Ao lado de referências nacionais, Anderson Correia ministra palestra no 1º Seminário Pernambucano de Direito Animal

O advogado animalista, vereador e pré-candidato a deputado estadual Anderson Correia (PP/UP) ministrou palestra no 1º Seminário Pernambucano de Direito Animal, realizado nesta sexta-feira (24), na OAB-PE, no Recife. O evento reuniu importantes nomes do Direito Animal no país – a exemplo do advogado animalista Dr. Francisco Garcia e do juiz federal e pós-doutor em Direito Animal, Dr. Vicente Ataíde Júnior – e discutiu avanços, desafios e responsabilidades na proteção e bem-estar dos animais.

Durante o seminário, Correia participou ativamente dos painéis 2 e 3, abordando temas fundamentais para o fortalecimento da causa animal. No Painel 2, tratou sobre “Tração Animal e Bem-Estar: Caminhos Sustentáveis para o Fim do Uso de Carroças e a Proteção de Equídeos”; já no Painel 3, discutiu “Políticas Públicas de Proteção Animal: Desafios de Implementação e Efetividade no Cenário Municipal e Estadual”.

Pós-graduado em Direito Animal, Correia destacou a relevância do evento como um marco para Pernambuco. “A pauta animal tem ganhado cada vez mais força e espaço na sociedade e em instituições de grande representatividade, como o Tribunal de Justiça de Pernambuco, a OAB e diversas entidades. Isso mostra a maturidade e o avanço dessa discussão, que vem conquistando novos aliados e fortalecendo a causa a cada dia. Foi uma honra participar de um evento de tamanha relevância ao lado de grandes referências regionais e nacionais”, afirmou.

Proposta da Reurb avança em Caruaru com contribuições da Acic

Atenta à importância da regularização fundiária para a segurança jurídica, a inclusão social e o fortalecimento do ambiente de negócios, a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) vem articulando o setor produtivo, os poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, além de outras autoridades locais, em busca de soluções para o tema. Nesta quinta-feira (23), durante a reunião de Diretoria, foram debatidos os avanços da proposta com a presença da advogada especialista Wedlla Félix, integrante da comissão de trabalho responsável pela minuta do projeto de lei.

O objetivo é ampliar o alcance social da medida e reforçar a segurança jurídica do processo. A proposta segue agora para apreciação na Câmara de Vereadores e, posteriormente, será discutida com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), com quem a Acic já realizou reuniões sobre o tema.

O presidente da Acic, Cláuston Pacas, destacou a relevância da iniciativa e o papel da instituição no fortalecimento do desenvolvimento urbano e econômico do município. “A Associação congrega todos os ramos de atividade da cadeia produtiva da cidade. Um dos nossos objetivos institucionais é justamente promover o desenvolvimento urbano, econômico e social de Caruaru, e isso está diretamente ligado à regularização fundiária”, ressaltou.

A lei municipal regulamentará, no âmbito local, a Reurb prevista na Lei Federal nº 13.465/2017, que proporciona aos proprietários de imóveis em situação irregular a obtenção da documentação necessária. A medida gera impactos positivos para a economia e para o poder público. “Com a regularização, o município passa a arrecadar tributos como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), e o imóvel ganha mais garantia e segurança, podendo ser utilizado em operações financeiras. Todo mundo sai ganhando”, explicou Wedlla Félix.

Entre os principais avanços da minuta estão a redução do quórum para requerimento de regularização, a possibilidade de criação de uma Câmara de Prevenção e Resolução Administrativa de Conflitos Fundiários e a inclusão de condomínios e igrejas entre os beneficiados. A favor do estabelecimento da Câmara, o vice-presidente do Conselho Superior Deliberativo da Acic, Ricardo Montenegro, reforçou: “A Acic vem atuando de forma articulada junto aos diversos órgãos envolvidos — Ministério Público, cartórios, Tribunal de Justiça, Câmara de Vereadores, Procuradoria do Município e URB — com o objetivo de assegurar a efetividade da legislação e promover maior agilidade nos processos de regularização imobiliária em Caruaru”, disse.

