Lula: em poucos dias teremos uma solução definitiva entre EUA e Brasil

Kuala Lampur, 27/10/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante encontro com a imprensa. Frame: CanalGov/Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (27) que está otimista em relação à suspensão das tarifas impostas ao Brasil pelos Estados Unidos e que, em poucos dias, os países deverão chegar a um acordo.

“Tive ontem na reunião [com o presidente Donald Trump] uma boa impressão de que logo, logo não haverá problema entre Estados Unidos e Brasil”, afirmou Lula, em coletiva de imprensa em Kuala Lumpur, na Malásia, às 11h de segunda-feira (27), no horário local (à meia noite no Brasil).

“Estou convencido de que, em poucos dias, teremos uma solução definitiva entre Estados Unidos e Brasil para que a vida siga boa e alegre do jeito que dizia o Gonzaguinha na sua música”, acrescentou.

No encontro, Lula disse que reforçou o argumento de que os Estados Unidos registram superávit no comércio com o Brasil, não havendo necessidade de taxação dos produtos brasileiros. Lula afirmou ter entregado um documento com os temas que pretende abordar nas negociações.

“Eu não estou reivindicando nada que não seja justo para o Brasil e tenho do meu lado a verdade mais verdadeira e absoluta do mundo, os Estados Unidos não têm déficit com o Brasil, que foi a explicação da famosa taxação ao mundo, que os Estados Unidos só iam taxar os países com quem eles tinham déficit comercial”, disse.

Perguntado por jornalistas se Trump fez alguma promessa ao Brasil, Lula brincou dizendo que não é santo para receber promessas.

“Para mim, o que ele tem que fazer é compromisso. E o compromisso que ele fez é que ele pretende fazer um acordo de muito boa qualidade com o Brasil.”

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que também participou da coletiva, nas próximas semanas, ocorrerão reuniões das equipes dos dois países para a construção de um acordo.

“Concordamos em trabalhar para construir um acordo satisfatório para ambas as partes. Nas próximas semanas, acordamos um cronograma de reuniões entre as equipes negociadores para tratar das negociações de ambos os países com foco nos setores mais afetados pelas tarifas”, afirmou.

O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Rosa, disse que as discussões com os Estados Unidos estão “avançando espetacularmente bem”.

“O Brasil solicita que haja reversão da decisão política tomada [relativa à taxação]. Os aspectos políticos que poderiam existir já não estão mais, não está mais na mesa aquilo que nunca poderia ter estado mesmo. Graças a essa posição, nós hoje fazemos uma discussão de um acordo comercial e não com outras naturezas que não sejam comerciais”, destacou Rosa.

Venezuela e COP

Na reunião com Trump, o presidente também se colocou à disposição para ajudar nas negociações com a Venezuela.

“Isso ficou muito claro, se precisar que o Brasil ajude, estamos à disposição, estamos à disposição para negociar”, disse.

“O Brasil não tem interesse que haja uma guerra na América do Sul. A nossa guerra é contra a pobreza e a fome. Se a gente não conseguir resolver o problema da fome e da miséria, como a gente vai fazer guerra? Para matar os famintos? Não dá para achar que tudo é resolvido à base da bala, que não é”, complementou.

Lula disse ainda que reforçou o convite para que Trump participe da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em novembro, em Belém. O presidente norte-americano anunciou a saída do país do Acordo de Paris, no qual os países se comprometem a reduzir as emissões de gases poluentes entre outras medidas para reduzir o aquecimento global.

“Convidei ele para ir a COP outra vez, disse para ele: ‘É importante que você vá para dizer o que você pensa. Se você não acredita nas coisas, vai lá para você poder dizer o que você pensa’. Não pode a gente fingir que não tem uma situação climática”, disse.

Outros mercados

Na coletiva, a equipe brasileira também ressaltou a importância das visitas à Indonésia e à Malásia, países com os quais o Brasil pretende expandir as relações.

