Procon Caruaru participa de ação do Justiça Itinerante

Órgão levou orientações e atendimentos sobre direitos do consumidor à população

O Procon Caruaru marcou presença na ação social promovida pelo Justiça Itinerante, realizada nesta quinta-feira (25), na Praça Heleno Torres, no Bairro Universitário, em frente ao campus I da Asces-Unita.

Durante a iniciativa, o órgão municipal ofereceu atendimentos gratuitos com orientações e esclarecimentos sobre os direitos do consumidor. A participação reforçou o compromisso do Procon em ampliar o acesso da população às informações de consumo e garantir a defesa dos direitos do cidadão.

A ação reuniu diversos serviços voltados à saúde, cidadania e assistência jurídica, aproximando ainda mais a comunidade dos órgãos públicos e parceiros envolvidos.

Secretaria da Mulher de Caruaru realiza ações de empreendedorismo e sensibilização no Motofest 2025

A pasta estará presente com a Feira da Mulher Empreendedora e ações de sensibilização e enfrentamento à violência contra a mulher

A Secretaria da Mulher de Caruaru estará presente em mais um grande evento da cidade, a partir desta quinta-feira (25): o Motofest 2025. A programação segue até o domingo (28), em dois polos: o Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga e o Mercado Cultural Casa Rosa, e a pasta estará presente com a Feira da Mulher Empreendedora e ações de sensibilização e enfrentamento à violência contra a mulher.

Modelo de sucesso consolidado no calendário municipal, a Feira da Mulher Empreendedora reunirá itens de decoração, moda e peças de artesanato produzidas por mulheres da cidade. A ação incentiva a autonomia econômica dessas empreendedoras, fortalecendo a geração de renda e o empreendedorismo feminino em Caruaru.

Além disso, equipes de sensibilização estarão presentes atuando com foco na prevenção à importunação sexual e à violência contra a mulher, distribuindo cartilhas informativas com orientações sobre como identificar e denunciar diversos tipos de violência. A iniciativa visa dialogar diretamente com o público presente, em especial jovens e mulheres, reforçando o direito ao lazer com segurança e respeito.

Caruaru marca presença na 16ª Conferência Estadual de Assistência Social de Pernambuco

Delegação municipal participa de debates sobre os 20 anos do SUAS e fortalece políticas públicas de proteção social

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome (SAS), participou da 16ª Conferência Estadual de Assistência Social de Pernambuco, realizada entre os dias 22 e 25 de setembro no Centro de Convenções do estado. O evento teve como tema central os “20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)” e reuniu representantes de todo o estado para debater, avaliar e propor diretrizes para o fortalecimento da política pública de assistência social.

Caruaru esteve representada por uma delegação de nove integrantes, escolhidos democraticamente durante a Conferência Municipal de Assistência Social, realizada em julho. A equipe é formada por representantes de usuários, trabalhadores, entidades socioassistenciais e do poder público municipal, que levam a voz do município para o debate estadual.

A participação reforça a relevância de Caruaru como polo de referência no Agreste, contribuindo com propostas e experiências locais para garantir melhorias no financiamento, na gestão e na ampliação dos serviços socioassistenciais. Os debates da conferência estadual também servirão de base para formulação de políticas na esfera nacional, evidenciando a importância da presença ativa dos municípios.

Com essa participação, Caruaru reafirma seu compromisso com a proteção social, a promoção da cidadania e o fortalecimento de um SUAS cada vez mais democrático, participativo e inclusivo.

Com rock e reggae, segunda noite do Motofest Caruaru lota Pátio de Eventos

A sexta-feira (26) foi um sucesso com shows de Edson Gomes, Funky Monks, Rethorn e Amanan

O Motofest Caruaru segue trazendo animação e muita vibração para o Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga. A noite desta sexta-feira (26) foi de casa cheia com a multidão de fãs que testemunhou os shows das bandas caruaruenses Funky Monks, Rethorn e Amanan, além do icônico Edson Gomes, que retornou à cidade depois da apresentação inesquecível que marcou o Polo Azulão.

