – dos primeiros depoimentos que já estão sendo tomados pela polícia civil – é que serão produzidos de maneira independente pelo Ministério Público. A partir daí é que se terá uma visão técnica mais segura sobre o que efetivamente ocorreu.”

O procurador disse que, com todos esses elementos, “se saberá ao certo o que aconteceu naquele cenário de verdadeira guerrilha urbana”. Segundo ele, “a apuração não é fácil, porque parte do confronto ocorreu em uma área de mata fechada, mas todos os protocolos já acionados vão nos permitir formar uma visão mais segura e estritamente técnica dos fatos.”

O procurador Antônio Campos Moreira informou que vai tomar depoimentos, não apenas da cadeia de comando, mas desde a autorização da operação, passando por seu planejamento e, também, dos responsáveis pela execução das diligências. Disse ainda que vai ouvir pessoas que eventualmente estejam dispostas a testemunhar sobre os fatos.

“Nós temos aqui no Ministério Público uma estrutura que, paralelamente ao monitoramento das operações policiais, temos um canal direto de comunicação com a população. Todos os que nos procurarem serão recebidos com dignidade, serão ouvidos e nós vamos, a partir desse conjunto de informações formar uma visão estritamente técnica do problema”, afirmou.