Wedlla Félix ressaltou ainda que a proposta representa um avanço na gestão pública e na segurança jurídica. “Essa previsão marca um passo de modernidade e eficiência administrativa, evita a judicialização e fortalece os atos de regularização fundiária”, concluiu.

João Pizza inaugura nova unidade no Caruaru Shopping com cardápio diversificado e sabor artesanal

A marca João Pizza se prepara para inaugurar, em aproximadamente 30 dias, a sua quarta unidade, desta vez no Caruaru Shopping. Reconhecida pelo sabor autêntico e pela qualidade artesanal de seus produtos, a pizzaria amplia sua presença na região com uma proposta que une tradição e inovação gastronômica.

O novo espaço promete oferecer uma experiência completa aos clientes, com um cardápio diversificado que vai muito além das pizzas. Entre as opções, destaque para massas frescas, risotos, saladas e, claro, uma variedade de pizzas preparadas com ingredientes selecionados e combinações criativas.

Com ambiente aconchegante e atendimento de excelência, a João Pizza chega ao maior centro de compras e lazer do interior do Nordeste para conquistar ainda mais paladares.

“É a realização de um sonho ver a nossa marca, uma pizzaria genuinamente da terra, chegando ao Caruaru Shopping. Temos certeza de que vamos surpreender o público, unindo toda a experiência artesanal que sempre nos acompanhou a um modelo mais dinâmico, no estilo fast food, sem abrir mão da qualidade e do sabor que nos tornaram conhecidos”, destaca João Paulo Bezerra, empresário à frente da marca.

Édson Henrique assumirá gerência regional do Governo do Estado no Sertão do Pajeú

O ex-vereador Edson Henrique, de Afogados da Ingazeira, será nomeado Gerente de Articulação Regional da Casa Civil no Sertão do Pajeú, posição em que representará o Governo de Pernambuco junto aos municípios da região. A nomeação atende a um pedido do grupo político liderado pelo engenheiro Danilo Simões e foi articulada pelo secretário estadual da Casa Civil, Túlio Vilaça.

Danilo Simões foi candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira na eleição municipal de 2024 e obteve 9.609 votos, despontando como uma das principais lideranças políticas da região. Já Edson Henrique é advogado e ex-vereador do município, tendo sido candidato a vice-prefeito na chapa de Danilo. Ele é filho do vereador José Edson Ferreira, o Zé Negão – o mais votado da história do município – e traz consigo a experiência política do grupo de oposição local.

Essa escolha reforça a aproximação entre o Governo do Estado e as lideranças de Afogados da Ingazeira, cidade historicamente reconhecida como o coração do Pajeú, abrindo espaço para uma atuação mais efetiva na região. Com um representante legítimo da política local na coordenação regional, a gestão Raquel Lyra espera unir esforços pelo bem de Pernambuco e impulsionar as políticas públicas no Pajeú.

O deputado estadual Romero Sales Filho, que acompanhou de perto o processo de articulação, destacou a importância da nomeação:

“Edson tem a capacidade de unir e representar bem o povo sertanejo. Sua chegada à gerência regional fortalece o projeto liderado pela governadora Raquel Lyra e reforça o compromisso de fazer o Governo de Pernambuco cada vez mais presente no interior.”

“A governadora Raquel Lyra demonstra compromisso com o Sertão do Pajeú ao trazer para o governo um representante legítimo da nossa política local,” destacou Danilo Simões, referindo-se à indicação de Edson. “Agora é hora de unir o grupo em torno do projeto de Raquel Lyra, trabalhando juntos pelo bem de Pernambuco e da nossa região,” concluiu o engenheiro, que lidera o grupo político responsável pela articulação.