Na abertura, a banda Funky Monks trouxe um tributo aos clássicos de Red Hot Chilli Peppers, cantados em coro pela multidão. Em seguida, Rethorn e Amanan trouxeram um repertório misturando sucessos do rock nacional e internacional com músicas autorais. Para encerrar a noite, Edson Gomes arrastou a multidão com seu repertório de reggae, reforçando que multiculturalidade sempre tem espaço em Caruaru.

A noite contou, ainda, com entrega de homenagens a figuras icônicas da cidade e do motociclismo. Foram homenageados o prefeito Rodrigo Pinheiro, a vice-prefeita Dayse Silva; o secretário de Articulação Política, Anderson Luiz; o Presidente da Fundação de Cultura, Hérlon Cavalcanti; o vice-presidente Márcio Santos; o coordenador de shows Leonardo Leite; o Presidente da Câmara Municipal, Bruno Lambreta, Hironice Medeiros (Águias do Agreste); Laís Bartira (Esquadrão de Cristo); Josivania Alves ‘Mika’ (Noiva do Asfalto); Carlos Alves Sales (Bodes do Asfalto MC); e Lindenberg Silva ‘2 Tempo’ (Corrosivos’8 MC).

“Mais um evento importante para Caruaru, para o desenvolvimento da nossa cidade, que movimenta a economia, a rede hoteleira… A cidade está lotada e o que a gente consegue ver é o encontro de famílias, de gerações, de muita tradição. E tive, pela primeira vez, a grande oportunidade de receber a homenagem, assim como três mulheres que representam os motoclubes, não só de Caruaru, mas de toda uma região. Isso demonstra também os espaços que a mulher vem podendo ocupar com muita dignidade. Então, eu estou de fato muito feliz de estar celebrando e podendo oferecer a Caruaru um evento importante como esse”, comemorou a vice-prefeita Dayse Silva.

A programação do Motofest 2025 terá sua última noite no Pátio de Eventos neste sabádo (27), com shows de OldPack, Black Bird, Imunidade Charlie Brown, Ratos do Porão e Rolê Alternativo. No Mercado Cultural Casa Rosa, a programação segue até domingo (28), com apresentações de Dreameld, Visão Noturna, Nanny Melo e Rockman.

AVISO DE PAUTA | Governadora Raquel Lyra inaugura duas Cozinhas Comunitárias no Sertão do Pajeú

A governadora Raquel Lyra vai inaugurar, neste sábado (27), no Sertão do Pajeú, duas Cozinhas Comunitárias que reforçam o empenho e compromisso do Governo de Pernambuco no combate à fome e segurança alimentar: a Eunice de Souza Brito, no município de São José do Egito, e a Edileuza Antunes da Cruz, no município de Tuparetama. Através da iniciativa, que integra o Programa Bom Prato, já foram distribuídas mais de 17,7 milhões de refeições em todas as regiões do Estado.

*AGENDA DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA | Sábado, 27 de setembro de 2025*

*17h* – Inauguração da Cozinha Comunitária Eunice de Souza Brito

Local: Avenida Manoel de Siqueira, S/N, Vila da Cohab, São José do Egito

*20h* – Inauguração da Cozinha Comunitária Edileuza Antunes da Cruz

Local: Avenida Central, S/N, Distrito de Santa Rita, Tuparetama

Governo anuncia novo secretário da Controladoria-Geral do Estado

O Governo de Pernambuco anunciou a nomeação do novo secretário da Controladoria-Geral do Estado (SCGE-PE). O gestor governamental Renato Barbosa Cirne deixa a Secretaria Executiva de Transparência e Controle e passa a assumir a pasta. A mudança foi oficializada com a nomeação no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (26).

“Renato Cirne tem ampla experiência na Controladoria-Geral e agora contribuirá com o nosso Estado à frente da pasta. Aproveito para agradecer a Érika Lacet pelo seu trabalho ao longo desses dois anos e nove meses”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

*CURRÍCULO* – Renato Barbosa Cirne é mestre em Engenharia da Computação pela Universidade de Pernambuco (UPE), bacharel em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e em Administração de Empresas pela UPE. Gestor governamental da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE-PE), é pós-graduado em Perícia e Auditoria Contábil e em Ciência de Dados e Analytics. No âmbito da SCGE-PE, exerceu funções como coordenador das Ações de Auditoria, diretor de Estudos Especiais e Projetos Estratégicos, diretor de Controle da Qualidade de Gastos, diretor de Orientação ao Gestor e Informações Estratégicas, assessor técnico e secretário executivo de Transparência e Controle.