“O Sudeste Asiático é o epicentro do crescimento global, zona dinâmica e polo de inovação tecnológica que está no centro das prioridades da política externa brasileira de diversificação de parcerias e atração de investimentos”, afirmou o ministro Mauro Vieira.

O presidente Lula também disse aos jornalistas que a Malásia terá apoio do Brasil para se tornar membro pleno do Brics. Atualmente, o país é um dos parceiros do grupo.

Lula completa 80 anos neste dia 27 de outubro. Ele começou a coletiva dizendo que está no melhor momento da minha vida. “Eu nunca me senti tão vivo e com tanta vontade de viver.”

 

Com gol mal anulado, Caruaru City encerra participação no Campeonato Pernambucano A2

Com gol mal anulado pelo VAR, o Caruaru City foi eliminado do Campeonato Pernambucano da Série A2 2025. A equipe caruaruense enfrentou o América, na tarde deste domingo (26), na Arena de Pernambuco, pela semifinal da competição, e acabou superada por 2×1.

O Caruaru City, que dominou as ações do jogo, chegou a empatar a partida no finalzinho, com gol legal do atacante William Anicete, mas a arbitragem de campo anulou, após erro gravíssimo na análise do árbitro de vídeo (VAR), marcando um impedimento inexistente (como mostra a imagem abaixo).

Nas palavras do presidente do Caruaru City, Evandro Marinho, após o jogo, o sentimento foi de indignação pelo erro determinante para o resultado final.

—“Infelizmente, a gente sofre com um erro grosseiro da arbitragem. Todos os esforços que foram feitos para ser uma competição justa e limpa, o VAR manchou a competição. As imagens são muito claras de que não havia impedimento e nós temos que lamentar e falar da nossa indignação pelo ocorrido”, apontou o presidente.

Evandro Marinho também aproveitou para parabenizar a torcida, atletas, comissão, staff, patrocinadores e parceiros que apoiaram o Clube no projeto de voltar à elite do futebol pernambucano. Ele garantiu que o Caruaru City seguirá pensando no futuro, e irá buscar parceiros e investimentos visando projetos que tornem o Clube cada vez mais forte dentro e fora de campo.

*Campanha* Com uma sequência de seis jogos de invencibilidade até a semifinal, o Caruaru City foi a equipe caruaruense com a melhor campanha no Campeonato Pernambucano da Série A2 2025. Em nove jogos, o Leopardo conquistou 3 vitórias, 4 empates e sofreu apenas duas derrotas, o que destaca a seriedade do trabalho desenvolvido por diretoria, comissão, atletas e parceiros.

Texto e imagens Assessoria Caruru City

Confira os serviços que funcionarão no município, nesta segunda (27), Dia do Servidor Público

A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Administração (SAD), informa quais repartições públicas do município funcionarão e quais os horários estarão atendendo na próxima segunda-feira (27), quando será celebrado o Dia do Servidor Público. 

Secretaria de Saúde: UPA, SAMU, Maternidade Municipal de Caruaru Santa Dulce dos Pobres e Hospital Manoel Afonso funcionarão normalmente. 

Secretaria de Sustentabilidade e Bem-estar Animal: os parques municipais estarão fechados, para manutenção. A Via Parque funcionará das 6h às 22h. A AME Animal também estará fechada. 

Secretaria da Mulher: o Centro de Referência da Mulher Maria Neuma Silva Lira (CRM) segue com funcionamento 24h. Também é possível entrar em contato com o CRM por meio do número: (81) 98384-4310.

Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome: mantém o plantão do auxílio funeral, pelos números (81) 98384-2410 e (81) 98384-3756. O atendimento da pernoite para a população em situação de rua funciona normalmente, na Rua Souza Lima, s/nº, bairro Nossa Senhora das Dores (rua paralela à Rua Saldanha da Gama). A equipe de abordagem social também estará em atividade.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa: o Centro de Atendimento ao Turista, no Monte Bom Jesus, funcionará das 8h às 20h.

