Motoristas com TDAH têm 2 vezes mais chance de se envolver em acidente

Início da Rodovia Raposo Tavares.

Impulsividade, desatenção e agitação são alguns dos sintomas conhecidos do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Apesar de ser comumente detectado na infância, o quadro geralmente acompanha a pessoa ao longo de toda a vida e exige cuidados – inclusive quando o paciente decide pegar o volante.

A Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) alerta que pessoas com TDAH têm duas vezes mais chance de se envolver em sinistros de trânsito, conforme atestam estudos internacionais.

Dados da entidade mostram ainda que, no Brasil, a prevalência de TDAH é estimada em 7,6% em crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos; em 5,2% dos jovens com idade entre 18 e 44 anos; e em 6,1% das pessoas maiores de 44 anos.

Durante o 16° Congresso Brasileiro de Medicina do Tráfego, em Salvador, a médica do tráfego Joan Faber citou estudos que associam o TDAH a comportamentos no trânsito que incluem falta de julgamento, tendência em assumir riscos e busca por emoções.

Além disso, segundo ela, há uma percepção superestimada de competência ao volante, o que faz com que o condutor com TDAH mantenha comportamentos de risco.

“A compreensão do quadro e a experiência na direção podem modificar esse risco relativo”, avaliou a médica.

De acordo com Joan, condutores com TDAH apresentam melhor performance quando dirigem por percursos urbanos e com trânsito intenso.

Também foi observado que, quando dirigem automóveis com câmbio manual, que demandam mais atenção, a segurança melhora.

“Condutores com TDAH têm pior desempenho em longas distâncias, em vias pouco movimentadas, na condução monótona – principalmente quando não medicados”, disse.

“Tarefas secundárias, como comer e ingerir líquidos, mudar a estação de rádio ou utilizar o celular pioram substancialmente o desempenho”, concluiu a médica.

*Paula Laboissière* – Repórter da Agência Brasil

A repórter viajou à convite da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet)

“Brasil será soberano pela educação”, diz Lula na corrida MEC 95 anos

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a participação na Corrida e Caminhada MEC 95 anos, na Esplanada dos Ministérios. Brasília - DF. 

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O aniversário de criação do Ministério da Educação (MEC) foi comemorado neste domingo (28), em Brasília, com a participação de 6 mil pessoas na Corrida e Caminhada MEC 95 Anos.

Entre os participantes estava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que destacou o poder de políticas públicas educacionais fortes para um país.

“Nós temos consciência que é através da educação – da creche à universidade, da alfabetização a um curso de engenharia – que a gente vai tornar o Brasil soberano, para nunca mais ninguém dar palpite sobre o Brasil. Viva a educação brasileira! Viva o MEC!”

A programação – com percursos de 3 quilômetros (km) para caminhada e 5 km e 10 km para corrida – foi um momento de integração entre educadores, servidores, gestores e a comunidade.

A ideia de uma corrida com caminhada foi dos próprios servidores do ministério que, a partir de uma consulta interna, escolheram como celebrar o aniversário da instituição.

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a participação na Corrida e Caminhada MEC 95 anos, na Esplanada dos Ministérios. Brasília - DF. 

Foto: Ricardo Stuckert / PR
Presidente Lula participa da Corrida e Caminhada MEC 95 anos, na Esplanada dos Ministérios Brasília – Ricardo Stuckert/Presidência da República

A servidora Isleide Barbosa aguardava o início da corrida animada com a festividade que uniu atividade física, lazer e reconhecimento institucional: “Acho que é uma iniciativa muito boa considerando o aniversário de 95 anos do MEC”, disse, segundo publicação em rede social do ministério.

Ao lado do presidente Lula, o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou programas que permitiram o avanço das políticas de educação no país, como o Programa Universidade Para Todos (Prouni), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), o programa de incentivo financeiro-educacional Pé de Meia e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O esporte também reuniu outras autoridades como os ministros da Fazenda, Saúde, Relações Institucionais e Minas e Energia, respectivamente Fernando Haddad, Alexandre Padilha, Gleisi Hoffmann e Alexandre Silveira.