Brisanet abre 24 vagas para vendedores em Pernambuco

A Brisanet, empresa líder em banda larga no Nordeste, está com processo seletivo aberto para o preenchimento de 24 vagas no cargo de Promotor (a) de Vendas na modalidade Porta a Porta (PAP). Esse profissional irá atuar diretamente com os clientes, sendo responsável por divulgar os serviços da empresa, realizar panfletagem, prospectar novos clientes e acompanhar todas as etapas do processo de vendas, desde o orçamento até a instalação.

Os interessados em participar da seleção devem acessar o site brisanet.jobs.recrut.ai, clicar em “Nossas Oportunidades”, escolher a cidade desejada em Pernambuco e seguir as instruções para inscrição. O sistema envia atualizações por e-mail, garantindo mais transparência e agilidade ao longo do processo seletivo para todos os candidatos.

As oportunidades de emprego fazem parte da estratégia de expansão da Brisanet em Pernambuco, onde a empresa tem ampliado sua cobertura com o serviço móvel 5G. Em todo o Nordeste, a operadora já conta com mais de 644 mil clientes móveis e investe em infraestrutura para levar internet de alta velocidade a um número cada vez maior de pessoas.

“A Brisanet tem crescido continuamente e vem sendo reconhecida pela qualidade no atendimento, pela cobertura dos serviços e pelas oportunidades que oferece aos profissionais locais. Nosso objetivo é atrair talentos que queiram fazer parte da expansão da tecnologia 5G, uma das prioridades estratégicas da companhia”, afirma Rejane Alves, gerente de Atração e Seleção da Brisanet.

*Confira as cidades pernambucanas com vagas disponíveis:*

Petrolina: 5 vagas

Caruaru: 4 vagas

Jaboatão dos Guararapes: 3 vagas

Ouricuri: 2 vagas

Gravatá: 2 vagas

Salgueiro: 1 vaga

Cabo de Santo Agostinho: 1 vaga

Moreno: 1 vaga

Vitória de Santo Antão: 1 vaga

Bom Conselho: 1 vaga

Abreu e Lima: 1 vaga

Camaragibe: 1 vaga

Escada: 1 vaga

Polícia Federal deflagra operação contra abuso sexual infantil em Pernambuco

A Polícia Federal, através da DELECIBER/PE – Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos da Superintendência Regional da PF em Pernambuco, deflagrou, na manhã de hoje (25/09/2025), duas operações com o objetivo de combater a prática dos crimes de armazenamento, compartilhamento e exposição à venda de arquivos contendo cenas de abuso sexual infantil. As investigações se referem a dois inquéritos policiais diferentes, que tiveram início em 2024. *Foram cumpridos 02 (dois) mandados de busca e apreensão nos municípios de Recife e de Timbaúba.* O objetivo é realizar a apreensão de computadores, notebooks, celulares e mídias com potencial de armazenamento de imagens e vídeos contendo cenas de abuso sexual de menores.

A depender dos resultados das diligências e dos exames periciais nos materiais apreendidos, os investigados responderão pela prática dos crimes de armazenamento, compartilhamento e exposição à venda de conteúdo envolvendo abuso sexual infantil. Somadas, as penas podem chegar a 18 anos de reclusão. Todo o material apreendido em cumprimento aos dois mandados de busca e apreensão será submetido a exame pericial com vistas a encontrar evidências dos crimes relacionados ao abuso sexual infantil por meio da internet.

“Embora o termo “pornografia” ainda seja utilizado em nossa legislação (art. 241-E da Lei nº 8.069, de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente) para definir “qualquer situação que envolva criança ou adolescente em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais de uma criança ou adolescente para fins primordialmente sexuais”, a comunidade internacional entende que o melhor nessas situações é referir-se a crimes de “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou mesmo “violência sexual de crianças e adolescentes”, pois a nomenclatura ajuda a dar dimensão da violência infligida nas vítimas desses crimes tão devastadores.