Ceaca: o administrativo será fechado e o mercado funcionará normalmente.

Clínica-Escola de Nutrição da Estácio Recife abre agenda para atendimentos sociais

A Clínica-Escola de Nutrição do Centro Universitário Estácio Recife está com agenda aberta para atendimentos voltados à saúde nutricional da população. A clínica oferece serviços completos, incluindo anamnese nutricional, avaliação física, análise de exames, elaboração de dieta personalizada e orientações nutricionais, conduzidos por estudantes de Nutrição sob supervisão de profissionais experientes.

Os atendimentos sociais, sem custos, acontecem às terças, quartas e quintas-feiras, das 8h às 12h, no Campus Estácio Abdias de Carvalho. Os interessados devem realizar agendamento prévio pelo link: https://bit.ly/AgendeConsultaNutri.

A iniciativa é uma oportunidade para a comunidade receber acompanhamento nutricional de qualidade, enquanto os estudantes desenvolvem experiência prática em um ambiente acadêmico supervisionado.

Serviço
Clínica-Escola de Nutrição – Estácio Recife
Atendimento: terças, quartas e quintas
Horário: 8h às 12h
Local: Campus Estácio Abdias de Carvalho
Agendamento: https://bit.ly/AgendeConsultaNutri

Prazo para adesão ao Programa Especial de Recuperação de Créditos (PERC), do Governo de Pernambuco, encerra em novembro


Advogada tributária destaca os benefícios em aderir e consequências para quem perder o prazo para o pagamento
 

O Programa Especial de Recuperação de Créditos (PERC), também conhecido como Dívida Zero 2.0, tem o objetivo de facilitar a regularização de débitos de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Imposto sobre Transmissão Causa Mortis, com condições vantajosas para pessoas jurídicas e físicas, referentes a fatos geradores ocorridos até 31 de dezembro de 2024. O PERC permite a redução de créditos tributários, a utilização de saldo credor e o parcelamento da dívida.
 

Contudo, para conseguir os benefícios, os interessados têm o prazo até o dia 28 de novembro deste ano para a adesão ao programa. Esse prazo determinado vale tanto para quem optar pelo pagamento à vista quanto para quem fizer o parcelamento, desde que a primeira parcela seja quitada até essa data.

“Um ponto importante é que o PERC autoriza o uso de saldo credor de ICMS para abater até 50% do valor devido, o que representa uma oportunidade relevante para empresas com créditos acumulados junto ao Estado”, explica a advogada tributária Thais Ferreira, atuante em Martorelli Advogados.
 

A especialista informa quais são as consequências para pessoas físicas e jurídicas que perderem o prazo de adesão ao PERC. “Quem perder o prazo de adesão ao PERC deixa de ter acesso aos benefícios e descontos oferecidos pelo programa. Na prática, isso significa abrir mão de reduções que podem chegar a 95% ou até 100% sobre multas e juros, dependendo do tributo e da forma de pagamento. Além disso, o débito volta a ser cobrado em seu valor integral, com todos os encargos legais previstos na legislação, tornando a quitação mais onerosa. O contribuinte que não aproveitar o prazo também permanece sujeito a restrições fiscais, como protestos, inscrição em dívida ativa, exceções fiscais e impedimentos para emissão de certidões negativas (CNDs)”, ressalta.
 

Thais ainda destaca as consequências para quem aderir ao programa e descumprir o acordo firmado. “Depois de aderir ao PERC e formalizar o parcelamento, o contribuinte precisa manter o pagamento das parcelas em dia. Se deixar de pagar por um período superior a 90 dias, ocorre a rescisão automática do acordo, com a perda imediata de todos os benefícios concedidos. Nessa hipótese, os descontos sobre multas e juros são cancelados, os valores reduzidos são reincorporados ao saldo devedor e o montante total volta a ser exigido, já acrescido dos encargos legais. Em resumo, o descumprimento transforma novamente o contribuinte em um devedor comum, sujeito à cobrança judicial e a todas as restrições fiscais que o programa havia suspendido”, finaliza

Silvio Costa Filho vai solicitar reunião emergencial com ministros Rui Costa e Jader Filho, Governo do Estado e prefeitos para discutir situação do metrô do Recife

O ministro de Lula, Silvio Costa Filho, anunciou, neste sábado, que vai solicitar uma reunião emergencial entre o Governo Federal, o Governo do Estado e prefeituras para discutir a situação do metrô do Recife. A iniciativa vem após um dos vagões do metrô pegar fogo neste sábado.