Ao final dos percursos, os três primeiros lugares de cada categoria receberam medalhas especiais conforme a colocação. Os demais participantes também receberam medalhas de participação.

O presidente Lula dedicou as premiações aos profissionais da educação de todo o país.

“Professores e professoras, funcionários das escolas que trabalham dia e noite para que a gente possa sair do analfabetismo que a gente encontrou nesse país, com praticamente 68% da população com o ensino fundamental mal concluído”, destacou.

Pelas redes sociais, o presidente destacou a programação comemorativa e voltou a destacar a importância da educação para soberania brasileira. “

Hoje foi dia de Corrida e Caminhada pelos 95 anos do MEC. Um momento que uniu esporte, saúde e celebração, reafirmando o compromisso com políticas públicas que transformam a educação no Brasil. Uma verdadeira caminhada pela soberania educacional do nosso país!”

História

Criado em 1930, com o nome de Ministério da Educação e Saúde Pública, o órgão desempenhava inicialmente as atividades do extinto Departamento Nacional do Ensino, ligado ao Ministério da Justiça, além de tratar de políticas públicas relacionadas à saúde, esporte e meio ambiente.

Com a força de educadores e intelectuais como Anísio Teixeira e Fernando de Azevedo e o lançamento do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, teve início um processo de reforma da educação no país.

O longo processo teve início com o direito de todos à educação, conforme previsto na Constituição de 1934, e, posteriormente, a criação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em 1961, e a reforma universitária, em 1968.

Após quase um século de existência, a política nacional de educação foi aperfeiçoada e o órgão atua na educação em geral com políticas voltadas à educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, educação de jovens e adultos, educação profissional e tecnológica, educação especial e educação a distância.

Silvio Costa Filho e Marília Arraes participam das comemorações aos 30 anos de Tamandaré

No dia em que Tamandaré comemorou 30 anos de emancipação política, o ministro de Lula, Silvio Costa Filho, e a ex-deputada federal, Marília Arraes, estiveram, neste domingo, no município para acompanhar as festividades no município ao lado do prefeito Carrapicho e inaugurar a Casa do Cidadão.

Na ocasião, Costa Filho também recebeu o título de cidadão tamandareense, em cerimônia realizada na Câmara Municipal. A honraria, concedida por unanimidade, é de autoria do vereador Saniel Mendonça e reconhece o trabalho do ministro Silvio pelo desenvolvimento da cidade e da região.

Nos últimos anos, Silvio Costa Filho tem sido um dos principais articuladores de investimentos para Tamandaré. Em parceria com Carrapicho, que faz uma grande gestão, o município vive um ciclo de desenvolvimento econômico e social, com obras estruturantes, melhorias na infraestrutura e apoio a programas sociais.

Para o vereador Saniel Mendonça, autor da proposta, o título é uma justa homenagem pelo grande trabalho de Silvio.

“Silvio Costa Filho tem sido um parceiro incansável de Tamandaré e de toda a região. Seu trabalho, ao lado do prefeito Carrapicho e do presidente Lula, vem garantindo obras, investimentos e oportunidades que transformam a vida do nosso povo”, destacou Saniel.

Durante a solenidade, Silvio agradeceu a homenagem e reforçou seu compromisso com o município.”Receber este título é motivo de orgulho e aumenta minha responsabilidade de continuar trabalhando para que Tamandaré siga avançando, gerando emprego, renda e qualidade de vida para sua população”, afirmou o ministro._

A solenidade contou com a presença de autoridades locais, lideranças políticas e representantes da sociedade civil, que ressaltaram a importância da atuação de Silvio Costa Filho no fortalecimento da região.

O deputado estadual Homero Sales Filho e o pré-candidato a deputado federal Carlos Costa também prestigiaram o evento. “O ministro Silvio é um amigo que construi na vida pública. O conjunto de ações e investimentos que ele vem trazendo para nossa cidade tem sido decisivo para transformar a vida dos tamandareense”, atestou Carrapicho.