“Estou pronto para trabalhar de forma integrada com a governadora Raquel Lyra e sua equipe, unindo esforços para fortalecer as políticas públicas no Pajeú e melhorar a vida da nossa gente,” afirmou Edson Henrique ao comentar o novo desafio. Segundo ele, a presença de um articulador regional alinhado ao Governo do Estado “vai aproximar ainda mais as ações do governo das necessidades do povo pajeuzeiro, fortalecendo o diálogo e gerando resultados concretos para a população.”

Caruaru Shopping promove a Estação Halloween

O Caruaru Shopping convida o público a viver uma experiência divertida, misteriosa e totalmente instagramável na Estação Halloween, que acontece de 24 a 31 de outubro.

O espaço temático, localizado no corredor do supermercado, funcionará conforme o horário do centro de compras e convivência e foi preparado especialmente para quem adora o clima do Dia das Bruxas e não perde a chance de fazer aquele clique especial!

Com uma decoração repleta de detalhes que remetem ao universo do Halloween, o ambiente é o cenário perfeito para registrar momentos ao lado dos amigos, da família ou com aquela fantasia incrível.

A entrada é gratuita e o espaço é acessível a todos.

“Prepare o celular e venha garantir fotos incríveis na Estação Halloween”, convidou o gerente de Marketing do Caruaru Shopping, Walace Carvalho.

O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.

Caruaru Shopping inaugura o Cantinho do Artesanato com talentos locais

A partir do dia 24 de outubro, o Caruaru Shopping estará abrindo as portas para o Cantinho do Artesanato, um evento dedicado à arte, à cultura e ao talento dos artesãos locais.

Localizada no corredor do supermercado, a feira estará aberta durante todo o horário de funcionamento do centro de compras e convivência, oferecendo ao público um espaço repleto de produtos exclusivos, criados com muito carinho e habilidade.

Entre as opções, os visitantes poderão encontrar peças de crochê, bolsas personalizadas, laços de cabelo, plantas, velas aromáticas, óleos essenciais e diversos outros itens que unem tradição, arte e bem-estar.

“O Cantinho do Artesanato é o lugar perfeito para quem busca produtos autênticos e cheios de significado, com aquele toque especial de quem faz com amor e dedicação”, afirmou o gerente de Marketing do Caruaru Shopping, Walace Carvalho.

O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.

Na Dinamarca, governadora Raquel Lyra visita planta da European Energy e destaca os avanços da transição energética em Pernambuco

Fábrica que será instalada em Suape terá o triplo do tamanho da planta da European Energy em Kassø

Dando continuidade à missão internacional na Dinamarca, a governadora Raquel Lyra visitou, nesta sexta-feira (24), a planta da European Energy em Kassø, referência mundial em soluções de hidrogênio verde e combustíveis sustentáveis. Durante a visita, a gestora destacou que a fábrica que será instalada pela empresa no Complexo Industrial Portuário de Suape coloca Pernambuco em destaque na cadeia do hidrogênio verde e combustíveis do futuro.

A agenda teve como foco o intercâmbio tecnológico e o alinhamento das etapas do empreendimento da companhia que será construído em Pernambuco com um investimento de R$ 2 bilhões. “Nós visitamos a primeira planta de E-metanol na Europa, da European Energy. O Porto de Suape irá receber uma indústria que processará o hidrogênio verde para produzir o novo combustível. Estamos garantindo nosso estado na liderança da transição energética com geração de empregos e oportunidades para os pernambucanos.”, destacou Raquel Lyra.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, a planta posiciona Pernambuco na rota dos investimentos em transição energética e combustíveis do futuro. “A fábrica da European Energy que visitamos chegará em nosso estado já integrada com a indústria sucroenergética e de biomassa. É um passo firme na rota dos combustíveis do futuro“, destacou.