De acordo com a CBTU, o incêndio foi causado por um curto-circuito na rede aérea, sistema de cabos suspensos que fornece a energia elétrica para o funcionamento dos trens.

De acordo com o ministro, a ideia é chamar os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Jader Filho (cidades), além do governador em exercício, Ricardo Paes Barreto, e prefeitos da Região Metropolitana para discutir a atual situação da malha ferroviária da região.

_”O metrô do Recife é um importante modal que transporta milhares de pernambucanos diariamente. O episódio de hoje reforça a necessidade de discutir medidas emergenciais para garantir que a segurança seja reestabelecida e que um conjunto de ações em melhorias possam ser feitas para melhorar a situação do metrô”, avaliou Costa Filho._

Logo após tomar conhecimento do ocorrido, Costa Filho procurou Rui Costa e Jader Filho, além de Paes Barreto. Na ocasião, o ministro de Lula se colocou à disposição para ajudar no que for preciso.

Governo do Estado leva bebidas de Pernambuco à feira Argentina Spirit Awards

Em missão na Argentina com o objetivo de fortalecer relações comerciais e turísticas entre o país sul-americano e Pernambuco, a vice-governadora Priscila Krause participou da Expo Internacional de Bebidas (ASA), considerada uma das maiores exposições locais do setor. O evento reúne produtores, distribuidores e especialistas de toda a América do Sul, possibilitando a abertura de caminhos para a exportação de bebidas pernambucanas em novos mercados.

“Os produtos pernambucanos conquistaram nove medalhas (quatro de ouro, duas grã-ouro e três de prata), reconhecimento que comprova a qualidade internacional da nossa produção. A Argentina Spirit Awards é uma vitrine estratégica de negócios e oportunidades. Nossa equipe manteve contato com diversos importadores e produtores locais, e agora o desafio é transformar essas conexões em parcerias comerciais concretas. A Adepe, por meio do programa Exporta PE, será a ponte para que esses contatos se tornem novos negócios para Pernambuco”, declarou a vice-governadora Priscila Krause.

As marcas pernambucanas premiadas foram Carvalheira Tradicional, Capibarim e Triumpho, que conquistaram medalhas de ouro na categoria Cachaça. A Bananinha recebeu ouro entre os licores, enquanto a Pitú Vitoriosa foi agraciada com a medalha Gran Ouro, e a Bitury obteve o mesmo reconhecimento entre as aguardentes de cana. As cachaças Sinhô Badé e Marim dos Caetés levaram medalha de prata, assim como a Rock’s Gin.

A relação entre Pernambuco e Mendoza teve início em 2024, quando a vice-governadora recebeu, junto à Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e à Secretaria de Turismo, a presidente do ProMendoza, Patrícia Giménez, para discutir cooperação técnica entre as regiões vitivinícolas argentina e pernambucana do Vale do São Francisco.

O encontro resultou na assinatura de um acordo de cooperação, que se desdobrou na Missão Pernambuco–Mendoza, realizada em março de 2025, com foco no fortalecimento das relações comerciais e turísticas.

A participação pernambucana na Argentina Spirit Awards é um desdobramento direto dessa parceria, consolidada por meio do Programa Exporta PE — iniciativa da Adepe voltada à inserção de pequenas e médias empresas pernambucanas no mercado global.