CASA DO CIDADÃO

Durante a sua passagem pelo município, o ministro Silvio Costa Filho ainda participou da inauguração da Casa do Cidadão, um espaço destinado a população de Tamandaré para desburocratizar diversos serviços como documentação.

“Fazemos parte de um conjunto que está trabalhando com o objetivo de atrair o maior número de investimentos, benefícios e conquistas para Santa Cruz do Capibaribe”, diz Diogo Moraes

O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Helinho Aragão, do PSD, assinou nesta semana a ‘ordem de serviço’ para a construção de uma escola em tempo integral. O investimento total será de 8 milhões de reais através do Novo PAC do Governo Federal. Serão 400 novas vagas disponíveis para as crianças e adolescentes da cidade, em um equipamento com 13 salas de aula, laboratório, biblioteca, auditório, quadra poliesportiva e espaços para convivência e recreação.

A nova escola receberá o nome de ‘Professora Marita’, a saudosa avó do deputado estadual Diogo Moraes, do PSDB. Diogo concedeu entrevista ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios, e falou sobre a homenagem. “Fiquei muito emocionado com esta homenagem. Minha avó era uma professora apaixonada pelo o que fazia, era apaixonada pela educação, fazia com gosto, educava e formava crianças e jovens. Uma justa homenagem a quem tem um legado pela educação de Santa Cruz do Capibaribe”, disse ele.

Para finalizar, Diogo Moraes exaltou o trabalho que o prefeito Helinho tem feito a frente da Capital das Confecções. “Fazemos parte de um conjunto que está trabalhando com o objetivo de atrair o maior número de investimentos, benefícios e conquistas para Santa Cruz do Capibaribe. Este é o momento de agradecer e exaltar o trabalho do prefeito Helinho, que não tem medido esforços para colocar em prática o maior número de obras, como o novo Hospital Fernando Aragão, o novo matadouro público, a via expressa, o Mirante do Cruzeiro e tantas outras conquistas, que estão transformando nossa cidade”.

Motofest 2025: Última noite de programação no Pátio de Eventos confirma força do rock em Caruaru

O encerramento contou com shows de Ratos de Porão, Imunidade Charlie Brown, Old Pack, Black Bird e Rolê Alternativo

A última noite do Motofest 2025 no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga chegou com a confirmação da força da cena do rock em Caruaru. O evento, que já está consolidado no calendário da cidade, contou com público expressivo em todos os dias, recebendo atrações locais e nacionais. Neste sábado (27), subiram ao palco as bandas Ratos de Porão, Imunidade Charlie Brown, Old Pack, Black Bird e Rolê Alternativo.

Como representantes da cena local, Old Pack, Black Bird e Rolê Alternativo marcaram a noite com muita animação e energia, mostrando que a Capital do Forró também sabe fazer rock de qualidade. Em seguida, a banda baiana Imunidade Charlie Brown chegou homenageando o legado de Chorão, com sucessos amados pelo público, e a icônica Ratos de Porão trouxe um repertório punk rock, que fez a multidão vibrar.

“O Motofest 2025 foi um verdadeiro sucesso. Foram três dias muito intensos, muito massa, com mais de 90% da grade feita pelos artistas locais, das bandas de rock’n roll. Só tenho a agradecer a todo mundo envolvido e ao prefeito Rodrigo Pinheiro, que fez com que o Motofest esse ano fosse ainda maior. Foi uma festa brilhante, que trouxe um público expressivo pra Caruaru, inclusive com 100% dos hotéis lotados na sexta-feira. Tivemos sucesso também na Casa Rosa e em todos os stands, gerando emprego e renda. Isso é resultado da organização. E já estamos pensando em 2026 pra fazer uma festa ainda maior e melhor”, comemorou o Presidente da Fundação de Cultura, Hérlon Cavalcanti.

A programação será encerrada, oficialmente, neste domingo (28), no Mercado Cultural Casa Rosa, com shows de Nanny Melo e Rockman. O espaço também receberá stand de tatuagens e feira criativa, a partir das 13h.