Com aporte previsto de R$ 2 bilhões, o projeto ocupará uma área de 10 hectares, contando com a geração de 250 empregos diretos, posicionando o Estado como fornecedor de combustível limpo para o setor marítimo mundial. A tecnologia é a mesma utilizada pela empresa para abastecer a frota sustentável da Maersk na Europa, uma das maiores companhias de logística do planeta, hoje também investidora em Suape por meio da APM Terminals.

Além de conhecer o funcionamento da planta, a comitiva pernambucana dialogou com a direção da empresa sobre pesquisa, capacitação profissional e possíveis parcerias em inovação. “Nesta fábrica, nós produzimos metanol verde a partir do processo de eletrólise e pretendemos aplicar esse projeto no Brasil e em Pernambuco em maior escala”, explicou o gerente de projetos da European Energy, Alexandre Groszmann.

O presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Armando Monteiro Bisneto, apontou a importância da instalação. “A implantação desta fábrica em Suape vai representar uma grande revolução, trazendo desenvolvimento, descarbonização com tecnologia de ponta. O cluster de novas energias do Porto vai ganhar muito com essa instalação, apontando para um futuro promissor para o Porto de Suape”, contou.

Também acompanhando a visita, o presidente do Sindaçúcar-PE, Renato Cunha, pontuou que a presença do Governo de Pernambuco na Dinamarca representa consistência nos negócios com grandes empresas. “A presença da governadora Raquel Lyra e seu time na Dinamarca demonstra um momento histórico que ocorre na área da transição energética em Pernambuco e no Brasil. Suape é um porto que tem demonstrado uma versatilidade e Pernambuco está partindo na frente de forma consistente”, comentou.

Estiveram presentes Daniel Rose (managing director na A.P. Møller da Mærsk (Maersk); Daiane Maeinchein (public Affairs na A.P. Møller da Mærsk), Carolina Ruvald (gerente de projetos da European Energy). Integraram a comitiva do Governo de Pernambuco os secretários estaduais João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais) e André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura); e as secretárias executivas Rayane Aguiar (Relações Internacionais) e Daniella Brito (Imprensa).

UNINASSAU Caruaru realiza mais uma edição do Faculdade na Comunidade

O UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Caruaru realiza mais uma edição do Faculdade na Comunidade, projeto de responsabilidade social. Ele acontece sábado (25), na Sociedade Musical Nova Euterpe, localizada no Bairro Centenário, das 8h às 12h. A iniciativa, que conta com a participação ativa de estudantes e professores, oferece serviços gratuitos para a população, utilizando o conhecimento e a estrutura da Instituição de Ensino Superior para promover bem-estar e cidadania.

Os serviços disponibilizados gratuitamente são: aferição de pressão arterial, teste de glicemia, liberação miofacial e massagens. Além disso, a comunidade tem acesso a orientações jurídicas. O intuito é oferecer suporte para a resolução de dúvidas e questões legais que, muitas vezes, são inacessíveis para uma parcela da população. Os cursos envolvidos na iniciativa são Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia e Direito.

A diretora da UNINASSAU Caruaru, Ana Teresa Marques, destaca a relevância do projeto. “Ele é um dos pilares da nossa missão. Acreditamos que o acesso a serviços básicos de saúde e orientações jurídicas é um direito, não um privilégio. É muito gratificante ver nossos alunos e professores dedicando seu conhecimento para impactar positivamente a vida de uma comunidade”.

O Faculdade na Comunidade reforça o compromisso da UNINASSAU Caruaru com a formação de seus alunos, que, por meio de ações como essa, colocam em prática o conhecimento adquirido em sala de aula. O projeto se consolida como um marco no calendário de responsabilidade social da Instituição, demonstrando a importância de estender a atuação acadêmica para além dos muros do Centro Universitário.

Ricardo Paes Barreto assume Governo nesta sexta

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Ricardo Paes Barreto, assumirá o Governo do Estado, nessa sexta-feira (24). A transmissão do cargo está prevista para as 14h, no Palácio do Campo das Princesas. Governadora em exercício desde o dia 14 deste mês, Priscila Krause viajará para a Argentina e o presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto (PSDB), embarcará para Portugal. A governadora Raquel Lyra (PSD) está fora do País e só retornará da Dinamarca no dia 28. As informações são do Blog Dantas Barreto.