“Mendoza é referência mundial em turismo do vinho. Essa cooperação reforça o potencial de Pernambuco como origem de excelência em bebidas e cafés especiais. A Missão Pernambuco–Mendoza e a participação na Argentina Spirit Awards reafirmam o compromisso do Governo do Estado em promover o desenvolvimento econômico sustentável, a internacionalização de empresas e a valorização da produção local, conectando tradição, inovação e oportunidades”, detalhou Priscila Krause.

Diversas marcas locais participam com estandes no evento, como Marim dos Caetés, Cachaça Triumpho, Pitú, Cachaça Bitury, Engenho Capibarim, Capunga Craft, Sinhô Badé, Fante Bebidas, Carvalheira e Tabocas, além do Café do Brejo e da marca de acessórios para café Koar. Todas se apresentam sob o selo Pernambuco, destacando a qualidade e a sustentabilidade da produção local.

Governador em exercício Ricardo Paes Barreto visita obras em rodovias da Mata Sul

O governador em exercício Ricardo Paes Barreto vistoriou, neste sábado (25), as obras de requalificação das PE-073 e PE-061, na Mata Sul do Estado. O Governo de Pernambuco, através do Programa PE na Estrada, segue investindo na recuperação da malha viária pernambucana. Somente na Mata Sul, estão sendo restaurados 249 km de rodovias.

“Fico muito feliz não só em acompanhar as obras do Governo, mas de regressar a Ribeirão, e testemunhar as melhorias que vêm sendo feitas nas estradas. Temos uma nova realidade, fruto do esforço e dos investimentos que o Governo de Pernambuco tem deixado não só na Mata Sul, mas em todo o Estado”, destacou o governador em exercício Ricardo Paes Barreto.

A PE-061 recebe melhorias no trecho entre a PE-060, em Sirinhaém, e a PE-009, em Barra do Sirinhaém, com 10,8 km em recuperação. Já na PE-073, dois trechos estão sendo recuperados. O primeiro vai da PE-070 (Usina Cucaú) até a BR-101, em Ribeirão, com extensão de 22,6 km, o segundo liga a PE-060, em Rio Formoso, à PE-070 (Usina Cucaú), com 15 km recuperados.

André Fonseca, diretor-presidente do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), apresentou um panorama da recuperação e execução das vias para garantir mais fluidez no Litoral Sul. “São vias que possibilitam mais tranquilidade para a população, além de facilitar o acesso às nossas praias e o escoamento da produção do Porto de Suape e do setor sucroenergético. As obras estão a todo vapor em todo território pernambucano, com um investimento superarior a R$ 5 bilhões só para a recuperação de estradas”, afirmou.

Todos esses investimentos são parte do PE na Estrada, que, até outubro de 2025, recuperou mais de 1.300 km de rodovias. Até o final de 2026, 3,5 mil km de vias serão recuperadas.

O deputado estadual France Hacker reforçou a parceria com a gestão estadual e os avanços para a região. “O Governo está trabalhando, não só com essas estradas, mas com uma série de ações que valorizam a saúde, turismo e qualidade de vida dos pernambucanos. Me sinto honrado em fazer parte desse projeto de mudança, ajudando sempre para desenvolver ainda mais a nossa Mata Sul”, pontuou.

Marcaram presença na vistoria o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça; o secretário executivo de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), Pedro Neves; e os prefeitos Berg de Hacker (Rio Formoso), Fátima Borba (Cortês), Manoel da Retífica (Sirinhaém), Júnior de Beto (Palmares) Dona Graça (Catende) e Miruca (Água Preta); além do vice-prefeito de Barreiros, Zonari Sanguinetti.

Caruaru recebeu comitiva francesa para fortalecer intercâmbio em agroecologia e agricultura familiar

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), recebeu, na sexta-feira (24), uma comitiva francesa composta por representantes de redes e instituições voltadas ao desenvolvimento rural, à agroecologia e à alimentação saudável. O encontro teve como objetivo promover o intercâmbio de experiências e o fortalecimento de parcerias entre Brasil e França, com foco na agricultura familiar e na produção sustentável.