Instituto CME confirma Nelson Wilians no 2º Congresso de Direito em Caruaru

A Capital do Agreste se prepara para receber mais uma edição do Congresso de Direito do Instituto CME, que já se consolidou como um dos principais encontros jurídicos do interior de Pernambuco. O evento acontece no dia 12 de novembro, no SENAC Caruaru, com o tema “Advocacia do Futuro: Direito, Inovação e Sociedade”.

Entre os nomes confirmados está o renomado advogado Nelson Wilians, fundador e CEO do Nelson Wilians Advogados (NWADV), considerado o maior escritório de advocacia da América Latina. Sua participação reforça a proposta do congresso de reunir grandes especialistas do Direito de todo o Brasil, trazendo debates atuais e relevantes para a advocacia e a sociedade.

De acordo com o presidente do Instituto CME, o advogado Lucas Costa, o congresso tem se consolidado como um marco no calendário jurídico da região. “Essa é uma grande oportunidade para profissionais, acadêmicos e estudantes ampliarem conhecimentos e conexões no setor”.

Os ingressos já estão disponíveis, a partir de R$ 89,90, em pré-venda exclusiva pelo grupo no WhatsApp e o link pode ser acessado diretamente na bio do Instituto CME.

No Sertão do Pajeú, governadora Raquel Lyra anuncia fim de rodízio de água em São José do Egito e entrega duas Cozinhas Comunitárias

Com foco no fornecimento de água e na segurança alimentar em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra entregou, neste sábado (27), duas importantes ações para o Sertão do Pajeú: a instalação da Estação de Tratamento de Água (ETA) São José do Egito, que vai beneficiar o abastecimento de água no município, acabando com o rodízio em toda área urbana, e a inauguração da Cozinha Comunitária Eunice de Souza Brito, também na cidade, e da Cozinha Comunitária Edileuza Antunes da Cruz, no município de Tuparetama. Com essas inaugurações, Pernambuco chega a 228 Cozinhas Comunitárias em funcionamento, sendo 24 delas implantadas no Sertão do Pajeú. Além disso, desde 2023, mais de 17,7 milhões de refeições já foram distribuídas no Estado.

“Entregamos hoje aqui no Sertão do Pajeú duas Cozinhas Comunitárias, uma em São José do Egito e outra no município de Tuparetama. Aqui, são muitas entregas sendo feitas para garantir a segurança alimentar de quem mais precisa e a alegria de poder contar com a parceria de prefeitos e prefeitas que acreditam na força da mudança. Além disso, decretamos o fim do racionamento de água em São José do Egito. No município, eram oito dias com água e oito sem. Agora, a água chega até a população, levando dignidade para o povo pernambucano”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Na área de segurança hídrica, o fim do rodízio de água através da ETA São José do Egito passa a beneficiar os moradores de toda a área urbana do município, que antes eram abastecidos com oito dias de água e oito sem. Esse investimento é de R$ 2 milhões e o abastecimento diário já é uma realidade na cidade. De acordo com o diretor da Compesa no Sertão, Guilherme Freire, outra obra também irá beneficiar a região. “A Compesa construiu uma adutora de água tratada partindo da ETA para o Sítio Muquém, também no município, para beneficiar 100 famílias”, disse.

Em São José do Egito, a nova Cozinha Comunitária recebeu o nome de Eunice de Souza Brito, em homenagem a uma mulher que foi símbolo de força, fé e empreendedorismo na região. O espaço está localizado na Avenida Manoel de Siqueira e funcionará das 7h às 17h, oferecendo almoço e jantar. Já em Tuparetama, a Cozinha Comunitária Edileuza Antunes da Cruz, situada no Distrito de Santa Rita, também foi inaugurada e equipada para atender à comunidade local com refeições diárias.

Segundo o secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Carlos Braga, a meta é chegar a 300 cozinhas até o final de 2025. “Vamos seguir assim, incansáveis, trabalhando em todos os 184 municípios para expandir esse trabalho e beneficiar ainda mais a população”, afirmou o secretário.