Paes Barreto, por presidir o Judiciário pernambucano, é o quarto na linha sucessória. Na próxima terça-feira, o desembargador repassará o cargo a Raquel Lyra. Os detalhes da transmissão do cargo, amanhã, ainda serão divulgados pelo Governo do Estado.

O presidente do TJPE ficará à frente do Executivo pela segunda vez, desde que assumiu a função. No ano passado, Ricardo Paes Barreto substituiu o prefeito do Recife, João Campos (PSB), no período em que ele esteve no exterior. Devido à legislação eleitoral, na ocasião o presidente da Câmara de Vereadores, Romerinho Jatobá (PSB), se ausentou do País para não assumir a Prefeitura.

Olinda recebe o espetáculo de rua A Farsa da Boa Preguiça, neste final de semana e véspera do feriado

A peça é gratuita, tendo o texto sido inspirado na literatura de Ariano Suassuna. As apresentações acontecem em Rio Doce, Alto da Sé e na Cidade Tabajara. A realização é do Grupo de Atores Independentes de Olinda

Nos dias 25 e 26 de outubro, Olinda recebe o espetáculo de rua A Farsa da Boa Preguiça, cujo texto é do escritor Ariano Suassuna, sendo adaptado por Arimã Maranhão. A peça é uma produção do Grupo de Atores Independentes de Olinda, visando aprofundar a crítica social, através de personagens típicos do Nordeste brasileiro, com a figura do coronel, do galego sabido, do padre desonesto, do diabo entre outras figuras do imaginário popular, que ultrapassam as barreiras dos grandes clássicos literários e eruditos.

O espetáculo foi adaptado em 1995, por Arimá Maranhão, Ivo Rodrigues, Rosário Mendonça e Waldemir Souza, sendo intitulado: Os Personagens da Farsa da Boa Preguiça, no qual foi apresentado no palco do Teatro Popular do Bonsucesso, durante a Mostra Teatral de Olinda.

O diretor do Grupo de Atores Independentes de Olinda, Ivo Rodrigues, ressalta a importância do teatro de rua no fortalecimento da cultura popular. “É importante lembrar que o teatro de rua tem um papel fundamental dentro das comunidades, saindo do teatro de caixa e adaptando às realidades do dia a dia. Além disso, Ariano Suassuna é um autor que traduz com maestria o espírito e a identidade do povo pernambucano, unindo humor, crítica social e sabedoria popular”, afirmou o artista.

A primeira apresentação acontece, no próximo sábado (25), em Rio Doce, na Avenida das Garças, nº 800, ao lado da Escola Estadual João Matos Guimarães, a partir das 16h. No domingo (26), o Alto da Sé será palco da exibição da montagem teatral, em frente à Agremiação da Escola de Samba Preto Velho, no mesmo horário da primeira exibição.Quem não puder prestigiar neste final de semana, pode assistir ao espetáculo no dia 1º de novembro, no Polo Cultural da Cidade Tabajara, na Rua Dinamarca, às 16h.

Ficha técnica:

O elenco da peça: Alessandro do Nascimento, Elisandra de Santana Freitas, Emerson Diniz, Ivo Rodrigues, Natália Barreto, Ronaldo Quirino e Rosário Miranda.

Texto adaptado: Arimá Maranhão

Coordenação geral: Ivo Rodrigues

Apoio de coordenação: Emerson Diniz

Produção: Ronaldo Quirino

Contrarregra: Gerson Braga

Iluminação: coletiva

Sonoplastia: Fabiano Oliveira

Programador visual: Ronaldo Quirino

Figurino: Ivo Rodrigues

Produção de figurino: Francis Souza

Fotos e vídeos: Wallace Brito

Direção: Coletiva