Vereador Júnior Letal comemora aprovação de requerimento que pode garantir sensores de glicose a crianças e adolescentes com diabetes em Caruaru

O vereador Júnior Letal usou a tribuna da Câmara Municipal de Caruaru nesta terça-feira (25) para comemorar a aprovação do seu requerimento que solicita ao prefeito Rodrigo Pinheiro o envio, ao Legislativo, de Projeto de Lei que institui o Programa Municipal de Fornecimento de Sensores e Aparelhos Medidores de Glicose Digital destinados a crianças e adolescentes com Diabetes Mellitus Tipo 1, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em discurso emocionado, o parlamentar destacou a importância da iniciativa e fez questão de compartilhar sua experiência pessoal com a doença.“Eu mesmo sei o que é conviver com o diabetes, mas graças a Deus tenho condições de me cuidar. A maioria dos diagnosticados em nossa cidade, infelizmente, não tem. Esse projeto vai trazer dignidade e qualidade de vida, começando pelas nossas crianças e adolescentes, e a minha pretensão é que, no futuro, o programa também atenda toda a população pobre e de baixa renda de Caruaru”, afirmou.

O projeto, inspirado em experiências exitosas de monitoramento contínuo de glicose, prevê que o fornecimento seja feito pela Secretaria Municipal de Saúde a partir de critérios técnicos, como cadastro na rede pública, prescrição médica e acompanhamento regular do tratamento. Inicialmente voltado para pacientes de até 18 anos, o programa poderá reduzir complicações graves como hipoglicemias e cetoacidoses, diminuindo internações hospitalares e economizando recursos do SUS.

Estudos apresentados na justificativa apontam que uma internação por cetoacidose diabética pode custar, em média, R$ 14,7 mil, enquanto cada ocorrência de hipoglicemia grave gera despesa superior a R$ 5,2 mil. Já o uso do sensor de glicose reduz hospitalizações em até 68% nos casos de hipoglicemia e em 52% nos de cetoacidose, resultando em economia superior a 48% dos custos hospitalares totais.

Além do impacto econômico, os sensores proporcionam mais segurança e qualidade de vida, dispensando as múltiplas picadas diárias nos dedos para controle da glicemia.

“Esse projeto não é apenas uma medida de saúde, é também uma demonstração de sensibilidade e de responsabilidade administrativa, porque previne complicações, racionaliza os gastos e salva vidas”, reforçou Júnior Letal.

Ao final do pronunciamento, o vereador fez um apelo incisivo ao prefeito Rodrigo Pinheiro: “Envie esse projeto de lei o mais rápido possível para esta Casa. A vida não espera, e cada dia faz diferença para quem luta contra o diabetes.”

Prefeitura de Caruaru marca presença na 9ª Feira de Avicultura e Suinocultura do Nordeste

 

Agricultura familiar e Direto da Roça – Collab são destaques no estande da SDR

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), participou da 9ª Feira de Avicultura e Suinocultura do Nordeste, realizada entre os dias 23 e 25 de setembro de 2025, no Maria José Recepções II, em Caruaru. A SDR esteve presente com um estande que valorizou os produtos da agricultura familiar e do Direto da Roça – Collab, destacando a força e a diversidade da produção local.

O evento reuniu produtores, empresas e instituições, oferecendo palestras, workshops e espaços de networking voltados para inovação, nutrição, saúde animal, sustentabilidade e produtividade. Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Weslley Nascimento, a participação foi estratégica. “Esse é um espaço importante para mostrar o potencial da agricultura familiar de Caruaru e a qualidade dos produtos locais. O Direto da Roça – Collab tem sido um exemplo de como unir sustentabilidade, inovação e geração de renda para os agricultores do município”, destacou.

Com essa iniciativa, a Prefeitura reforça seu compromisso em fortalecer os pequenos produtores, ampliar a visibilidade de iniciativas sustentáveis e inserir Caruaru no cenário das discussões sobre o desenvolvimento do setor avícola e suinícola no Nordeste