O prefeito Fredson Brito, de São José do Egito, comemorou as ações do Governo do Estado no município. “Com entregas como a Cozinha Comunitária, a gestão estadual traz dignidade para São José do Egito. Aqui já existia estrutura, mas não havia almoço. Agora temos o Bom Prato, garantindo comida para quem precisa”, disse. O prefeito de Tuparetama, Diógenes Patriota, também ressaltou a importância da entrega da Cozinha Comunitária. “Hoje, está sendo entregue um equipamento que atende a uma política pública para aqueles que mais precisam”, registrou.

Cada unidade recebe um investimento inicial de R$ 50 mil para reforma e aquisição de equipamentos, além de um repasse mensal de R$ 20 mil para manutenção das atividades. Em contrapartida, os municípios se comprometem a oferecer no mínimo 200 refeições por dia, com qualidade nutricional e acompanhamento técnico.

Para Juciara dos Anjos, beneficiada da Cozinha Comunitária em Tuparetama, a chegada da unidade será de grande ajuda. “Não só minha família, mas todas as famílias. Veio na hora certa”, comentou Juciara.

*MAIS AÇÕES* – Em São José do Egito, a governadora também realizou a entrega de um ônibus escolar para o município. Além disso, foi assinado um convênio entre o Governo de Pernambuco e a prefeitura para a pavimentação de diversas ruas na cidade, em um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões.

Estiveram presentes na agenda o secretário estadual André Teixeira (Mobilidade e Infraestrutura); os prefeitos Flávio Marques (Tabira) e Gilson Bento (Brejinho); o ex-prefeito de São José do Egito, Romério Guimarães; e o ex-prefeito de Tuparetama, Sávio Torres. Além disso, vereadores e lideranças locais também acompanharam a agenda da gestora estadual.

Secretaria de Administração Penitenciária amplia número de espaços de videoconferência para audiências judiciais em unidade prisional do Agreste 


 A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) inaugurou, nesta quinta-feira (26), mais três salas de videoaudiência na Penitenciária Doutor Ênio Pessoa Guerra (PDEPG), em Limoeiro, no Agreste Setentrional. Com a ampliação, a unidade passa a contar com nove espaços, representando um aumento de 50% na oferta para a realização de audiências virtuais.

Atualmente, todas as 23 unidades prisionais do Estado dispõem de salas de videoconferência, totalizando 80 ambientes equipados. “As videoaudiências são de extrema importância para o sistema penitenciário. Elas garantem mais celeridade, segurança, praticidade e economicidade, além de representarem hoje 70% das requisições de presos no Estado”, destacou o supervisor da Central de Apresentação de Presos e Servidores (Caps/SEAP), Leonardo Chernichiarro.

De janeiro a agosto de 2025, a Caps/SEAP registrou 17.889 solicitações de audiências, das quais 12.886 foram realizadas virtualmente. Chernichiarro ressaltou ainda a eficiência do módulo de agendamento do Sistema Integrado de Administração Prisional (Siap), utilizado pela SEAP, e a aquisição de novos equipamentos que têm impulsionado o aumento das audiências virtuais.

Entre os principais benefícios da modalidade estão a redução de custos, já que elimina a necessidade de escoltas e deslocamento de veículos, e o reforço na segurança tanto para as pessoas privadas de liberdade quanto para a sociedade, uma vez que não há movimentação externa dos custodiados.

Fotos: Divulgação/SEAP

 

 

 

Festival Bacalhau da Noruega movimenta mais um fim de semana em mais de 25 restaurantes do Recife

Evento gastronômico une tradição nórdica e criatividade pernambucana e segue até 5 de outubro

Mais de 25 restaurantes do Recife recebem o Festival Bacalhau da Noruega, que promete ser uma excelente pedida para o fim de semana dos amantes da boa gastronomia. Com cardápios exclusivos em homenagem ao pescado vindo das águas geladas do Ártico, o evento segue até o dia 5 de outubro.

A iniciativa, realizada pelo SindRio em parceria com o Conselho Norueguês da Pesca, já passou por cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, e agora aporta no Recife com a proposta de unir tradição milenar e criatividade local.

“Nosso objetivo é aproximar ainda mais o consumidor pernambucano da origem e da qualidade deste pescado, reforçando a importância da procedência e do preparo tradicional, ao mesmo tempo em que celebramos a criatividade dos chefs locais”, destaca Randi Bolstad, diretora executiva do Conselho Norueguês da Pesca no Brasil.