A delegação francesa foi formada por Emmanuel Cibert, vice-prefeito da cidade de Plouër-sur-Rance e administrador da Rede Bruded, que reúne cerca de 300 municípios franceses comprometidos com o desenvolvimento sustentável, além de integrante da Rede Bretagne Solidária; Salomé Cade, funcionária da mesma rede e coordenadora da Rede Internacional Agroecologia e Alimentação; e Gilles Maréchal, idealizador da Rede Internacional Agroecologia e Alimentação, administrador da Bretagne Solidária e tesoureiro da Associação AMAR.

Durante a visita, os representantes conheceram de perto projetos desenvolvidos pela SDR voltados à produção agroecológica, à inclusão produtiva e ao fortalecimento das comunidades rurais. A comitiva também pôde dialogar com técnicos e agricultores locais, observando as práticas de convivência com o semiárido e as iniciativas de segurança alimentar e nutricional que vêm sendo implementadas no município.

A visita reforça o papel de Caruaru como referência regional em políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural sustentável, marcando o início de um processo de cooperação internacional com redes francesas dedicadas à transição agroecológica.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Weslley Nascimento, o encontro representa uma oportunidade valiosa de aprendizado mútuo e fortalecimento das políticas públicas locais.

“A troca de experiências com a comitiva francesa amplia nossa visão sobre o papel da agricultura familiar e da agroecologia como caminhos para o desenvolvimento sustentável. Essa parceria é um passo importante para impulsionar novas práticas, fortalecer os agricultores e consolidar Caruaru como exemplo de inovação e sustentabilidade no campo”, destacou o secretário.

O encontro encerrou-se com a perspectiva de formalização de parcerias técnicas e institucionais entre Caruaru e as redes francesas, consolidando um importante passo rumo à integração internacional de iniciativas voltadas à sustentabilidade, soberania alimentar e valorização da agricultura familiar.

Governadora em exercício Priscila Krause transmite o cargo ao presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Ricardo Paes Barreto

A governadora em exercício Priscila Krause transmitiu, nesta sexta-feira (24), no Palácio do Campo das Princesas, o cargo de chefe do Executivo estadual ao presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Ricardo Paes Barreto. A gestora segue para a Argentina, onde cumprirá uma agenda voltada ao turismo e ao desenvolvimento econômico de Pernambuco até o próximo dia 29.

“Nós temos um acordo de cooperação técnica com o Estado de Mendoza, na Argentina, para desenvolver nossas vinícolas. Também abrimos novos voos para o país e, nessa viagem, visitarei uma operadora de turismo e as instalações da APM Terminals, do Grupo Maersk, a mesma empresa que a governadora está visitando na Dinamarca. Tenho a certeza de que o Estado de Pernambuco fica, neste período, nas melhores mãos em que poderia estar”, destacou a governadora em exercício Priscila Krause.

Terceiro na linha de sucessão, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto, também estará em viagem ao exterior durante o período. Ricardo Paes Barreto permanece como governador em exercício até a próxima quarta-feira (29), quando a governadora Raquel Lyra retorna da missão oficial à China e à Dinamarca e reassume a gestão estadual.

“Assumir este cargo é uma responsabilidade muito grande. Inicio uma agenda visitando cidades onde o Governo do Estado realizou investimentos para melhorar a vida da população. Recebo com muita honra essa missão e pretendo cumpri-la sem nenhuma mudança, seguindo a linha exemplar da governadora Raquel Lyra”, afirmou.

Presente na solenidade de transmissão de cargo, o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, destacou que o período de Ricardo Paes Barreto à frente do Governo do Estado será marcado por uma atuação plena e por agendas oficiais. “Será uma agenda intensa e enriquecedora. O Tribunal de Justiça tem sido um grande parceiro do Governo de Pernambuco, e é muito importante que um membro do Poder Judiciário esteja aqui dentro, acompanhando de perto todas as ações desenvolvidas pela gestão estadual”, enfatizou o titular da pasta.