Nos restaurantes, o público encontra opções que vão dos clássicos, como o tradicional bolinho de bacalhau e o lombo confitado com batatas ao murro, até receitas surpreendentes que misturam o peixe norueguês com ingredientes regionais, a exemplo do molho de cajá, da mousseline de macaxeira e até do arrumadinho pernambucano repaginado.

O Gadus Morhua – o autêntico Bacalhau da Noruega – e outras espécies como Saithe, Ling e Zarbo são submetidos a um processo natural de salga e secagem que garante sabor e qualidade reconhecidos mundialmente. Rico em ômega-3, proteínas de alta qualidade e vitaminas essenciais, o pescado alia saúde e sofisticação em cada prato.

Mais do que um festival gastronômico, o evento é também uma oportunidade de vivenciar a conexão entre a tradição nórdica e a inventividade pernambucana. Um convite para transformar o fim de semana em uma verdadeira experiência cultural e gastronômica.

Serviço:

Festival Bacalhau da Noruega no Recife

Informações: https://www.festivalbacalhaudanoruega.sindrio.com.br/

Período: Até 5 de outubro, em mais de 25 restaurantes selecionados no Recife.

Horário: de acordo com o funcionamento de cada casa

Motofest 2025: Caruaru vira Capital do Rock com homenagens a artistas emblemáticos e apresentações autorais

Com shows e apresentações de motociclistas, o Pátio de Eventos foi palco de muita celebração nesta quinta-feira (25)

A Capital do Forró sentiu o gosto de ser Capital do Rock nesta quinta-feira (25). A multidão de roqueiros tomou conta do Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga na abertura do Motofest 2025, que reforçou a multiculturalidade que já é familiar ao público de Caruaru. Durante a abertura da programação, apresentações de covers de Legião Urbana e Raul Seixas movimentaram o público, lado a lado às canções autorais que reforçam o compromisso com a valorização da cena independente.

Depois da tradicional apresentação da Equipe de Manobras 081, que deixou a plateia sem fôlego, o show da banda Caroço de Manga foi responsável por abrir a noite, com hinos eternizados na voz do cantor Raul Seixas. “É uma honra estar participando do Motofest, ver como cresceu Caruaru, como o evento cresceu. A gente está muito feliz de estar aqui, de estar abrindo o Motofest, ser a primeira banda a tocar. Para a gente, é uma grande honra! Vocês fizeram a gente muito feliz, estamos realmente felizes e tenho certeza que Raul também”, comemoraram os integrantes.

A noite também foi coroada pela presença de duas bandas caruaruenses, que mostraram que o rock também faz parte da identidade da Capital do Agreste: Sombra dos Anjos trouxe releituras dos clássicos de Legião Urbana, enquanto Alkymenia fez o público vibrar com o repertório de metal, combinado a referências nordestinas.

“A gente está muito feliz de ter participado do Caruaru MotoFest 2025. Foi sensacional reencontrar os amigos, rever as famílias… É sempre uma alegria pra gente cantar aqui e, principalmente, agora, que a gente voltou dessa nossa quinta turnê pela Europa, dessa vez na República Tcheca. A gente já estava com saudade desse calor e dessa energia que só Caruaru tem”, celebrou o cantor Lalo, vocalista de Alkymenia.

O início de mais uma edição do evento é sinônimo de muita alegria para os motoclubistas de todo o Brasil, que aguardam ansiosamente para esse momento especial. “O Caruaru Motofest é uma referência para o Brasil. Aqui, em Caruaru, a gente tem a maior associação de motoclubes juntos: somos 44 clubes hoje. É um evento que é muito esperado, tem gente do Brasil inteiro, que vem de fora e pode aproveitar o turismo da cidade, que é a Feira de Caruaru, que é o Alto do Moura, que é a Casa Rosa. É um evento muito esperado, por isso ele é um sucesso todo ano”, finalizou Junior Wanderley, Presidente do Movimento Motociclístico de Caruaru.